01/06/2011
Esta coleção objetiva trabalhar com a leitura e a produção de textos jornalísticos e foi organizada em três blocos. No primeiro, constituído pelas sequências didáticas de 1 a 7, os alunos farão uma primeira aproximação de textos que se encontram em jornais (notícias, anúncios e legendas), conhecerão as características da primeira página de um jornal e serão chamados a produzirem, coletivamente, o jornal da escola. No segundo, compreendido pelas aulas de 8 a 12, as crianças irão retomar a leitura de gêneros textuais jornalísticos e produzirão mais um jornal. Por fim, no terceiro bloco, formado pelas sequências de 14 a 17, os alunos analisarão, de forma mais aprofundada, classificados, anúncios, reportagens e notícias e produzirão, de modo mais autônomo, outro jornal. Por meio dessas abordagens, espera-se que os aprendizes aprendam a ler a produzir textos jornalísticos.
Fernanda Maurício Simões - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG
textos jornalísticos, leitura, escrita
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
A NOTÍCIA EM SALA DE AULA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que os alunos: • Aprendam quais as finalidades, as funções e os elementos característicos de uma notícia. • Desenvolvam atitudes favoráveis à leitura. • Aprendam a levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo do texto que está send... 02/09/2009 Cinco estrelas 4 comentário(s) 12723 acesso(s) |
Mariane Patrícia Madeira Lopes ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
2 |
PRODUÇÃO DE UM ANÚNCIO
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: · Reconheça as características do gênero textual anúncio. · Participe das atividades, escutando com atenção e compreensão. · Responda às questões propostas pelo professor, expondo suas opiniões e respei... 01/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 7220 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
3 |
Nossa cidade em “causos e notícias”
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Identifique e compare as características dos gêneros textuais: “causo” e “notícia”; Elabore “causos” e “notícias” observando a estrutura desses gêneros textuais e seus objetivos; 26/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 9764 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
4 |
Explorando a primeira página de um jornal
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades esperamos que o aluno: ·Compreenda as funções e as características centrais dos textos contidos na primeira página de um jornal. ·Leia, compreendendo globalmente o texto e inter-relacionando informações de diferentes textos. 17/08/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 30062 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
5 |
JORNAL – ELABORANDO LEGENDAS
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização § Ler diferentes notícias; § Observar as imagens e suas respectivas legendas; § Apropriar-se desse gênero textual; § Comunicar-se através de uma reportagem; § Valorizar a notícia como meio de informação; § Elaborar outras legendas para as imagens. 08/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7484 acesso(s) |
Glória Maria de Oliveira COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
6 |
A criação do jornal da escola
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Compreenda as condições de circulação e de produção de jornais; Produza textos de acordo com o suporte explorado e os gêneros trabalhados. 11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10459 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
7 |
Produção de textos: Leitura e Escrita de legendas
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: - Compreenda as funções do gênero “Legenda” e o modo como ele se organiza; - Aprenda a escrever legendas; - Aprenda a dispor e ordenar o texto obedecendo às convenções gráficas do sistema de escrita, como segmentação de p... 18/06/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 48936 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
8 |
CLASSIFICADOS DE JORNAL: textos reais e prazerosos na sala de aula
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa * Conhecer o gênero textual “classificados de jornal”. * Retirar as informações importantes de um classificado: assunto, anunciante, contato, informações complementares. * Desenvolver a competência textual de ler, escrever, ouvir e falar. * Vivenciar uma s... 29/11/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 63171 acesso(s) |
Josina Augusta Tavares Teixeira COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
9 |
Textos de jornal: aprender a relacionar título, texto e imagem.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Trabalhar a observação das relações existentes entre título, texto e imagem de textos jornalísticos. 02/12/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 19586 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
10 |
Notícia
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar os elementos organizacionais e estruturais da notícia. Identificar a finalidade do gênero textual notícia. Ler e interpretar notícias. Produzir notícias. 13/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8910 acesso(s) |
Maria Carolina da Silva Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
11 |
Notícia cresce-cresce - Construção e desconstrução de notícia.
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar a ideia principal e as ideias secundárias de uma notícia. Confrontar a notícia original com a criada, destacando semelhanças e diferenças. Destacar, numa frase, as palavras fundamentais para a compreensão, a partir de sua construção e desconstrução. 14/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4424 acesso(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
12 |
Jornal ambiental: meio ambiente e produção textual.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização · Ampliar a habilidade de interpretação textual; · Trabalhar a capacidade de leitura e produção de um texto jornalístico; · Produzir textos em concordância com a proposta e gênero textual. · Discutir questões ambientais. 23/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 14832 acesso(s) |
Mariane Patrícia Madeira Lopes ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
13 |
Aprendendo sobre anúncios e classificados
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Compreender a organização dos classificados; Entender como os anúncios são publicados; Identificar o tipo de texto necessário aos anúncios; Produzir anúncios da turma; Montar um mural escolar de anúncios. 20/10/2010 Quatro estrelas 14 comentário(s) 92498 acesso(s) |
MARIANE ELLEN DA SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
14 |
Texto jornalístico: importante veículo de comunicação e informação
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização apresentar essa importante ferramenta, que é o jornal como veículo de comunicação e informação; diferenciar o texto jornalístico de outros portadores de texto; problematizar as diversas formas de informar e comunicar as notícias a população; observar o tratamento da informaçã... 14/10/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 14816 acesso(s) |
MARIANE ELLEN DA SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
15 |
Reportagem
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Identificar os elementos organizacionais e estruturais da reportagem. Identificar a finalidade do gênero textual reportagem. Ler e interpretar reportagens. Produzir reportagens no contexto escolar. 17/01/2011 Quatro estrelas 7 comentário(s) 186150 acesso(s) |
Maria Carolina da Silva Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
16 |
JORNAL NA SALA DE AULA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Conhecer organização de um jornal impresso e televisivo; Ler e produzir textos – reportagens: notícias, informações, manchetes e classificados, propagandas, etc. Compreender os usos funções sociais do jornal em nossa sociedade; Compreender como é que as imagens são produzi... 17/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5874 acesso(s) |
RUTH REGINA MELO DE LIMA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
Sem estrelas 0 classificações - 7507 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!