Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


O Gênero Entrevista no Ensino Fundamental Final

 

23/04/2012

Ficha Técnica
Descrição

A presente coleção tem como principal objetivo apresentar diferentes possibilidades de uso do gênero entrevista. A aula 1 introduz a temática a partir do conceito, das características e da finalidade deste gênero, seguida de atividades relacionadas à aplicação dos conhecimentos construídos pelos alunos ao entrevistarem os próprios colegas. Na aula 2, propõe-se que os discentes utilizem o gênero entrevista como recurso auxiliar no desenvolvimento da prática de pesquisa e investigação científica, momento em que identificam diferenças entre as modalidades gravada e transcrita. Já na aula 3 os alunos aprendem que este gênero é um recurso usado pela mídia em notícias e reportagens para diferentes fins. A definição do sujeito a ser entrevistado, a abordagem dos temas e a identificação da ideologia manifestada na fala do entrevistado e do entrevistador estão nas atividades das aulas 4 e 5. Na aula 6, o foco principal é a análise de diferentes modalidades de entrevista oral. Fundamentados nos conhecimentos trabalhados anteriormente, as aulas seguintes enfatizam atividades práticas, em que os alunos se tornam sujeitos da aprendizagem, entrevistando diferentes personalidades a respeito de temas variados, os quais, de acordo com os objetivos do professor, poderão ser adequados ao nível da turma. A aula 7 tem como objetivo central ensinar as etapas para se elaborar um roteiro para a realização de uma entrevista com um artista cordelista. Já a aula 8 propõe visita a um asilo para entrevistas com idosos, com o intuito de os discentes ampliarem seus conhecimentos sobre a situação do idoso no Brasil. Com fins investigativos, as aulas 9 e 10 têm como proposição resgatar a memória familiar a partir de entrevistas com familiares mais experientes. As aulas 11 a 14 focam temas fundamentais para a formação para a cidadania, como movimentos sociais, racismo, bullying, padrões de beleza e consumo, todos eles abordados pelo viés da investigação, sendo a entrevista o recurso aplicado. Para finalizar, sugere-se que professor e alunos elejam um dos temas estudados para a produção de uma reportagem, em que sejam usados a entrevista e outros instrumentos de pesquisa (aula15). Sugestão de recursos: "Entrevista ao Linguista Marcos Bagno" - áudio; disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=22260 "Telelibras - entrevista com Dorina Nowill" – vídeo; disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=13936 "Telelibras – entrevista com Hebert Viana" – vídeo; disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=14696 "No caminho de Drummond [Mestres da literatura]" – vídeo; disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18557 "Respeito ao espaço público [É com você, cidadão]" – vídeo; disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27328

Autoria

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG

Palavras-chave

gênero entrevista, linguagem, pesquisa investigativa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural na formação do Brasil
Lista de Aulas da Coleção (15 aulas)
# Aula Autoria
1 Como realizar uma entrevista?

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Nesta aula o professor poderá trabalhar a leitura e a escrita, a capacidade de interação entre os alunos, planejamento da fala em situações formais, e o conceito de roteiro de entrevista.

30/04/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 9915 acessos

Bruno Pagliarani Mattiazzo

FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Física

2 UCA - Entrevista

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Compreender as estratégias argumentativas presentes no gênero entrevista. Compreender e exercitar a prática argumentativa permeada pelo questionamento, na perspectiva oral e escrita. Identificar elementos de informalidade e formalidade presentes nos discursos veiculados no gên...

18/07/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 1466 acessos

Rodrigo Santos de Oliveira

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

3 Sobre o gênero discursivo - entrevista

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

conhecer as características estruturais e funcionais do gênero entrevista; reconhecer que  uma  entrevista faz parte de uma notícia ou reportagem, com o objetivo de,  principalmente,  conhecer a opinião do entrevistado sobre determinado assunto; analisar efeitos de sentido pro...

14/08/2010 Três estrelas 3 comentário(s) 6828 acessos

Lazuita Goretti de Oliveira

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

4 O gênero entrevista

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Conhecer o gênero entrevista: constituição e funcionamento; reconhecer o gênero entrevista nos vários suportes textuais e analisar implicações de sentido decorrentes de sua superestrutura; identificar particularidades das entrevistas realizadas nas modalidades oral e escrita d...

07/05/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 30983 acessos

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

5 Produzindo uma entrevista

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Levantar critérios para a escolha de um entrevistado; refletir sobre a esfera de atuação social, política e profissional do entrevistado escolhido para elaborar perguntas coerentes com sua vivência na conjuntura sócio-histórica;  produzir uma entrevista; publicar a entrevista.

11/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4606 acessos

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

6 A entrevista oral: bate papo direcionado

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Nesta aula, pretendemos que os alunos observem o uso da linguagem em entrevistas orais, levando-os a aprimorar a sua habilidade de uso da língua em situações mais ou menos formais de oralidade.

01/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 2016 acessos

Priscila Brasil Gonçalves Lacerda

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

7 Entrevista com cordelista

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

- Aprimorar a fala em situação de comunicação oral formal; - Participar de uma situação de comunicação oral formal; - Reconhecer algumas das características e funções de uma entrevista; - Ampliar sua capacidade de ler entrevistas.

31/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 2084 acessos

Simone Alencar Rodrigues Pacheco

COL EST ERNESTO BARROS

COLINAS DO TOCANTINS TO

Língua Portuguesa

8 E os mais velhos? Merecem respeito!!! - UCA

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Sociologia

 Trabalhar o Estatuto do Idoso,  Pesquisar sobre envelhecimento e o valor da velhice na sociedade brasileira,  Analisar a situação da pessoa idosa no Brasil.

08/07/2011 Quatro estrelas 7 comentário(s) 1875 acessos

KLENIO ANTONIO SOUSA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Outros

9 Resgatando histórias: a construção de um livro de memórias familiares

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

O aluno, ao fim desta proposta de aulas, poderá: despertar o prazer pela leitura e escrita, a partir do incentivo que receberão pela produção de seu próprio livro; conhecer a organização (as partes) de um livro; compreender a importância de se resgatar a memória familiar para ...

06/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 2983 acessos

Ana Graziela Cabral

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

10 Da paquera ao ficar: as gírias de ontem e de hoje

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

O aluno poderá aprender a: - Reconhecer as mudanças que ocorreram na Língua Portuguesa referentes às gírias antigas e atuais; - Compreender que as gírias sofrem modificações constantemente, fazendo parte do vocabulário temporário da Língua Portuguesa; - Estabelecer um diálogo ...

21/11/2009 Três estrelas 4 comentário(s) 13775 acessos

Ana Graziela Cabral

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

11 O que é capital social? - UCA

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Compreender o papel das pessoas que atuam em comunidade gerando bem-estar; Entender o que é o capital social numa comunidade; Aprender sobre movimentos sociais e atuação em comunidade.

19/12/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 981 acessos

KLENIO ANTONIO SOUSA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Outros

12 Sou afrodescendente sim ... e sou brasileiro! – A cultura africana e afrobrasileira na escola – UCA

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Sociologia

O valor da população negra na história do país; Sobre as diferenças étnicas; Trabalhar a questão das relações étnicas no contexto escolar; Contextualizar o racismo na história de nosso país.

30/06/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 1584 acessos

KLENIO ANTONIO SOUSA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Outros

13 Vamos fazer uma campanha contra bullying na escola? – UCA

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Sociologia

Explorar o tema bullying  identificando as diferentes formas desta violência; conceituar bullying e identificar as diferentes formas desta violência; Entrevistar alunos e professores sobre a temática; Pesquisar na internet vídeos com depoimentos de pessoas que sofreram bullyin...

14/06/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 3962 acessos

KLENIO ANTONIO SOUSA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Outros

14 A ditadura da beleza. Discutindo padrões de beleza e consumo – UCA

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Médio | Sociologia

Refletir sobre a ditadura da beleza discutindo, coletivamente, padrões de beleza e consumo; Pesquisar comerciais de beleza que incitam o consumismo, utilizando a internet; Debater sobre a ditadura da beleza gravando entrevistas com profissionais e público comum; Discutir o con...

14/06/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 2704 acessos

KLENIO ANTONIO SOUSA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Outros

15 Leitura e produção de reportagem: a coleta e a organização das informações (Projeto UCA)

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente

Ensino Médio | Biologia

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Ler e interpretar uma reportagem. Identificar a estrutura do gênero reportagem. Conhecer os recursos (gráficos, entrevistas, depoimentos) que são mobilizados na elaboração de uma reportagem. Identificar o(s) posicionamento(s) discursivo(s) do locutor no(s) texto(s) orais e esc...

10/08/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 3096 acessos

Juçara Moreira Teixeira

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 2774 acessos

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.