13/04/2011
A Coleção tem como objetivo apresentar um planejamento sobre o tema das DANÇAS FOLCLÓRICAS NO BRASIL e, contextualizar o tema FOLCLORE como instrumento de resgate dos costumes, tradições e história que são repassadas de geração em geração. Apoiando-se em ferramentas educacionais como a dança e a música, essa unidade possibilita o desenvolvimento de valências físicas na formação da criança, tais como: coordenação motora, ritmo e equilíbrio, além de estimular a sociabilização dos alunos.
MARCOS VINICIOS PIMENTEL DE ANDRADE - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ
danças folclóricas, música, valências físicas, sociabilização
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
Explicando o significado da palavra folclore e contextualizando algumas lendas.
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Educação Física - o significado da palavra folclore, resgatando algumas lendas folclóricas das culturas regionais brasileiras. - a lenda folclórica do negrinho do pastoreiro, e compreender seu valor histórico. - brincadeiras lúdicas com o tema trabalhado. 17/11/2010 Quatro estrelas 3 comentario(s) 26510 visita(s) |
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
2 |
Desvendando o folclore
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Construir coletivamente um conceito de folclore. 01/12/2009 Quatro estrelas 1 comentario(s) 7603 visita(s) |
FABIOLA PEDROZA VIEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
3 |
Conhecendo e brincando com a manifestação folclórica da Cavalhada.
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | História - O histórico e a origem da cavalhada, manifestação folclórica que revive os tempos medievais. - Entender as conseqüências de uma guerra, e perceber que a melhor solução para terminar um conflito é encontrar um acordo respeitando e compreendendo as opiniões ... 08/12/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 10454 visita(s) |
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
4 |
No Ritmo do Maracatu
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Aprender os ritmos básicos da dança do Maracatu. Novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro, coordenando diferentes movimentos com os braços e com as pernas. Experimentar e compartilhar com seus colegas os movimentos, a m... 13/12/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 16056 visita(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
5 |
Dançando na roda: Cacuriá
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Compreender e experimentar danças folclóricas do Cacuriá. Perceber que, em algumas manifestações culturais, a dança e a brincadeira se misturam e se confundem. Possibilitar diferentes interações com o outro e com o espaço através da música e da brincadeira. Valorizar o t... 11/05/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 14505 visita(s) |
GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
6 |
Danças Folclóricas Brasileiras: Festas Tradicionais do Nordeste
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Educação Física - Identificar os aspectos culturais e suas características regionais. - Conhecer alguns folguedos Nordestinos. - Apresentar algumas danças tradicionais do Nordeste. 07/12/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 65087 visita(s) |
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Educação Física |
7 |
Danças de salão para crianças (forró)
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Nessa aula do conteúdo de danças elegemos como tema as danças de salão. Optamos por trabalhar o ritmo do forró. Com essa aula pretendemos: iniciar um trabalho com as danças de salão para as crianças; estudar parte da história das danças de salão no Brasil; conhecer os ritmos d... 21/02/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 22418 visita(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
8 |
Pau-de-fita (dança folclórica)
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Educação Física - Aprender sobre a origem e história da dança do pau-de-fitas, bem como sobre seu enraizamento cultural em diversas regiões do Brasil. - Aprender alguns passos básicos da dança do pau-de-fitas de maneira lúdica e divertida. - Aprender a coordenar os diferentes movimentos da da... 07/07/2010 Quatro estrelas 12 comentario(s) 100322 visita(s) |
Luciano Silveira Coelho ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
9 |
Frevo
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Nessa aula de danças folclóricas temos como foco o frevo. Como objetivos principais, propomos: conhecer as histórias dos ritmos e das manifestações do estado de Pernambuco, onde são comumente praticados; aprender e vivenciar os movimentos característicos dessas danças; conhece... 27/05/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 4822 visita(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
10 |
Bumba-meu-boi.
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Nessa aula de danças folclóricas temos como foco o bumba-meu-boi. Como objetivos principais, propomos: conhecer as histórias dos ritmos e das manifestações do estados onde são mais evidentes, isto é onde são comumente praticados; aprender e vivenciar os movimentos característi... 27/05/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 12964 visita(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
11 |
Entre o samba e a capoeira, tudo na roda
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Conhecer as semelhanças entre o samba de roda e capoeira. Experimentar a brincadeira e a dança do samba de roda. 17/06/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 20941 visita(s) |
GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
12 |
No Ritmo da Dança das Rendas
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Os passos e ritmos da dança das rendas. Novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro, coordenando diferentes movimentos com os braços e com as pernas. Experimentar e compartilhar com seus colegas os movimentos, a música e o... 25/08/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 11637 visita(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
13 |
Sapateando com as Danças do Sul do Brasil
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Conhecer e experimentar os passos e ritmos básicos das danças: Rancheira de Carreirinha, Pezinho e Chula, típicas da região sul do Brasil. Descobrir, por meio das danças, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo. Coordenar diferentes movim... 17/06/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 12085 visita(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
14 |
A importância dos animais através da lenda do Curupira.
Educação Infantil | Movimento Educação Infantil | Natureza e sociedade Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Educação Física - A lenda folclórica do curupira, compreendendo o sentido da história contada pelo professor. - A necessidade de proteger os animais contra os caçadores ilegais. - Brincadeiras lúdicas com o tema das histórias contadas, trabalhando as expres... 21/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 16831 visita(s) |
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
Sem estrelas 0 calificaciones - 16437 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!