Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Como trabalhar o tema família, abrangendo as diferentes estruturas que existem, bem como os vínculos que se estabelecem entre os membros?

 

22/09/2011

Ficha Técnica
Descrição

Pretende-se com esta coleção refletir sobre a importância da família e o seu papel para a sociedade. As aulas propostas permitirão ao aluno reconhecer o seu lugar como membro de um núcleo familiar, independente do modelo constituído socialmente. Tais aulas possibilitarão ainda abordar as diferentes configurações familiares, bem como suas várias culturas e seus diversos modos de vida. Além disso, a coleção permitirá ao professor explorar os vínculos afetivos estabelecidos nas relações em família. Assim, as aulas de 1 a 4 possibilitarão investigar o tema família a partir da história de cada aluno. Na sequência, por meio das aulas 5, 6 e 7 os alunos buscarão informações sobre os seus antepassados, tendo a oportunidade de traçar a sua árvore genealógica. As aulas 8, 9, 10 e 11 levarão os alunos a refletir sobre as diferentes configurações familiares existentes. Na aula 12 o aluno terá a oportunidade de reconstruir o conceito de família a partir de um filme. A aula 13 propiciará a discussão sobre a relação dos filhos com os pais separados, dando oportunidade ao professor de discutir com os alunos sobre sentimentos e emoções presentes nessas situações. Para concluir, o professor poderá utilizar as aulas 14 e 15 para abordar os vínculos afetivos existentes na convivência em família e os papéis exercidos por cada membro no âmbito familiar, bem como discutir sobre os conflitos inerentes a essas relações.

Autoria

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG

Palavras-chave

família, diferentes configurações, convivência, vínculos afetivos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Saúde Valorização dos vínculos afetivos
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Vida sociofamiliar e comunitária
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Lista de Aulas da Coleção (15 aulas)
# Aula Autoria
1 A família de cada um

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Organizar um painel decorativo com fotos de sua família. Perceber, a partir de imagens, as mudanças na estrutura familiar brasileira e as novas formas de relacionamento a ela associadas. Produzir frases bem elaboradas,contando informações sobre a sua família.

21/01/2011 Cinco estrelas 5 comentário(s) 11862 acessos

Amanda Barros Teixeira

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

2 A singularidade de cada família

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Com as aulas propostas o aluno poderá descobrir a identidade familiar e valorizá-la; conhecer as várias culturas e os mais variados modos de vida, realizar pesquisas sobre a sua própria história, bem como conhecer cada tipo de família dos alunos da turma.

18/06/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 6796 acessos

LUCIANA SOARES MUNIZ

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

3 FAMILIA: como é a minha

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Reconhecer-se pertencente a uma família, independente do modelo constituído socialmente. Identificar as pessoas da sua família, vivenciar os valores, costumes e histórias da própria família e dos outros da classe; nomear os membros da família. Descrever o local de moradia

10/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3618 acessos

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

4 Com que molde eu vou? Pintando o imaginário infantil sobre a família

Educação Infantil | Natureza e sociedade

- colaborar para que as crianças compreendam sua constituição familiar; - despertar o sentimento de pertencimento ao grupo familiar; - contribuir para que as crianças compreendam as relações familiares; - explorar as diferentes nomenclaturas dos membros familiares.

22/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11348 acessos

Vanessa de Cássia Dias

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

5 Investigando a minha história: um olhar sobre a família - UCA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Inicial | Ética

       Pesquisar sobre seus antepassados;        Compreender a importância da família;        Construir um álbum de família;        Produzir a árvore genealógica de sua família;        Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos no...

24/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 4384 acessos

MARIANE ELLEN DA SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

6 A CRIANÇA E SUAS RELAÇÕES SOCIAIS: A FAMÍLIA E OS AMIGOS

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Reconhecer a importância das relações familiares; Identificar os papéis exercidos por cada membro familiar; Reconhecer o grupo de convívio mais próximo e as relações de respeito entre eles; Utilizar a técnica de kirigami para representar a figura humana.

19/12/2010 Quatro estrelas 13 comentário(s) 38768 acessos

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

7 ÉTICA E IDENTIDADE: CONSTRUINDO A ÁRVORE GENEALÓGICA

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1. Compreender que os nomes e sobrenomes constituem a identidade de cada pessoa. 2. Conhecer a origem dos sobrenomes e as histórias das famílias. 3. Aprofundar o auto-conhecimento através do resgate da história da própria família.

29/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 3281 acessos

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

8 Ética e Família: Tudo muda... As famílias também mudam!

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Reconhecer as mudanças do conceito de família ao longo do tempo. Conhecer as histórias das próprias famílias e das famílias dos colegas. Identificar o próprio modelo de família. Respeitar as diferentes configurações familiares reveladas no grupo de colegas. Dramatizar história...

14/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12724 acessos

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

9 FAMÍLIA: TUDO IGUAL?

Educação Escolar Indígena | Artes

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Biologia

Os alunos aprenderão sobre a importância da família. Além disso, esta aula pode ser profícua para trabalhar a oralidade, a escrita, a criatividade e o trabalho em grupo.

25/11/2009 Cinco estrelas 7 comentário(s) 20482 acessos

PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Outros

10 Pensando sobre a convivência na família- UCA

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Aprenderá o conceito de família Aprenderá a aceitar a família da qual o aluno faz parte e a conviver em harmonia com todos os membros da sua casa. Além disso, o aluno poderá com essa aula :   Refletir sobre a importância da família e o seu papel para a sociedade. Conhecer as v...

10/08/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 4310 acessos

Luciana Xavier de Castro

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Filosofia

11 A família e suas novas configurações - UCA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual

Pesquisar os tipos de grupos familiares dos alunos da sala; Organizar e tabular as informações resultantes da pesquisa com os alunos e seus grupos familiares; Elaborar um gráfico com os dados da pesquisa; Refletir e socializar o resultado da pesquisa por meio de produção textu...

16/05/2011 Cinco estrelas 4 comentário(s) 5836 acessos

Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

12 Reconstruindo o conceito de família a partir do trabalho com o filme “A família do futuro”.

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Abstrair o sentido de uma história (mensagem do filme); Formar diferentes conceitos de família a partir de um filme; Compreender o que é resumo e resenha; Fazer resumo oral; Identificar situações de abandono (desrespeito ao ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente); Identific...

07/10/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 6389 acessos

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

13 CONVIVENDO COM PAIS SEPARADOS

Ensino Fundamental Inicial | Ética

a) Expressar sentimentos relacionados ao luto pela separação dos pais. b) Refletir sobre sentimentos e emoções presentes em situações de separação dos pais. c) Perceber a importância de uma boa convivência com os novos membros na família como namoradas do pai, namorados da mãe...

16/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 3805 acessos

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

14 MINHA FAMÍLIA, MINHA VIDA

Ensino Fundamental Inicial | Ética

a) Identificar e refletir sobre conflitos presentes na relação familiar. b) Valorizar a sua própria família. c) Argumentar com membros da família sobre a importância do respeito e de uma convivência harmônica em família. d) Perceber que um bom vínculo entre pessoas da família ...

15/12/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 7383 acessos

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

15 AS CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA NA VIDA FAMILIAR DAS CRIANÇAS.

Ensino Fundamental Inicial | Ética

a) Identificar dificuldades e sentimentos vividos na relação familiar. b) Desmitificar a idéia de “família ideal”. c) Valorizar a convivência harmoniosa em família. d) Argumentar com os próprios membros da família sobre as dificuldades vividas na relação familiar com o intuito...

15/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 1829 acessos

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações - 11571 acessos

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • elizete, PMSP , São Paulo - disse:
    elizetemig@hotmail.com

    04/08/2013

    Cinco estrelas

    Idéias boas e com condições de serem aplicadas


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.