19/08/2014
Esta coleção, composta de 19 aulas, apresenta conteúdos e sugestões de atividades que proporcionarão aos alunos conhecer a origem da dengue e comparar os dados de ocorrência da doença ao longo dos anos, (aulas 01 a 03), conhecer doenças que afetam a população brasileira, como a AIDS, identificando as causas, o tratamento e a profilaxia (aulas 04 a 06), refletir e promover atitudes que visem a proteção e saúde sexual, identificar métodos e ações que previnam as DSTs e reconhecer a importância da prevenção da gravidez, das Doenças Sexualmente Transmissíveis e da prática do sexo seguro para a saúde humana (aulas 07 a 10), discutir sobre as funções das dietas relacionadas a questões salutares ou estéticas e a influência da mídia sobre os padrões estéticos na sociedade, como as repercussões sociais da obesidade – hostilização com relação às pessoas obesas, preconceitos sofridos por estas pessoas (aulas 11 e 12), reconhecer a necessidades de realização de atividades físicas e seus benefícios para a pessoa com diabetes, identificar os principais sintomas do transtorno conhecido como vigorexia (aulas 13 a 16), analisar como a escola e o esporte pode auxiliar na prevenção ao uso de drogas (aula 17), conhecer as consequências para a saúde resultantes do uso do cigarro (aula 18), compreender o que são armas biológicas, arma nuclear e armas químicas e seus efeitos sobre uma população quando de sua utilização (aula 19). Além das aulas, há também materiais de apoio que poderão ser utilizados pelos professores e alunos para enriquecimento curricular: Dengue (http://www.educando.edu.do/sitios/archivos/dengue/dengue_es.swf), O que nos espera no futuro (https://www.youtube.com/watch?v=zxZ0dWtJVaw), Drogas: Cartilha sobre maconha, cocaína e inalantes (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000011867.pdf), Site de Cara Pra Vida (http://decarapravida.com.br/site/).
CRISTIANE HENRIQUE SANTOS - Ministério da Educação - DF
Doenças sexualmente transmissíveis, obesidade, exercícios físicos, drogas, AIDS, dengue, doenças, qualidade de vida
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Prevenção às doenças sexualmente transmissíveis/AIDS |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Ética (respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo) |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Corpo humano e suas necessidades |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Doenças transmissíveis |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Dietas e consumo de alimentos |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Riscos por acidentes e uso indevido de drogas |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
A História de uma epidemia - Dengue
Ensino Médio | Biologia Conhecer a origem da dengue. Comparar os dados de ocorrência da dengue ao longo dos anos. Analisar as medidas tomadas para conter a epidemia e julgar se estão tendo resultados. 06/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 25251 acesso(s) |
ANDREA DA SILVA CASTAGINI SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Biologia |
2 |
BIOTECNOLOGIA CONTRA A DENGUE
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança Ensino Médio | Biologia Conhecer o processo de pesquisa científica; Conhecer a biotecnologia; Relacionar a biotecnologia com o combate de doenças como a dengue; 18/06/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12695 acesso(s) |
ANDREA DA SILVA CASTAGINI SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Biologia |
3 |
Adaptações da dengue ao longo do tempo
Ensino Médio | Biologia Entender o ciclo de vida do mosquito da dengue. Conhecer as limitações das larvas quanto ao ambiente e as recentes adaptações das mesmas. 06/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 17697 acesso(s) |
ANDREA DA SILVA CASTAGINI SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Biologia |
4 |
Brasil não saudável: atenção para obesidade, dengue e AIDS!
Ensino Médio | Biologia - Identificar as causas, o tratamento e a profilaxia para a obesidade; - Reconhecer a origem, os sintomas, o tratamento e a prevenção da Dengue; - Compreender como ocorre a multiplicação do vírus HIV no organismo, bem como os seus estágios, maneiras de transmissão e sintomas. 04/09/2012 Quatro estrelas 1 comentário(s) 6954 acesso(s) |
Equipe LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS MEIO AMBIENTE 2012 |
5 |
A História da AIDS: uma abordagem interdisciplinar
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | História O aluno poderá aprender nesta aula aspectos relacionados à história da AIDS. Ainda poderá aprender a refletir sobre suas próprias atitudes e valores com relação à doença. 13/12/2011 Quatro estrelas 5 comentário(s) 16428 acesso(s) |
Bruno Viveiros Martins Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
6 |
Eu me cuido? Prevenção, transmissão, segurança, estereótipos associados às DSTs/AIDS
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | História Compreender a forma de propagação do HIV/AIDS bem como de outras Doenças Sexualmente Transmissíveis e de que maneira a nossa socialização está relacionada com isso. Refletir sobre as situações que se dão na negociação do sexo seguro incorporando os argumentos a favor e cont... 29/07/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 15828 acesso(s) |
SANDRO PRADO SANTOS ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
7 |
Desmistificando mitos e tabus sexuais
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual Ensino Médio | Biologia Os alunos aprenderão sobre os mitos e tabus sexuais relacionados à anatomia, fisiologia, anticoncepção e doenças sexualmente transmissíveis (DST). Além disso, esta aula pode contribuir para aprimorar a capacidade crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas às te... 25/11/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 14416 acesso(s) |
PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho SAO PAULO SP Outros |
8 |
DSTs - Doenças Sexualmente Transmissíveis
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual Ensino Fundamental Final | Saúde Identificar as DSTs. Refletir e promover atitudes que visem a proteção e saúde sexual. Identificar métodos e ações que previnam as DSTs. 04/05/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 16296 acesso(s) |
ANDREA DA SILVA CASTAGINI SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Biologia |
9 |
Métodos contraceptivos: conhecer para se proteger
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual Ensino Médio | Biologia Os alunos aprenderão sobre os diferentes métodos contraceptivos existentes, podendo refletir sobre a importância da prevenção da gravidez e das Doenças Sexualmente Transmissíveis. 20/08/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 40933 acesso(s) |
PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho SAO PAULO SP Outros |
10 |
Corpo matriz da sexualidade: Direitos sexuais e reprodutivos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Biologia Discutir os conceitos de direitos sexuais e direitos reprodutivos, como parte integrante dos direitos humanos e refletir sobre a importância destes conceitos na vida das mulheres e dos homens. Compreender que homens e mulheres devem cuidar de sua saúde sexual e reprodutiva ... 31/07/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 17909 acesso(s) |
SANDRO PRADO SANTOS ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
11 |
Transtornos alimentares
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Discutir sobre as funções das dietas relacionadas a questões salutares ou estéticas Discutir a influência da mídia sobre os padrões estéticos na sociedade Discutir sobre saúde e qualidade de vida 27/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 23320 acesso(s) |
Ana Cláudia Bastian Machado SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Biologia |
12 |
Obesidade: o mal do século?
Ensino Fundamental Final | Saúde Promover discussões e reflexões sobre a Obesidade: o que é, classificação, fatores que levam a tal transtorno, suas repercussões sobre a saúde física, formas de prevenção e de tratamento. Além disso, serão discutidas as repercussões sociais da obesidade – hostilização com rela... 30/04/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 13606 acesso(s) |
Estela Calderaro Pontinha Leite Universidade de Mogi das Cruzes MOGI DAS CRUZES SP Saúde |
13 |
Você corre para comer ou come para correr?
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Educação Física Identificar seu índice de massa corporal; Identificar as bases calóricas dos alimentos consumidos diariamente; Identificar as atividades do cotidiano e quais são as necessidades calóricas para a realização destas atividades. 22/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11200 acesso(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
14 |
Das espinhas ao infarto: pesquisando os problemas associados ao consumo de gorduras
Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Química • Identificar aspectos específicos da biologia do corpo humano. • Descrever o impacto dos lipídeos no funcionamento do sistema circulatório, no desenvolvimento de problemas dermatológicos e na saúde de forma geral. • Diferenciar gorduras saturadas e insaturadas. • Refletir a r... 22/05/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5643 acesso(s) |
Delma Faria Shimamoto ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
15 |
Diabetes e Exercício Físico podem andar juntos?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Educação Física - Identificar quais são os benefícios da atividade física para a pessoa com diabetes. - Conhecer e diferenciar os tipos de açúcares (monossacarídeos, dissacarídeos, trissacarídeos e polissacarídeos). - Reconhecer os tipos de diabetes, seus sintomas e como fazer para ... 01/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 15049 acesso(s) |
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Educação Física |
16 |
Corpo e Sociedade: os perigos da vigorexia
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física - Identificar os principais sintomas do transtorno conhecido como vigorexia; - Identificar os principais riscos para a saúde decorrentes da prática excessiva de atividade física; - Identificar formas saudáveis de exercitar o corpo, evitando riscos decorrentes do treinamento ex... 12/10/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 6757 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
17 |
Doping! A droga no Esporte...
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Química - Conhecer dados referentes ao doping na História. - Identificar os tipos de doping e conhecer casos de atletas que fizeram o uso de doping. - Analisar como a escola e o esporte pode auxiliar na prevenção ao uso de drogas. 24/01/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 49480 acesso(s) |
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Educação Física |
18 |
Cigarro? Tô Fora!/ Combate ao Fumo
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Biologia Conhecer as conseqüências para a saúde resultantes do uso do cigarro. 20/03/2009 Cinco estrelas 7 comentário(s) 40155 acesso(s) |
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED TELEMACO BORBA PR Biologia |
19 |
Terrorismo: o que são armas biológicas, armas nucleares e armas químicas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Compreender o que são armas biológicas, arma nuclear e armas químicas e seus efeitos sobre uma população quando de sua utilização; Apresentar alguns casos de uso de armas biológicas, nuclear e químicas na história da humanidade; Discutir sobre o papel da mídia na formação do c... 27/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10605 acesso(s) |
Ana Cláudia Bastian Machado SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Biologia |
Quatro estrelas 1 classificações - 16329 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/10/2015
Quatro estrelasAchei muito interessante e construtivas as explicações... Ajuda na melhoria pela busca do conhecimento!