21/12/2011
A presente coleção é composta de aulas com atividades que exploram a composição e decomposição de figuras planas. Estas atividades são fundamentais para a construção de procedimentos relativos ao cálculo de áreas e perímetros de superfícies planas, pois possibilitam que os alunos, através da experimentação, criem estratégias para a construção de generalizações a partir de casos particulares. As aulas de 1 a 4 utilizam mosaicos para explorar as propriedades relativas ao recobrimento de uma superfície plana. As aulas 5 e 6 exploram, através do Tangran, o conceito de que toda figura poligonal pode ser composta e decomposta por outras. Por fim, as aulas de 7 a 14 utilizam a composição/decomposição de figuras para o estudo das áreas e perímetros.
MARIA DE FATIMA DOS SANTOS GALVAO - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ
área, polígono, composição, decomposição
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
# | Aula | Autoria |
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1 |
DESENHO GEOMÉTRICO - GEOMETRIA DOS MOSAICOS
Ensino Fundamental Final | Matemática • Realizar medições de superfície com escalas diferentes de medida, abordando proporcionalidade; • Formalizar problemas práticos e solucioná-los com o uso da Geometria; • Identificar simetrias em mosaicos; • Criar modelos fazendo composições entre polígonos. 30/10/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 23681 acesso(s) |
PAULO MARCELO CRAVO GALVAO COLEGIO PEDRO II - UNID REALENGO RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
2 |
Geometria dos Mosaicos: explorando obras, construindo malhas e criando novos mosaicos.
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Matemática - Construir malhas quadrangulares. - A partir da "repetição" e combinação de uma forma definida (padrão/referência) e cores, compor um mosaico (desenho). - Criar e compor padrões diversos, a partir de diferentes formas geométricas. 17/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 6559 acesso(s) |
Equipe MATEMÁTICA ESEBA |
3 |
Mosaicos - Recobrindo o plano com o uso de polígonos.
Ensino Fundamental Final | Matemática Com o uso de mosaicos o aluno, primeiramente, irá fazer um trabalho de investigação quanto aos polígonos que podem ser observados para recobrir determinada figura. Através desses polígonos, os alunos poderão usar dos recursos digitais propostos a fim de desvendar os seus ângul... 01/10/2008 Sem estrelas 0 comentário(s) 13725 acesso(s) |
Aline Araújo de Souza Pereira Universidade de Brasília BRASILIA DF Matemática |
4 |
A geometria dos mosaicos: compondo figuras em malhas triangulares.
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Matemática Compor formas diversas a partir de figuras geométricas conhecidas. Trabalhar com a noção de espaço, compondo/encaixando uma mesma forma, cirando um "quebra-cabeças" Estabelecer relação entre as dimensões de diferentes figuras geométricas. Explorar a combinação de diferentes co... 19/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 24545 acesso(s) |
Equipe MATEMÁTICA ESEBA |
5 |
Composição de figuras geométricas com o quadrado de porcelana
Ensino Fundamental Final | Matemática Exploração de transformações geométricas por meio da decomposição e composição de figuras com as sete peças do Tangran. Identificação e comparação entre figuras geométricas planas, explorando os conceitos de área, perímetro e semelhança. 26/01/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 24702 acesso(s) |
Enio Freire de Paula PLACIDIO BRAGA NOGUEIRA PROF PRESIDENTE PRUDENTE SP Matemática |
6 |
Fracionando o Tangran
Ensino Fundamental Final | Matemática - Decomposição de polígonos a apartir do Tangran; - Representação simbólica de Frações, na qual o Tangran é o inteiro e suas peças as frações da unidade; - O conceito de Frações Equivalentes através de comparação de áreas de figuras semelhantes. 08/12/2008 Quatro estrelas 1 comentário(s) 17681 acesso(s) |
JUCIMARA BAPTISTA BATISTA ODETTE DUARTE DA COSTA PROFA EMEIF PRESIDENTE PRUDENTE SP Alfabetização |
7 |
ÁREA DE FIGURAS POLIGONAIS EM MALHA PONTILHADA
Ensino Fundamental Final | Matemática Aprender a determinar a área de figuras geométricas poligonais planas (conhecidas e não conhecidas) através da relação entre o número de pontos que estão no interior destas figuras geométricas e o número de pontos que estão sob o traçado ou a borda das mesmas. 28/04/2011 Três estrelas 1 comentário(s) 11163 acesso(s) |
RAQUEL GOMES DE OLIVEIRA Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho SAO PAULO SP Matemática |
8 |
Área de figuras planas
Ensino Fundamental Final | Matemática Calcular área de figuras planas 12/05/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 21984 acesso(s) |
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA CEM PAULO FREIRE BRASILIA DF Matemática |
9 |
Comparando áreas e figuras
Ensino Fundamental Final | Matemática Conhecer conceitos de geometria relacionados à comparação e equivalência de áreas e figuras geométricas planas Utilizar diferentes recursos para desenvolver conceitos Trabalhar em grupos interagindo para atingir um objetivo comum 12/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 20215 acesso(s) |
Eliane Candida Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Outros |
10 |
Áreas equivalentes
Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Matemática Aplicar os conceitos básicos da composição e decomposição de figuras geométricas planas e reconhecer a equivalência entre as áreas de diferentes figuras geométricas. 06/05/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 13265 acesso(s) |
Hosana Jéssica Batista SARRION MONSENHOR PRESIDENTE PRUDENTE SP Matemática |
11 |
DESENHO GEOMÉTRICO - EQUIVALÊNCIA DE FIGURAS PLANAS
Ensino Fundamental Final | Matemática · Conceituar e reconhecer figuras equivalentes; · Construir triângulos equivalentes. 30/10/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 22285 acesso(s) |
PAULO MARCELO CRAVO GALVAO COLEGIO PEDRO II - UNID REALENGO RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
12 |
Área de Triangulo como a metade da área do retângulo de mesma base e mesma altura.
Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Matemática O objetivo é levar o aluno a compreender porque a fórmula para a área do triângulo é metade da área do retângulo correspondente. 29/07/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 11094 acesso(s) |
THAIS DE OLIVEIRA Universidade Federal de São Carlos SAO CARLOS SP Matemática |
13 |
Deduzindo as fórmulas das áreas do triângulo e do trapézio por decomposição
Ensino Fundamental Final | Matemática Com esta aula o aluno aprenderá a deduzir as fórmulas que calculam as áreas do trapézio e do triângulo, a partir da decomposição dessas figuras. 08/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5489 acesso(s) |
DINA MARA PINHEIRO DANTAS Faculdade Sete de Setembro FORTALEZA CE Outros |
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Medindo o piso do refeitório: cálculo da área
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Matemática Construir o conceito de área como medida de superfície; Perceber a conservação de área; Determinar a área de uma região utilizando unidades não-padronizadas; Calcular área de retângulos e quadrados. Conhecer as unidades padronizadas de áreas (m2, cm2 e dm2); Saber utilizar a... 14/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 10238 acesso(s) |
Edite Resende Vieira COLEGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR TIJUCA II RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
Sem estrelas 0 classificações - 25421 acesso(s)
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