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Por que uso a letra S em “casa” e SS em “pássaro?

 

22/11/2011

Ficha Técnica
Descrição

O objetivo da coleção é possibilitar que o aluno compreenda os diferentes sons que letra "s" pode representar, bem como as diferentes letras que podem ser utilizadas para representar o fonema [s]. As aulas selecionadas trabalham tanto com a construção de regras, nos casos em que há regularidades, quanto com o uso de estratégias variadas para descobrir a grafia das palavras quando não há uma regra para seu uso. Assim, a primeira aula trabalha com placas nas quais há uma grafia incorreta das palavras para mostrar como há palavras na Língua Portuguesa cuja escrita é regida por convenções arbitrárias. A aula enfatiza o uso do dicionário para tirar dúvidas no que se refere a essas palavras. As aulas 2 e 3 partem do mesmo princípio e, por meio de histórias e cruzadinhas, introduzem questões relativas às irregularidades no uso da letra "s". A quarta aula trabalha com a percepção auditiva para mostrar como um mesmo grafema (s) pode representar diferentes fonemas. A aula seguinte apresenta as diferenças entre palavras grafadas com "c" e com "s" inicial. A letra “s” entre vogais é o tema das aulas 6 e 7, que apresentam exercícios com o objetivo de mostrar seus usos nessas situações. Na oitava aula, por meio de um trabalho que privilegia as boas relações entre as pessoas, são trabalhadas palavras com “z” e “s” intervocálico, mostrando as diferenças e semelhanças entre elas. As aulas 9 e 10, por sua vez, sistematizam algumas regras para o uso do “s”, do “SS” e do “z”. A letra “X” e os diferentes fonemas que ela pode representar, entre eles o de /s/ e /z/, é o tema da décima primeira aula. As três aulas seguintes trabalham com a cedilha, mostrando os casos em que pode haver dúvidas na grafia das palavras, particularmente confusões entre o uso de “SS”, “z” ou “ç”. Nas duas últimas aulas, são propostas atividades avaliativas nas quais o professor poderá identificar se os alunos atingiram os objetivos estabelecidos. Na aula 15 é proposto um ditado a partir da letra de uma música e na aula 16 é apresentado um jogo, no qual os alunos têm que responder a desafios relacionados à ortografia.

Autoria

Maria Carolina da Silva - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG

Palavras-chave

ortografia, uso do s, uso da cedilha, uso do x

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Sistema alfabético e ortográfico
Lista de aulas da coleção (16 aulas)
# Aula Autoria
1 As irregularidades ortográficas

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Perceber que um mesmo som pode ser grafado de diferentes maneiras. Escrever corretamente palavras usuais com s com som de z; x com som de z; x com som de z; je, ji ou ge, gi; ce, ci ou se, si; ç ou ss; h inicial.           Perceber que uma mesma letra pode representar sons dif...

19/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 25728 acesso(s)

Ana Paula Campos Cavalcanti Soares

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

2 As irregularidades da ortografia

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:  Compreenda o modo de organização do dicionário e a sua função social.    Entenda a diferença entre as regularidades e as irregularidades que regem o  sistema ortográfico da nossa escrita.      Aprenda a usar o dicionário

01/09/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 52115 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

3 AS IRREGULARIDADES ORTOGRÁFICAS

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

• Analisar características da Língua Portuguesa e marcas lingüísticas de diferentes textos, interessando-se por aprofundar seus conhecimentos sobre a língua. • Escrever corretamente palavras usuais com s com som de z; x com som de z; je, ji ou ge, gi; ce, ci ou se, si; ç ou ss...

12/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 12428 acesso(s)

Mirian Chaves Carneiro

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

4 Ortografia: quais são os sons, quais são as letras?

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Aprender a fazer a correspondência entre fonemas e grafemas em palavras que tem o mesmo som e grafias diferentes usando S, SS, Ç, para representar o som [s]. Desenvolver a consciência fonológica e fonêmica. Desenvolver a capacidade de definir a letra correta para grafar determ...

06/11/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 17059 acesso(s)

Flávia Helena Pontes Carneiro

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

5 Sistematizando a ortografia através da literatura

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Trabalhar a páscoa como parte da nossa cultura através de um livro de literatura que fala sobre o tema Incentivar a prática de leitura de livros de literatura infantil como fonte de conhecimento Desenvolver a linguagem oral, através da exposição de ideias sobre a história. Sis...

29/04/2010 Três estrelas 3 comentário(s) 55599 acesso(s)

Amanda Barros Teixeira

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

6 Rosas ou Rozas? Ditado interativo com música

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

• Perceber que um mesmo som pode ser grafado de diferentes maneiras. • Perceber que uma mesma letra pode representar sons diferentes, dependendo de sua posição na palavra. • Perceber as diferenças entre a pronúncia e a grafia convencional das palavras. • Identificar, nas palav...

24/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 8722 acesso(s)

Ana Paula Campos Cavalcanti Soares

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

7 O som do s entre vogais - A limpeza de Teresa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Relacionar a permanência do s ou do z numa mesma palavra à sua família de origem. Perceber os diferentes sons do s de acordo com sua posição na palavra. Escrever corretamente palavras com s entre vogais.  

06/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 26105 acesso(s)

SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

8 A importância do bom relacionamento com as pessoas e com os vizinhos!

Educação Escolar Indígena | Línguas

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Conhecer a existência de que há no calendário nacional o dia do vizinho e discutir o porquê disso, ou seja, qual é a importância; Conhecer os aspectos que geram uma boa convivência com os vizinhos; Discutir a importância do bom relacionamento com as pessoas que estão a nossa v...

14/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 16452 acesso(s)

Silvia Maria Raposo Bardy

Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Outros

9 Os vários sons da letra “s” nas palavras

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

§         Compreender as diferentes manifestações sonoras representadas pelo grafema S.    §         Trabalhar irregularidades ortográficas como o SC, SS, Ç.  

16/11/2010 Três estrelas 7 comentário(s) 307400 acesso(s)

Mariane Patrícia Madeira Lopes

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

10 Eles vivem juntos de tão amigos: s/ss/z

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Pesquisar palavras com s/ss/z e identificar sua posição na palavra.  - Observar que não se inicia nenhuma palavra com ss. - Reconhecer que o s e o z no meio da palavra têm som idêntico, mas regras diferentes.

19/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 17870 acesso(s)

Ana Letícia Lima Guedes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

11 Diferentes sons do X

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

a- Verificar que a letra X representa diferentes sons. b- Identificar a diferença entre letra e fonema. c- Grafar corretamente diferentes palavras com X trabalhadas em sala de aula.

30/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 76046 acesso(s)

Graça Regina Franco da Silva Reis

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

12 Quando a cedilha é a história

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Ouvir e interpretar oralmente história contada. - Reconhecer palavras do vocabulário com ç.

17/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 12940 acesso(s)

Ana Letícia Lima Guedes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

13 Desvendando enigmas do ç

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Reconhecer palavras com ç. - Identificar regras sobre o uso do ç.

17/12/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 30816 acesso(s)

Ana Letícia Lima Guedes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

14 Uso do ç

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

O aluno será capaz de explorar, compreender, e elaborar alguns princípios do uso do ç.

19/10/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 11221 acesso(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

15 Ditado divertido

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Ouvir e tirar letra de uma música; - Perceber a diferença entre falar e escrever as palavras; - Fazer uso das regras ortográficas aprendidas até o momento.

21/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8296 acesso(s)

Lucia Fernanda da Silva

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

16 Produção de jogo e texto instrucional _ “se vira nos 30”

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

O aluno será capaz de exercitar a habilidade de se expressar oralmente, interpretar e colocar em prática as regras proposta na atividade, além de colocar “a prova”/em exercício, seus conhecimentos sobre a língua portuguesa. Deverá ser capaz de produzir, um texto instrucional c...

25/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4559 acesso(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

Opinião de quem acessou

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