Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Coordenação motora: auxiliando a escrita

 

18/04/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção tem como proposta ressaltar as contribuições do trabalho com a coordenação motora para o desenvolvimento da escrita de alunos em processo inicial de alfabetização. A sequência de aulas de 1 a 6 retrata o trabalho diretamente voltado para a coordenação motora que, por sua vez, propiciará maior controle manual dos alunos no exercício da escrita. A sequência de aulas de 7 a 12 procura inserir propostas de atividades de coordenação motora aliadas à produção da escrita. As aulas de 13 a 16 inserem contextos de leitura ao trabalho de coordenação motora e escrita e, por fim, as aulas de nº 17 e 18 propõem conteúdos de matemática, coordenação motora e escrita. Faz-se importante ressaltar que, embora algumas aulas apresentem atividades voltadas para o Ensino Especial, elas podem ser utilizadas com crianças que não apresentam dificuldades especiais, contribuindo para a aquisição de habilidade na escrita.

Autoria

Andrea Vassallo Fagundes - COL DE APLICACAO JOAO XXIII - MG

Palavras-chave

coordenação motora, escrita

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Lista de aulas da coleção (18 aulas)
# Aula Autoria
1 A ação motora e a Hiperatividade/Ensino Especial

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

 -Aprender a controlar a ansiedade motora diante de desafios diferenciados; -Diferenciar movimentos ativos e passivos; -Identificar a intensidade do movimento executado; -Executar diferentes tipos de movimento com segurança.  

24/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4603 acesso(s)

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Educação Física

2 Controle manual: pinçar e pegar/Ensino Especial

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

-Coordenar os movimentos manipulativos mediante contração e relaxamento; -Identificar diferentes maneiras de pegar e soltar objetos com texturas, tamanhos e formas diversificadas; -Desenvolver a coordenação  motora fina.

01/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 13809 acesso(s)

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Educação Física

3 Brincadeiras de roda: explorando o universo das culturas infantis

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

§         resgatar as brincadeiras de roda como manifestações do cotidiano infantil; §         Explorar diversas linguagens a partir das brincadeiras de roda: oral, corporal, musical, escrita, matemática, plástica.

13/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 14482 acesso(s)

Vanessa de Cássia Dias

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

4 Brincando de Amarelinha

Educação Infantil | Matemática

*Estimular coordenação motora e lateralidade; *Trabalhar números em ordem crescente e decrescentes; *Desenvolver a concentração e percepção; *Identificar e nomear cores e formas geométricas; *Reconhecer números de 0 a 10.

17/12/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 92375 acesso(s)

Vanessa Salum Cabral Galvão

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

5 BOLA DE MEIA, BOLA DE PAPEL!

Educação Infantil | Movimento

Educação Infantil | Natureza e sociedade

A criança na faixa etária de 3 anos de idade poderá aprender com esta aula: Explorar e coordenar habilidades físicas e motoras do próprio corpo;  Conhecer a estrutura de um texto – música.

17/12/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 59372 acesso(s)

KEILA BARRETO DE ARAÚJO

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

6 “A Pipa de Franklin”: explorar e conhecer objetos que voam

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

§         Aprofundar seu conhecimento sobre o objeto PIPA; §         Conhecer outros objetos que voam; §          Ampliar a compreensão sobre a linguagem oral e escrita; §          Produzir brinquedos e ou materiais utilizando a linguagem plástica;

08/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 26134 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

7 Contação de história e origami: uma mistura perfeita

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Realizar contação de histórias; Produzir dobraduras; Relacionar dobraduras para produzir uma história;  Trabalhar a coordenação motora; Conhecer a história do origami.

17/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 61288 acesso(s)

MARIANE ELLEN DA SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

8 MOSAICO RENDADO – A BELEZA DO KIRIGAMI

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Inicial | Artes

 Conhecer a poética visual de Escher;  Trabalhar a apreciação/leitura/recepção de imagens de obra, com enfoque em obras cuja repetição de signos seja recorrente;  Exercitar a prática do mosaico rendado, através do desenho com tesoura;  Produzir plasticamente propostas em m...

23/11/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 21530 acesso(s)

Soraia Cristina Cardoso Lelis

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

9 A POÉTICA DAS MANDALAS

Ensino Fundamental Inicial | Artes

 Conhecer  produções artesanais em mandalas;  Trabalhar a apreciação/leitura/recepção de imagens de objetos decorativos com enfoque na temática das mandalas;  Exercitar a prática do mosaico rendado através do desenho com tesoura;  Produzir plasticamente propostas em mandal...

06/10/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 62227 acesso(s)

Soraia Cristina Cardoso Lelis

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

10 Brincando de escrever e de contar na aula de educação física

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Vivenciar diferentes jogos de auxílio a escrita e ao raciocínio matemático nas atividades de educação física escolar Participar de diferentes jogos em grupo. Exercitar atividades de percepção e coordenação motora fina.

14/02/2011 Três estrelas 3 comentário(s) 8609 acesso(s)

Moacyr Barreto da Silva Junior

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

11 Experiências com a escrita:melhorando a nossa letra

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

         - Estabelecer uma relação lúdica com a escrita -Experimentar diferentes possibilidades de tipos escrita (diferentes tamanhos e formas)  -Levantar e testa hipóteses sobre caligrafia (a historia da caligrafia)

01/03/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 10065 acesso(s)

Denise Leipziger

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

12 BINGO: reconhecendo letras, trabalhando a coordenação motora fina e se divertindo

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

• Melhorar a coordenação motora fina; • Reconhecer mais letras do seu nome; • Reconhecer letras dos nomes dos colegas.

19/10/2009 Quatro estrelas 13 comentário(s) 62996 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

13 CORA CORALINA, A GRANDE POETISA

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

O aluno na faixa etária dos cinco anos poderá aprender a: Conhecer a vida e a obra de Cora Coralina; Localizar nos mapas a cidade natal de Cora Coralina; Conhecer alguns aspectos culturais da região; Produzir trabalhos artísticos.

08/02/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 52053 acesso(s)

Luzia Luzinete Pereira

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

14 Um amor de leilão: um poema para a educação infantil.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Educação Infantil | Natureza e sociedade

• Estimular o cuidado com as plantas; • Melhorar a coordenação motora; • Desenvolver a leitura e a escrita; • Estimular a criatividade.

17/12/2009 Quatro estrelas 10 comentário(s) 32405 acesso(s)

Melina Brasil Silva Resende

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

15 Literatura Infantil: A centopéia que sonhava

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Desenvolver sentimentos de amizade, bondade, solidariedade. Incentivar a prática de leitura de livros de literatura infantil. Desenvolver a coordenação motora fina, através de atividades de colagem.

01/12/2009 Cinco estrelas 11 comentário(s) 86787 acesso(s)

Amanda Barros Teixeira

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

16 Instalação – Diálogos entre escrita, poemas e recortes

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Apreciar poemas de artistas brasileiros; Exercitar a escrita de poemas;  Recortar palavras para a apresentação dos poemas;  Montar uma instalação com as palavras poemas;  Recitar em público, durante a apresentação da instalação, os poemas desenhados.

11/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7697 acesso(s)

Marileusa de Oliveira Reducino

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

17 Trabalhando matemática de forma inclusiva: quem sou eu e qual a minha idade

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Matemática

Educação Infantil | Movimento

§         Avançar no processo de construção de sua identidade; §         Reconhecer seu corpo e partes dele; §         Desenvolver conhecimentos matemáticos; §         Reconhecer quantidades; §         Reconhecer letras; §         Interagir com os colegas; §         Expressar-se.

25/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14229 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

18 Produção de texto, geometria e Tangram

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

        Conhecer a história do Tangram;         Trabalhar com figuras geométricas;          Realizar produções de texto a partir de Tangram;          Explorar a coordenação motora e a criatividade;         Trabalhar em grupo;          Desenvolver habilidades de leitura e de es...

12/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 13085 acesso(s)

MARIANE ELLEN DA SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 14201 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.