Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Coerência textual

 

15/04/2011

Ficha Técnica
Descrição

Na construção de um texto, assim como na fala, usamos mecanismos para garantir ao interlocutor a compreensão do que se lê/diz. Esses mecanismos linguísticos que estabelecem a conectividade e a retomada do que foi escrito/dito são os referentes textuais e buscam garantir a coesão textual para que haja coerência, não só entre os elementos que compõem a oração, como também entre a sequência de orações dentro do texto. O trabalho com a coerência textual, nos anos iniciais do ensino fundamental, deverá ocorrer através da leitura, escrita e reescrita de textos. As aulas de números 1 a 4 trabalham com atividades contextualizadas de leitura e escrita, visando o desenvolvimento de coerência e coesão na escrita de frases. A aula 5 visa a escrita de um texto descritivo, respeitando a sua coerência. As aulas de 6 a 9 estão direcionadas à atividades de produção relacionadas ao gênero textual conto. As aulas de 10 a 15 trabalham a produção e organização de textos, individualmente ou em grupos. A aula 16 indica que os alunos irão reconhecer e analisar elementos linguísticos responsáveis pelo estabelecimento da coesão textual, identificando a interdependência semântica entre os elementos constituintes de um texto responsáveis pelo estabelecimento da coerência. Na aula 17 os alunos irão utilizar diferentes registros de textos variados, observando a coerência existente nos mesmos.

Autoria

ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA - COL DE APLICACAO JOAO XXIII - MG

Palavras-chave

coerência, mecanismos linguísticos, escrita de textos, reescrita de textos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Lista de aulas da coleção (16 aulas)
# Aula Autoria
1 É melhor falar do que calar

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Desenvolver textos observando a coerência e a coesão; Utilizar as regras de acentuação gráfica; Aplicar a pontuação.

09/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 3597 acesso(s)

Soymara Vieira Emiliao

E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS

MESQUITA RJ

Alfabetização

2 CONTEXTUALIZANDO O ALFABETO.

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Com estas aulas o/a aluno/a poderá perceber a utilização do alfabeto e a sua importância na construção do significado da palavra, através de atividades contextualizadas e construir o conceito de poesia, assimilando: estrutura textual, formato e linguagem específica. Eles/as po...

24/09/2009 Cinco estrelas 9 comentário(s) 33569 acesso(s)

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

3 Ler e escrever com coerência: elaboração de frases

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo; Reconhecer palavras e frases; Ler com ritmo, clareza e pontuação; Produzir frases com coerência e coesão; Refletir sobre a pontuação usada em diferentes frases.

11/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 17988 acesso(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

4 Elaboração de frases

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Produzir frases a partir de questões, tais como: Quem é? Como é? O que usa? O que gosta de fazer?; Exercitar a criatividade e a fluência verbal; Registrar frases a partir de instruções recebidas; Empregar as palavras de forma coesa para formação de frases; Desenvolver a sequen...

07/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 59891 acesso(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

5 Texto descritivo: compreensão e produção

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

O aluno entrará em contato com o tipo textual descrição, conhecendo suas especificidades. Desenvolverá a linguagem oral ao descrever um colega.

01/12/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 25690 acesso(s)

Livia Fagundes Neves

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

6 Conto e Reconto

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Os/As alunos/a poderão se apropriar das estruturas estáveis do gênero textual conto, a ponto de construírem autonomia de escrita ao reescrevê-lo.

23/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 24338 acesso(s)

PATRICIA CARVALHO PACHECO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

7 A estrutura de um conto: "O Rei Sapo".

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar os personagens principais da história. Reconhecer a estrutura textual de um conto. Recontar o conto com suas próprias palavras. Reescrever o conto com suas palavras, ainda que não de forma convencional. Identificar início, meio e fim de um conto.

18/10/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 30544 acesso(s)

MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

8 Produzindo um texto do gênero Conto de Fadas

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Realizar uma produção de texto, em duplas, de um conto de fadas, tendo como exemplo um conto original. - Produzir textos sobre conto de fadas, acrescentando ou suprimindo elementos da narrativa original. - Trabalhar a linguagem oral, apresentando a história produzida para a ...

17/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10355 acesso(s)

ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

9 Contos

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos  Identificar a finalidade desse gênero textual. Conhecer as práticas sociais de produção e circulação dos contos. Conhecer diferentes tipos de contos

10/01/2011 Quatro estrelas 12 comentário(s) 335731 acesso(s)

Maria Carolina da Silva

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

10 REESCRITA DE HISTÓRIAS INFANTIS

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que os alunos: ·         Avancem na compreensão do modo como se organiza uma história infantil e aprendam as características formais relativas à sua escrita, tais como: o modo de iniciá-la (normalmente, usa-se “era uma vez...” ),  sua estr...

19/10/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 23330 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

11 Produzindo textos narrativos em pequenos grupos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Produzir textos narrativos, em pequenos grupos, dando sequência à ideia e à escrita dos colegas.  Observar as características de um texto narrativo.

07/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 6891 acesso(s)

ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

12 Organizando um texto narrativo

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Refletir sobre o uso da língua escrita na organização de textos narrativos, observando a pontuação usada para marcar a fala das personagens.

06/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 11120 acesso(s)

ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

13 JORNAL FALADO

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Esta atividade possibilitará ao/à aluno/a:  Identificar a estrutura de um texto jornalístico.  Criar e/ou (re)criar um texto jornalístico a partir de fatos do cotidiano escolar.  Diferenciar o texto jornalístico de outros portadores de texto.  Enriquecer seu vocabulário por me...

29/11/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 12092 acesso(s)

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

14 Estudando a sequência de textos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Refletir sobre a sequência de textos; Utilizar elementos de coesão; ordenar excertos.

21/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 8734 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

15 sobre coesão e coerência textuais

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

reconhecer e analisar elementos linguísticos responsáveis pelo estabelecimento da coesão textual; identificar a interdependência semântica entre os elementos constituintes de um texto reponsáveis pelo estabelecimento da coerência.

21/11/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 137033 acesso(s)

LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

16 Oficina de produção de textos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Utilizar diferentes registros, inclusive os mais formais da variedade linguística valorizada socialmente, sabendo adequá-los às circunstâncias da situação comunicativa de que participam; ·          Ler autonomamente diferentes textos dos gêneros previstos para o ciclo, sabendo...

23/02/2011 Quatro estrelas 19 comentário(s) 146403 acesso(s)

Grace Luciana Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Informação e Comunicação

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 10277 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.