Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Expressão corporal

 

09/06/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção objetiva a organização de aulas sobre EXPRESSÃO CORPORAL e possibilidades de trabalho com o corpo através de linguagens artísticas. As aulas de número 1 a 4 enfocam a Body Art ao proporem o corpo enquanto suporte para o desenho e a pintura, trabalhando com artistas que contemplam a figura humana em sua produção poética. As aulas de número 5 a 8 enfocam o estudo de silhuetas humanas na bi e tridimensionalidade a partir de desenho, dobradura, recorte, colagem, produção de texto, instalação, utilizando recursos recicláveis na apropriação de objetos e a sua ressignificação no contexto artístico, tendo como referencial teórico-plástico a produção poética de Lotte Reiniger em silhuetas de animação, a apreciação de Walking Man - escultura de Jonathan Borofsky, bem como, obras de Matisse e Portinari que retratam o corpo em movimento. A aula de número 9 trabalha o corpo na linguagem plástica do Batique, referendando também obras de Matisse e Portinari na poética corporal. As aulas de número 10 a 12 trazem a escultura como recurso para a expressão corporal por meio da criação de figuras humanas na tridimensionalidade em argila, papel alumínio e tampinhas, estudando os móbiles/esculturas aéreas de Alexander Calder como referência poética. A aula de número 13 além de trabalhar o corpo enquanto objeto de pesquisa e investigar artistas que enfocam a expressão corporal em suas poéticas, propõe a construção coletiva de uma assemblage com corpos de bonecos plásticos em miniatura. A aula de número 14 enfoca a obra Nu descendo a escada de Marcel Duchamp, visando o desenvolvimento de habilidades de leitura estética, sensibilização do olhar e criação de uma leitura significativa tendo a performance como meio de expressão corporal. A aula de número 15 apresenta exercícios corporais e convida a uma interferência visual corporal sobre a projeção da vídeo-arte. A aula de número 16 explora o corpo enquanto suporte através da modelagem corporal a partir de jornal e cola, criando personagens no tamanho real do aluno. Por fim, a aula de número 17 revela a possibilidade de construção de corpos com latinhas recicláveis – grandes esculturas corporais na tridimensionalidade. Cabe ressaltar que algumas aulas desta coleção foram propostas para outro nível de ensino, porém, perfeitamente adaptáveis ao Ensino Fundamental Inicial.

Autoria

Soraia Cristina Cardoso Lelis - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG

Palavras-chave

apreciação estética, imagem de obra, desenho, processo criativo, corpo, expressão corporal

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Lista de Aulas da Coleção (17 aulas)
# Aula Autoria
1 Pintura corporal

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de: • Perceber a diferença entre pintura corporal, tatuagem e Body Arte; • Pintar, tendo o corpo como suporte

28/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 20091 acessos

Marileusa de Oliveira Reducino

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

2 BODY ART – A PELE COMO SUPORTE PICTÓRICO

Ensino Fundamental Final | Artes

Ø  Compreender a Body Art como linguagem da arte contemporânea; Ø  Conhecer a proximidade da Body Art com o happening e a performance; Ø  Apreciar a pintura corporal indígena dos Kaiapo ~ Mitoludens; Ø  Trabalhar o corpo como suporte para poéticas pictóricas.

19/11/2010 Cinco estrelas 5 comentário(s) 6557 acessos

Soraia Cristina Cardoso Lelis

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

3 Arte e artistas que trabalham o corpo como suporte de expressão plástico-visual.

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de: Conhecer artistas que trabalham o corpo como suporte; Pesquisar sobre artistas que trabalham o corpo como suporte e expressão; Elaborar e produzir desenhos com massinhas coloridas  sobre o corpo de alguns colegas; Socializar a p...

07/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2874 acessos

Marileusa de Oliveira Reducino

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

4 DESENHOS NO CORPO - A PELE COMO SUPORTE PICTÓRICO NA OBRA DE CÍNTIA GUIMARÃES

Ensino Fundamental Inicial | Artes

 Ø  Apreciar obras de arte contemporânea em exposição; Ø  Saber os modos de se proceder dentro de um museu ou galeria de arte, transitar de forma adequada no espaço físico da galeria e respeitar as regras para visitação; Ø  Conhecer a poética de Cíntia Guimarães através da fot...

01/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2438 acessos

Soraia Cristina Cardoso Lelis

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

5 DANÇA DA CIRANDA com Matisse e Portinari

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Final | Artes

 Conhecer a biografia e algumas obras de Matisse e Portinari;  Trabalhar a apreciação/leitura/recepção de imagens de obras de arte que retratam o corpo em movimento;  Praticar a técnica da dobradura e recorte;  Produzir composições plásticas à luz do referencial teórico-pl...

23/11/2009 Cinco estrelas 5 comentário(s) 21199 acessos

Soraia Cristina Cardoso Lelis

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

6 ARTE CONTEMPORÂNEA: A INSTALAÇÃO NA ESTÉTICA DO COTIDIANO ESCOLAR

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Inicial | Artes

 Construir individualmente objetos artísticos para composição plástica coletiva;  Trabalhar coletivamente na construção de uma proposta artística na linguagem da instalação;  Aplicar os conhecimentos teórico-plásticos acerca da arte contemporânea.

15/09/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 13160 acessos

Soraia Cristina Cardoso Lelis

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

7 SILHUETA CORPORAL - VOLUME COM PLANOS

Ensino Fundamental Final | Artes

 Conhecer parte da produção poética de Lotte Reiniger em silhuetas de animação;  Trabalhar a apreciação da imagem da obra “Walking Man” - escultura de Jonathan Borofsky;  Exercitar a prática de desenho e recorte através de criação de silhueta corporal humana;  Produzir pla...

22/09/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 8360 acessos

Soraia Cristina Cardoso Lelis

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

8 POÉTICA VISUAL E TEXTUAL

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Artes

 Trabalhar a apreciação/leitura/recepção de imagens de obras;  Exercitar a prática da escrita criativa em produção de textos;  Produzir plasticamente um corpo, criando uma identidade para ele (nome, características físicas, estilo, persona).  Utilizar recursos descartáveis...

02/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 3840 acessos

Soraia Cristina Cardoso Lelis

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

9 CORPO EM BATIQUE

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Final | Artes

 Conhecer algumas obras de Matisse e Portinari que retratam o corpo em movimento, trabalhando a apreciação/leitura/recepção destas imagens;  Praticar o desenho e conhecer a técnica do Batique;  Produzir uma composição plástica em Batique sobre tecido Morim à luz do referenc...

14/12/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 5487 acessos

Soraia Cristina Cardoso Lelis

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

10 ESCULTURA CORPORAL EM PAPEL ALUMÍNIO

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Final | Artes

 Trabalhar a apreciação/leitura/recepção de imagens de obras;  Exercitar a prática da escultura em papel alumínio;  Produzir plasticamente um corpo humano na tridimensionalidade.

15/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6621 acessos

Soraia Cristina Cardoso Lelis

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

11 ESCULTURA DE FIGURA HUMANA

Ensino Fundamental Final | Artes

 §  Estudar a linguagem plástica da escultura e artistas que trabalham nesta perspectiva poética; §  Conhecer e apreciar obras de arte em escultura, cujo enfoque é a figura humana em diferentes suportes: mármore, pedra, metal, madeira; §  Trabalhar noções de escultura e tridim...

30/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5095 acessos

Soraia Cristina Cardoso Lelis

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

12 ESCULTURAS HUMANAS MÓVEIS E AÉREAS

Ensino Fundamental Final | Artes

§  Conhecer a produção poético-visual de Calder, conhecido como pai dos móbiles; §   Fazer apreciação estética de algumas obras do artista cujo enfoque são as esculturas aéreas ou móbiles; §  Realizar experimentos retratando a figura humana na tridimensionalidade com material ...

14/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 8187 acessos

Soraia Cristina Cardoso Lelis

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

13 ASSEMBLAGE - CORPOS EM MINIATURA

Ensino Fundamental Final | Artes

§  Trabalhar a poética do corpo enquanto objeto de pesquisa e investigar artistas que enfocam o corpo em suas poéticas; §  Desenhar individualmente propostas para a construção de uma assemblage  composta de corpos de bonecos plásticos em miniatura; §  Criar coletivamente uma a...

14/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5614 acessos

Soraia Cristina Cardoso Lelis

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

14 LEITURA DE IMAGEM EM APRECIAÇÃO PERFORMÁTICA

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Médio | Artes

§  Conhecer e apreciar esteticamente a obra Nu descendo a escada de Marcel Duchamp, visando o desenvolvimento de habilidades de leitura estética e sensibilização do olhar; §  Estudar a performance enquanto linguagem artística contemporânea; §  Criar uma leitura significativa t...

01/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6108 acessos

Soraia Cristina Cardoso Lelis

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

15 Vídeo-Arte e a Expressão Corporal

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Médio | Artes

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de: Apreciar e compreender o que vem a ser vídeo-arte; Elaborar um exercício corporal a partir do vídeo apreciado; Apresentar uma interferência visual corporal sobre a projeção do vídeo-arte.

07/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5851 acessos

Marileusa de Oliveira Reducino

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

16 Oficina de Modelagem Corporal – Clone de corpos

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de : • Produzir uma escultura corporal, a partir de modelagens com jornal, sobre partes do corpo humano.

15/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 1539 acessos

Marileusa de Oliveira Reducino

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

17 Corpo - oficina de esculturas corporais a partir de latinhas recicláveis

Ensino Fundamental Final | Artes

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de : • Produzir esculturas corporais a partir de latinhas recicláveis; • Montar uma Instalação com os objetos produzidos.

02/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 7093 acessos

Marileusa de Oliveira Reducino

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 2658 acessos

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.