Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Como trabalhar a leitura na educação infantil?

 

24/08/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção possibilita às crianças desenvolverem o gosto pela leitura utilizando diferentes estratégias, na perspectiva de que leiam de forma prazerosa e lúdica. É importante ressaltar a necessidade de realizar um trabalho com as estratégias de antecipação, seleção, inferência e decodificação nas diversas atividades propostas, para que o desenvolvimento da habilidade de ler e gostar de fazê-lo aconteça de forma processual e prazerosa, bem como, argumentar acerca dos diferentes gêneros (poesia, fábulas, histórias em quadrinhos, contos, etc). As aulas 1 e 2, permitem as crianças conhecerem a origem e o significado do seu nome. Na sequência, as aulas de 3 a 8, propõem desenvolver habilidade de argumentação usando como referência textos individuais e coletivos, fazendo uso da escrita como forma de registrar os conhecimentos construídos acerca do estudo. A aula 9, apresenta as estratégias que as crianças utilizam para ler. As aulas de 10 a 12 possibilitarão as crianças ouvirem e apreciarem histórias, poesia e rimas. As aulas de 14 a 21 contribuirão para as crianças experimentarem as diversas possibilidades de movimento nas brincadeiras propostas explorando assim, o imaginário infantil.

Autoria

Maria Núbia Pessoa - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN

Palavras-chave

leitura, estratégias, literatura infantil

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Lista de aulas da coleção (22 aulas)
# Aula Autoria
1 TODO MUNDO TEM UM NOME: meu nome e do meu colega

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Conhecer a origem e significado do seu nome. Identificar os nomes dos colegas. Registrar e reconhecer o próprio nome e dos/as colegas.

20/09/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 9782 acesso(s)

Maria Núbia Pessoa

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

2 MEU NOME: LEITURA E ESCRITA

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

 Identificar o nome como algo que pode ser escrito com uma combinação de letras e pode ser lido para a identificação de cada um da sala de aula.

30/09/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 6972 acesso(s)

PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

3 Histórias em quadrinhos na Educação Infantil: percepção visual e criatividade

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Matemática

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Criar e imaginar; Ampliar a percepção visual; Construir a percepção espacial; Desenvolver a coordenação visiomotora; Aguçar o raciocínio lógico-matemático.

Sem estrelas 5 comentário(s) 14069 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

4 Lendo para conhecer as características do texto jornalístico

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

- Desenvolver a linguagem oral e escrita; - Perceber o jornal como meio/veículo de comunicação; - Adquirir conhecimento acerca da organização do jornal em editorial; - Demonstrar Interesse pela leitura do jornal.

21/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5667 acesso(s)

ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Linguagem oral e escrita

5 TEXTO COLETIVO: relato de um estudo sobre as festas juninas

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

As crianças na faixa etária de 3 anos de idade com esta aula terão a oportunidade de: - Ampliar os conhecimentos sobre a linguagem escrita; - Valorizar o trabalho em grupo; -Fazer uso da escrita como forma de registrar os conhecimentos construídos ao longo de um estudo;  - Ref...

28/07/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 14634 acesso(s)

ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Linguagem oral e escrita

6 Leitura, escrita e expressividade na educação infantil: desmanchando algumas amarras

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Matemática

Perceber a função social da escrita; Praticar a leitura e a escrita de forma prazerosa e lúdica; Avançar na compreensão da leitura e da escrita.

13/08/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 18347 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

7 Compreendendo a leitura e a escrita: algumas tentativas

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Perceber aspectos da escrita; Avançar na compreensão da escrita; Expressar gostos e preferências; Avançar na representação gráfica;

13/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6351 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

8 Literatura Infantil e conto: Onde anda você

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Relacionar o tema do livro ao conto de fadas a que faz referência. Identificar o elemento complicador da narrativa. Identificar os personagens do livro.

17/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6246 acesso(s)

MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

9 Estratégias de Leitura

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

 Conhecer as estratégias que as crianças usam para ler; Identificar as preferências das crianças pelos livros e revistas; Ler e interpretar textos e imagens; Identificar informações na capa do livro; Elaborar desenhos.

30/08/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 25191 acesso(s)

Maria Núbia Pessoa

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

10 É POESIA OU HISTÓRIA?

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Desenvolver a habilidade de argumentação, usando como referência os textos poéticos; Confrontar uma poesia com uma história para explicar porque um texto é poético e o outro é história; Confrontar o texto poético com o texto narrativo e diferenciar a estrutura estética das poe...

09/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7893 acesso(s)

Andréa Morais Diniz

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

11 POESIA E RIMA

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Desenvolver o gosto pela leitura de textos; Ler e ampliar o repertório de poesia com rimas; Entender o que são  rimas e encontrás-la na poesia "O caramujo";

06/09/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 20728 acesso(s)

Andréa Morais Diniz

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

12 Conhecendo e apreciando poesias

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Objetivos: As crianças na faixa etária de quatro anos de idade poderão com esta aula:      Escutar poesias apreciando a leitura feita pelo professor.   Entrar em contato com as características do texto poético.   Criar ilustrações para as poesias que mais gostou.   Gostar de l...

26/08/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 12647 acesso(s)

ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Linguagem oral e escrita

13 JORNAL:UM TRABALHO COLETIVO

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Perceber que a produção de um jornal é resultado de um trabalho intelectual e técnico de um grupo de profissionais; Identificar as principais funções dos profissionais envolvidos na produção do jornal impresso; Perceber que a redação de um jornal é local, agregando criação e t...

05/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11405 acesso(s)

Andréa Morais Diniz

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

14 Leitura de textos visuais

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

 Identificar as especificidades dos textos visuais;   Produzir textos visuais;   Ler textos visuais

05/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10104 acesso(s)

Maria Núbia Pessoa

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

15 A produção de um Livro

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Conhecer o processo de produção de um livro; Identificar mudanças e permanências no processo de criação/produção de circulação de livros; Colaborar com a produção de texto para o livro de uma turma.

07/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 18469 acesso(s)

Maria Núbia Pessoa

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

16 LITERATURA DE CORDEL

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Promover o acesso à literatura de cordel através de autores nordestinos; Conhecer a origem da litertura de cordel e sua influência no universo da cultura nordestina; Identificar que o cordel tem origem na oralidade; Perceber os principais temas da literatura de cordel nordesti...

21/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20768 acesso(s)

Andréa Morais Diniz

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

17 Leitura e representação do espaço

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Matemática

As crianças na faixa etária de cinco anos de idade poderão com esta aula: Realizar a leitura do espaço vivido percebendo fronteiras e limites. Representar o espaço vivido observando fronteiras e limites. Compreender noções de localização espacial (embaixo/em cima; entrar/sair;...

22/09/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 20749 acesso(s)

ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Linguagem oral e escrita

18 Fábulas de Monteiro Lobato.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

 Conhecer as fábulas de Monteiro Lobato;   Ler e produzir textos.   Dramatizar uma fábula.

07/12/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 49049 acesso(s)

Maria Núbia Pessoa

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

19 Construindo “Caixas de Histórias” e conhecendo novas possibilidades de se trabalhar com a literatura infantil

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Valorizar e familiarizar-se com a literatura Infantil; Confeccionar material de sua escolha para sua caixa de história;   Utilizar uma forma diferenciada de vivenciar e contar histórias; Ampliar sua capacidade de produção plástica; Desenvolver e ampliar a expressão oral e escr...

14/12/2010 Cinco estrelas 5 comentário(s) 23236 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

20 Caça ao tesouro: utilizando a leitura e a escrita como prática social

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Perceber a função social da escrita; Participar de práticas de leitura e escrita de forma prazerosa e lúdica; Compreender comandos seguindo pistas secretas; Identificar a leitura e a escrita como necessidade permanente no cotidiano da escolaa b              i.  

31/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 45935 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

21 Texto jornalístico.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

 Identificar as características de um texto jornalístico;  Identificar permanências e mudanças na organização dos jornais locais; Cooperar com a confecção de um jornal.

17/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 6850 acesso(s)

Maria Núbia Pessoa

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

22 Caderno de Histórias: literatura e criatividade

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

§         Despertar o gosto pela leitura; §         Trabalhar com a literatura infantil; §         Desenvolver a criatividade e a expressividade; §         Criar hábitos de leitura; §         Formar-se como um pequeno leitor;

11/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 16033 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 15459 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.