06/06/2011
Esta coleção apresenta uma seleção de aulas que abordam o trabalho com tabelas e gráficos, desde o conhecimento de seus variados tipos e a identificação da diferença entre eles até a sua construção, a partir do levantamento de dados. A importância na sua compreensão e interpretação está ligada a sua presença cada vez mais constante nos veículos de comunicação, como meio de tornar mais lógico e claro o entendimento das inúmeras informações que chegam até nós. Identificar semelhanças e diferenças entre dados, construir gráficos para responder a questões apresentadas, montar gráficos e tabelas a partir de textos lidos, conhecer as diversas utilizações, realizar sua análise com lógica e compreensão são também objetivos desta coleção que mostra que as habilidades necessárias à leitura de gráficos e tabelas são uma necessidade nos dias atuais, não podendo ficar distantes, por conseguinte, das salas de aula.
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ
estatística, mapas, tabelas e gráficos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Estatística nas séries iniciais
Ensino Fundamental Inicial | Matemática Conhecer as noções básicas de Estatística. Reconhecer tipos de gráficos. Coletar dados, organizando-os em tabelas. Representar, analisar e interpretar gráficos de barras. 19/10/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 12832 acesso(s) |
Equipe MATEMÁTICA ESEBA |
2 |
“Entendendo tabelas e gráficos”
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Matemática Com estas aulas os alunos poderão aprender, por meio da linguagem matemática, a importância de compreender e interpretar o significado de tabelas e gráficos . Este é um conhecimento muito importante, pois diariamente nos veículos de informação e comunicação (jornais, revista... 07/07/2010 Quatro estrelas 10 comentário(s) 177842 acesso(s) |
Silvia Maria Raposo Bardy Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE PRESIDENTE PRUDENTE SP Outros |
3 |
Mapas, tabelas e gráficos
Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Ética Perceber a dimensão corporal; Observar os espaços da escola; Situar-se em cada um dos espaços da escola; Compreender a relação entre ele (aluno) e o espaço que representa; Construir a noção de proporcionalidade; Representar um dos espaços da escola mediante a construção de uma... 01/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 34120 acesso(s) |
RUTH REGINA MELO DE LIMA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
4 |
Uso de tabelas
Ensino Fundamental Inicial | Matemática - Iniciar o trabalho de introdução ao uso de tabelas. - Consultar dados em tabela para responder a questões apresentadas. - Completar tabelas a partir de desafios. - Comparar tabelas, identificando semelhanças e diferenças entre os dados. 13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7836 acesso(s) |
Ana Letícia Lima Guedes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
5 |
Qual a sua opinião? Enquete e criação de tabelas.
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Identificar a enquete como uma pergunta surgida de uma notícia ou de algo ocorrido para a qual se quer a opinião de um grupo de pessoas. Formular perguntas para saber a opinião de várias pessoas sobre um determinado assunto. Registrar as opiniões conseguidas numa enquete, ... 14/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7218 acesso(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
6 |
Uso de gráficos
Ensino Fundamental Inicial | Matemática - Consultar gráficos para responder a questões apresentadas. - Construir gráfico a partir de levantamento de dados. - Comparar gráficos, identificando semelhanças e diferenças entre dados. 13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 11681 acesso(s) |
Ana Letícia Lima Guedes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
7 |
A escola através de gráficos e tabelas
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ler, selecionar informações e usar gráficos e tabelas; Conhecer os tipos e as diversas utilizações de gráficos; Reconhecer a importância do uso de gráfico e tabelas no seu cotidiano; Construir gráfico e tabela.. 16/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 10808 acesso(s) |
Soymara Vieira Emiliao E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS MESQUITA RJ Alfabetização |
8 |
Gráficos e tabelas – usando a bilheteria do circo
Ensino Fundamental Inicial | Matemática a- Ler texto informativo percebendo detalhes. b- Analisar gráficos e tabelas. c- Montar gráficos e tabelas a partir das informações retiradas do texto lido. 14/10/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 9070 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
9 |
Utilizando gráficos em situações práticas
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Ética Elaborar e interpretar gráficos de barra; Resolver problemas aditivos (combinação, equiparação e comparação) com “barras de blocos”; Identificar gráficos de barras dentre outros tipos (tabelas, segmentos e setores). 11/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 18265 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
10 |
O Uso de Gráficos e de Tabelas
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Compreenda o modo de organização e a função social dos gêneros textuais: tabela e gráfico. Identifique os suportes que apresentam esse tipo de texto. 16/11/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 49899 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
11 |
PRODUÇÃO DE UM TEXTO A PARTIR DE UM FATO: O MISTÉRIO DA GAIOLA
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Ética Interagir com os demais grupos da escola; Elaborar texto a partir de uma situação vivenciada; Utilizar gráfico como recurso para registrar e apresentar os dados coletados; Reconhecer a eleição enquanto processo democrático de legitimação de escolhas coletivas. 03/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5696 acesso(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
12 |
Culinária e Língua Portuguesa, que mistura é essa?
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Com esta aula os/as alunos/as poderão ampliar o vocabulário, interagir, conhecer um novo gênero textual: receitas culinárias e utilizar dados coletados nas receitas para construir tabelas, gráficos, formular e resolver diferentes situações-problema. 23/09/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 10633 acesso(s) |
PATRICIA CARVALHO PACHECO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
13 |
Criança não trabalha! Brincar, estudar, ou trabalhar?
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Ética Interpretar gráficos. Relatar os direitos das crianças desrespeitados a partir das análises de um gráfico de barras. Criar solução para a situação-problema apresentada no gráfico. 28/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4192 acesso(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
14 |
Aula 6: Um gigantesco arranha-céu em Dubai- Interpretação de gráfico.
Ensino Fundamental Inicial | Matemática -Compreender informações contidas num gráfico. -Perceber que os dados de um texto podem ser representados num gráfico. -Valorizar a linguagem gráfica como forma de comunicação. 23/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3005 acesso(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
15 |
A "ADOÇÃO" UM TEMA PARA TRABALHAR O RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO.
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Ética Ler e interpretar tabelas; Ler e escrever números; Identificar as medidas padrão de peso e de líquido; Ler e construir gráficos de barra; Reconhecer o gênero propagandas; Produzir listas de compras; Formular hipóteses; Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números... 09/11/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 22653 acesso(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
16 |
Estatística: Construção e leitura de gráficos.
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Matemática Organizar dados em tabelas. Utilizar os dados de uma tabela para a construção do gráfico de colunas. Interpretar o gráfico de colunas. Utilizar o gráfico de colunas para relacionar o conteúdo estatístico com outros conteúdos matemáticos: comparação de números naturais... 26/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 12859 acesso(s) |
Marcia Aparecida Mendes ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Matemática |
Sem estrelas 0 classificações - 7999 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!