15/04/2011
Na construção de um texto, assim como na fala, usamos mecanismos para garantir ao interlocutor a compreensão do que se lê/diz. Esses mecanismos linguísticos que estabelecem a conectividade e a retomada do que foi escrito/dito são os referentes textuais e buscam garantir a coesão textual para que haja coerência, não só entre os elementos que compõem a oração, como também entre a sequência de orações dentro do texto. O trabalho com a coerência textual, nos anos iniciais do ensino fundamental, deverá ocorrer através da leitura, escrita e reescrita de textos. As aulas de números 1 a 4 trabalham com atividades contextualizadas de leitura e escrita, visando o desenvolvimento de coerência e coesão na escrita de frases. A aula 5 visa a escrita de um texto descritivo, respeitando a sua coerência. As aulas de 6 a 9 estão direcionadas à atividades de produção relacionadas ao gênero textual conto. As aulas de 10 a 15 trabalham a produção e organização de textos, individualmente ou em grupos. A aula 16 indica que os alunos irão reconhecer e analisar elementos linguísticos responsáveis pelo estabelecimento da coesão textual, identificando a interdependência semântica entre os elementos constituintes de um texto responsáveis pelo estabelecimento da coerência. Na aula 17 os alunos irão utilizar diferentes registros de textos variados, observando a coerência existente nos mesmos.
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA - COL DE APLICACAO JOAO XXIII - MG
coerência, mecanismos linguísticos, escrita de textos, reescrita de textos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
É melhor falar do que calar
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Desenvolver textos observando a coerência e a coesão; Utilizar as regras de acentuação gráfica; Aplicar a pontuação. 09/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 3597 acesso(s) |
Soymara Vieira Emiliao E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS MESQUITA RJ Alfabetização |
2 |
CONTEXTUALIZANDO O ALFABETO.
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Com estas aulas o/a aluno/a poderá perceber a utilização do alfabeto e a sua importância na construção do significado da palavra, através de atividades contextualizadas e construir o conceito de poesia, assimilando: estrutura textual, formato e linguagem específica. Eles/as po... 24/09/2009 Cinco estrelas 9 comentário(s) 33569 acesso(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
3 |
Ler e escrever com coerência: elaboração de frases
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo; Reconhecer palavras e frases; Ler com ritmo, clareza e pontuação; Produzir frases com coerência e coesão; Refletir sobre a pontuação usada em diferentes frases. 11/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 17988 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
4 |
Elaboração de frases
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Produzir frases a partir de questões, tais como: Quem é? Como é? O que usa? O que gosta de fazer?; Exercitar a criatividade e a fluência verbal; Registrar frases a partir de instruções recebidas; Empregar as palavras de forma coesa para formação de frases; Desenvolver a sequen... 07/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 59891 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
5 |
Texto descritivo: compreensão e produção
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa O aluno entrará em contato com o tipo textual descrição, conhecendo suas especificidades. Desenvolverá a linguagem oral ao descrever um colega. 01/12/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 25690 acesso(s) |
Livia Fagundes Neves COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
6 |
Conto e Reconto
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Os/As alunos/a poderão se apropriar das estruturas estáveis do gênero textual conto, a ponto de construírem autonomia de escrita ao reescrevê-lo. 23/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 24338 acesso(s) |
PATRICIA CARVALHO PACHECO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
7 |
A estrutura de um conto: "O Rei Sapo".
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar os personagens principais da história. Reconhecer a estrutura textual de um conto. Recontar o conto com suas próprias palavras. Reescrever o conto com suas palavras, ainda que não de forma convencional. Identificar início, meio e fim de um conto. 18/10/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 30544 acesso(s) |
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
8 |
Produzindo um texto do gênero Conto de Fadas
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Realizar uma produção de texto, em duplas, de um conto de fadas, tendo como exemplo um conto original. - Produzir textos sobre conto de fadas, acrescentando ou suprimindo elementos da narrativa original. - Trabalhar a linguagem oral, apresentando a história produzida para a ... 17/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10355 acesso(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
9 |
Contos
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos Identificar a finalidade desse gênero textual. Conhecer as práticas sociais de produção e circulação dos contos. Conhecer diferentes tipos de contos 10/01/2011 Quatro estrelas 12 comentário(s) 335731 acesso(s) |
Maria Carolina da Silva Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
10 |
REESCRITA DE HISTÓRIAS INFANTIS
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que os alunos: · Avancem na compreensão do modo como se organiza uma história infantil e aprendam as características formais relativas à sua escrita, tais como: o modo de iniciá-la (normalmente, usa-se “era uma vez...” ), sua estr... 19/10/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 23330 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
11 |
Produzindo textos narrativos em pequenos grupos
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Produzir textos narrativos, em pequenos grupos, dando sequência à ideia e à escrita dos colegas. Observar as características de um texto narrativo. 07/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 6891 acesso(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
12 |
Organizando um texto narrativo
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Refletir sobre o uso da língua escrita na organização de textos narrativos, observando a pontuação usada para marcar a fala das personagens. 06/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 11120 acesso(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
13 |
JORNAL FALADO
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Esta atividade possibilitará ao/à aluno/a: Identificar a estrutura de um texto jornalístico. Criar e/ou (re)criar um texto jornalístico a partir de fatos do cotidiano escolar. Diferenciar o texto jornalístico de outros portadores de texto. Enriquecer seu vocabulário por me... 29/11/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 12092 acesso(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
14 |
Estudando a sequência de textos
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Refletir sobre a sequência de textos; Utilizar elementos de coesão; ordenar excertos. 21/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 8734 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
15 |
sobre coesão e coerência textuais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa reconhecer e analisar elementos linguísticos responsáveis pelo estabelecimento da coesão textual; identificar a interdependência semântica entre os elementos constituintes de um texto reponsáveis pelo estabelecimento da coerência. 21/11/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 137033 acesso(s) |
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
16 |
Oficina de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Utilizar diferentes registros, inclusive os mais formais da variedade linguística valorizada socialmente, sabendo adequá-los às circunstâncias da situação comunicativa de que participam; · Ler autonomamente diferentes textos dos gêneros previstos para o ciclo, sabendo... 23/02/2011 Quatro estrelas 19 comentário(s) 146403 acesso(s) |
Grace Luciana Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
Sem estrelas 0 classificações - 10277 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!