09/06/2011
Esta coleção objetiva a organização de aulas sobre EXPRESSÃO CORPORAL e possibilidades de trabalho com o corpo através de linguagens artísticas. As aulas de número 1 a 4 enfocam a Body Art ao proporem o corpo enquanto suporte para o desenho e a pintura, trabalhando com artistas que contemplam a figura humana em sua produção poética. As aulas de número 5 a 8 enfocam o estudo de silhuetas humanas na bi e tridimensionalidade a partir de desenho, dobradura, recorte, colagem, produção de texto, instalação, utilizando recursos recicláveis na apropriação de objetos e a sua ressignificação no contexto artístico, tendo como referencial teórico-plástico a produção poética de Lotte Reiniger em silhuetas de animação, a apreciação de Walking Man - escultura de Jonathan Borofsky, bem como, obras de Matisse e Portinari que retratam o corpo em movimento. A aula de número 9 trabalha o corpo na linguagem plástica do Batique, referendando também obras de Matisse e Portinari na poética corporal. As aulas de número 10 a 12 trazem a escultura como recurso para a expressão corporal por meio da criação de figuras humanas na tridimensionalidade em argila, papel alumínio e tampinhas, estudando os móbiles/esculturas aéreas de Alexander Calder como referência poética. A aula de número 13 além de trabalhar o corpo enquanto objeto de pesquisa e investigar artistas que enfocam a expressão corporal em suas poéticas, propõe a construção coletiva de uma assemblage com corpos de bonecos plásticos em miniatura. A aula de número 14 enfoca a obra Nu descendo a escada de Marcel Duchamp, visando o desenvolvimento de habilidades de leitura estética, sensibilização do olhar e criação de uma leitura significativa tendo a performance como meio de expressão corporal. A aula de número 15 apresenta exercícios corporais e convida a uma interferência visual corporal sobre a projeção da vídeo-arte. A aula de número 16 explora o corpo enquanto suporte através da modelagem corporal a partir de jornal e cola, criando personagens no tamanho real do aluno. Por fim, a aula de número 17 revela a possibilidade de construção de corpos com latinhas recicláveis – grandes esculturas corporais na tridimensionalidade. Cabe ressaltar que algumas aulas desta coleção foram propostas para outro nível de ensino, porém, perfeitamente adaptáveis ao Ensino Fundamental Inicial.
Soraia Cristina Cardoso Lelis - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG
apreciação estética, imagem de obra, desenho, processo criativo, corpo, expressão corporal
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Pintura corporal
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Inicial | Artes Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de: • Perceber a diferença entre pintura corporal, tatuagem e Body Arte; • Pintar, tendo o corpo como suporte 28/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 37704 acesso(s) |
Marileusa de Oliveira Reducino ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
2 |
BODY ART – A PELE COMO SUPORTE PICTÓRICO
Ensino Fundamental Final | Artes Ø Compreender a Body Art como linguagem da arte contemporânea; Ø Conhecer a proximidade da Body Art com o happening e a performance; Ø Apreciar a pintura corporal indígena dos Kaiapo ~ Mitoludens; Ø Trabalhar o corpo como suporte para poéticas pictóricas. 19/11/2010 Cinco estrelas 5 comentário(s) 21372 acesso(s) |
Soraia Cristina Cardoso Lelis ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
3 |
Arte e artistas que trabalham o corpo como suporte de expressão plástico-visual.
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Inicial | Artes Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de: Conhecer artistas que trabalham o corpo como suporte; Pesquisar sobre artistas que trabalham o corpo como suporte e expressão; Elaborar e produzir desenhos com massinhas coloridas sobre o corpo de alguns colegas; Socializar a p... 07/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8075 acesso(s) |
Marileusa de Oliveira Reducino ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
4 |
DESENHOS NO CORPO - A PELE COMO SUPORTE PICTÓRICO NA OBRA DE CÍNTIA GUIMARÃES
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ø Apreciar obras de arte contemporânea em exposição; Ø Saber os modos de se proceder dentro de um museu ou galeria de arte, transitar de forma adequada no espaço físico da galeria e respeitar as regras para visitação; Ø Conhecer a poética de Cíntia Guimarães através da fot... 01/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6428 acesso(s) |
Soraia Cristina Cardoso Lelis ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
5 |
DANÇA DA CIRANDA com Matisse e Portinari
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | Artes Conhecer a biografia e algumas obras de Matisse e Portinari; Trabalhar a apreciação/leitura/recepção de imagens de obras de arte que retratam o corpo em movimento; Praticar a técnica da dobradura e recorte; Produzir composições plásticas à luz do referencial teórico-pl... 23/11/2009 Cinco estrelas 5 comentário(s) 47547 acesso(s) |
Soraia Cristina Cardoso Lelis ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
6 |
ARTE CONTEMPORÂNEA: A INSTALAÇÃO NA ESTÉTICA DO COTIDIANO ESCOLAR
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Inicial | Artes Construir individualmente objetos artísticos para composição plástica coletiva; Trabalhar coletivamente na construção de uma proposta artística na linguagem da instalação; Aplicar os conhecimentos teórico-plásticos acerca da arte contemporânea. 15/09/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 50305 acesso(s) |
Soraia Cristina Cardoso Lelis ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
7 |
SILHUETA CORPORAL - VOLUME COM PLANOS
Ensino Fundamental Final | Artes Conhecer parte da produção poética de Lotte Reiniger em silhuetas de animação; Trabalhar a apreciação da imagem da obra “Walking Man” - escultura de Jonathan Borofsky; Exercitar a prática de desenho e recorte através de criação de silhueta corporal humana; Produzir pla... 22/09/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 17937 acesso(s) |
Soraia Cristina Cardoso Lelis ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
8 |
POÉTICA VISUAL E TEXTUAL
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Artes Trabalhar a apreciação/leitura/recepção de imagens de obras; Exercitar a prática da escrita criativa em produção de textos; Produzir plasticamente um corpo, criando uma identidade para ele (nome, características físicas, estilo, persona). Utilizar recursos descartáveis... 02/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9065 acesso(s) |
Soraia Cristina Cardoso Lelis ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
9 |
CORPO EM BATIQUE
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | Artes Conhecer algumas obras de Matisse e Portinari que retratam o corpo em movimento, trabalhando a apreciação/leitura/recepção destas imagens; Praticar o desenho e conhecer a técnica do Batique; Produzir uma composição plástica em Batique sobre tecido Morim à luz do referenc... 14/12/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 13829 acesso(s) |
Soraia Cristina Cardoso Lelis ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
10 |
ESCULTURA CORPORAL EM PAPEL ALUMÍNIO
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | Artes Trabalhar a apreciação/leitura/recepção de imagens de obras; Exercitar a prática da escultura em papel alumínio; Produzir plasticamente um corpo humano na tridimensionalidade. 15/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21355 acesso(s) |
Soraia Cristina Cardoso Lelis ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
11 |
ESCULTURA DE FIGURA HUMANA
Ensino Fundamental Final | Artes § Estudar a linguagem plástica da escultura e artistas que trabalham nesta perspectiva poética; § Conhecer e apreciar obras de arte em escultura, cujo enfoque é a figura humana em diferentes suportes: mármore, pedra, metal, madeira; § Trabalhar noções de escultura e tridim... 30/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 16138 acesso(s) |
Soraia Cristina Cardoso Lelis ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
12 |
ESCULTURAS HUMANAS MÓVEIS E AÉREAS
Ensino Fundamental Final | Artes § Conhecer a produção poético-visual de Calder, conhecido como pai dos móbiles; § Fazer apreciação estética de algumas obras do artista cujo enfoque são as esculturas aéreas ou móbiles; § Realizar experimentos retratando a figura humana na tridimensionalidade com material ... 14/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 17238 acesso(s) |
Soraia Cristina Cardoso Lelis ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
13 |
ASSEMBLAGE - CORPOS EM MINIATURA
Ensino Fundamental Final | Artes § Trabalhar a poética do corpo enquanto objeto de pesquisa e investigar artistas que enfocam o corpo em suas poéticas; § Desenhar individualmente propostas para a construção de uma assemblage composta de corpos de bonecos plásticos em miniatura; § Criar coletivamente uma a... 14/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 15009 acesso(s) |
Soraia Cristina Cardoso Lelis ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
14 |
LEITURA DE IMAGEM EM APRECIAÇÃO PERFORMÁTICA
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Médio | Artes § Conhecer e apreciar esteticamente a obra Nu descendo a escada de Marcel Duchamp, visando o desenvolvimento de habilidades de leitura estética e sensibilização do olhar; § Estudar a performance enquanto linguagem artística contemporânea; § Criar uma leitura significativa t... 01/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 15682 acesso(s) |
Soraia Cristina Cardoso Lelis ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
15 |
Vídeo-Arte e a Expressão Corporal
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de: Apreciar e compreender o que vem a ser vídeo-arte; Elaborar um exercício corporal a partir do vídeo apreciado; Apresentar uma interferência visual corporal sobre a projeção do vídeo-arte. 07/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 15650 acesso(s) |
Marileusa de Oliveira Reducino ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
16 |
Oficina de Modelagem Corporal – Clone de corpos
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de : • Produzir uma escultura corporal, a partir de modelagens com jornal, sobre partes do corpo humano. 15/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4036 acesso(s) |
Marileusa de Oliveira Reducino ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
17 |
Corpo - oficina de esculturas corporais a partir de latinhas recicláveis
Ensino Fundamental Final | Artes Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de : • Produzir esculturas corporais a partir de latinhas recicláveis; • Montar uma Instalação com os objetos produzidos. 02/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 12324 acesso(s) |
Marileusa de Oliveira Reducino ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
Sem estrelas 0 classificações - 8737 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!