24/08/2011
Esta coleção possibilita às crianças desenvolverem o gosto pela leitura utilizando diferentes estratégias, na perspectiva de que leiam de forma prazerosa e lúdica. É importante ressaltar a necessidade de realizar um trabalho com as estratégias de antecipação, seleção, inferência e decodificação nas diversas atividades propostas, para que o desenvolvimento da habilidade de ler e gostar de fazê-lo aconteça de forma processual e prazerosa, bem como, argumentar acerca dos diferentes gêneros (poesia, fábulas, histórias em quadrinhos, contos, etc). As aulas 1 e 2, permitem as crianças conhecerem a origem e o significado do seu nome. Na sequência, as aulas de 3 a 8, propõem desenvolver habilidade de argumentação usando como referência textos individuais e coletivos, fazendo uso da escrita como forma de registrar os conhecimentos construídos acerca do estudo. A aula 9, apresenta as estratégias que as crianças utilizam para ler. As aulas de 10 a 12 possibilitarão as crianças ouvirem e apreciarem histórias, poesia e rimas. As aulas de 14 a 21 contribuirão para as crianças experimentarem as diversas possibilidades de movimento nas brincadeiras propostas explorando assim, o imaginário infantil.
Maria Núbia Pessoa - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN
leitura, estratégias, literatura infantil
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
TODO MUNDO TEM UM NOME: meu nome e do meu colega
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Conhecer a origem e significado do seu nome. Identificar os nomes dos colegas. Registrar e reconhecer o próprio nome e dos/as colegas. 20/09/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 9782 acesso(s) |
Maria Núbia Pessoa NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
2 |
MEU NOME: LEITURA E ESCRITA
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Identificar o nome como algo que pode ser escrito com uma combinação de letras e pode ser lido para a identificação de cada um da sala de aula. 30/09/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 6972 acesso(s) |
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
3 |
Histórias em quadrinhos na Educação Infantil: percepção visual e criatividade
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Matemática Educação Infantil | Natureza e sociedade Criar e imaginar; Ampliar a percepção visual; Construir a percepção espacial; Desenvolver a coordenação visiomotora; Aguçar o raciocínio lógico-matemático. Sem estrelas 5 comentário(s) 14069 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
4 |
Lendo para conhecer as características do texto jornalístico
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita - Desenvolver a linguagem oral e escrita; - Perceber o jornal como meio/veículo de comunicação; - Adquirir conhecimento acerca da organização do jornal em editorial; - Demonstrar Interesse pela leitura do jornal. 21/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5667 acesso(s) |
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Linguagem oral e escrita |
5 |
TEXTO COLETIVO: relato de um estudo sobre as festas juninas
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita As crianças na faixa etária de 3 anos de idade com esta aula terão a oportunidade de: - Ampliar os conhecimentos sobre a linguagem escrita; - Valorizar o trabalho em grupo; -Fazer uso da escrita como forma de registrar os conhecimentos construídos ao longo de um estudo; - Ref... 28/07/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 14634 acesso(s) |
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Linguagem oral e escrita |
6 |
Leitura, escrita e expressividade na educação infantil: desmanchando algumas amarras
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Matemática Perceber a função social da escrita; Praticar a leitura e a escrita de forma prazerosa e lúdica; Avançar na compreensão da leitura e da escrita. 13/08/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 18347 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
7 |
Compreendendo a leitura e a escrita: algumas tentativas
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Perceber aspectos da escrita; Avançar na compreensão da escrita; Expressar gostos e preferências; Avançar na representação gráfica; 13/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6351 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
8 |
Literatura Infantil e conto: Onde anda você
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Relacionar o tema do livro ao conto de fadas a que faz referência. Identificar o elemento complicador da narrativa. Identificar os personagens do livro. 17/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6246 acesso(s) |
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
9 |
Estratégias de Leitura
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Conhecer as estratégias que as crianças usam para ler; Identificar as preferências das crianças pelos livros e revistas; Ler e interpretar textos e imagens; Identificar informações na capa do livro; Elaborar desenhos. 30/08/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 25191 acesso(s) |
Maria Núbia Pessoa NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
10 |
É POESIA OU HISTÓRIA?
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Desenvolver a habilidade de argumentação, usando como referência os textos poéticos; Confrontar uma poesia com uma história para explicar porque um texto é poético e o outro é história; Confrontar o texto poético com o texto narrativo e diferenciar a estrutura estética das poe... 09/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7893 acesso(s) |
Andréa Morais Diniz NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
11 |
POESIA E RIMA
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Desenvolver o gosto pela leitura de textos; Ler e ampliar o repertório de poesia com rimas; Entender o que são rimas e encontrás-la na poesia "O caramujo"; 06/09/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 20728 acesso(s) |
Andréa Morais Diniz NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
12 |
Conhecendo e apreciando poesias
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Objetivos: As crianças na faixa etária de quatro anos de idade poderão com esta aula: Escutar poesias apreciando a leitura feita pelo professor. Entrar em contato com as características do texto poético. Criar ilustrações para as poesias que mais gostou. Gostar de l... 26/08/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 12647 acesso(s) |
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Linguagem oral e escrita |
13 |
JORNAL:UM TRABALHO COLETIVO
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Perceber que a produção de um jornal é resultado de um trabalho intelectual e técnico de um grupo de profissionais; Identificar as principais funções dos profissionais envolvidos na produção do jornal impresso; Perceber que a redação de um jornal é local, agregando criação e t... 05/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11405 acesso(s) |
Andréa Morais Diniz NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
14 |
Leitura de textos visuais
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Identificar as especificidades dos textos visuais; Produzir textos visuais; Ler textos visuais 05/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10104 acesso(s) |
Maria Núbia Pessoa NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
15 |
A produção de um Livro
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Conhecer o processo de produção de um livro; Identificar mudanças e permanências no processo de criação/produção de circulação de livros; Colaborar com a produção de texto para o livro de uma turma. 07/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 18469 acesso(s) |
Maria Núbia Pessoa NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
16 |
LITERATURA DE CORDEL
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Promover o acesso à literatura de cordel através de autores nordestinos; Conhecer a origem da litertura de cordel e sua influência no universo da cultura nordestina; Identificar que o cordel tem origem na oralidade; Perceber os principais temas da literatura de cordel nordesti... 21/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20768 acesso(s) |
Andréa Morais Diniz NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
17 |
Leitura e representação do espaço
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Matemática As crianças na faixa etária de cinco anos de idade poderão com esta aula: Realizar a leitura do espaço vivido percebendo fronteiras e limites. Representar o espaço vivido observando fronteiras e limites. Compreender noções de localização espacial (embaixo/em cima; entrar/sair;... 22/09/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 20749 acesso(s) |
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Linguagem oral e escrita |
18 |
Fábulas de Monteiro Lobato.
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Conhecer as fábulas de Monteiro Lobato; Ler e produzir textos. Dramatizar uma fábula. 07/12/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 49049 acesso(s) |
Maria Núbia Pessoa NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
19 |
Construindo “Caixas de Histórias” e conhecendo novas possibilidades de se trabalhar com a literatura infantil
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Valorizar e familiarizar-se com a literatura Infantil; Confeccionar material de sua escolha para sua caixa de história; Utilizar uma forma diferenciada de vivenciar e contar histórias; Ampliar sua capacidade de produção plástica; Desenvolver e ampliar a expressão oral e escr... 14/12/2010 Cinco estrelas 5 comentário(s) 23236 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
20 |
Caça ao tesouro: utilizando a leitura e a escrita como prática social
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Perceber a função social da escrita; Participar de práticas de leitura e escrita de forma prazerosa e lúdica; Compreender comandos seguindo pistas secretas; Identificar a leitura e a escrita como necessidade permanente no cotidiano da escolaa b i. 31/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 45935 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
21 |
Texto jornalístico.
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Identificar as características de um texto jornalístico; Identificar permanências e mudanças na organização dos jornais locais; Cooperar com a confecção de um jornal. 17/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 6850 acesso(s) |
Maria Núbia Pessoa NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
22 |
Caderno de Histórias: literatura e criatividade
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita § Despertar o gosto pela leitura; § Trabalhar com a literatura infantil; § Desenvolver a criatividade e a expressividade; § Criar hábitos de leitura; § Formar-se como um pequeno leitor; 11/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 16033 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
Sem estrelas 0 classificações - 15459 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!