24/05/2012
Com essa coleção pretendo chamar a atenção dos profissionais da educação infantil para as possibilidades criativas das crianças na escola. Devemos levar em conta que esse espaço é um lugar privilegiado que pode garantir o desenvolvimento da criatividade das crianças. Para tanto, podemos nos valer, primeiramente, da literatura infantil e do hábito de ler histórias em sala para e com as crianças. E também, perceber como a linguagem teatral pode contribuir para o desenvolvimento dos pequenos. É importante ainda, oportunizar situações em que as crianças sejam o centro do trabalho educativo e a linguagem teatral é uma ótima aliada nesse trabalho. Como nos ensina Vigotski (2009), as crianças externalizam sua compreensão acerca do meio em que vivem – sociedade, família, escola, amigos etc – por meio da imitação criativa. Nesses momentos, podem experimentar o lugar de mãe, vizinha, irmão, pai, madrasta assim como atos morais de heroísmo, coragem, medo, tristeza, alegria, dor etc, e reorganizar suas compreensões e impressões acerca desses elementos. Ao vivenciar esses “lugares” e reorganizar suas impressões podem ter afloradas novas compreensões, só que agora um tanto mais elaboradas e assim, sucessivamente, poderão vivenciar situações, por força do instinto e da imaginação que os ambientes cotidianos da vida não lhes apresentam. Portanto, fazer uso da linguagem teatral e da imaginação das crianças no dia a dia da sala de aula é momento prazeroso e importante no desenvolvimento das crianças. Esse trabalho aparece nas aulas de 1 a 8. A coleção de recursos educacionais Contos Infantis no link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecao.html?id=391 e estudos acerca da literatura infantil no endereço http://literaturainfantilportaldoprofessor.wordpress.com/ podem enriquecer a exploração da literatura infantil e contribuir com a promoção da criatividade. Ampliando as possibilidades criativas podemos nos valer da linguagem artística e de propostas que transformem objetos e materiais pelas mãos das crianças. Nas aulas de 9 a 15 percebemos como tais propostas se concretizam. A coleção de Recursos Tangran, um jogo oriental no link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecao.html?id=390 pode complementar esse aspecto. Reconhecendo a sala de aula e a escola como lugar de pluralidade de ideias, de pensamentos e de culturas, é preciso promover um espaço de aprendizado a partir da construção do saber com as crianças. Logo, estas, são chamadas a rever conhecimentos prévios e a (re)construir novos. Nesse sentido, o trabalho com o próprio corpo presente nas aulas de 16 a 20, pode oportunizar vivências ricas potencializando a imaginação e a criatividade.
Núbia Silvia Guimaraes Paiva - Universidade Federal de Uberlândia - MG
criatividade, imaginação, aprendizagem e desenvolvimento.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Caderno de Histórias: literatura e criatividade
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita § Despertar o gosto pela leitura; § Trabalhar com a literatura infantil; § Desenvolver a criatividade e a expressividade; § Criar hábitos de leitura; § Formar-se como um pequeno leitor; 11/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 16030 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
2 |
“O Homem que adorava caixas”: explorando as habilidades criativas das crianças
Educação Infantil | Matemática Educação Infantil | Natureza e sociedade § Discutir e refletir sobre o reaproveitamento de materiais que seriam lançados no lixo; § Construir objetos com materiais recicláveis e reutilizáveis; § Construir brinquedos com materiais reutilizáveis; § Brincar com brinquedos alternativos. 12/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 34725 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
3 |
Branca de neve e os sete anões: a linguagem teatral na Educação infantil
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Despertar o gosto por ouvir histórias; Ter contato com a literatura infantil; Ampliar a capacidade de imaginação; Desenvolver a criatividade; Ocupar papéis; Interessar-se pela linguagem teatral; Vencer dificuldades emocionais; Utilizar outras linguagens - Linguagem teatral - ... 26/08/2010 Quatro estrelas 11 comentário(s) 99394 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
4 |
Viajando nas histórias: “BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES”.
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita • Estudar as personagens da história: Branca de Neve, os sete anões (Dunga, Mestre, Zangado, Dengoso, Feliz, Atchin e Soneca), a Madrasta/Bruxa, o Príncipe compreendendo suas características físicas e emocionais e a sua representatividade na historia. • Trabalhar os conceitos ... 22/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 33955 acesso(s) |
Vanessa Salum Cabral Galvão Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
5 |
O SÍTIO DO PICAPAU AMARELO: CRIANDO BONECOS DE LEGUMES COM PEDRINHO
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Movimento Construir bonecos de legumes usando a criatividade e habilidade. 19/08/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 13170 acesso(s) |
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
6 |
"Menina bonita do laço de fita: trabalhando as diferenças na educação infantil"
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Perceber-se e perceber o outro como diferente; Respeitar as diferenças; Desenvolver e potencializar a criatividade. 13/05/2010 Quatro estrelas 19 comentário(s) 312329 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
7 |
“Oralidade e o Recontar de histórias”.
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Despertar nas crianças o gosto pela leitura; Estimular a criatividade; Desenvolver a oralidade. 13/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12854 acesso(s) |
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
8 |
O encanto das flores: cores, formas e perfumes
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade • Compreender a importância das flores na natureza; • Aprender sobre modos de preparo da terra para plantio; • Desenvolver a criatividade e capacidade de pesquisa; • Ampliar o vocabulário; • Ampliar o conhecimento sobre a escrita. 19/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 7329 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
9 |
O DESENHO CRIATIVO
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Apreciar obras de arte. Desenvolver a observação e a imaginação. Aprimorar desenhos. Participar do concurso de desenhos. 26/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 90984 acesso(s) |
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
10 |
SERIGRAFANDO UM PEIXE
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Natureza e sociedade A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula: Conhecer a técnica da arte da serigrafia para a impressão do peixe; Utilizar a criatividade durante a elaboração da obra; Desenvolver habilidades de expressão; Respeitar e apreciar a produção dos cole... 17/09/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 11612 acesso(s) |
KEILA BARRETO DE ARAÚJO NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
11 |
Vamos construir nossos próprios brinquedos?
Educação Infantil | Arte Visual - Conhecer diferentes brinquedos e brincadeiras. - Experimentar a utilização de diferentes materiais na construção de brinquedos. - Desenvolver a imaginação e a criatividade durante as brincadeiras. 27/10/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9433 acesso(s) |
PRICILLA CRISTINE TRIERWEILLER NDI UFSC FLORIANOPOLIS SC Outros |
12 |
FAZENDO ARTE: Brincando de Roda
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula: Vivenciar a técnicas desenho cego para releitura de obra de arte, através da observação, percepção e criatividade. 19/10/2009 Quatro estrelas 11 comentário(s) 55986 acesso(s) |
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
13 |
Percepção auditiva: montando e desmontando
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Desenvolver a atenção e a percepção auditiva; Ampliar a percepção auditiva; Aguçar o raciocínio rápido; Ampliar ou desenvolver o gosto pela música; Sensibilizar - se para a possibilidade de reciclar; Ampliar sua criatividade. 13/08/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 74009 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
14 |
O que acontece quando misturamos as cores?
Educação Infantil | Arte Visual 1- Que as cores estão presentes em nosso mundo real . 2- Aprender a criar diferentes cores a partir de cores primárias. 3- Desenvolver a imaginação e a educação dos sentidos. 4- Explorar habilidades criativas da criança. 5 - Construir esculturas dos personagens da história. 25/10/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9103 acesso(s) |
Vânia Maria Broering NDI UFSC FLORIANOPOLIS SC Outros |
15 |
Desenho, desenhinho e desenhão, por que gostamos de desenhar de montão?
Educação Infantil | Arte Visual - Conhecer diferentes maneiras/modos de desenhar, bem como constituir ao longo do processo uma concepção do desenho como linguagem. - Levar a passear o olhar na análise de diferentes locais e paisagens, vídeos, fotografia, etc, com o intuito de sensibilização estética quanto ... 01/12/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 12055 acesso(s) |
PRICILLA CRISTINE TRIERWEILLER NDI UFSC FLORIANOPOLIS SC Outros |
16 |
As crianças na faixa etária de 4 anos são criativas no que diz respeito aos movimentos faciais e a sensibilização dos parceiros?
Educação Infantil | Movimento As crianças, na faixa etária de 4 anos de idade, podem experimentar movimentos faciais engraçados e o quanto conseguem expressar-se facialmente até fazer outra criança sorrir com seus gestos. 01/11/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 6713 acesso(s) |
Equipe Movimento |
17 |
Dançando com um boneco de lata
Educação Infantil | Movimento • Expressar a linguagem musical, imaginação e criatividade; • Favorecer a expressão corporal; • Conhecer as partes do Corpo Humano; 19/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 6741 acesso(s) |
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
18 |
Brincando com jornais
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Aprender a brincar com materiais alternativos e ou reciclaveis; Exercitar os seus sentidos, estimular a criatividade do brincar; Reconhecer as possibilidades de adaptações de materiais que se transformam em brincadeiras; 20/11/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 38620 acesso(s) |
RICARDO LUCAS DA ROCHA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
19 |
Quais movimentos podemos fazer com estas brincadeiras cantadas?
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Educação Física As crianças a partir dos quatro anos de idade poderão: Realizar movimentos corporais variados; Aprender algumas expressões faciais; Utilizar o raciocínio lógico; Desenhar; Trabalhar a coordenação motora e o equilíbrio; e Ter contato com a música e a dança. 14/12/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 35485 acesso(s) |
LIZYANE FRANCISCA SILVA DOS SANTOS NDI UFSC FLORIANOPOLIS SC Movimento |
20 |
Pulando Corda Individual, Criando Atividades em Grupos e Jogos.
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Aliar a atividade física a noções básicas das letras Estimular e Desenvolver a Criatividade. Interagir com diferentes grupos. 11/02/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 17963 acesso(s) |
Moacyr Barreto da Silva Junior COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
Quatro estrelas 1 classificações - 14287 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
12/05/2013
Quatro estrelasAchei ótima esta coleção, pois trabalho em creche e as vezes é difícil encontrar algo que seja da creche ou a ela se adapte.