Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Como a prática pedagógica da educação infantil pode ser propulsora da criatividade das crianças e dos professores?

 

24/05/2012

Ficha Técnica
Descrição

Com essa coleção pretendo chamar a atenção dos profissionais da educação infantil para as possibilidades criativas das crianças na escola. Devemos levar em conta que esse espaço é um lugar privilegiado que pode garantir o desenvolvimento da criatividade das crianças. Para tanto, podemos nos valer, primeiramente, da literatura infantil e do hábito de ler histórias em sala para e com as crianças. E também, perceber como a linguagem teatral pode contribuir para o desenvolvimento dos pequenos. É importante ainda, oportunizar situações em que as crianças sejam o centro do trabalho educativo e a linguagem teatral é uma ótima aliada nesse trabalho. Como nos ensina Vigotski (2009), as crianças externalizam sua compreensão acerca do meio em que vivem – sociedade, família, escola, amigos etc – por meio da imitação criativa. Nesses momentos, podem experimentar o lugar de mãe, vizinha, irmão, pai, madrasta assim como atos morais de heroísmo, coragem, medo, tristeza, alegria, dor etc, e reorganizar suas compreensões e impressões acerca desses elementos. Ao vivenciar esses “lugares” e reorganizar suas impressões podem ter afloradas novas compreensões, só que agora um tanto mais elaboradas e assim, sucessivamente, poderão vivenciar situações, por força do instinto e da imaginação que os ambientes cotidianos da vida não lhes apresentam. Portanto, fazer uso da linguagem teatral e da imaginação das crianças no dia a dia da sala de aula é momento prazeroso e importante no desenvolvimento das crianças. Esse trabalho aparece nas aulas de 1 a 8. A coleção de recursos educacionais Contos Infantis no link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecao.html?id=391 e estudos acerca da literatura infantil no endereço http://literaturainfantilportaldoprofessor.wordpress.com/ podem enriquecer a exploração da literatura infantil e contribuir com a promoção da criatividade. Ampliando as possibilidades criativas podemos nos valer da linguagem artística e de propostas que transformem objetos e materiais pelas mãos das crianças. Nas aulas de 9 a 15 percebemos como tais propostas se concretizam. A coleção de Recursos Tangran, um jogo oriental no link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecao.html?id=390 pode complementar esse aspecto. Reconhecendo a sala de aula e a escola como lugar de pluralidade de ideias, de pensamentos e de culturas, é preciso promover um espaço de aprendizado a partir da construção do saber com as crianças. Logo, estas, são chamadas a rever conhecimentos prévios e a (re)construir novos. Nesse sentido, o trabalho com o próprio corpo presente nas aulas de 16 a 20, pode oportunizar vivências ricas potencializando a imaginação e a criatividade.

Autoria

Núbia Silvia Guimaraes Paiva - Universidade Federal de Uberlândia - MG

Palavras-chave

criatividade, imaginação, aprendizagem e desenvolvimento.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Movimento Expressividade
Lista de aulas da coleção (20 aulas)
# Aula Autoria
1 Caderno de Histórias: literatura e criatividade

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

§         Despertar o gosto pela leitura; §         Trabalhar com a literatura infantil; §         Desenvolver a criatividade e a expressividade; §         Criar hábitos de leitura; §         Formar-se como um pequeno leitor;

11/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 16030 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

2 “O Homem que adorava caixas”: explorando as habilidades criativas das crianças

Educação Infantil | Matemática

Educação Infantil | Natureza e sociedade

§         Discutir e refletir sobre o reaproveitamento de materiais que seriam lançados no lixo; §         Construir objetos com materiais recicláveis e reutilizáveis; §         Construir brinquedos com materiais reutilizáveis; §         Brincar com brinquedos alternativos.

12/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 34725 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

3 Branca de neve e os sete anões: a linguagem teatral na Educação infantil

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Despertar o gosto por ouvir histórias; Ter contato com a literatura infantil; Ampliar a capacidade de imaginação; Desenvolver a criatividade; Ocupar papéis; Interessar-se pela linguagem teatral;  Vencer dificuldades emocionais; Utilizar outras linguagens - Linguagem teatral - ...

26/08/2010 Quatro estrelas 11 comentário(s) 99394 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

4 Viajando nas histórias: “BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES”.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

• Estudar as personagens da história: Branca de Neve, os sete anões (Dunga, Mestre, Zangado, Dengoso, Feliz, Atchin e Soneca), a Madrasta/Bruxa, o Príncipe compreendendo suas características físicas e emocionais e a sua representatividade na historia. • Trabalhar os conceitos ...

22/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 33955 acesso(s)

Vanessa Salum Cabral Galvão

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

5 O SÍTIO DO PICAPAU AMARELO: CRIANDO BONECOS DE LEGUMES COM PEDRINHO

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Movimento

Construir bonecos de legumes usando a criatividade e habilidade.

19/08/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 13170 acesso(s)

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

6 "Menina bonita do laço de fita: trabalhando as diferenças na educação infantil"

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Perceber-se e perceber o outro como diferente; Respeitar as diferenças; Desenvolver e potencializar a criatividade.

13/05/2010 Quatro estrelas 19 comentário(s) 312329 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

7 “Oralidade e o Recontar de histórias”.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Despertar nas crianças o gosto pela leitura; Estimular a criatividade; Desenvolver a oralidade.

13/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12854 acesso(s)

Thalita Carlos Moreno Tomé Peres

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

8 O encanto das flores: cores, formas e perfumes

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

• Compreender a importância das flores na natureza; • Aprender sobre modos de preparo da terra para plantio; • Desenvolver a criatividade e capacidade de pesquisa; • Ampliar o vocabulário; • Ampliar o conhecimento sobre a escrita.

19/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 7329 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

9 O DESENHO CRIATIVO

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

 Apreciar obras de arte.   Desenvolver a observação e a imaginação.  Aprimorar desenhos.  Participar do concurso de desenhos.

26/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 90984 acesso(s)

Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

10 SERIGRAFANDO UM PEIXE

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Natureza e sociedade

 A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula: Conhecer a técnica da arte da serigrafia para a impressão do peixe; Utilizar a criatividade durante a elaboração da obra; Desenvolver habilidades de expressão; Respeitar e apreciar a produção dos cole...

17/09/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 11612 acesso(s)

KEILA BARRETO DE ARAÚJO

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

11 Vamos construir nossos próprios brinquedos?

Educação Infantil | Arte Visual

- Conhecer diferentes brinquedos e brincadeiras.  - Experimentar a utilização de diferentes materiais na construção de brinquedos. - Desenvolver a imaginação e a criatividade durante as brincadeiras.  

27/10/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9433 acesso(s)

PRICILLA CRISTINE TRIERWEILLER

NDI UFSC

FLORIANOPOLIS SC

Outros

12 FAZENDO ARTE: Brincando de Roda

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula: Vivenciar a técnicas desenho cego para releitura de obra de arte, através da observação, percepção e criatividade.

19/10/2009 Quatro estrelas 11 comentário(s) 55986 acesso(s)

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

13 Percepção auditiva: montando e desmontando

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Desenvolver a atenção e a percepção auditiva; Ampliar a percepção auditiva; Aguçar o raciocínio rápido;  Ampliar ou desenvolver o gosto pela música; Sensibilizar - se para a possibilidade de reciclar; Ampliar sua criatividade.

13/08/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 74009 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

14 O que acontece quando misturamos as cores?

Educação Infantil | Arte Visual

1- Que as cores estão presentes em nosso mundo real . 2- Aprender a criar diferentes cores a partir de cores primárias. 3- Desenvolver a imaginação e a educação dos sentidos. 4- Explorar habilidades criativas da criança. 5 - Construir esculturas dos personagens da história.

25/10/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9103 acesso(s)

Vânia Maria Broering

NDI UFSC

FLORIANOPOLIS SC

Outros

15 Desenho, desenhinho e desenhão, por que gostamos de desenhar de montão?

Educação Infantil | Arte Visual

- Conhecer diferentes maneiras/modos de desenhar, bem como constituir ao longo do processo uma concepção do desenho como linguagem.  - Levar a passear o olhar na análise de diferentes locais e paisagens, vídeos, fotografia, etc, com o intuito de sensibilização estética quanto ...

01/12/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 12055 acesso(s)

PRICILLA CRISTINE TRIERWEILLER

NDI UFSC

FLORIANOPOLIS SC

Outros

16 As crianças na faixa etária de 4 anos são criativas no que diz respeito aos movimentos faciais e a sensibilização dos parceiros?

Educação Infantil | Movimento

As crianças, na faixa etária de 4 anos de idade, podem experimentar movimentos faciais engraçados e o quanto conseguem expressar-se facialmente até fazer outra criança sorrir com seus gestos.

01/11/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 6713 acesso(s)

Equipe

Movimento

17 Dançando com um boneco de lata

Educação Infantil | Movimento

• Expressar a linguagem musical, imaginação e criatividade; • Favorecer a expressão corporal; • Conhecer as partes do Corpo Humano;

19/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 6741 acesso(s)

Thalita Carlos Moreno Tomé Peres

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

18 Brincando com jornais

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Aprender a brincar com materiais alternativos e ou reciclaveis; Exercitar os seus sentidos, estimular a criatividade do brincar; Reconhecer as possibilidades de adaptações de materiais que se transformam em brincadeiras;

20/11/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 38620 acesso(s)

RICARDO LUCAS DA ROCHA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

19 Quais movimentos podemos fazer com estas brincadeiras cantadas?

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

As crianças a partir dos quatro anos de idade poderão: Realizar movimentos corporais variados; Aprender algumas expressões faciais; Utilizar o raciocínio lógico; Desenhar; Trabalhar a coordenação motora e o equilíbrio; e  Ter contato com a música e a dança.

14/12/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 35485 acesso(s)

LIZYANE FRANCISCA SILVA DOS SANTOS

NDI UFSC

FLORIANOPOLIS SC

Movimento

20 Pulando Corda Individual, Criando Atividades em Grupos e Jogos.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Aliar a atividade física a noções básicas das letras Estimular e Desenvolver a Criatividade. Interagir com diferentes grupos.

11/02/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 17963 acesso(s)

Moacyr Barreto da Silva Junior

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações - 14287 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Cristina, EMPG Zuzu Angel - Guarulhos , São Paulo - disse:
    cristinabrasiel@hotmail.com

    12/05/2013

    Quatro estrelas

    Achei ótima esta coleção, pois trabalho em creche e as vezes é difícil encontrar algo que seja da creche ou a ela se adapte.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.