06/06/2011
Esta coleção tem como objetivo a composição de uma sequência de aulas que ajudem na compreensão e na formação do conceito de fração. As primeiras aulas, 1 a 6, estão relacionadas à história da fração na Matemática e ao seu conceito. As aulas 7 a 17 desenvolvem atividades nas quais os alunos concluirão sobre equivalência e resolução de operações básicas partindo de experiências concretas e multidisciplinares. As aulas 18 a 20 partem de situações- problema significativas para os alunos. Música, Educação Física, Culinária, Filmes de animação, Jogos de tabuleiros, Jogos no computador e Jogos com material concreto enriquecem esta coleção que tem como um de seus objetivos desfazer a crença de que fração é um conceito abstrato e muito distante da realidade do aluno, o que justificaria a dificuldade observada geralmente nas aulas que abordam este tema.
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ
frações, conceito, representação, operação
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Medidas |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Frações, construindo o conceito
Ensino Fundamental Inicial | Matemática Conhecer o conceito de frações a partir da história. Construir o conceito de frações, percebendo que o numerador representa, quantas partes queremos do todo e denominador em quantas partes dividimos um todo* qualquer. Verificar que as frações podem ser representadas por figura... 15/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 85191 acesso(s) |
Equipe Gilian |
2 |
Material Cuisenare – Noção de frações
Ensino Fundamental Inicial | Matemática Introduzir a noção de frações; Ler frações; Classificar frações. 17/12/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 36785 acesso(s) |
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA CEM PAULO FREIRE BRASILIA DF Matemática |
3 |
FRAÇÃO? Difícil? Isso é coisa do passado – 1ª parte
Ensino Fundamental Inicial | Matemática * Associar um número fracionário ou fração a situações em que o inteiro foi dividido em partes iguais e foram tomadas algumas dessas partes. * Construir o conceito e identificar os termos de uma fração. * Reconhecer e ler frações com denominadores diferentes (2 até 9 – meios a... 10/11/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 20586 acesso(s) |
Equipe MATEMÁTICA ESEBA |
4 |
FRAÇÃO? Difícil? Isso é coisa do passado – 2ª parte
Ensino Fundamental Inicial | Matemática * Construir e apropriar-se dos significados de um número fracionário a partir de situações-problemas contextualizadas. * Identificar os termos de uma fração. * Reconhecer e denominar frações com denominadores até 9 e maiores que 9. * Fazer a leitura correta de um número racion... 10/11/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 13786 acesso(s) |
Equipe MATEMÁTICA ESEBA |
5 |
Inteiros e frações
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática O aluno deverá ser capaz de resolver problemas com frações, utilizando os conhecimentos já adquiridos e também será capaz de criar situações problema em que a resolução dependa de uma representação fracionária. 03/02/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4570 acesso(s) |
Angela Alves da Fonseca COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
6 |
Partes inteira e fracionária: a forma mista da fração
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Matemática transformar números escritos na forma de número misto para a forma de fração imprópria. transformar números escritos na forma fração imprópria para a forma de número misto. 14/02/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 22373 acesso(s) |
Edite Resende Vieira COLEGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR TIJUCA II RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
7 |
Adição de Frações
Ensino Fundamental Inicial | Matemática •Adicionar frações 17/06/2008 Quatro estrelas 60 comentário(s) 66636 acesso(s) |
CLAUDIA RENATA PAULETO DO PRADO COL MADRE CARMEN SALLES BRASILIA DF Matemática |
8 |
Adição e subtração de frações
Ensino Fundamental Final | Matemática Calcular soma e subtração de frações. 27/11/2008 Três estrelas 4 comentário(s) 43173 acesso(s) |
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA CEM PAULO FREIRE BRASILIA DF Matemática |
9 |
Introduzindo a multiplicação de frações.
Ensino Fundamental Final | Matemática - Identificar e resolver situações problema utilizando a multiplicação de frações. - Efetuar multiplicação de frações de maneira informal. 14/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 6419 acesso(s) |
Equipe MATEMÁTICA ESEBA |
10 |
Operações com frações
Ensino Fundamental Final | Matemática • Estimular o aluno a utilizar o conteúdo aprendido sobre frações, como soma, subtração, multiplicação, divisão e simplificação; • Fixar os conceitos dados em sala de aula sobre frações próprias e impróprias; • Estimular o raciocínio sobre a noção de proporcionalidade; • Compr... 20/12/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 28501 acesso(s) |
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA CEM PAULO FREIRE BRASILIA DF Matemática |
11 |
Divisão de frações
Ensino Fundamental Final | Matemática Calcular divisão de frações 19/02/2009 Uma estrela 1 comentário(s) 10272 acesso(s) |
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA CEM PAULO FREIRE BRASILIA DF Matemática |
12 |
Comparando frações
Ensino Fundamental Inicial | Matemática Comparar frações com o mesmo numerador e denominadores diferentes 06/10/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 36948 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
13 |
Fracionando o Tangran
Ensino Fundamental Final | Matemática - Decomposição de polígonos a apartir do Tangran; - Representação simbólica de Frações, na qual o Tangran é o inteiro e suas peças as frações da unidade; - O conceito de Frações Equivalentes através de comparação de áreas de figuras semelhantes. 08/12/2008 Quatro estrelas 1 comentário(s) 17681 acesso(s) |
JUCIMARA BAPTISTA BATISTA ODETTE DUARTE DA COSTA PROFA EMEIF PRESIDENTE PRUDENTE SP Alfabetização |
14 |
Frações equivalentes
Ensino Fundamental Final | Matemática Calcular frações equivalentes a uma fração dada. 27/11/2008 Cinco estrelas 3 comentário(s) 15623 acesso(s) |
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA CEM PAULO FREIRE BRASILIA DF Matemática |
15 |
Jogo das Frações Equivalentes: construindo e jogando
Ensino Fundamental Final | Matemática - Auxiliar o aluno a reconhecer as Frações; - Auxiliar o aluno a compreender o significado de Frações Equivalentes; - Estimular a participação e curiosidade do aluno sobre o conteúdo de Frações, já que ele próprio construirá o material utilizado na aula; - Introdução empírica ... 19/12/2008 Cinco estrelas 5 comentário(s) 59198 acesso(s) |
JUCIMARA BAPTISTA BATISTA ODETTE DUARTE DA COSTA PROFA EMEIF PRESIDENTE PRUDENTE SP Alfabetização |
16 |
A Magia das Frações
Ensino Fundamental Final | Matemática - Resolver situação-problema que requeira operações entre Frações com Denominadores Iguais; - Resolver situação-problema que requeira operações entre Frações com Denominadores Diferentes. 21/01/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 20853 acesso(s) |
JUCIMARA BAPTISTA BATISTA ODETTE DUARTE DA COSTA PROFA EMEIF PRESIDENTE PRUDENTE SP Alfabetização |
17 |
Calculando frações de uma quantidade
Ensino Fundamental Inicial | Matemática Calcular a fração de uma quantidade 01/12/2009 Quatro estrelas 21 comentário(s) 83019 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
18 |
A música dos números
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Matemática Compreender a relação entre a música e a matemática. Relacionar o estudo de frações com a percepção dos sons musicais e fatos históricos que têm laços com a ciência. 04/02/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11990 acesso(s) |
Equipe Gilian |
19 |
Jogando com a Matemática nas aulas de Educação Física - frações -aula 2
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Matemática Participar das atividades através dos jogos das frações; Compreender as representações de frações através dos jogos; Exemplificar jogos e situações esportivas através das frações. 17/05/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 15844 acesso(s) |
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
20 |
UCA - A música dos números
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Matemática No final desta aula, o aluno será capaz de: Estabelecer relações entre a música e a matemática; Relacionar o estudo de frações com a percepção dos sons musicais; Ampliar sua percepção dos sons e a capacidade de estabelecer associações com noções introdutórias a respeito da re... 03/05/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 18898 acesso(s) |
claudia vicari zanatta Universidade Federal do Rio Grande do Sul PORTO ALEGRE RS Arte Visual |
Cinco estrelas 2 classificações - 27067 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/10/2012
Cinco estrelasfoi otimo mas a pena é que eu sou aluna não prof-a
28/08/2012
Cinco estrelasé muito bom que vocês vizeram isso porque ajuda muitas pessoas que tem dificodade em aprende matemática