19/09/2011
Caro professor, essa coleção de aulas tem por objetivo trabalhar o conceito de arranjo musical. Não se trata de discutir o assunto em um nível muito profundo ou mesmo de detalhar aspectos técnicos, mas sim de inserir alunos de ensino fundamental inicial em um processo de observações e descobertas a respeito de estruturas e eventos que incidem de maneira imprescindível na estrutura da obra musical, em especial seus arranjos. A coleção é formada por grupos de aulas que propõem formatos diferentes: a primeira (aula 1 a 6) tem menor complexidade para realização, uma vez que usa o corpo como instrumento; a segunda (7 a 9) e a terceira (10 a 17) utilizam instrumentos convencionais e não-convencionais, necessitando de um pouco mais de trabalho, e se diferenciam especialmente pela utilização de cantigas tradicionais brasileiras na última parte. Embora a coleção tenha sido concebida originalmente na ordem em que aqui se encontra, o professor poderá nela intervir se julgar necessário para atingir especificidades do seu grupo e de seu trabalho.
RODRIGO RUSSANO - 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES - RJ
música, arranjo, performance, análise, composição
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Música - Introdução à notação gráfica – Durações e dinâmicas
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Executar a música composta a partir da partitura de notação gráfica da aula anterior Acrescentar dinâmicas e durações de cada parte Detalhar o arranjo de cada instrumento Relacionar notação gráfica e notação tradicional 30/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11785 acesso(s) |
Leonardo Stefano Masquio COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
2 |
Música – Canções do mundo (“Siyahamba”): canto e percussão corporal – aula 1
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Inicial | Artes Resgatar e ampliar o repertório de canções de outras culturas. Explorar os diversos sons possíveis com as mãos. Executar arranjos simples através do canto e da percussão corporal, enfatizando o uso de palmas de vários tipos. 07/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 30615 acesso(s) |
Equipe CApUFRJ Música Débora e Katia |
3 |
Música – Canções do mundo (“Shosholoza”): canto e percussão corporal – aula 2
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Inicial | Artes Resgatar e ampliar o repertório de canções de outras culturas. Explorar os diversos sons possíveis com os pés. Executar arranjos simples através do canto e da percussão corporal, enfatizando o uso dos pés. Criar ostinatos rítmicos com sons de pés para acompanhamento da c... 07/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11081 acesso(s) |
Equipe CApUFRJ Música Débora e Katia |
4 |
Música – Canções do mundo (“Ten Little Indians”): canto e percussão corporal – aula 3
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Inicial | Artes Resgatar e ampliar o repertório de canções de outras culturas. Trabalhar questões ligadas à pronúncia do idioma em questão (inglês). Explorar os diversos sons possíveis com mãos e boca. Executar arranjos simples através do canto e da percussão corporal, enfatizando o ... 20/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12203 acesso(s) |
Equipe CApUFRJ Música Débora e Katia |
5 |
Música – Canções do mundo (“The Alphabet Song”): canto e percussão corporal – aula 4
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Inicial | Artes Resgatar e ampliar o repertório de canções de outras culturas. Trabalhar questões ligadas à pronúncia do idioma em questão (inglês). Explorar os diversos sons possíveis com o tórax (peito e barriga). Vivenciar através da prática a diferença entre ritmo e pulsação. Executa... 20/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 18829 acesso(s) |
Equipe CApUFRJ Música Débora e Katia |
6 |
Música – Canções do mundo (“La Cucaracha”): canto e percussão corporal – aula 5
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Inicial | Artes Resgatar e ampliar o repertório de canções de outras culturas. Trabalhar questões ligadas à pronúncia do idioma em questão (espanhol). Executar arranjos simples através do canto e da percussão corporal, enfatizando o uso das mãos, do peito e das coxas. Criar ostinatos rí... 20/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 14197 acesso(s) |
Equipe CApUFRJ Música Débora e Katia |
7 |
Música – Flauta-doce e percussão com copos – aula 1
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Inicial | Artes Desenvolver a percepção rítmica através da percussão com copos de plástico. Desenvolver a percepção melódica através da prática instrumental com a flauta-doce. Desenvolver habilidades para tocar a flauta-doce e os copos de plástico. Tocar as notas musicais SOL-LÁ-SI-D... 22/11/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 40712 acesso(s) |
Equipe CApUFRJ Música Débora e Katia |
8 |
Música – Flauta-doce e percussão com copos – aula 2
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Inicial | Artes Desenvolver a percepção rítmica através da percussão com copos de plástico. Desenvolver a percepção melódica através da prática instrumental com a flauta-doce. Desenvolver habilidades para tocar a flauta-doce e os copos de plástico. Tocar as notas musicais SOL-LÁ-SI-D... 22/11/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 40640 acesso(s) |
Equipe CApUFRJ Música Débora e Katia |
9 |
Música – Flauta-doce e percussão com copos – aula 3
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Inicial | Artes Desenvolver a percepção rítmica através da percussão com copos de plástico. Desenvolver a percepção melódica através da prática instrumental com a flauta-doce. Desenvolver habilidades para tocar a flauta-doce e os copos de plástico. Tocar as notas musicais SOL-LÁ-SI-D... 22/11/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 30834 acesso(s) |
Equipe CApUFRJ Música Débora e Katia |
10 |
Música – Cantigas tradicionais brasileiras (“Alecrim”): arranjos com percussão – aula 1
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Artes Resgatar e ampliar o repertório de cantigas tradicionais brasileiras Realizar exercícios de imitação rítmica Identificar a diferença entre pulsação e ritmo por meio da prática instrumental Executar arranjos simples por meio do canto e da prática instrumental com instrumentos d... 18/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 28343 acesso(s) |
Equipe CApUFRJ Música Débora e Katia |
11 |
Música – Cantigas tradicionais brasileiras (“Rosa Amarela”): arranjos com percussão – aula 2
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Artes Resgatar e ampliar o repertório de cantigas tradicionais brasileiras Propor uma classificação para os instrumentos de percussão utilizados, segundo o parâmetro timbre Executar arranjos simples por meio do canto e da prática instrumental com instrumentos de percussão, enfatiz... 18/08/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 24999 acesso(s) |
Equipe CApUFRJ Música Débora e Katia |
12 |
Música – Cantigas tradicionais brasileiras (“Sambalelê”): arranjos com percussão – aula 3
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Artes Resgatar e ampliar o repertório de cantigas tradicionais brasileiras Realizar jogos musicais que apresentem diferença entre as partes executadas Executar arranjos simples por meio do canto e da prática instrumental com instrumentos de percussão, enfatizando o conceito de forma... 18/08/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 16288 acesso(s) |
Equipe CApUFRJ Música Débora e Katia |
13 |
Música – Cantigas tradicionais brasileiras (“Escravos de Jó”): arranjos com percussão – aula 4
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Resgatar e ampliar o repertório de cantigas tradicionais brasileiras. Realizar versões para o jogo musical “Escravos de Jó”. Realizar o jogo musical “Escravos de Jó” com mudança de andamento. Executar arranjos simples através do canto e da prática instrumental com instrumentos... 15/09/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 43194 acesso(s) |
Equipe CApUFRJ Música Débora e Katia |
14 |
Música – Cantigas tradicionais brasileiras (“Bambalalão”): arranjos com percussão – aula 5
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Artes Resgatar e ampliar o repertório de cantigas tradicionais brasileiras. Realizar jogos musicais que trabalhem o parâmetro “altura”. Executar arranjos simples através do canto e da prática instrumental com instrumentos de percussão, enfatizando o parâmetro “altura”. 23/09/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 19101 acesso(s) |
Equipe CApUFRJ Música Débora e Katia |
15 |
Música – Cantigas tradicionais brasileiras (“O meu boi morreu”): arranjos com percussão – aula 6
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Artes Resgatar e ampliar o repertório de cantigas tradicionais brasileiras. Realizar jogos musicais que trabalhem o parâmetro “intensidade”. Executar arranjos simples para a música proposta, através do canto e da prática instrumental com instrumentos de percussão, enfatizando o... 15/09/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 16100 acesso(s) |
Equipe CApUFRJ Música Débora e Katia |
16 |
Música – Cantigas tradicionais brasileiras (“O Cravo brigou com a Rosa”): arranjos com percussão – aula 7
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Resgatar e ampliar o repertório de cantigas tradicionais brasileiras. Realizar jogos musicais que trabalhem o parâmetro “duração”. Executar arranjos simples através do canto e da prática instrumental com instrumentos de percussão, enfatizando o parâmetro “duração”. 17/09/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 14532 acesso(s) |
Equipe CApUFRJ Música Débora e Katia |
17 |
Música – Cantigas tradicionais brasileiras (“Teresinha de Jesus”): arranjo com sons vocais – aula 8
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Artes Resgatar e ampliar o repertório de cantigas tradicionais brasileiras. Explorar possibilidades de utilização da voz através de jogos musicais. Criar coletivamente um arranjo simples para a música proposta, explorando sons vocais. 23/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 17018 acesso(s) |
Equipe CApUFRJ Música Débora e Katia |
Sem estrelas 0 classificações - 14251 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!