Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Descrição de superfícies por meio de coordenadas

 

11/05/2011

Ficha Técnica
Descrição

As sugestões de aula que compõem essa coleção procuram investigar os sistemas utilizados para descrever superfícies planas ou não planas e estão organizadas em três grupos: o primeiro, contendo as aulas de número 1 a 4, procura explorar as origens e características do plano cartesiano, analisando os elementos que o constituem e seu modo de funcionamento; o segundo conjunto, composto pelas aulas de número 5 a 11, apresenta um interessante exemplo de sistema de coordenadas não ortogonal (aula 5) e aborda a descrição de superfícies não planas desenvolvíveis, por meios geométricos – planificação de superfícies cônicas ou cilíndricas sobre as quais foi projetada uma superfície esférica – ou analíticos, como na elaboração de mapas a partir da triangulação de dados obtidos pelo sistema de posicionamento global (GPS).Ainda neste grupo, nas aulas de número 10 e 11, são propostas atividades contextualizadas sobre a medição de distâncias entre pontos em um sistema de coordenadas. As aulas de número 12 a 16 apresentam a introdução à geometria descritiva e os procedimentos adotados por esta para definir a posição de um plano no espaço, tomando, como referencial, os diedros de projeção e as coordenadas de pontos pertencentes ao plano analisado.

Autoria

MARCELO DA SILVA BUENO - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ

Palavras-chave

plano cartesiano, pares ordenados, geometria descritiva, cartografia, projeções cartográficas, superfícies desenvolvíveis, distância entre pontos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Lista de aulas da coleção (16 aulas)
# Aula Autoria
1 Plano Cartesiano: história e aplicações

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Médio | Matemática

- Desenvolver e aplicar o conceito de plano cartesiano, incluindo a localização das coordenadas no mesmo. - Conhecer os principais fatos da vida de René Descartes.

25/06/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 15336 acesso(s)

Gílian Cristina Barros

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Física

2 Par ordenado: definição e representação.

Educação Profissional | Infra-estrutura

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Médio | Matemática

- Reconhecer par ordenado. - Identificar a localização de um par ordenado no plano cartesiano. - Escrever o par ordenado correspondente a um ponto no plano cartesiano.

09/11/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 4698 acesso(s)

Equipe

MATEMÁTICA ESEBA

3 Coordenadas Cartesianas

Ensino Médio | Matemática

Representar pontos em um sistema de coordenadas cartesianas.

15/07/2008 Três estrelas 6 comentário(s) 8141 acesso(s)

CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA

CEM PAULO FREIRE

BRASILIA DF

Matemática

4 Sistema Cartesiano Ortogonal e localização das coordenadas de um ponto

Ensino Médio | Matemática

Serão abordados nesta sessão as noções básicas para o estudo de Geometria Analítica. Tendo em vista este aspecto, esta aula tem como objetivo trabalhar o conceito de sistema cartesiano ortogonal e as coordenadas de um ponto visando desenvolver a habilidade de localizar e repre...

18/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5571 acesso(s)

Dina Mara Pinheiro Dantas

Faculdade Sete de Setembro

FORTALEZA CE

Outros

5 Um Sistema de Coordenadas Não Ortogonal

Ensino Médio | Matemática

sistema de coordenadas com eixos não ortogonais; semelhanças e diferenças entre eixos ortogonais e não ortogonais.

17/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 3900 acesso(s)

VICTOR CESAR PAIXAO SANTOS

Universidade Federal do Rio de Janeiro

RIO DE JANEIRO RJ

Matemática

6 Desenho - Projeções cartográficas

Ensino Médio | Matemática

- Analisar o conceito de projeção cartográfica. - Analisar as modalidades de projeção utilizadas na cartografia. - Identificar as características das cartas obtidas em cada modalidade de projeção.

02/12/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 7597 acesso(s)

MARCELO DA SILVA BUENO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

7 A matemática da cartografia

Ensino Médio | Geografia

Ensino Médio | Matemática

§  Reconhecer diferentes conhecimentos matemáticos encontrados na cartografia. §  Resolver problemas matemáticos que envolvem escala.

16/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5703 acesso(s)

Eguimara Selma Branco

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Matemática

8 GPS: rotas matemáticas

Ensino Médio | Matemática

Oportunizar o uso de técnicas e ferramentas atuais de cartografia.

25/06/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 2590 acesso(s)

Gílian Cristina Barros

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Física

9 Matemática na Prática: GPS

Ensino Médio | Matemática

Ampliar o entendimento de conceitos de geometria apresentando como eles são aplicados em situações práticas, nesse caso o GPS.

20/01/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 22303 acesso(s)

Lutécia Gasparoto

SANTO AGOSTINHO C E E FUND MEDIO

CURITIBA PR

Matemática

10 Aprendendo a calcular a distância entre dois pontos no sistema cartesiano ortogonal

Ensino Médio | Matemática

Esta aula abordará o assunto de distância entre dois pontos no plano cartesiano. Trata-se de um conteúdo de Geometria Analítica, por isso seu estudo depende de representações geométricas para dar significado aos conceitos matemáticos envolvidos. Tendo em vista este fator, esta...

05/03/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 5574 acesso(s)

Dina Mara Pinheiro Dantas

Faculdade Sete de Setembro

FORTALEZA CE

Outros

11 Distância entre dois pontos - UCA

Ensino Médio | Matemática

A calcular a distância entre dois pontos

09/03/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 12073 acesso(s)

GUILHERME ERWIN HARTUNG

CE EMBAIXADOR JOSE BONIFACIO

PETROPOLIS RJ

Matemática

12 Introdução à Geometria Descritiva

Ensino Médio | Matemática

Analisar os princípios elementares da Geometria Descritiva, comparando-a com o sistema cartesiano de pares ordenados. Identificar os eixos utilizados pelo sistema para a descrição do espaço. Identificar os elementos geradores das coordenadas utilizadas para a representação de ...

25/11/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 2453 acesso(s)

MARCELO DA SILVA BUENO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

13 Geometria Descritiva - Representação em épura

Ensino Médio | Matemática

Analisar o processo de obtenção da épura. Analisar o conceito de épura. Comparar e associar a representação de pontos no espaço e na épura. Executar a representação de pontos em épura.Identificar a localização espacial de um ponto representado por suas projeções.

27/01/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9626 acesso(s)

MARCELO DA SILVA BUENO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

14 Elementos que definem o plano

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Médio | Matemática

Analisar os elementos necessários para a definição de um plano. Analisar as posições que um plano pode assumir em relação a um ou mais referenciais. Identificar os elementos suficientes para a definição do plano

16/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 1608 acesso(s)

MARCELO DA SILVA BUENO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

15 Planos Particulares – Classificação Geral

Ensino Médio | Matemática

Identificar os planos perpendiculares a dois dos três planos de projeção; Reconhecer os planos perpendiculares a um dos três planos de projeção; Reconhecer plano oblíquo aos três planos de projeção; Identificar plano paralelo à Linha de Terra; Reconhecer plano que contém a Lin...

23/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2008 acesso(s)

Vania Maria Rocha Gomes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

16 Identificação das retas contidas em cada tipo de plano

Ensino Médio | Matemática

Analisar as relações entre as características de cada tipo de plano e as características de cada tipo de reta. Identificar as retas contidas em cada tipo de plano, a partir de suas representações em épura.

02/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2030 acesso(s)

MARCELO DA SILVA BUENO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 1182 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.