Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Leitura e produção de textos instrucionais

 

09/05/2011

Ficha Técnica
Descrição

As sequências didáticas desta coleção visam trabalhar a leitura e a produção de textos instrucionais, os quais objetivam oferecer informações a respeito de como realizar determinada atividade, de como agir, de como usar algo etc. As aulas de 1 a 9 desenvolvem propostas de leitura, análise e produção coletiva dos seguintes textos instrucionais: receita, jogo de futebol, folhetos informativos, regras para convivência escolar, manual de instrução e jogos matemáticos. Por meio de atividades orientadas pelo professor, pretende-se que as crianças se apropriem das características centrais desse gênero textual. A partir da aula 10, além do trabalho coletivo de leitura e de escrita, são propostas atividades de produção textual em grupos, em duplas e de forma individual.Os alunos são chamados a elaborarem, a revisarem e a reescreverem textos instrucionais tendo como base o modelo estudado. Com essas intervenções, espera-se que os estudantes aprendam a ler e a produzir esse tipo de texto com autonomia.

Autoria

Fernanda Maurício Simões - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG

Palavras-chave

texto instrucional, leitura, produção escrita

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Lista de aulas da coleção (18 aulas)
# Aula Autoria
1 PRODUÇÃO DE UMA RECEITA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final das atividades, esperamos que os alunos: Aprendam quais as finalidades, as funções e os elementos característicos de uma receita. Aprendam a escrever receitas, respeitando os objetivos do texto, seu destinatário e o contexto de circulação. Aprendam a organizar o texto...

19/10/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 32792 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

2 Como jogar futebol: a importância das regras

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Identificar o texto de instrução e sua forma. Compreender que todo jogo precisa das regras claras. Perceber a importância dos cartões vermelho e amarelo e quando surgiu a necessidade de seu uso. Criar uma regra de jogo tendo como recurso o uso de cartões vermelho e amarelo.

07/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7645 acesso(s)

MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

3 A leitura de folhetos informativos

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades esperamos que o aluno: Aprenda estratégias de leitura que visam ampliar as possibilidades de compreensão de textos. Compreenda as características centrais do gênero textual ‘folheto informativo’.

17/08/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 88190 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

4 Regras e combinados: Trabalhando regras e combinados na escola com crianças.

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

• O aluno irá aprender a construir regras e combinados pertencentes a cultura escolar; • Respeito ao próximo e regras de convivência social; Trabalhar a reflexão, diálogo e argumentação; • Treino da escrita de palavras; • Apropriação da base alfabética;

20/10/2009 Quatro estrelas 12 comentário(s) 99844 acesso(s)

Mariane Patrícia Madeira Lopes

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

5 Como fazer? Trabalhando com o gênero “Manual de instrução

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

- Identificar finalidade de textos de diferentes gêneros e suportes; - Desenvolver a capacidade de localizar informações; - Desenvolver a capacidade de reconhecimento de usos e funções sociais de um determinado gênero (no caso da presente aula, trabalharemos o gênero “manual d...

18/11/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 16785 acesso(s)

PAULA CRISTINA SILVA DE OLIVEIRA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

6 Texto Instrucional para o preparo da culinária

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

  Compreender os usos e funções sociais da leitura e da escrita;   Aprender a utilizar o texto instrucional para preparar uma receita;   Identificar o gênero textual, com base na estrutura do texto e outros elementos.    Produzir pratos da culinária regional;   Registrar as re...

17/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 17533 acesso(s)

RUTH REGINA MELO DE LIMA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

7 DENGUE: CONSTRUINDO ARMADILHAS

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Elaborar textos com função social definida; Conhecer e e produzir um texto obedecendo as características do gênero instrucional. Reconhecer a necessidade de planejamento sobre o que se pretende escrever e adequá-los aos seus objetivos; Desenvolver a oralidade; Aprender a produ...

30/08/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 22636 acesso(s)

Simone de Alencastre Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Alfabetização

8 Regras e instruções: os jogos matemáticos

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Compreenda o modo de organização e a função social do gênero: “texto instrucional”. Produza um livro de jogos matemáticos, observando o modo de organização desse suporte.

17/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 29430 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

9 Regras e instruções: Cuidando da nossa escola

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Compreenda o modo de organização e a função social do gênero textual “instruções”.    Produza textos instrucionais observando a estrutura desse gênero e os seus objetivos.  

11/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 12050 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

10 Aprendendo com o Menino Maluquinho - parte 1

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Estimular a leitura e ensinar a criança a ouvir é essencial no ambiente escolar. A partir destas atividades os/as alunos/as poderão: - Interessar pela leitura. - Aprender a ouvir. - Reconhecer como se estruturam os livros (capítulos, paginação, etc). -Identificar os dados que ...

14/12/2009 Quatro estrelas 11 comentário(s) 79871 acesso(s)

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

11 Leitura e produção de textos instrucionais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

O aluno entrará em contato com textos instrucionais (Regras de brincadeiras), conhecendo sua utilidade nas práticas sociais, bem como produzindo um texto desse tipo.

01/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 11536 acesso(s)

Livia Fagundes Neves

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

12 Textos Instrucionais: Livro de Receitas da Festa Junina

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

·  Ler  textos instrucionais; ·          Estabelecer relação  entre as partes lidas nos textos instrucionais; ·       Desenvolver o uso das estratégias de leitura  (seleção ,  antecipação, inferência e verificação); ·    Verificar o textos, em  atividade de revisão,   na persp...

01/09/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 35608 acesso(s)

Soymara Vieira Emiliao

E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS

MESQUITA RJ

Alfabetização

13 Produção de textos: Produção de uma BULA para um remédio diferente

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades esperamos que o aluno: - Aprenda algumas características do gênero textual ‘bula’ e a sua função social;    - Avance na aprendizagem da construção do texto obedecendo às convenções gráficas do sistema de escrita; -  Avance na aprendizagem da revisão ...

18/06/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 33697 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

14 TRABALHO COM TEXTO INFORMATIVO PARA ELABORAÇÃO DE UM TEXTO INSTRUCIONAL.

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Desenvolver as habilidades de interação oral e escrita. Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupos. Produzir textos, adequando-os à situação e ao público alvo. Ampliar o vocabulário.

23/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7448 acesso(s)

Simone de Alencastre Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Alfabetização

15 MONTANDO UM CARTAZ PARA O COMBATE A DENGUE

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

• Elaboração e escrita de cartazes: Combate à dengue.

15/12/2009 Quatro estrelas 29 comentário(s) 208796 acesso(s)

ELAINE CRISTINE GONZAGA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

16 XADREZ: LENDO E INTERPRETANDO REGRAS DO JOGO

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Identificar finalidades e funções da leitura a partir do reconhecimento do gênero textual (regras do jogo, textos de reportagens e informativos); Trabalhar a compreensão de regras a partir da leitura de textos sobre o jogo de xadrez, sobre as suas regras e sobre a prática dos ...

23/11/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 75724 acesso(s)

Mariane Patrícia Madeira Lopes

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

17 Receitas culinárias: reconhecendo o gênero

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Reconhecer o gênero receitas culinárias, através de atividades relacionadas. Ler e interpretar uma história a respeito de receitas culinárias. Produzir uma receita culinária demonstrando dominar  as especificidades desse gênero.

24/11/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 26894 acesso(s)

Livia Fagundes Neves

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

18 PRODUÇÃO DE TEXTOS: CATÁLOGOS DE NOSSAS BRINCADEIRAS PREFERIDAS

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

 Conhecer as características  do gênero Texto Instrucional;  Produzir textos respeitando as características do gênero aprendido;  Reconhecer e valorizar a leitura como fonte de informação.  Revisar seu próprio texto

17/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7190 acesso(s)

Soymara Vieira Emiliao

E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS

MESQUITA RJ

Alfabetização

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 24754 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.