Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Música - estrutura morfológica e sintática - arranjo musical: análise e criação

 

19/09/2011

Ficha Técnica
Descrição

Caro professor, essa coleção de aulas tem por objetivo trabalhar o conceito de arranjo musical. Não se trata de discutir o assunto em um nível muito profundo ou mesmo de detalhar aspectos técnicos, mas sim de inserir alunos de ensino fundamental inicial em um processo de observações e descobertas a respeito de estruturas e eventos que incidem de maneira imprescindível na estrutura da obra musical, em especial seus arranjos. A coleção é formada por grupos de aulas que propõem formatos diferentes: a primeira (aula 1 a 6) tem menor complexidade para realização, uma vez que usa o corpo como instrumento; a segunda (7 a 9) e a terceira (10 a 17) utilizam instrumentos convencionais e não-convencionais, necessitando de um pouco mais de trabalho, e se diferenciam especialmente pela utilização de cantigas tradicionais brasileiras na última parte. Embora a coleção tenha sido concebida originalmente na ordem em que aqui se encontra, o professor poderá nela intervir se julgar necessário para atingir especificidades do seu grupo e de seu trabalho.

Autoria

RODRIGO RUSSANO - 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES - RJ

Palavras-chave

música, arranjo, performance, análise, composição

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Lista de aulas da coleção (17 aulas)
# Aula Autoria
1 Música - Introdução à notação gráfica – Durações e dinâmicas

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Executar a música composta a partir da partitura de notação gráfica da aula anterior Acrescentar dinâmicas e durações de cada parte Detalhar o arranjo de cada instrumento Relacionar notação gráfica e notação tradicional

30/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11785 acesso(s)

Leonardo Stefano Masquio

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

2 Música – Canções do mundo (“Siyahamba”): canto e percussão corporal – aula 1

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Resgatar e ampliar o repertório de canções de outras culturas.    Explorar os diversos sons possíveis com as mãos.    Executar arranjos simples através do canto e da percussão corporal, enfatizando o uso de palmas de vários tipos.  

07/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 30615 acesso(s)

Equipe

CApUFRJ Música Débora e Katia

3 Música – Canções do mundo (“Shosholoza”): canto e percussão corporal – aula 2

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Resgatar e ampliar o repertório de canções de outras culturas.    Explorar os diversos sons possíveis com os pés.    Executar arranjos simples através do canto e da percussão corporal, enfatizando o uso dos pés. Criar ostinatos rítmicos com sons de pés para acompanhamento da c...

07/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11081 acesso(s)

Equipe

CApUFRJ Música Débora e Katia

4 Música – Canções do mundo (“Ten Little Indians”): canto e percussão corporal – aula 3

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Resgatar e ampliar o repertório de canções de outras culturas.    Trabalhar questões ligadas à pronúncia do idioma em questão (inglês).    Explorar os diversos sons possíveis com mãos e boca.    Executar arranjos simples através do canto e da percussão corporal, enfatizando o ...

20/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12203 acesso(s)

Equipe

CApUFRJ Música Débora e Katia

5 Música – Canções do mundo (“The Alphabet Song”): canto e percussão corporal – aula 4

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Resgatar e ampliar o repertório de canções de outras culturas. Trabalhar questões ligadas à pronúncia do idioma em questão (inglês). Explorar os diversos sons possíveis com o tórax (peito e barriga).    Vivenciar através da prática a diferença entre ritmo e pulsação.   Executa...

20/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 18829 acesso(s)

Equipe

CApUFRJ Música Débora e Katia

6 Música – Canções do mundo (“La Cucaracha”): canto e percussão corporal – aula 5

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Resgatar e ampliar o repertório de canções de outras culturas. Trabalhar questões ligadas à pronúncia do idioma em questão (espanhol).    Executar arranjos simples através do canto e da percussão corporal, enfatizando o uso das mãos, do peito e das coxas.    Criar ostinatos rí...

20/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 14197 acesso(s)

Equipe

CApUFRJ Música Débora e Katia

7 Música – Flauta-doce e percussão com copos – aula 1

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Desenvolver a percepção rítmica através da percussão com copos de plástico.    Desenvolver a percepção melódica através da prática instrumental com a flauta-doce.    Desenvolver habilidades para tocar a flauta-doce e os copos de plástico.    Tocar as notas musicais SOL-LÁ-SI-D...

22/11/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 40712 acesso(s)

Equipe

CApUFRJ Música Débora e Katia

8 Música – Flauta-doce e percussão com copos – aula 2

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Desenvolver a percepção rítmica através da percussão com copos de plástico.    Desenvolver a percepção melódica através da prática instrumental com a flauta-doce.    Desenvolver habilidades para tocar a flauta-doce e os copos de plástico.    Tocar as notas musicais SOL-LÁ-SI-D...

22/11/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 40640 acesso(s)

Equipe

CApUFRJ Música Débora e Katia

9 Música – Flauta-doce e percussão com copos – aula 3

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Desenvolver a percepção rítmica através da percussão com copos de plástico.    Desenvolver a percepção melódica através da prática instrumental com a flauta-doce.    Desenvolver habilidades para tocar a flauta-doce e os copos de plástico.    Tocar as notas musicais SOL-LÁ-SI-D...

22/11/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 30834 acesso(s)

Equipe

CApUFRJ Música Débora e Katia

10 Música – Cantigas tradicionais brasileiras (“Alecrim”): arranjos com percussão – aula 1

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Resgatar e ampliar o repertório de cantigas tradicionais brasileiras Realizar exercícios de imitação rítmica Identificar a diferença entre pulsação e ritmo por meio da prática instrumental Executar arranjos simples por meio do canto e da prática instrumental com instrumentos d...

18/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 28343 acesso(s)

Equipe

CApUFRJ Música Débora e Katia

11 Música – Cantigas tradicionais brasileiras (“Rosa Amarela”): arranjos com percussão – aula 2

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Resgatar e ampliar o repertório de cantigas tradicionais brasileiras   Propor uma classificação para os instrumentos de percussão utilizados, segundo o parâmetro timbre Executar arranjos simples por meio do canto e da prática instrumental com instrumentos de percussão, enfatiz...

18/08/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 24999 acesso(s)

Equipe

CApUFRJ Música Débora e Katia

12 Música – Cantigas tradicionais brasileiras (“Sambalelê”): arranjos com percussão – aula 3

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Resgatar e ampliar o repertório de cantigas tradicionais brasileiras Realizar jogos musicais que apresentem diferença entre as partes executadas Executar arranjos simples por meio do canto e da prática instrumental com instrumentos de percussão, enfatizando o conceito de forma...

18/08/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 16288 acesso(s)

Equipe

CApUFRJ Música Débora e Katia

13 Música – Cantigas tradicionais brasileiras (“Escravos de Jó”): arranjos com percussão – aula 4

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Resgatar e ampliar o repertório de cantigas tradicionais brasileiras. Realizar versões para o jogo musical “Escravos de Jó”. Realizar o jogo musical “Escravos de Jó” com mudança de andamento. Executar arranjos simples através do canto e da prática instrumental com instrumentos...

15/09/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 43194 acesso(s)

Equipe

CApUFRJ Música Débora e Katia

14 Música – Cantigas tradicionais brasileiras (“Bambalalão”): arranjos com percussão – aula 5

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Resgatar e ampliar o repertório de cantigas tradicionais brasileiras. Realizar jogos musicais que trabalhem o parâmetro “altura”. Executar arranjos simples através do canto e da prática instrumental com instrumentos de percussão, enfatizando o parâmetro “altura”.

23/09/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 19101 acesso(s)

Equipe

CApUFRJ Música Débora e Katia

15 Música – Cantigas tradicionais brasileiras (“O meu boi morreu”): arranjos com percussão – aula 6

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Resgatar e ampliar o repertório de cantigas tradicionais brasileiras.   Realizar jogos musicais que trabalhem o parâmetro “intensidade”.    Executar arranjos simples para a música proposta, através do canto e da prática instrumental com instrumentos de percussão, enfatizando o...

15/09/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 16100 acesso(s)

Equipe

CApUFRJ Música Débora e Katia

16 Música – Cantigas tradicionais brasileiras (“O Cravo brigou com a Rosa”): arranjos com percussão – aula 7

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Resgatar e ampliar o repertório de cantigas tradicionais brasileiras.   Realizar jogos musicais que trabalhem o parâmetro “duração”.    Executar arranjos simples através do canto e da prática instrumental com instrumentos de percussão, enfatizando o parâmetro “duração”.  

17/09/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 14532 acesso(s)

Equipe

CApUFRJ Música Débora e Katia

17 Música – Cantigas tradicionais brasileiras (“Teresinha de Jesus”): arranjo com sons vocais – aula 8

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Resgatar e ampliar o repertório de cantigas tradicionais brasileiras. Explorar possibilidades de utilização da voz através de jogos musicais. Criar coletivamente um arranjo simples para a música proposta, explorando sons vocais.

23/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 17018 acesso(s)

Equipe

CApUFRJ Música Débora e Katia

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 14251 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.