23/04/2012
A presente coleção tem como principal objetivo apresentar diferentes possibilidades de uso do gênero entrevista. A aula 1 introduz a temática a partir do conceito, das características e da finalidade deste gênero, seguida de atividades relacionadas à aplicação dos conhecimentos construídos pelos alunos ao entrevistarem os próprios colegas. Na aula 2, propõe-se que os discentes utilizem o gênero entrevista como recurso auxiliar no desenvolvimento da prática de pesquisa e investigação científica, momento em que identificam diferenças entre as modalidades gravada e transcrita. Já na aula 3 os alunos aprendem que este gênero é um recurso usado pela mídia em notícias e reportagens para diferentes fins. A definição do sujeito a ser entrevistado, a abordagem dos temas e a identificação da ideologia manifestada na fala do entrevistado e do entrevistador estão nas atividades das aulas 4 e 5. Na aula 6, o foco principal é a análise de diferentes modalidades de entrevista oral. Fundamentados nos conhecimentos trabalhados anteriormente, as aulas seguintes enfatizam atividades práticas, em que os alunos se tornam sujeitos da aprendizagem, entrevistando diferentes personalidades a respeito de temas variados, os quais, de acordo com os objetivos do professor, poderão ser adequados ao nível da turma. A aula 7 tem como objetivo central ensinar as etapas para se elaborar um roteiro para a realização de uma entrevista com um artista cordelista. Já a aula 8 propõe visita a um asilo para entrevistas com idosos, com o intuito de os discentes ampliarem seus conhecimentos sobre a situação do idoso no Brasil. Com fins investigativos, as aulas 9 e 10 têm como proposição resgatar a memória familiar a partir de entrevistas com familiares mais experientes. As aulas 11 a 14 focam temas fundamentais para a formação para a cidadania, como movimentos sociais, racismo, bullying, padrões de beleza e consumo, todos eles abordados pelo viés da investigação, sendo a entrevista o recurso aplicado. Para finalizar, sugere-se que professor e alunos elejam um dos temas estudados para a produção de uma reportagem, em que sejam usados a entrevista e outros instrumentos de pesquisa (aula15). Sugestão de recursos: "Entrevista ao Linguista Marcos Bagno" - áudio; disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=22260 "Telelibras - entrevista com Dorina Nowill" – vídeo; disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=13936 "Telelibras – entrevista com Hebert Viana" – vídeo; disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=14696 "No caminho de Drummond [Mestres da literatura]" – vídeo; disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18557 "Respeito ao espaço público [É com você, cidadão]" – vídeo; disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27328
LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG
gênero entrevista, linguagem, pesquisa investigativa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural na formação do Brasil |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Como realizar uma entrevista?
Ensino Médio | Língua Portuguesa Nesta aula o professor poderá trabalhar a leitura e a escrita, a capacidade de interação entre os alunos, planejamento da fala em situações formais, e o conceito de roteiro de entrevista. 30/04/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 37106 acesso(s) |
Bruno Pagliarani Mattiazzo FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA PRESIDENTE PRUDENTE SP Física |
2 |
UCA - Entrevista
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Compreender as estratégias argumentativas presentes no gênero entrevista. Compreender e exercitar a prática argumentativa permeada pelo questionamento, na perspectiva oral e escrita. Identificar elementos de informalidade e formalidade presentes nos discursos veiculados no gên... 18/07/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 4192 acesso(s) |
Rodrigo Santos de Oliveira ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
3 |
Sobre o gênero discursivo - entrevista
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa conhecer as características estruturais e funcionais do gênero entrevista; reconhecer que uma entrevista faz parte de uma notícia ou reportagem, com o objetivo de, principalmente, conhecer a opinião do entrevistado sobre determinado assunto; analisar efeitos de sentido pro... 14/08/2010 Três estrelas 3 comentário(s) 20165 acesso(s) |
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
4 |
O gênero entrevista
Ensino Médio | Língua Portuguesa Conhecer o gênero entrevista: constituição e funcionamento; reconhecer o gênero entrevista nos vários suportes textuais e analisar implicações de sentido decorrentes de sua superestrutura; identificar particularidades das entrevistas realizadas nas modalidades oral e escrita d... 07/05/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 113261 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
5 |
Produzindo uma entrevista
Ensino Médio | Língua Portuguesa Levantar critérios para a escolha de um entrevistado; refletir sobre a esfera de atuação social, política e profissional do entrevistado escolhido para elaborar perguntas coerentes com sua vivência na conjuntura sócio-histórica; produzir uma entrevista; publicar a entrevista. 11/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 14840 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
6 |
A entrevista oral: bate papo direcionado
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Nesta aula, pretendemos que os alunos observem o uso da linguagem em entrevistas orais, levando-os a aprimorar a sua habilidade de uso da língua em situações mais ou menos formais de oralidade. 01/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7580 acesso(s) |
Priscila Brasil Gonçalves Lacerda ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
7 |
Entrevista com cordelista
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa - Aprimorar a fala em situação de comunicação oral formal; - Participar de uma situação de comunicação oral formal; - Reconhecer algumas das características e funções de uma entrevista; - Ampliar sua capacidade de ler entrevistas. 31/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 5189 acesso(s) |
Simone Alencar Rodrigues Pacheco COL EST ERNESTO BARROS COLINAS DO TOCANTINS TO Língua Portuguesa |
8 |
E os mais velhos? Merecem respeito!!! - UCA
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Língua Portuguesa Ensino Médio | Sociologia Trabalhar o Estatuto do Idoso, Pesquisar sobre envelhecimento e o valor da velhice na sociedade brasileira, Analisar a situação da pessoa idosa no Brasil. 08/07/2011 Quatro estrelas 7 comentário(s) 4962 acesso(s) |
KLENIO ANTONIO SOUSA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Outros |
9 |
Resgatando histórias: a construção de um livro de memórias familiares
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa O aluno, ao fim desta proposta de aulas, poderá: despertar o prazer pela leitura e escrita, a partir do incentivo que receberão pela produção de seu próprio livro; conhecer a organização (as partes) de um livro; compreender a importância de se resgatar a memória familiar para ... 06/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 7631 acesso(s) |
ANA GRAZIELA CABRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
10 |
Da paquera ao ficar: as gírias de ontem e de hoje
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa O aluno poderá aprender a: - Reconhecer as mudanças que ocorreram na Língua Portuguesa referentes às gírias antigas e atuais; - Compreender que as gírias sofrem modificações constantemente, fazendo parte do vocabulário temporário da Língua Portuguesa; - Estabelecer um diálogo ... 21/11/2009 Três estrelas 4 comentário(s) 55979 acesso(s) |
ANA GRAZIELA CABRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
11 |
O que é capital social? - UCA
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Compreender o papel das pessoas que atuam em comunidade gerando bem-estar; Entender o que é o capital social numa comunidade; Aprender sobre movimentos sociais e atuação em comunidade. 19/12/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 2370 acesso(s) |
KLENIO ANTONIO SOUSA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Outros |
12 |
Sou afrodescendente sim ... e sou brasileiro! – A cultura africana e afrobrasileira na escola – UCA
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Sociologia O valor da população negra na história do país; Sobre as diferenças étnicas; Trabalhar a questão das relações étnicas no contexto escolar; Contextualizar o racismo na história de nosso país. 30/06/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 4147 acesso(s) |
KLENIO ANTONIO SOUSA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Outros |
13 |
Vamos fazer uma campanha contra bullying na escola? – UCA
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Sociologia Explorar o tema bullying identificando as diferentes formas desta violência; conceituar bullying e identificar as diferentes formas desta violência; Entrevistar alunos e professores sobre a temática; Pesquisar na internet vídeos com depoimentos de pessoas que sofreram bullyin... 14/06/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 14558 acesso(s) |
KLENIO ANTONIO SOUSA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Outros |
14 |
A ditadura da beleza. Discutindo padrões de beleza e consumo – UCA
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Sociologia Refletir sobre a ditadura da beleza discutindo, coletivamente, padrões de beleza e consumo; Pesquisar comerciais de beleza que incitam o consumismo, utilizando a internet; Debater sobre a ditadura da beleza gravando entrevistas com profissionais e público comum; Discutir o con... 14/06/2011 Quatro estrelas 5 comentário(s) 10423 acesso(s) |
KLENIO ANTONIO SOUSA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Outros |
15 |
Leitura e produção de reportagem: a coleta e a organização das informações (Projeto UCA)
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Língua Portuguesa Ler e interpretar uma reportagem. Identificar a estrutura do gênero reportagem. Conhecer os recursos (gráficos, entrevistas, depoimentos) que são mobilizados na elaboração de uma reportagem. Identificar o(s) posicionamento(s) discursivo(s) do locutor no(s) texto(s) orais e esc... 10/08/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 26694 acesso(s) |
Juçara Moreira Teixeira ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
Sem estrelas 0 classificações - 7535 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!