Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Como desenvolver atividades lúdicas que desafiem os alunos a desenvolverem a capacidade física do equilíbrio?

 

22/09/2011

Ficha Técnica
Descrição

O objetivo da coleção é organizar aulas relacionadas ao conteúdo “equilíbrio” nas aulas de educação física. Apresentamos quatro atividades específicas que trabalham de forma muito enfática o equilíbrio: atividades circenses, judô, capoeira, e ginástica. A coleção tem um caráter interdisciplinar e irá estimular além da experimentação corporal, o debate sobre as sensações corporais vividas e a importância do trabalho coletivo para a superação de desafios. A aula 1 inicia a coleção e apresenta diferentes desafios que provocam o desequilíbrio após o salto. As aulas 2 a 4 apresentam diferentes atividades ginásticas que trabalham o equilíbrio como um dos seus objetivos. As aulas 5 a 11 apresentam diferentes modalidades circenses e destacam exercícios específicos que buscam a melhoria do equilíbrio corporal. As aulas 12 a 15 apresentam duas lutas (respectivamente capoeira e judô) e inúmeras atividades que tem como um dos seus objetivos aprimorar o equilíbrio dos alunos em diferentes situações da prática esportiva.

Autoria

Tiago Lisboa Bartholo - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ

Palavras-chave

equilíbrio, educação infantil

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Lista de Aulas da Coleção (15 aulas)
# Aula Autoria
1 A história do saltar, desequilibrar, equilibrar e a lateralidade nas aulas de Educação Física.

Educação Infantil | Movimento

Realizar atividades que provoquem o desequilíbrio e o equilíbrio após saltar; Criar e explicar a estratégia utilizada para superar os desafios da atividade proposta; Identificar os lados direito e esquerdo de seu corpo bem como, dentro e fora, acima e abaixo, em diferentes sit...

27/09/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 3077 acessos

LEANDRO REZENDE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

2 A ginástica na minha vida.

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Conceituar ginástica; Identificar as diferentes formas de manifestação da ginástica e a presença de seus elementos constitutivos na vida cotidiana; Vivenciar as diferentes formas de manifestação da ginástica e a percepção do seu corpo, durante a realização da mesma; Avaliar as...

27/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8971 acessos

LEANDRO REZENDE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

3 No ritmo da ginástica rítmica

Educação Infantil | Movimento

- Conhecer um pouco de cada aparelho da ginástica rítmica reconhecendo seus aparelhos e movimentos característicos. - Desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo e espaço em que se realiza os movimentos, pois, em cada aparelho da ginástica rítmica, o espaç...

19/10/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 4519 acessos

Luciano Silveira Coelho

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

4 Acrobacia na Ginástica

Educação Infantil | Movimento

- Aprender a identificar as características e peculiaridades da Ginástica Acrobática. - Aprender alguns movimentos básicos da Ginástica Acrobática. - Aprender a desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo, espaço e o outro.

05/04/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 11968 acessos

Luciano Silveira Coelho

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

5 Atividades circenses na Educação Física: qual o objetivo?

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

a) Conhecer e diferenciar os objetivos da prática de atividades circenses na escola e nos circos profissionais; b) Identificar as atividades circenses como parte da cultura corporal; c) Conhecer e vivenciar práticas do universo circense adaptados aos objetivos da escola. 

26/04/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4805 acessos

Adriane Silva Tomaz

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

6 Os Artistas do circo

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

 Conhecer os profissionais de circo por meio de apreciação de vídeos.   Elaborar um roteiro de entrevista.    Construir um espetáculo circense. Representar papéis diferentes na dramatização.

25/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 9197 acessos

Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

7 O Circo da Infância

Educação Infantil | Movimento

- Trabalhar alguns movimentos de acrobacia, equilíbrio e contorcionismo através de movimentos simples e adaptações de brincadeiras tradicionais. - Coordenar diferentes movimentos com o espaço, os objetos e os colegas.  - Desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ...

02/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 1905 acessos

Luciano Silveira Coelho

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

8 Identificando as práticas corporais presentes no circo

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

a) Conhecer as práticas corporais mais comuns do circo; b) Vivenciar de forma lúdica algumas modalidades circenses. 

26/04/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2804 acessos

Adriane Silva Tomaz

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

9 Acrobacias do circo

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Reconhecer as acrobacias como constituinte das atividades circenses e vivenciar a sua prática.

17/11/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 4470 acessos

Rodrigo Barros Rispoli

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

10 O Equilibrismo do Circo

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Reconhecer o equilibrismo mais um compontente das modalidades circenses.

17/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 2502 acessos

Rodrigo Barros Rispoli

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

11 Equilibre-se! (circo)

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Nessa aula de atividades de equilíbrio, comuns nas ginásticas e nas atividades circenses, os alunos poderão ampliar suas possibilidades de movimentos pensando tanto em equilibrar-se em diferentes superfícies quanto em equilibrar objetos sobre seus corpos. Alguns objetivos das ...

24/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 1823 acessos

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

12 CAPOEIRA E INCLUSÃO: ESSAS LUTAS NÃO PODEM PARAR!

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1) Identificar a capoeira como manifestação cultural. 2) Reconhecer as contribuições da capoeira na inclusão das pessoas. 3) Respeitar a diversidade humana, opondo-se a qualquer tipo de preconceito.

05/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3182 acessos

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

13 Brincando de capoeira como os escravos

Educação Infantil | Movimento

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Os alunos poderão experimentar a roda de capoeira, ao tentar reproduzir as figuras do jogo e refletindo sobre as características dos movimentos. O objetivo principal da aula não é ensinar os movimentos da capoeira com ênfase na técnica de execução, mas fazer com que os alunos ...

15/09/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 5106 acessos

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

14 Jigoro Kano: o pai do Judô

Educação Infantil | Movimento

- Aprender um pouco da história do Judô e de seu grande mestre Jigoro Kano. - Aprender alguns movimentos básicos do judô de maneira lúdica. - Aprender a desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo e espaço em que se realizam os movimentos do judô.

06/04/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 1917 acessos

Luciano Silveira Coelho

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

15 Aprendendo sobre o judô

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

§  Conhecer as principais características do judô; §  Conhecer os fundamentos básicos de técnicas do judô; §  Vivenciar jogos de luta baseados no judô; §  Vivenciar algumas técnicas corporais do judô.

18/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3229 acessos

Adriane Silva Tomaz

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 2401 acessos

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.