Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


As danças folclóricas no Brasil

 

13/04/2011

Ficha Técnica
Descrição

A Coleção tem como objetivo apresentar um planejamento sobre o tema das DANÇAS FOLCLÓRICAS NO BRASIL e, contextualizar o tema FOLCLORE como instrumento de resgate dos costumes, tradições e história que são repassadas de geração em geração. Apoiando-se em ferramentas educacionais como a dança e a música, essa unidade possibilita o desenvolvimento de valências físicas na formação da criança, tais como: coordenação motora, ritmo e equilíbrio, além de estimular a sociabilização dos alunos.

Autoria

MARCOS VINICIOS PIMENTEL DE ANDRADE - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ

Palavras-chave

danças folclóricas, música, valências físicas, sociabilização

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Lista de aulas da coleção (14 aulas)
# Aula Autoria
1 Explicando o significado da palavra folclore e contextualizando algumas lendas.

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

- o significado da palavra folclore, resgatando algumas lendas folclóricas das culturas regionais brasileiras.                    - a lenda folclórica do negrinho do pastoreiro, e compreender seu valor histórico.                 - brincadeiras lúdicas com o tema trabalhado.

17/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 26493 acesso(s)

MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

2 Desvendando o folclore

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Construir coletivamente um conceito de folclore.

01/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 7580 acesso(s)

FABIOLA PEDROZA VIEIRA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

3 Conhecendo e brincando com a manifestação folclórica da Cavalhada.

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | História

- O histórico e a origem da cavalhada, manifestação folclórica que revive os tempos medievais.                    - Entender as conseqüências de uma guerra, e perceber que a melhor solução para terminar um conflito é encontrar um acordo respeitando e compreendendo as opiniões ...

08/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10419 acesso(s)

MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

4 No Ritmo do Maracatu

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Aprender os ritmos básicos da dança do Maracatu. Novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro, coordenando diferentes movimentos com os braços e com as pernas. Experimentar e compartilhar com seus colegas os movimentos, a m...

13/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 16027 acesso(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

5 Dançando na roda: Cacuriá

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Compreender e experimentar danças folclóricas do Cacuriá.    Perceber que, em algumas manifestações culturais, a dança e a brincadeira se misturam e se confundem.    Possibilitar diferentes interações com o outro e com o espaço através da música e da brincadeira. Valorizar o t...

11/05/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 14469 acesso(s)

GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

6 Danças Folclóricas Brasileiras: Festas Tradicionais do Nordeste

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

- Identificar os aspectos culturais e suas características regionais. - Conhecer alguns folguedos Nordestinos.  - Apresentar algumas danças tradicionais do Nordeste.

07/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 65039 acesso(s)

MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Educação Física

7 Danças de salão para crianças (forró)

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Nessa aula do conteúdo de danças elegemos como tema as danças de salão. Optamos por trabalhar o ritmo do forró. Com essa aula pretendemos: iniciar um trabalho com as danças de salão para as crianças; estudar parte da história das danças de salão no Brasil; conhecer os ritmos d...

21/02/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 22394 acesso(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

8 Pau-de-fita (dança folclórica)

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

- Aprender sobre a origem e história da dança do pau-de-fitas, bem como sobre seu enraizamento cultural em diversas regiões do Brasil. - Aprender alguns passos básicos da dança do pau-de-fitas de maneira lúdica e divertida. - Aprender a coordenar os diferentes movimentos da da...

07/07/2010 Quatro estrelas 12 comentário(s) 100289 acesso(s)

Luciano Silveira Coelho

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

9 Frevo

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Nessa aula de danças folclóricas temos como foco o frevo. Como objetivos principais, propomos: conhecer as histórias dos ritmos e das manifestações do estado de Pernambuco, onde são comumente praticados; aprender e vivenciar os movimentos característicos dessas danças; conhece...

27/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4800 acesso(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

10 Bumba-meu-boi.

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Nessa aula de danças folclóricas temos como foco o bumba-meu-boi. Como objetivos principais, propomos: conhecer as histórias dos ritmos e das manifestações do estados onde são mais evidentes, isto é onde são comumente praticados; aprender e vivenciar os movimentos característi...

27/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12934 acesso(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

11 Entre o samba e a capoeira, tudo na roda

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Conhecer as semelhanças entre o samba de roda e capoeira.    Experimentar a brincadeira e a dança do samba de roda.  

17/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20912 acesso(s)

GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

12 No Ritmo da Dança das Rendas

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Os passos e ritmos da dança das rendas. Novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro, coordenando diferentes movimentos com os braços e com as pernas. Experimentar e compartilhar com seus colegas os movimentos, a música e o...

25/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11623 acesso(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

13 Sapateando com as Danças do Sul do Brasil

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Conhecer e experimentar os passos e ritmos básicos das danças: Rancheira de Carreirinha, Pezinho e Chula, típicas da região sul do Brasil. Descobrir, por meio das danças, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo. Coordenar diferentes movim...

17/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12063 acesso(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

14 A importância dos animais através da lenda do Curupira.

Educação Infantil | Movimento

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

- A lenda folclórica do curupira, compreendendo o sentido da história contada pelo professor.                   - A necessidade de proteger os animais contra os caçadores ilegais.                   - Brincadeiras lúdicas com o tema das histórias contadas, trabalhando as expres...

21/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 16790 acesso(s)

MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 16426 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.