Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Contos populares

 

18/04/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção reúne 19 aulas elaboradas a partir do gênero textual conto popular. Esse gênero caracteriza-se por apresentar traços culturais muito marcantes, uma vez que os contos são passados de geração em geração e em cada sociedade como recurso para fornecer ensinamentos e para transmitir cultura. As aulas aqui apresentadas oferecem oportunidades de os professores trabalharem leitura, escrita e interpretação de texto, utilizando contos atrativos e diversificados. Inicialmente, as aulas 1 a 3 dão subsídios para os professores trabalharem a estrutura do gênero conto e suas especificidades. Em seguida, as aulas de 4 a 12 apresentam diversos tipos de contos de diferentes culturas (africana, portuguesa, brasileira, etc.), propiciando o trabalho de diversos aspectos linguísticos. Posteriormente, as aulas de 13 a 16 sugerem atividades de escrita a partir de reescritas de contos, para, em seguida, ser possível o trabalho de produção de contos (propostas das aulas 17 e 18). A coleção finaliza com a sugestão de dramatização de diferentes contos populares.

Autoria

Livia Fagundes Neves - COL DE APLICACAO JOAO XXIII - MG

Palavras-chave

conto, leitura, escrita, cultura

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Lista de aulas da coleção (19 aulas)
# Aula Autoria
1 CONTOS POPULARES

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos populares e suas especificidades. - Conhecer a cultura brasileira.

24/05/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 87564 acesso(s)

Daniela Amaral Silva Freitas

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

2 Contos

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos  Identificar a finalidade desse gênero textual. Conhecer as práticas sociais de produção e circulação dos contos. Conhecer diferentes tipos de contos

10/01/2011 Quatro estrelas 12 comentário(s) 336162 acesso(s)

Maria Carolina da Silva

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

3 A estrutura de um conto: "O Rei Sapo".

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar os personagens principais da história. Reconhecer a estrutura textual de um conto. Recontar o conto com suas próprias palavras. Reescrever o conto com suas palavras, ainda que não de forma convencional. Identificar início, meio e fim de um conto.

18/10/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 30687 acesso(s)

MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

4 CONTOS MARAVILHOSOS

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

– Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos maravilhosos. – Identificar a finalidade de tais textos.

28/06/2010 Cinco estrelas 5 comentário(s) 79019 acesso(s)

Daniela Amaral Silva Freitas

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

5 O conto maravilhoso: uma viagem ao fantástico.

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Compreender o gênero "conto maravilhoso" - suas características e particularidades.

14/05/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 43490 acesso(s)

Tânia Guedes Magalhães

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

6 Gênero Conto: Brinquedos e brincadeiras

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Participar de uma discussão sobre o tema brinquedos e brincadeiras. Ler com desenvoltura e fluência um conto. Compreender e interpretar o conto lido. Identificar as características do gênero conto. Correlacionar o tema às informações contidas no conto. Desenvolver atitudes de ...

13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 11290 acesso(s)

ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

7 Contos populares: um encontro com Câmara Cascudo

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Objetivos: As crianças na faixa etária de seis anos de idade poderão com esta aula: - Escutar contos populares lidos, apreciando a leitura feita pelo professor. - Entrar em contato com as características do conto popular (tradição oral, narrativa breve, número reduzido de pers...

25/08/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 24466 acesso(s)

ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Linguagem oral e escrita

8 CONTOS INDÍGENAS

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Relacionar textos a um dado contexto (histórico, social, político, cultural etc.). - Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos indígenas e suas especificidades.

13/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 35249 acesso(s)

Daniela Amaral Silva Freitas

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

9 CONTOS PORTUGUESES

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Relacionar textos a um dado contexto (histórico, social, político, cultural etc.). - Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos portugueses e suas especificidades.

24/05/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 7181 acesso(s)

Daniela Amaral Silva Freitas

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

10 Os contos africanos e a criação do Universo.

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Apreciar os contos africanos que explicam a criação do Universo. Reconhecer as características dos contos africanos, sua forma e seu conteúdo. Escrever contos que expliquem a criação do Universo, tendo como referência os contos lidos anteriormente.

12/01/2011 Três estrelas 1 comentário(s) 15087 acesso(s)

Virgínia Cecília da Rocha Louzada Launé

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Ciências Naturais

11 CONTOS ETIOLÓGICOS

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos etiológicos e sua finalidade. - Relacionar textos a um dado contexto (histórico, social, político, cultural etc.). - Conhecer outras possibilidades de ler o mundo, que não o viés científico.

10/08/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 33546 acesso(s)

Daniela Amaral Silva Freitas

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

12 Trabalhando com o Gênero textual conto

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

O aluno será apresentado ao gênero textual conto, sistematizando suas especificidades. Terá a oportunidade de conhecer uma nova versão do mesmo conto, bem como de pesquisar outros existentes em nossa literatura.

10/12/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 27511 acesso(s)

Livia Fagundes Neves

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

13 “Pedro e o Lobo”: atividades de reconto e de retextualização

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

 Por meio da sequência de aulas que será apresentada, o aluno poderá: Reconhecer ideias principais e secundárias que se encontram presentes tanto no conto Pedro e o Lobo, quanto em vídeos do teatro mudo analisados. Transcrever uma história de um contexto sonoro e imagético par...

18/05/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 22669 acesso(s)

ANA GRAZIELA CABRAL

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

14 Conto e Reconto

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Os/As alunos/a poderão se apropriar das estruturas estáveis do gênero textual conto, a ponto de construírem autonomia de escrita ao reescrevê-lo.

23/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 24636 acesso(s)

PATRICIA CARVALHO PACHECO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

15 Conto do inverno: uma tragédia com final feliz

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Conhecer e recontar a história de Shakespeare ( conto do inverno) Refletir sobre a injustiça e a importância do diálogo; Vivenciar a narrativa através da representação; Produzir texto narrativo; Desenvolver práticas de leitura; Desenvolver práticas de escrita.

17/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 20863 acesso(s)

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

16 Velha história, de Mário Quintana

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

• Conhecer vida e obra de Mário Quintana • Ler e compreender o texto. • Interpretar o texto. • Assistir ao vídeo “Velha história” • Narrar a história com auxílio da imagem (animação “Velha história”) • Produzir a continuação da narrativa

15/11/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 32811 acesso(s)

Alessandra Fernandes de Azevedo

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

17 Produzindo um conto

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

 O aluno terá o oportunidade de desenvolver a escrita durante a produção de contos.

17/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8722 acesso(s)

Livia Fagundes Neves

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

18 Contos populares, nossa herança cultural.

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Entender a importância dos contos populares como manifestação cultural da sociedade; Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos. Construir uma história narrada com recursos tecnológicos;  

11/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 19299 acesso(s)

Grace Luciana Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Informação e Comunicação

19 Dramatizando contos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

O aluno desenvolverá a linguagem oral e corporal, expressando-se diante dos colegas para dramatizar um conto lido por eles.

10/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 12475 acesso(s)

Livia Fagundes Neves

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 33365 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.