Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Leitura e produção de textos jornalísticos

 

01/06/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção objetiva trabalhar com a leitura e a produção de textos jornalísticos e foi organizada em três blocos. No primeiro, constituído pelas sequências didáticas de 1 a 7, os alunos farão uma primeira aproximação de textos que se encontram em jornais (notícias, anúncios e legendas), conhecerão as características da primeira página de um jornal e serão chamados a produzirem, coletivamente, o jornal da escola. No segundo, compreendido pelas aulas de 8 a 12, as crianças irão retomar a leitura de gêneros textuais jornalísticos e produzirão mais um jornal. Por fim, no terceiro bloco, formado pelas sequências de 14 a 17, os alunos analisarão, de forma mais aprofundada, classificados, anúncios, reportagens e notícias e produzirão, de modo mais autônomo, outro jornal. Por meio dessas abordagens, espera-se que os aprendizes aprendam a ler a produzir textos jornalísticos.

Autoria

Fernanda Maurício Simões - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG

Palavras-chave

textos jornalísticos, leitura, escrita

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Lista de aulas da coleção (16 aulas)
# Aula Autoria
1 A NOTÍCIA EM SALA DE AULA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que os alunos: • Aprendam quais as finalidades, as funções e os elementos característicos de uma notícia. • Desenvolvam atitudes favoráveis à leitura. • Aprendam a levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo do texto que está send...

02/09/2009 Cinco estrelas 4 comentário(s) 8481 acesso(s)

Mariane Patrícia Madeira Lopes

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

2 PRODUÇÃO DE UM ANÚNCIO

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: ·         Reconheça as características do gênero textual anúncio. ·         Participe das atividades, escutando com atenção e compreensão. ·         Responda às questões propostas pelo professor, expondo suas opiniões e respei...

01/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 1874 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

3 Nossa cidade em “causos e notícias”

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Identifique e compare as características dos gêneros textuais: “causo” e “notícia”; Elabore “causos” e “notícias” observando a estrutura desses gêneros textuais e seus objetivos;

26/11/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 3284 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

4 Explorando a primeira página de um jornal

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades esperamos que o aluno: ·Compreenda as funções e as características centrais dos textos contidos na primeira página de um jornal.    ·Leia, compreendendo globalmente o texto e inter-relacionando informações de diferentes textos.

17/08/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 11723 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

5 JORNAL – ELABORANDO LEGENDAS

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

§ Ler diferentes notícias; § Observar as imagens e suas respectivas legendas; § Apropriar-se desse gênero textual; § Comunicar-se através de uma reportagem; § Valorizar a notícia  como meio de informação; § Elaborar outras legendas para as imagens.

08/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2287 acesso(s)

Glória Maria de Oliveira

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

6 A criação do jornal da escola

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Compreenda as condições de circulação e de produção de jornais; Produza textos de acordo com o suporte explorado e os gêneros trabalhados.

11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 3527 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

7 Produção de textos: Leitura e Escrita de legendas

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: - Compreenda as funções do gênero “Legenda” e o modo como ele se organiza;   - Aprenda a escrever legendas;    - Aprenda a dispor e ordenar o texto obedecendo às convenções gráficas do sistema de escrita, como segmentação de p...

18/06/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 12309 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

8 CLASSIFICADOS DE JORNAL: textos reais e prazerosos na sala de aula

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

     * Conhecer o gênero textual  “classificados de jornal”.      * Retirar as informações importantes de um classificado: assunto, anunciante, contato, informações complementares.      * Desenvolver a competência textual de ler, escrever, ouvir e falar.      * Vivenciar uma s...

29/11/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 19542 acesso(s)

Josina Augusta Tavares Teixeira

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

9 Textos de jornal: aprender a relacionar título, texto e imagem.

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Trabalhar a observação das relações existentes entre título, texto e imagem de textos jornalísticos.  

02/12/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 7277 acesso(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

10 Notícia

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar os elementos organizacionais e estruturais da notícia. Identificar a finalidade do gênero textual notícia. Ler e interpretar notícias. Produzir notícias.

13/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 3083 acesso(s)

Maria Carolina da Silva

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

11 Notícia cresce-cresce - Construção e desconstrução de notícia.

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar a ideia principal e as ideias secundárias de uma notícia. Confrontar a notícia original com a criada, destacando semelhanças e diferenças. Destacar, numa frase, as palavras fundamentais para a compreensão, a partir de sua construção e desconstrução.

14/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 2206 acesso(s)

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

12 Jornal ambiental: meio ambiente e produção textual.

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

·        Ampliar a habilidade de interpretação textual;  ·        Trabalhar a capacidade de leitura e produção de um texto jornalístico;  ·        Produzir textos em concordância com a proposta e gênero textual.  ·        Discutir questões ambientais.

23/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 4965 acesso(s)

Mariane Patrícia Madeira Lopes

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

13 Aprendendo sobre anúncios e classificados

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

  Compreender a organização dos classificados;   Entender como os anúncios são publicados;   Identificar o tipo de texto necessário aos anúncios;   Produzir anúncios da turma;   Montar um mural escolar de anúncios.

20/10/2010 Quatro estrelas 10 comentário(s) 25677 acesso(s)

MARIANE ELLEN DA SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

14 Texto jornalístico: importante veículo de comunicação e informação

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

apresentar essa importante ferramenta, que é o jornal como veículo de comunicação e informação; diferenciar o texto jornalístico de outros portadores de texto; problematizar as diversas formas de informar e comunicar as notícias a população;  observar o tratamento da informaçã...

14/10/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 3510 acesso(s)

MARIANE ELLEN DA SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

15 Reportagem

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Identificar os elementos organizacionais e estruturais da reportagem. Identificar a finalidade do gênero textual reportagem. Ler e interpretar reportagens. Produzir reportagens no contexto escolar.

17/01/2011 Quatro estrelas 6 comentário(s) 32863 acesso(s)

Maria Carolina da Silva

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

16 JORNAL NA SALA DE AULA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

 Conhecer organização de um jornal impresso e televisivo;  Ler e produzir textos – reportagens: notícias, informações, manchetes e classificados, propagandas, etc.  Compreender os usos funções sociais do jornal em nossa sociedade;  Compreender como é que as imagens são produzi...

17/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 2514 acesso(s)

RUTH REGINA MELO DE LIMA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 3788 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.