09/05/2011
As sequências didáticas desta coleção visam trabalhar a leitura e a produção de textos instrucionais, os quais objetivam oferecer informações a respeito de como realizar determinada atividade, de como agir, de como usar algo etc. As aulas de 1 a 9 desenvolvem propostas de leitura, análise e produção coletiva dos seguintes textos instrucionais: receita, jogo de futebol, folhetos informativos, regras para convivência escolar, manual de instrução e jogos matemáticos. Por meio de atividades orientadas pelo professor, pretende-se que as crianças se apropriem das características centrais desse gênero textual. A partir da aula 10, além do trabalho coletivo de leitura e de escrita, são propostas atividades de produção textual em grupos, em duplas e de forma individual.Os alunos são chamados a elaborarem, a revisarem e a reescreverem textos instrucionais tendo como base o modelo estudado. Com essas intervenções, espera-se que os estudantes aprendam a ler e a produzir esse tipo de texto com autonomia.
Fernanda Maurício Simões - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG
texto instrucional, leitura, produção escrita
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
PRODUÇÃO DE UMA RECEITA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final das atividades, esperamos que os alunos: Aprendam quais as finalidades, as funções e os elementos característicos de uma receita. Aprendam a escrever receitas, respeitando os objetivos do texto, seu destinatário e o contexto de circulação. Aprendam a organizar o texto... 19/10/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 34508 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
2 |
Como jogar futebol: a importância das regras
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Identificar o texto de instrução e sua forma. Compreender que todo jogo precisa das regras claras. Perceber a importância dos cartões vermelho e amarelo e quando surgiu a necessidade de seu uso. Criar uma regra de jogo tendo como recurso o uso de cartões vermelho e amarelo. 07/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7743 acesso(s) |
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
3 |
A leitura de folhetos informativos
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades esperamos que o aluno: Aprenda estratégias de leitura que visam ampliar as possibilidades de compreensão de textos. Compreenda as características centrais do gênero textual ‘folheto informativo’. 17/08/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 88675 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
4 |
Regras e combinados: Trabalhando regras e combinados na escola com crianças.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização • O aluno irá aprender a construir regras e combinados pertencentes a cultura escolar; • Respeito ao próximo e regras de convivência social; Trabalhar a reflexão, diálogo e argumentação; • Treino da escrita de palavras; • Apropriação da base alfabética; 20/10/2009 Quatro estrelas 12 comentário(s) 100144 acesso(s) |
Mariane Patrícia Madeira Lopes ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
5 |
Como fazer? Trabalhando com o gênero “Manual de instrução
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização - Identificar finalidade de textos de diferentes gêneros e suportes; - Desenvolver a capacidade de localizar informações; - Desenvolver a capacidade de reconhecimento de usos e funções sociais de um determinado gênero (no caso da presente aula, trabalharemos o gênero “manual d... 18/11/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 17159 acesso(s) |
PAULA CRISTINA SILVA DE OLIVEIRA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
6 |
Texto Instrucional para o preparo da culinária
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Matemática Compreender os usos e funções sociais da leitura e da escrita; Aprender a utilizar o texto instrucional para preparar uma receita; Identificar o gênero textual, com base na estrutura do texto e outros elementos. Produzir pratos da culinária regional; Registrar as re... 17/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 17651 acesso(s) |
RUTH REGINA MELO DE LIMA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
7 |
DENGUE: CONSTRUINDO ARMADILHAS
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Elaborar textos com função social definida; Conhecer e e produzir um texto obedecendo as características do gênero instrucional. Reconhecer a necessidade de planejamento sobre o que se pretende escrever e adequá-los aos seus objetivos; Desenvolver a oralidade; Aprender a produ... 30/08/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 22845 acesso(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
8 |
Regras e instruções: os jogos matemáticos
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Compreenda o modo de organização e a função social do gênero: “texto instrucional”. Produza um livro de jogos matemáticos, observando o modo de organização desse suporte. 17/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 29577 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
9 |
Regras e instruções: Cuidando da nossa escola
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Compreenda o modo de organização e a função social do gênero textual “instruções”. Produza textos instrucionais observando a estrutura desse gênero e os seus objetivos. 11/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 12218 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
10 |
Aprendendo com o Menino Maluquinho - parte 1
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Estimular a leitura e ensinar a criança a ouvir é essencial no ambiente escolar. A partir destas atividades os/as alunos/as poderão: - Interessar pela leitura. - Aprender a ouvir. - Reconhecer como se estruturam os livros (capítulos, paginação, etc). -Identificar os dados que ... 14/12/2009 Quatro estrelas 11 comentário(s) 81400 acesso(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
11 |
Leitura e produção de textos instrucionais
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa O aluno entrará em contato com textos instrucionais (Regras de brincadeiras), conhecendo sua utilidade nas práticas sociais, bem como produzindo um texto desse tipo. 01/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 11638 acesso(s) |
Livia Fagundes Neves COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
12 |
Textos Instrucionais: Livro de Receitas da Festa Junina
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural · Ler textos instrucionais; · Estabelecer relação entre as partes lidas nos textos instrucionais; · Desenvolver o uso das estratégias de leitura (seleção , antecipação, inferência e verificação); · Verificar o textos, em atividade de revisão, na persp... 01/09/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 35986 acesso(s) |
Soymara Vieira Emiliao E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS MESQUITA RJ Alfabetização |
13 |
Produção de textos: Produção de uma BULA para um remédio diferente
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades esperamos que o aluno: - Aprenda algumas características do gênero textual ‘bula’ e a sua função social; - Avance na aprendizagem da construção do texto obedecendo às convenções gráficas do sistema de escrita; - Avance na aprendizagem da revisão ... 18/06/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 33782 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
14 |
TRABALHO COM TEXTO INFORMATIVO PARA ELABORAÇÃO DE UM TEXTO INSTRUCIONAL.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Desenvolver as habilidades de interação oral e escrita. Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupos. Produzir textos, adequando-os à situação e ao público alvo. Ampliar o vocabulário. 23/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7586 acesso(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
15 |
MONTANDO UM CARTAZ PARA O COMBATE A DENGUE
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização • Elaboração e escrita de cartazes: Combate à dengue. 15/12/2009 Quatro estrelas 29 comentário(s) 210935 acesso(s) |
ELAINE CRISTINE GONZAGA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
16 |
XADREZ: LENDO E INTERPRETANDO REGRAS DO JOGO
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Identificar finalidades e funções da leitura a partir do reconhecimento do gênero textual (regras do jogo, textos de reportagens e informativos); Trabalhar a compreensão de regras a partir da leitura de textos sobre o jogo de xadrez, sobre as suas regras e sobre a prática dos ... 23/11/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 76543 acesso(s) |
Mariane Patrícia Madeira Lopes ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
17 |
Receitas culinárias: reconhecendo o gênero
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Reconhecer o gênero receitas culinárias, através de atividades relacionadas. Ler e interpretar uma história a respeito de receitas culinárias. Produzir uma receita culinária demonstrando dominar as especificidades desse gênero. 24/11/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 27041 acesso(s) |
Livia Fagundes Neves COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
18 |
PRODUÇÃO DE TEXTOS: CATÁLOGOS DE NOSSAS BRINCADEIRAS PREFERIDAS
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Conhecer as características do gênero Texto Instrucional; Produzir textos respeitando as características do gênero aprendido; Reconhecer e valorizar a leitura como fonte de informação. Revisar seu próprio texto 17/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7297 acesso(s) |
Soymara Vieira Emiliao E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS MESQUITA RJ Alfabetização |
Sem estrelas 0 classificações - 24943 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!