27/06/2011
A coleção foi estruturada com 15 aulas em que os invertebrados são trabalhados em sequência evolutiva. Nela os alunos poderão compreender as diferentes formas de invertebrados, suas diferenças e classificação zoológica. Na primeira aula da coleção os alunos poderão observar e compreender quais as principais características dos invertebrados. Em seguida a sequência de aulas (2ª a 15ª aula) trata de cada grupo em separado, apresentando aos alunos sua importância ecológica, classificação, características e diferenças, além das inovações evolutivas de cada um deles. Os invertebrados são importantes na cadeia alimentar tanto como presas como predadores contribuindo assim para o equilíbrio do ecossistema. Ao compreender sua anatomia e onde ocorrem o aluno poderá perceber por que alguns invertebrados são mais abundantes que outros em determinados ambientes. O tema é desenvolvido ao longo das aulas com associações, atividades de observação e experimentais, vídeos e textos, sendo recomendada para o Ensino Fundamental Primeiro ciclo.
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG
Invertebrados, esponjas, cnidários, estrelas-do-mar, platelmintos, vermes, nematelmintos, moluscos, aranhas, insetos, crustáceos, borboletas, mosquitos, drosófila, tatuzinhos de jardim
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Invertebrado bicho é...
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Compreender características gerais do grupo dos animais classificado como invertebrado. 28/05/2010 Cinco estrelas 6 comentário(s) 51781 acesso(s) |
Marina Silva Rocha ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
2 |
Quem são as esponjas?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Conhecer as características gerais do grupo dos poríferos. 15/07/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 26574 acesso(s) |
Marina Silva Rocha ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
3 |
Conhecendo as Águas-vivas – Cnidários
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Reconhecer os principais integrantes do grupo dos Cnidários. Descrever as características deste grupo. Identificar a importância ecológica dos Cnidários. Reconhecer os mecanismos reprodutivos desse grupo. Identificar a importância do aparecimento de cavidade digestiva neste gr... 25/08/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 33592 acesso(s) |
Marina Silva Rocha ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
4 |
Conhecendo os Vermes: Platelmintos
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar as características básicas do grupo dos platelmintos; reconhecer a importância médica de alguns animais do grupo; reconhecer os integrantes do grupo dos platelmintos; identificar a importância ecológica do grupo e desenvolver a leitura de textos científicos relacio... 25/08/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 46763 acesso(s) |
Marina Silva Rocha ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
5 |
Vermes: Conhecendo os Nematelmintos
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar as características básicas do grupo dos nematelmintos Reconhecer a importância médica de alguns animais do grupo. Reconhecer os integrantes do grupo dos nematelmintos. Identificar nematelmintos parasitas de outros seres vivos. Desenvolver a leitura de textos cientí... 25/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 41492 acesso(s) |
Marina Silva Rocha ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
6 |
Lesmas, Caramujos e Caracóis - Moluscos
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais O aluno aprenderá a reconhecer esses moluscos Aprenderá as características deste grupo de animais 01/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 56916 acesso(s) |
Marina Silva Rocha ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
7 |
Como são as minhocas?
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Conhecer as características gerais do grupo dos anelídeos, através do estudo das minhocas. 15/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 19722 acesso(s) |
Marina Silva Rocha ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
8 |
Quem são as aranhas?
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Conhecer e identificar características gerais do grupo dos aracnídeos. 15/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 19878 acesso(s) |
Marina Silva Rocha ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
9 |
Quem são os crustáceos?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Conhecer as características principais do subfilo Crustacea e identificar os principais representantes do grupo. 12/07/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 22689 acesso(s) |
Marina Silva Rocha ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
10 |
Observando tatuzinhos de jardim
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Observar tatuzinhos de jardim identificando: forma do corpo, movimentos, hábitos alimentares e habitat. 12/07/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 37041 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
11 |
Quem são os insetos?
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Conhecer e identificar características gerais do grupo dos insetos. 28/05/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 30101 acesso(s) |
Marina Silva Rocha ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
12 |
Mosquitos
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Compreender o que é ciclo de vida Aprender sobre o ciclo de vida de alguns mosquitos Formas de interferir no ciclo de vida, como medida profilática A relação do mosquito com algumas doenças 06/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 24439 acesso(s) |
Marina Silva Rocha ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
13 |
Criando Drosófilas
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais . Observar o ciclo de vida de um inseto; . Identificar semelhanças e diferenças entre os insetos e aracnídeos. 16/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 24120 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
14 |
Como nascem as borboletas
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Compreender o processo de metamorfose das borboletas e mariposas; Observar as diferentes etapas do processo de transformação das lagartas em borboletas ou mariposas: Relacionar a existência de ovos ao surgimento das lagartas. 12/07/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 20654 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
15 |
Conhecendo as estrelas-do-mar
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Conhecer as características do grupo dos equinodermos. 15/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 32639 acesso(s) |
Marina Silva Rocha ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
Sem estrelas 0 classificações - 5538 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!