Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Composição e decomposição de figuras planas

 

21/12/2011

Ficha Técnica
Descrição

A presente coleção é composta de aulas com atividades que exploram a composição e decomposição de figuras planas. Estas atividades são fundamentais para a construção de procedimentos relativos ao cálculo de áreas e perímetros de superfícies planas, pois possibilitam que os alunos, através da experimentação, criem estratégias para a construção de generalizações a partir de casos particulares. As aulas de 1 a 4 utilizam mosaicos para explorar as propriedades relativas ao recobrimento de uma superfície plana. As aulas 5 e 6 exploram, através do Tangran, o conceito de que toda figura poligonal pode ser composta e decomposta por outras. Por fim, as aulas de 7 a 14 utilizam a composição/decomposição de figuras para o estudo das áreas e perímetros.

Autoria

MARIA DE FATIMA DOS SANTOS GALVAO - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ

Palavras-chave

área, polígono, composição, decomposição

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Lista de aulas da coleção (14 aulas)
# Aula Autoria
1 DESENHO GEOMÉTRICO - GEOMETRIA DOS MOSAICOS

Ensino Fundamental Final | Matemática

• Realizar medições de superfície com escalas diferentes de medida, abordando proporcionalidade; • Formalizar problemas práticos e solucioná-los com o uso da Geometria; • Identificar simetrias em mosaicos; • Criar modelos fazendo composições entre polígonos.

30/10/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 23681 acesso(s)

PAULO MARCELO CRAVO GALVAO

COLEGIO PEDRO II - UNID REALENGO

RIO DE JANEIRO RJ

Matemática

2 Geometria dos Mosaicos: explorando obras, construindo malhas e criando novos mosaicos.

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Final | Matemática

- Construir malhas quadrangulares. - A partir da "repetição" e combinação de uma forma definida (padrão/referência) e cores, compor um mosaico (desenho). - Criar e compor padrões diversos, a partir de diferentes formas geométricas.

17/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 6559 acesso(s)

Equipe

MATEMÁTICA ESEBA

3 Mosaicos - Recobrindo o plano com o uso de polígonos.

Ensino Fundamental Final | Matemática

Com o uso de mosaicos o aluno, primeiramente, irá fazer um trabalho de investigação quanto aos polígonos que podem ser observados para recobrir determinada figura. Através desses polígonos, os alunos poderão usar dos recursos digitais propostos a fim de desvendar os seus ângul...

01/10/2008 Sem estrelas 0 comentário(s) 13725 acesso(s)

Aline Araújo de Souza Pereira

Universidade de Brasília

BRASILIA DF

Matemática

4 A geometria dos mosaicos: compondo figuras em malhas triangulares.

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Matemática

Compor formas diversas a partir de figuras geométricas conhecidas. Trabalhar com a noção de espaço, compondo/encaixando uma mesma forma, cirando um "quebra-cabeças" Estabelecer relação entre as dimensões de diferentes figuras geométricas. Explorar a combinação de diferentes co...

19/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 24545 acesso(s)

Equipe

MATEMÁTICA ESEBA

5 Composição de figuras geométricas com o quadrado de porcelana

Ensino Fundamental Final | Matemática

Exploração de transformações geométricas por meio da decomposição e composição de figuras com as sete peças do Tangran. Identificação e comparação entre figuras geométricas planas, explorando os conceitos de área, perímetro e semelhança.

26/01/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 24702 acesso(s)

Enio Freire de Paula

PLACIDIO BRAGA NOGUEIRA PROF

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Matemática

6 Fracionando o Tangran

Ensino Fundamental Final | Matemática

- Decomposição de polígonos a apartir do Tangran; - Representação simbólica de Frações, na qual o Tangran é o inteiro e suas peças as frações da unidade; - O conceito de Frações Equivalentes através de comparação de áreas de figuras semelhantes.

08/12/2008 Quatro estrelas 1 comentário(s) 17681 acesso(s)

JUCIMARA BAPTISTA BATISTA

ODETTE DUARTE DA COSTA PROFA EMEIF

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Alfabetização

7 ÁREA DE FIGURAS POLIGONAIS EM MALHA PONTILHADA

Ensino Fundamental Final | Matemática

Aprender a determinar a área de figuras geométricas poligonais planas (conhecidas e não conhecidas) através da relação entre o número de pontos que estão no interior destas figuras geométricas e o número de pontos que estão sob o traçado ou a borda das mesmas.

28/04/2011 Três estrelas 1 comentário(s) 11163 acesso(s)

RAQUEL GOMES DE OLIVEIRA

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Matemática

8 Área de figuras planas

Ensino Fundamental Final | Matemática

Calcular área de figuras planas

12/05/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 21984 acesso(s)

CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA

CEM PAULO FREIRE

BRASILIA DF

Matemática

9 Comparando áreas e figuras

Ensino Fundamental Final | Matemática

Conhecer  conceitos de geometria relacionados à comparação e equivalência de áreas e figuras geométricas planas Utilizar diferentes recursos para desenvolver conceitos Trabalhar em grupos interagindo para atingir um objetivo comum

12/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 20215 acesso(s)

Eliane Candida Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Outros

10 Áreas equivalentes

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Aplicar os conceitos básicos da composição e decomposição de figuras geométricas planas e reconhecer a equivalência entre as áreas de diferentes figuras geométricas.

06/05/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 13265 acesso(s)

Hosana Jéssica Batista

SARRION MONSENHOR

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Matemática

11 DESENHO GEOMÉTRICO - EQUIVALÊNCIA DE FIGURAS PLANAS

Ensino Fundamental Final | Matemática

· Conceituar e reconhecer figuras equivalentes; · Construir triângulos equivalentes.

30/10/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 22285 acesso(s)

PAULO MARCELO CRAVO GALVAO

COLEGIO PEDRO II - UNID REALENGO

RIO DE JANEIRO RJ

Matemática

12 Área de Triangulo como a metade da área do retângulo de mesma base e mesma altura.

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Médio | Matemática

O objetivo é levar o aluno a compreender porque a fórmula para a área do triângulo é metade da área do retângulo correspondente.

29/07/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 11094 acesso(s)

THAIS DE OLIVEIRA

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Matemática

13 Deduzindo as fórmulas das áreas do triângulo e do trapézio por decomposição

Ensino Fundamental Final | Matemática

Com esta aula o aluno aprenderá a deduzir as fórmulas que calculam as áreas do trapézio e do triângulo, a partir da decomposição dessas figuras.

08/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5489 acesso(s)

DINA MARA PINHEIRO DANTAS

Faculdade Sete de Setembro

FORTALEZA CE

Outros

14 Medindo o piso do refeitório: cálculo da área

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Final | Matemática

Construir o conceito de área como medida de superfície; Perceber a conservação de área;   Determinar a área de uma região utilizando unidades não-padronizadas; Calcular área de retângulos e quadrados. Conhecer as unidades padronizadas de áreas (m2, cm2 e dm2); Saber utilizar a...

14/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 10238 acesso(s)

Edite Resende Vieira

COLEGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR TIJUCA II

RIO DE JANEIRO RJ

Matemática

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 25421 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.