19/03/2012
Esta coleção é composta por 14 aulas que abordam as diferenças entre as grandezas escalares e vetoriais. Inicia-se a coleção com o estudo das grandezas vetoriais, as aulas 1 a 3 explicam o conceito matemático de vetor, abordando suas características, operações e definições. A aula 4 visa identificar as grandezas vetoriais, pois no estudo da Física boa parte das grandezas físicas são vetoriais e suas operações necessitam de um cuidado extra. As aulas 5 a 10 buscam conhecer as formas de trabalhar com os vetores, pois existem diversas operações matemáticas básicas no estudo escalar, mas totalmente diferentes quando se trata de vetores. No estudo de vetores temos a definição de vetores unitários, adição (regra do polígono e paralelogramo), multiplicação entre vetores, lei dos cossenos, inclinação (estudo extremamente importante na Física) entre outros. Por último, a respeito de vetores, temos a aula 11, onde é trabalhado o estudo vetorial da velocidade em uma situação problema (atravessar um rio com correnteza). As aulas 12 a 14 tratam das grandezas escalares, mais simples do que as vetoriais e presentes em todos os conceitos físicos. É iniciado o estudo destas grandezas pela determinação das medidas, após saber identificá-las é feito o estudo das notações científicas que são muito importantes nas representações dos valores escalares e a coleção é finalizada com a definição das mudanças de escalas, pois temos várias unidades para uma mesma grandeza escalar Física. Coleção "Mecânica" - Coleção com vários recursos educacionais sobre Mecânica denominado "A Física e o Cotidiano", que foi desenvolvido a partir do edital 001/2007, do MEC/MCT, pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecao.html?id=306 Vídeo "G1 - Entenda as diferenças entre grandezas escalares e vetoriais.mp4" - Demonstra a diferença entre as grandezas escalares e vetoriais, além de ilustrar como é a soma destas grandezas. http://www.youtube.com/watch?v=Fuz01UoaZvI
Bruno Pagliarani Mattiazzo - FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA - SP
grandezas vetoriais, grandezas escalares, vetorial, escalar, vetor
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Movimento, variações e conservações |
Ensino Médio | Física | Conhecimentos básicos e fundamentais |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Vetores
Ensino Médio | Física * Grandezas Vetoriais. 18/12/2008 Quatro estrelas 5 comentário(s) 12617 acesso(s) |
ANDREA MARQUES LEAO DOESCHER UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL PRESIDENTE PRUDENTE SP Matemática |
2 |
Vetores: Orientações Necessárias
Ensino Médio | Física Ensino Médio | Matemática Identificar a direção, o sentido e o módulo de um vetor. Reconhecer que um mesmo vetor pode estar aplicado em infinitos pontos do plano. Determinar as coordenadas e o módulo de um vetor. 29/11/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 12917 acesso(s) |
Raquel Cupolillo Simões de Sousa Universidade Federal do Rio de Janeiro RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
3 |
Vetores – conceito e operações
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Médio | Física · Avaliar a diferença entre grandezas vetoriais e grandezas escalares. · Resolver operações envolvendo vetores. · Utilizar métodos geométricos para determinar soma de vetores. 23/08/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 14417 acesso(s) |
JOSE ANGELO DE FARIA COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI VICOSA MG Física |
4 |
Introdução ao estudo de grandezas vetoriais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Médio | Física · Identificar as características de uma grandeza vetorial. · Resolver operações matemáticas envolvendo grandezas vetoriais. · Comparar grandezas escalares com grandezas vetoriais. 01/06/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7074 acesso(s) |
JOSE ANGELO DE FARIA COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI VICOSA MG Física |
5 |
Operações com Vetores: Interagindo e Construindo Conceitos
Ensino Médio | Física Ensino Médio | Matemática Calcular a adição e a subtração de dois ou mais vetores. Efetuar a multiplicação de um vetor por um número real. 30/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10496 acesso(s) |
Raquel Cupolillo Simões de Sousa Universidade Federal do Rio de Janeiro RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
6 |
O Ensino de Vetores no CAp UFRJ: Vetores Unitários
Ensino Médio | Matemática O aluno será capaz de conceituar vetor unitário, reconhecer e calcular o versor de um vetor, identificar a base canônica do R² e operar a partir da combinação linear com os vetores desta base. 23/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4411 acesso(s) |
Daniella Assemany COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
7 |
O Ensino de Vetores no CAp UFRJ: Adição vetorial e Multiplicação por escalar
Ensino Médio | Matemática Encontrar graficamente o vetor resultante de uma adição e de uma multiplicação por um escalar. 23/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 3034 acesso(s) |
Daniella Assemany COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
8 |
O Ensino de Vetores no CAp UFRJ: Produto Escalar no R²
Ensino Médio | Matemática Espera-se que, ao final desta aula, o aluno seja capaz de identificar vetores perpendiculares, calcular o produto escalar entre dois vetores e interpretar geometricamente esta operação. 19/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 6757 acesso(s) |
Daniella Assemany COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
9 |
Aplicações do Ensino de Vetores no CAp UFRJ: Lei dos Cossenos
Ensino Médio | Matemática Espera-se que, ao final desta aula, apoiados pelas noções de vetor e trigonometria, os alunos sejam capazes de projetar ortogonalmente um vetor sobre outro, encontrar relações nos triângulos associados a uma projeção, deduzir e utilizar a Lei dos Cossenos. 19/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5106 acesso(s) |
Daniella Assemany COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
10 |
O Ensino de Vetores no CAp UFRJ: Inclinação de Vetores
Ensino Médio | Matemática Definir ângulo entre dois vetores Determinar a inclinação de um vetor em relação a uma semi-reta 23/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5127 acesso(s) |
Daniella Assemany COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
11 |
Como atravessar um rio de água corrente em menor tempo?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Médio | Física Analisar a composição de um movimento quando sua velocidade possui dois movimentos independentes como na travessia de um rio. Determinar a direção que se deve manter o barco para conseguir fazer uma travessia na menor distância. Compreender que para ... 16/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9553 acesso(s) |
JOSE ANGELO DE FARIA COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI VICOSA MG Física |
12 |
Grandezas Escalares - Medidas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Médio | Física · Avaliar o ato de medir. · Descrever o conceito de grandezas em física. · Determinar medidas diretas e indiretas. 01/06/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 6416 acesso(s) |
JOSE ANGELO DE FARIA COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI VICOSA MG Física |
13 |
Notação Científica
Ensino Médio | Física Ensino Médio | Matemática - Identificar diferentes unidades de medidas utilizadas para representar as dimensões de um objeto. - Conhecer e utilizar a notação científica de valores muito grandes e/ou pequenos. 23/06/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 23309 acesso(s) |
Gílian Cristina Barros SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Física |
14 |
Mudança de escalas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Médio | Física · Comparar a relação de escalas entre uma estrutura sólida e outra cujas dimensões foram ampliadas. · Relacionar a variação da resistência e do peso de um sólido devido a ampliações de sua escala. · Criticar cientificamente a ampliação de um sólido em fu... 25/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4747 acesso(s) |
JOSE ANGELO DE FARIA COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI VICOSA MG Física |
Sem estrelas 0 classificações - 5892 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!