22/11/2011
O objetivo da coleção é possibilitar que o aluno compreenda os diferentes sons que letra "s" pode representar, bem como as diferentes letras que podem ser utilizadas para representar o fonema [s]. As aulas selecionadas trabalham tanto com a construção de regras, nos casos em que há regularidades, quanto com o uso de estratégias variadas para descobrir a grafia das palavras quando não há uma regra para seu uso. Assim, a primeira aula trabalha com placas nas quais há uma grafia incorreta das palavras para mostrar como há palavras na Língua Portuguesa cuja escrita é regida por convenções arbitrárias. A aula enfatiza o uso do dicionário para tirar dúvidas no que se refere a essas palavras. As aulas 2 e 3 partem do mesmo princípio e, por meio de histórias e cruzadinhas, introduzem questões relativas às irregularidades no uso da letra "s". A quarta aula trabalha com a percepção auditiva para mostrar como um mesmo grafema (s) pode representar diferentes fonemas. A aula seguinte apresenta as diferenças entre palavras grafadas com "c" e com "s" inicial. A letra “s” entre vogais é o tema das aulas 6 e 7, que apresentam exercícios com o objetivo de mostrar seus usos nessas situações. Na oitava aula, por meio de um trabalho que privilegia as boas relações entre as pessoas, são trabalhadas palavras com “z” e “s” intervocálico, mostrando as diferenças e semelhanças entre elas. As aulas 9 e 10, por sua vez, sistematizam algumas regras para o uso do “s”, do “SS” e do “z”. A letra “X” e os diferentes fonemas que ela pode representar, entre eles o de /s/ e /z/, é o tema da décima primeira aula. As três aulas seguintes trabalham com a cedilha, mostrando os casos em que pode haver dúvidas na grafia das palavras, particularmente confusões entre o uso de “SS”, “z” ou “ç”. Nas duas últimas aulas, são propostas atividades avaliativas nas quais o professor poderá identificar se os alunos atingiram os objetivos estabelecidos. Na aula 15 é proposto um ditado a partir da letra de uma música e na aula 16 é apresentado um jogo, no qual os alunos têm que responder a desafios relacionados à ortografia.
Maria Carolina da Silva - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG
ortografia, uso do s, uso da cedilha, uso do x
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Sistema alfabético e ortográfico |
# | Aula | Autoria |
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1 |
As irregularidades ortográficas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Perceber que um mesmo som pode ser grafado de diferentes maneiras. Escrever corretamente palavras usuais com s com som de z; x com som de z; x com som de z; je, ji ou ge, gi; ce, ci ou se, si; ç ou ss; h inicial. Perceber que uma mesma letra pode representar sons dif... 19/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 25728 acesso(s) |
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
2 |
As irregularidades da ortografia
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Compreenda o modo de organização do dicionário e a sua função social. Entenda a diferença entre as regularidades e as irregularidades que regem o sistema ortográfico da nossa escrita. Aprenda a usar o dicionário 01/09/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 52115 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
3 |
AS IRREGULARIDADES ORTOGRÁFICAS
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa • Analisar características da Língua Portuguesa e marcas lingüísticas de diferentes textos, interessando-se por aprofundar seus conhecimentos sobre a língua. • Escrever corretamente palavras usuais com s com som de z; x com som de z; je, ji ou ge, gi; ce, ci ou se, si; ç ou ss... 12/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 12428 acesso(s) |
Mirian Chaves Carneiro Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
4 |
Ortografia: quais são os sons, quais são as letras?
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Aprender a fazer a correspondência entre fonemas e grafemas em palavras que tem o mesmo som e grafias diferentes usando S, SS, Ç, para representar o som [s]. Desenvolver a consciência fonológica e fonêmica. Desenvolver a capacidade de definir a letra correta para grafar determ... 06/11/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 17059 acesso(s) |
Flávia Helena Pontes Carneiro ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
5 |
Sistematizando a ortografia através da literatura
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Trabalhar a páscoa como parte da nossa cultura através de um livro de literatura que fala sobre o tema Incentivar a prática de leitura de livros de literatura infantil como fonte de conhecimento Desenvolver a linguagem oral, através da exposição de ideias sobre a história. Sis... 29/04/2010 Três estrelas 3 comentário(s) 55599 acesso(s) |
Amanda Barros Teixeira Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
6 |
Rosas ou Rozas? Ditado interativo com música
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa • Perceber que um mesmo som pode ser grafado de diferentes maneiras. • Perceber que uma mesma letra pode representar sons diferentes, dependendo de sua posição na palavra. • Perceber as diferenças entre a pronúncia e a grafia convencional das palavras. • Identificar, nas palav... 24/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 8722 acesso(s) |
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
7 |
O som do s entre vogais - A limpeza de Teresa
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Relacionar a permanência do s ou do z numa mesma palavra à sua família de origem. Perceber os diferentes sons do s de acordo com sua posição na palavra. Escrever corretamente palavras com s entre vogais. 06/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 26105 acesso(s) |
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
8 |
A importância do bom relacionamento com as pessoas e com os vizinhos!
Educação Escolar Indígena | Línguas Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Inicial | Ética Conhecer a existência de que há no calendário nacional o dia do vizinho e discutir o porquê disso, ou seja, qual é a importância; Conhecer os aspectos que geram uma boa convivência com os vizinhos; Discutir a importância do bom relacionamento com as pessoas que estão a nossa v... 14/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 16452 acesso(s) |
Silvia Maria Raposo Bardy Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE PRESIDENTE PRUDENTE SP Outros |
9 |
Os vários sons da letra “s” nas palavras
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa § Compreender as diferentes manifestações sonoras representadas pelo grafema S. § Trabalhar irregularidades ortográficas como o SC, SS, Ç. 16/11/2010 Três estrelas 7 comentário(s) 307400 acesso(s) |
Mariane Patrícia Madeira Lopes ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
10 |
Eles vivem juntos de tão amigos: s/ss/z
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Pesquisar palavras com s/ss/z e identificar sua posição na palavra. - Observar que não se inicia nenhuma palavra com ss. - Reconhecer que o s e o z no meio da palavra têm som idêntico, mas regras diferentes. 19/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 17870 acesso(s) |
Ana Letícia Lima Guedes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
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Diferentes sons do X
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa a- Verificar que a letra X representa diferentes sons. b- Identificar a diferença entre letra e fonema. c- Grafar corretamente diferentes palavras com X trabalhadas em sala de aula. 30/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 76046 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
12 |
Quando a cedilha é a história
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Ouvir e interpretar oralmente história contada. - Reconhecer palavras do vocabulário com ç. 17/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 12940 acesso(s) |
Ana Letícia Lima Guedes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
13 |
Desvendando enigmas do ç
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Reconhecer palavras com ç. - Identificar regras sobre o uso do ç. 17/12/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 30816 acesso(s) |
Ana Letícia Lima Guedes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
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Uso do ç
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização O aluno será capaz de explorar, compreender, e elaborar alguns princípios do uso do ç. 19/10/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 11221 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
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Ditado divertido
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Ouvir e tirar letra de uma música; - Perceber a diferença entre falar e escrever as palavras; - Fazer uso das regras ortográficas aprendidas até o momento. 21/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8296 acesso(s) |
Lucia Fernanda da Silva COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
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Produção de jogo e texto instrucional _ “se vira nos 30”
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização O aluno será capaz de exercitar a habilidade de se expressar oralmente, interpretar e colocar em prática as regras proposta na atividade, além de colocar “a prova”/em exercício, seus conhecimentos sobre a língua portuguesa. Deverá ser capaz de produzir, um texto instrucional c... 25/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4559 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
Sem estrelas 0 classificações - 7721 acesso(s)
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