22/08/2011
Esta coleção tem como objetivo auxiliar os alunos na compreensão dos diferentes tipos de contos existentes, bem como conhecer sua estrutura e participar de práticas de leitura e produção desse gênero textual. Partindo do pressuposto de que os estudantes têm mais familiaridade com os contos de fadas, a coleção se estrutura em torno da problematização da ideia de que todos os contos apresentam elementos mágicos. Para isso, as cinco primeiras aulas propõem um trabalho sistemático com contos de fadas. As aulas trabalham tanto aspectos orais (aulas 1 e 2), como aspectos da estrutura e produção de textos desse gênero (aulas 3, 4 e 5). Em seguida, procura-se fazer um trabalho interdisciplinar, articulando a discussão sobre contos de fadas com o período histórico em que esses foram produzidos. Para isso, na aula 6, são trabalhados elementos da Idade Média, relacionando-os com contos de fadas. Em seguida, são apresentados alguns autores de contos de fadas clássicos, como Andersen e os Irmãos Grimm. Das aulas 9 a 13 são trabalhados contos de diferentes grupos culturais, com o objetivo de ampliar o repertório dos alunos sobre esse gênero textual. Contos de origem africana, portuguesa e indígena são apresentados, mostrando para os alunos que contos podem trazer outros elementos além dos mágicos. Por fim, as aulas trabalham contos populares brasileiros, envolvendo os alunos em práticas de leitura e produção desse gênero textual. A última aula realiza uma síntese do trabalho feito, permitindo que os alunos sistematizem os principais aspectos trabalhados até o momento e percebam que nem todos os contos apresentam fadas, mas todos eles têm elementos estruturais comuns.
Maria Carolina da Silva - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG
contos de fada, contos maravilhosos, contos populares, leitura e produção de textos escritos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Conhecer e trabalhar com Conto de Fadas
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Aspectos composicionais dos contos de fadas (como se iniciam, personagens, estrutura usual – início, meio e fim etc.) Reconto/ reescrita 16/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 23761 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
2 |
CONTOS DE FADAS
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos de fadas e sua finalidade. - Conhecer diversos contos de fadas e suas diferentes edições. - Vivenciar práticas de leitura na biblioteca. - Aprender e experienciar as regras de funcionamento da biblioteca. - Co... 13/08/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 13053 acesso(s) |
Daniela Amaral Silva Freitas Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
3 |
A estrutura de um conto: "O Rei Sapo".
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar os personagens principais da história. Reconhecer a estrutura textual de um conto. Recontar o conto com suas próprias palavras. Reescrever o conto com suas palavras, ainda que não de forma convencional. Identificar início, meio e fim de um conto. 18/10/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 30754 acesso(s) |
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
4 |
Interpretando um Conto de Fadas
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Desenvolver a leitura de um conto de fadas. - Trabalhar a interpretação de um conto de fadas e os elementos da narrativa. - Realizar a reescrita do conto de fadas trabalhado. - Desenvolver a criatividade através da escrita de um final diferente para o conto de fadas. 21/05/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 24097 acesso(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
5 |
Produzindo um texto do gênero Conto de Fadas
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Realizar uma produção de texto, em duplas, de um conto de fadas, tendo como exemplo um conto original. - Produzir textos sobre conto de fadas, acrescentando ou suprimindo elementos da narrativa original. - Trabalhar a linguagem oral, apresentando a história produzida para a ... 17/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10575 acesso(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
6 |
Dos Contos de Fada à Idade Média
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa As crianças na faixa etária de 6 anos de idade poderão com esta aula: Escutar contos de fada, apreciando a leitura feita pelo professor. Gostar de ler e ouvir contos de fada. Perceber aspectos da vida cotidiana (alimentação, moradia, diversão, trabalho, vestuário, religião, et... 01/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 17746 acesso(s) |
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Linguagem oral e escrita |
7 |
Conhecendo os pais dos contos de fadas
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Reconhecer os criadores dos contos de fadas. Reconhecer os principais contos escritos pelos Irmãos Grimm. Identificar as características principais dos contos de fadas escritos por esses autores. 18/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4177 acesso(s) |
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
8 |
Christian Andersen: um grande escritor de contos de fadas
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Conhecer o escritor de inúmeros contos de fadas. Identificar as principais histórias criadas pelo escritor. Produzir um texto informativo sobre o escritor. 16/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8537 acesso(s) |
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
9 |
CONTOS ETIOLÓGICOS
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos etiológicos e sua finalidade. - Relacionar textos a um dado contexto (histórico, social, político, cultural etc.). - Conhecer outras possibilidades de ler o mundo, que não o viés científico. 10/08/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 33577 acesso(s) |
Daniela Amaral Silva Freitas Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
10 |
Os contos africanos e a criação do Universo.
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Apreciar os contos africanos que explicam a criação do Universo. Reconhecer as características dos contos africanos, sua forma e seu conteúdo. Escrever contos que expliquem a criação do Universo, tendo como referência os contos lidos anteriormente. 12/01/2011 Três estrelas 1 comentário(s) 15118 acesso(s) |
Virgínia Cecília da Rocha Louzada Launé COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Ciências Naturais |
11 |
CONTOS AFRICANOS
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Relacionar textos a um dado contexto (histórico, social, político, cultural etc.). - Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos africanos e suas especificidades. - Antecipar assunto do texto com base em título, subtítulo, imagens. - Conhecer um pouco d... 30/11/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 102269 acesso(s) |
Daniela Amaral Silva Freitas Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
12 |
CONTOS INDÍGENAS
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Relacionar textos a um dado contexto (histórico, social, político, cultural etc.). - Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos indígenas e suas especificidades. 13/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 35460 acesso(s) |
Daniela Amaral Silva Freitas Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
13 |
CONTOS PORTUGUESES
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Relacionar textos a um dado contexto (histórico, social, político, cultural etc.). - Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos portugueses e suas especificidades. 24/05/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 7224 acesso(s) |
Daniela Amaral Silva Freitas Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
14 |
Contos populares, nossa herança cultural.
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Entender a importância dos contos populares como manifestação cultural da sociedade; Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos. Construir uma história narrada com recursos tecnológicos; 11/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 19346 acesso(s) |
Grace Luciana Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
15 |
CONTOS POPULARES
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos populares e suas especificidades. - Conhecer a cultura brasileira. 24/05/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 87659 acesso(s) |
Daniela Amaral Silva Freitas Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
16 |
Palavras também riem
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Perceber o conto do riso como uma espécie de piada mais longa. Acrescentar à ideia original elementos interessantes como trechos para cantar, final inesperado... Expressar com o corpo as emoções da história contada. 12/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5666 acesso(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
17 |
Contos
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos Identificar a finalidade desse gênero textual. Conhecer as práticas sociais de produção e circulação dos contos. Conhecer diferentes tipos de contos 10/01/2011 Quatro estrelas 12 comentário(s) 336365 acesso(s) |
Maria Carolina da Silva Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
Sem estrelas 0 classificações - 6297 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!