Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Gráficos e Tabelas

 

06/06/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção apresenta uma seleção de aulas que abordam o trabalho com tabelas e gráficos, desde o conhecimento de seus variados tipos e a identificação da diferença entre eles até a sua construção, a partir do levantamento de dados. A importância na sua compreensão e interpretação está ligada a sua presença cada vez mais constante nos veículos de comunicação, como meio de tornar mais lógico e claro o entendimento das inúmeras informações que chegam até nós. Identificar semelhanças e diferenças entre dados, construir gráficos para responder a questões apresentadas, montar gráficos e tabelas a partir de textos lidos, conhecer as diversas utilizações, realizar sua análise com lógica e compreensão são também objetivos desta coleção que mostra que as habilidades necessárias à leitura de gráficos e tabelas são uma necessidade nos dias atuais, não podendo ficar distantes, por conseguinte, das salas de aula.

Autoria

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ

Palavras-chave

estatística, mapas, tabelas e gráficos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Lista de aulas da coleção (16 aulas)
# Aula Autoria
1 Estatística nas séries iniciais

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

 Conhecer as noções básicas de Estatística.  Reconhecer tipos de gráficos.  Coletar dados, organizando-os em tabelas.  Representar, analisar e interpretar gráficos de barras.

19/10/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 3859 acesso(s)

Equipe

MATEMÁTICA ESEBA

2 “Entendendo tabelas e gráficos”

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Com estas aulas os alunos poderão aprender, por meio da linguagem matemática, a importância de compreender e interpretar o significado de tabelas e gráficos .  Este é um conhecimento muito importante, pois diariamente nos veículos de informação e comunicação (jornais,  revista...

07/07/2010 Quatro estrelas 9 comentário(s) 32863 acesso(s)

Silvia Maria Raposo Bardy

Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Outros

3 Mapas, tabelas e gráficos

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Perceber a dimensão corporal; Observar os espaços da escola; Situar-se em cada um dos espaços da escola; Compreender a relação entre ele (aluno) e o espaço que representa; Construir a noção de proporcionalidade; Representar um dos espaços da escola mediante a construção de uma...

01/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 10931 acesso(s)

RUTH REGINA MELO DE LIMA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

4 Uso de tabelas

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

- Iniciar o trabalho de introdução ao uso de tabelas. - Consultar dados em tabela para responder a questões apresentadas. - Completar tabelas a partir de desafios. - Comparar tabelas, identificando semelhanças e diferenças entre os dados.

13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 3091 acesso(s)

Ana Letícia Lima Guedes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

5 Qual a sua opinião? Enquete e criação de tabelas.

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Identificar a enquete como uma pergunta surgida de uma notícia ou de algo ocorrido para a qual se quer a opinião de um grupo de pessoas.   Formular perguntas para saber a opinião de várias pessoas sobre um determinado assunto.   Registrar as opiniões conseguidas numa enquete, ...

14/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 2013 acesso(s)

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

6 Uso de gráficos

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

- Consultar gráficos para responder a questões apresentadas. - Construir gráfico a partir de levantamento de dados.  - Comparar gráficos, identificando semelhanças e diferenças entre dados.

13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 6031 acesso(s)

Ana Letícia Lima Guedes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

7 A escola através de gráficos e tabelas

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

 Ler, selecionar informações e usar  gráficos e tabelas;  Conhecer os tipos e as  diversas utilizações de gráficos;  Reconhecer a importância  do  uso de  gráfico e tabelas  no seu cotidiano; Construir gráfico e tabela..

16/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 3867 acesso(s)

Soymara Vieira Emiliao

E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS

MESQUITA RJ

Alfabetização

8 Gráficos e tabelas – usando a bilheteria do circo

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

a- Ler texto informativo percebendo detalhes. b- Analisar gráficos e tabelas. c- Montar gráficos e tabelas a partir das informações retiradas do texto lido.

14/10/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 3049 acesso(s)

Graça Regina Franco da Silva Reis

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

9 Utilizando gráficos em situações práticas

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Elaborar e interpretar gráficos de barra; Resolver problemas aditivos (combinação, equiparação e comparação) com “barras de blocos”; Identificar gráficos de barras dentre outros tipos (tabelas, segmentos e setores).

11/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5844 acesso(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

10 O Uso de Gráficos e de Tabelas

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Compreenda o modo de organização e a função social dos gêneros textuais:  tabela e gráfico. Identifique os suportes que apresentam esse tipo de texto.

16/11/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 17709 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

11 PRODUÇÃO DE UM TEXTO A PARTIR DE UM FATO: O MISTÉRIO DA GAIOLA

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Interagir com os demais grupos da escola; Elaborar texto a partir de uma situação vivenciada; Utilizar gráfico como recurso para registrar e apresentar os dados coletados; Reconhecer a eleição enquanto processo democrático de legitimação de escolhas coletivas.

03/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2995 acesso(s)

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

12 Culinária e Língua Portuguesa, que mistura é essa?

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Com esta aula os/as alunos/as poderão ampliar o vocabulário, interagir, conhecer um novo gênero textual: receitas culinárias e utilizar dados coletados nas receitas para construir tabelas, gráficos, formular e resolver diferentes situações-problema.

23/09/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 5312 acesso(s)

PATRICIA CARVALHO PACHECO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

13 Criança não trabalha! Brincar, estudar, ou trabalhar?

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Interpretar gráficos. Relatar os direitos das crianças desrespeitados a partir das análises de um gráfico de barras. Criar solução para a situação-problema apresentada no gráfico.

28/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 1889 acesso(s)

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

14 Aula 6: Um gigantesco arranha-céu em Dubai- Interpretação de gráfico.

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

-Compreender informações contidas num gráfico. -Perceber que os dados de um texto podem ser representados num gráfico. -Valorizar a linguagem gráfica como forma de comunicação.

23/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 1283 acesso(s)

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

15 A "ADOÇÃO" UM TEMA PARA TRABALHAR O RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO.

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Ler e interpretar tabelas; Ler e escrever números; Identificar as medidas padrão de peso e de líquido; Ler e construir gráficos de barra; Reconhecer o gênero propagandas; Produzir listas de compras; Formular hipóteses; Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números...

09/11/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 11605 acesso(s)

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

16 Estatística: Construção e leitura de gráficos.

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

  Organizar dados em tabelas.   Utilizar os dados de uma tabela para a construção do gráfico de colunas.   Interpretar o gráfico de colunas.   Utilizar o gráfico de colunas para relacionar o conteúdo estatístico com outros conteúdos matemáticos: comparação  de números naturais...

26/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 6030 acesso(s)

Marcia Aparecida Mendes

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Matemática

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 3928 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.