18/04/2011
Esta coleção reúne 19 aulas elaboradas a partir do gênero textual conto popular. Esse gênero caracteriza-se por apresentar traços culturais muito marcantes, uma vez que os contos são passados de geração em geração e em cada sociedade como recurso para fornecer ensinamentos e para transmitir cultura. As aulas aqui apresentadas oferecem oportunidades de os professores trabalharem leitura, escrita e interpretação de texto, utilizando contos atrativos e diversificados. Inicialmente, as aulas 1 a 3 dão subsídios para os professores trabalharem a estrutura do gênero conto e suas especificidades. Em seguida, as aulas de 4 a 12 apresentam diversos tipos de contos de diferentes culturas (africana, portuguesa, brasileira, etc.), propiciando o trabalho de diversos aspectos linguísticos. Posteriormente, as aulas de 13 a 16 sugerem atividades de escrita a partir de reescritas de contos, para, em seguida, ser possível o trabalho de produção de contos (propostas das aulas 17 e 18). A coleção finaliza com a sugestão de dramatização de diferentes contos populares.
Livia Fagundes Neves - COL DE APLICACAO JOAO XXIII - MG
conto, leitura, escrita, cultura
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
CONTOS POPULARES
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos populares e suas especificidades. - Conhecer a cultura brasileira. 24/05/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 87564 acesso(s) |
Daniela Amaral Silva Freitas Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
2 |
Contos
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos Identificar a finalidade desse gênero textual. Conhecer as práticas sociais de produção e circulação dos contos. Conhecer diferentes tipos de contos 10/01/2011 Quatro estrelas 12 comentário(s) 336162 acesso(s) |
Maria Carolina da Silva Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
3 |
A estrutura de um conto: "O Rei Sapo".
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar os personagens principais da história. Reconhecer a estrutura textual de um conto. Recontar o conto com suas próprias palavras. Reescrever o conto com suas palavras, ainda que não de forma convencional. Identificar início, meio e fim de um conto. 18/10/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 30687 acesso(s) |
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
4 |
CONTOS MARAVILHOSOS
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa – Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos maravilhosos. – Identificar a finalidade de tais textos. 28/06/2010 Cinco estrelas 5 comentário(s) 79019 acesso(s) |
Daniela Amaral Silva Freitas Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
5 |
O conto maravilhoso: uma viagem ao fantástico.
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Compreender o gênero "conto maravilhoso" - suas características e particularidades. 14/05/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 43490 acesso(s) |
Tânia Guedes Magalhães Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
6 |
Gênero Conto: Brinquedos e brincadeiras
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Participar de uma discussão sobre o tema brinquedos e brincadeiras. Ler com desenvoltura e fluência um conto. Compreender e interpretar o conto lido. Identificar as características do gênero conto. Correlacionar o tema às informações contidas no conto. Desenvolver atitudes de ... 13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 11290 acesso(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
7 |
Contos populares: um encontro com Câmara Cascudo
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Objetivos: As crianças na faixa etária de seis anos de idade poderão com esta aula: - Escutar contos populares lidos, apreciando a leitura feita pelo professor. - Entrar em contato com as características do conto popular (tradição oral, narrativa breve, número reduzido de pers... 25/08/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 24466 acesso(s) |
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Linguagem oral e escrita |
8 |
CONTOS INDÍGENAS
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Relacionar textos a um dado contexto (histórico, social, político, cultural etc.). - Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos indígenas e suas especificidades. 13/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 35249 acesso(s) |
Daniela Amaral Silva Freitas Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
9 |
CONTOS PORTUGUESES
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Relacionar textos a um dado contexto (histórico, social, político, cultural etc.). - Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos portugueses e suas especificidades. 24/05/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 7181 acesso(s) |
Daniela Amaral Silva Freitas Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
10 |
Os contos africanos e a criação do Universo.
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Apreciar os contos africanos que explicam a criação do Universo. Reconhecer as características dos contos africanos, sua forma e seu conteúdo. Escrever contos que expliquem a criação do Universo, tendo como referência os contos lidos anteriormente. 12/01/2011 Três estrelas 1 comentário(s) 15087 acesso(s) |
Virgínia Cecília da Rocha Louzada Launé COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Ciências Naturais |
11 |
CONTOS ETIOLÓGICOS
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos etiológicos e sua finalidade. - Relacionar textos a um dado contexto (histórico, social, político, cultural etc.). - Conhecer outras possibilidades de ler o mundo, que não o viés científico. 10/08/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 33546 acesso(s) |
Daniela Amaral Silva Freitas Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
12 |
Trabalhando com o Gênero textual conto
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa O aluno será apresentado ao gênero textual conto, sistematizando suas especificidades. Terá a oportunidade de conhecer uma nova versão do mesmo conto, bem como de pesquisar outros existentes em nossa literatura. 10/12/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 27511 acesso(s) |
Livia Fagundes Neves COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
13 |
“Pedro e o Lobo”: atividades de reconto e de retextualização
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Por meio da sequência de aulas que será apresentada, o aluno poderá: Reconhecer ideias principais e secundárias que se encontram presentes tanto no conto Pedro e o Lobo, quanto em vídeos do teatro mudo analisados. Transcrever uma história de um contexto sonoro e imagético par... 18/05/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 22669 acesso(s) |
ANA GRAZIELA CABRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
14 |
Conto e Reconto
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Os/As alunos/a poderão se apropriar das estruturas estáveis do gênero textual conto, a ponto de construírem autonomia de escrita ao reescrevê-lo. 23/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 24636 acesso(s) |
PATRICIA CARVALHO PACHECO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
15 |
Conto do inverno: uma tragédia com final feliz
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Ética Conhecer e recontar a história de Shakespeare ( conto do inverno) Refletir sobre a injustiça e a importância do diálogo; Vivenciar a narrativa através da representação; Produzir texto narrativo; Desenvolver práticas de leitura; Desenvolver práticas de escrita. 17/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 20863 acesso(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
16 |
Velha história, de Mário Quintana
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa • Conhecer vida e obra de Mário Quintana • Ler e compreender o texto. • Interpretar o texto. • Assistir ao vídeo “Velha história” • Narrar a história com auxílio da imagem (animação “Velha história”) • Produzir a continuação da narrativa 15/11/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 32811 acesso(s) |
Alessandra Fernandes de Azevedo Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
17 |
Produzindo um conto
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa O aluno terá o oportunidade de desenvolver a escrita durante a produção de contos. 17/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8722 acesso(s) |
Livia Fagundes Neves COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
18 |
Contos populares, nossa herança cultural.
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Entender a importância dos contos populares como manifestação cultural da sociedade; Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos. Construir uma história narrada com recursos tecnológicos; 11/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 19299 acesso(s) |
Grace Luciana Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
19 |
Dramatizando contos
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa O aluno desenvolverá a linguagem oral e corporal, expressando-se diante dos colegas para dramatizar um conto lido por eles. 10/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 12475 acesso(s) |
Livia Fagundes Neves COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
Sem estrelas 0 classificações - 33365 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!