22/09/2011
O objetivo da coleção é organizar aulas relacionadas ao conteúdo “equilíbrio” nas aulas de educação física. Apresentamos quatro atividades específicas que trabalham de forma muito enfática o equilíbrio: atividades circenses, judô, capoeira, e ginástica. A coleção tem um caráter interdisciplinar e irá estimular além da experimentação corporal, o debate sobre as sensações corporais vividas e a importância do trabalho coletivo para a superação de desafios. A aula 1 inicia a coleção e apresenta diferentes desafios que provocam o desequilíbrio após o salto. As aulas 2 a 4 apresentam diferentes atividades ginásticas que trabalham o equilíbrio como um dos seus objetivos. As aulas 5 a 11 apresentam diferentes modalidades circenses e destacam exercícios específicos que buscam a melhoria do equilíbrio corporal. As aulas 12 a 15 apresentam duas lutas (respectivamente capoeira e judô) e inúmeras atividades que tem como um dos seus objetivos aprimorar o equilíbrio dos alunos em diferentes situações da prática esportiva.
TIAGO LISBOA BARTHOLO - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ
equilíbrio, educação infantil
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
A história do saltar, desequilibrar, equilibrar e a lateralidade nas aulas de Educação Física.
Educação Infantil | Movimento Realizar atividades que provoquem o desequilíbrio e o equilíbrio após saltar; Criar e explicar a estratégia utilizada para superar os desafios da atividade proposta; Identificar os lados direito e esquerdo de seu corpo bem como, dentro e fora, acima e abaixo, em diferentes sit... 27/09/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 9862 acesso(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
2 |
A ginástica na minha vida.
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Conceituar ginástica; Identificar as diferentes formas de manifestação da ginástica e a presença de seus elementos constitutivos na vida cotidiana; Vivenciar as diferentes formas de manifestação da ginástica e a percepção do seu corpo, durante a realização da mesma; Avaliar as... 27/09/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 44787 acesso(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
3 |
No ritmo da ginástica rítmica
Educação Infantil | Movimento - Conhecer um pouco de cada aparelho da ginástica rítmica reconhecendo seus aparelhos e movimentos característicos. - Desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo e espaço em que se realiza os movimentos, pois, em cada aparelho da ginástica rítmica, o espaç... 19/10/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 18125 acesso(s) |
Luciano Silveira Coelho ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
4 |
Acrobacia na Ginástica
Educação Infantil | Movimento - Aprender a identificar as características e peculiaridades da Ginástica Acrobática. - Aprender alguns movimentos básicos da Ginástica Acrobática. - Aprender a desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo, espaço e o outro. 05/04/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 35559 acesso(s) |
Luciano Silveira Coelho ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
5 |
Atividades circenses na Educação Física: qual o objetivo?
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física a) Conhecer e diferenciar os objetivos da prática de atividades circenses na escola e nos circos profissionais; b) Identificar as atividades circenses como parte da cultura corporal; c) Conhecer e vivenciar práticas do universo circense adaptados aos objetivos da escola. 26/04/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10249 acesso(s) |
Adriane Silva Tomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
6 |
Os Artistas do circo
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Conhecer os profissionais de circo por meio de apreciação de vídeos. Elaborar um roteiro de entrevista. Construir um espetáculo circense. Representar papéis diferentes na dramatização. 25/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 33599 acesso(s) |
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
7 |
O Circo da Infância
Educação Infantil | Movimento - Trabalhar alguns movimentos de acrobacia, equilíbrio e contorcionismo através de movimentos simples e adaptações de brincadeiras tradicionais. - Coordenar diferentes movimentos com o espaço, os objetos e os colegas. - Desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ... 02/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5016 acesso(s) |
Luciano Silveira Coelho ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
8 |
Identificando as práticas corporais presentes no circo
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física a) Conhecer as práticas corporais mais comuns do circo; b) Vivenciar de forma lúdica algumas modalidades circenses. 26/04/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8712 acesso(s) |
Adriane Silva Tomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
9 |
Acrobacias do circo
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Reconhecer as acrobacias como constituinte das atividades circenses e vivenciar a sua prática. 17/11/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 12059 acesso(s) |
Rodrigo Barros Rispoli COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
10 |
O Equilibrismo do Circo
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Reconhecer o equilibrismo mais um compontente das modalidades circenses. 17/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 11738 acesso(s) |
Rodrigo Barros Rispoli COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
11 |
Equilibre-se! (circo)
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Nessa aula de atividades de equilíbrio, comuns nas ginásticas e nas atividades circenses, os alunos poderão ampliar suas possibilidades de movimentos pensando tanto em equilibrar-se em diferentes superfícies quanto em equilibrar objetos sobre seus corpos. Alguns objetivos das ... 24/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 8028 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
12 |
CAPOEIRA E INCLUSÃO: ESSAS LUTAS NÃO PODEM PARAR!
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1) Identificar a capoeira como manifestação cultural. 2) Reconhecer as contribuições da capoeira na inclusão das pessoas. 3) Respeitar a diversidade humana, opondo-se a qualquer tipo de preconceito. 05/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8903 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
13 |
Brincando de capoeira como os escravos
Educação Infantil | Movimento Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Os alunos poderão experimentar a roda de capoeira, ao tentar reproduzir as figuras do jogo e refletindo sobre as características dos movimentos. O objetivo principal da aula não é ensinar os movimentos da capoeira com ênfase na técnica de execução, mas fazer com que os alunos ... 15/09/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 14274 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
14 |
Jigoro Kano: o pai do Judô
Educação Infantil | Movimento - Aprender um pouco da história do Judô e de seu grande mestre Jigoro Kano. - Aprender alguns movimentos básicos do judô de maneira lúdica. - Aprender a desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo e espaço em que se realizam os movimentos do judô. 06/04/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5008 acesso(s) |
Luciano Silveira Coelho ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
15 |
Aprendendo sobre o judô
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física § Conhecer as principais características do judô; § Conhecer os fundamentos básicos de técnicas do judô; § Vivenciar jogos de luta baseados no judô; § Vivenciar algumas técnicas corporais do judô. 18/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14485 acesso(s) |
Adriane Silva Tomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
Sem estrelas 0 classificações - 7874 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!