Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Como orientar os alunos a produzir textos com coerência e coesão?

 

21/10/2011

Ficha Técnica
Descrição

A produção de texto nos anos iniciais do Ensino Fundamental não constitui uma tarefa fácil para os alunos, por esse motivo os trabalhos constantes de produção e reescrita devem ser enfatizados. Com esse objetivo, esta coleção reúne 18 aulas, focando os tipos textuais narrativa e descrição, a fim de propiciar ricas oportunidades de escrita e reflexão sobre a linguagem. A primeira aula apresenta uma proposta simples de elaboração de frases para que seja possível, posteriormente, trabalhar com textos mais complexos. As aulas de 2 a 6 são relativas a aspectos da narração. As aulas de 7 a 9 desenvolvem a prática de produção de textos. Na sequência, as aulas de 10 a 13 propõem a revisão de texto através da reescrita. As aulas 14 e 15 abordam o tipo textual descrição e, por fim, as aulas de 16 a 18 destacam questões relativas à coesão e coerência textual.

Autoria

Livia Fagundes Neves - COL DE APLICACAO JOAO XXIII - MG

Palavras-chave

coesão, coerência, produção, textos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Lista de aulas da coleção (18 aulas)
# Aula Autoria
1 Ler e escrever com coerência: elaboração de frases

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo; Reconhecer palavras e frases; Ler com ritmo, clareza e pontuação; Produzir frases com coerência e coesão; Refletir sobre a pontuação usada em diferentes frases.

11/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 17982 acesso(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

2 Identificando os elementos e as fases de narrativas

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

• Reconhecer que uma narrativa contém personagens, narrador, espaço, enredo e tempo; • diferenciar a situação inicial da situação final (desfecho do conflito) de uma narrativa; • refletir sobre valores sociais: casa bonita X casa feia, e sobre a atitude do personagem principal...

03/09/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 12273 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

3 Elementos da narrativa

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Levar o aluno a aprofundar, coletivamente, a compreensão de narrativas. Propiciar que o aluno reconheça, de forma dedutiva, características comuns às narrativas. Recuperar na sala de aula a prática tradicional de contar e de ouvir histórias. Desenvolver as habilidades de ouvir...

21/05/2010 Uma estrela 1 comentário(s) 19348 acesso(s)

Daniela Amaral Silva Freitas

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

4 Literatura infantil: reconhecendo funções da narrativa

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Reconhecer a estrutura do texto narrativo e as partes que compõem um texto modelar. Identificar o problema vivido pelo personagem principal do texto. Aprofundar conhecimentos sobre discurso direto, presentes nas narrativas. Explicar o significado das expressões presentes no li...

28/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8037 acesso(s)

MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

5 Organizando um texto narrativo

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Refletir sobre o uso da língua escrita na organização de textos narrativos, observando a pontuação usada para marcar a fala das personagens.

06/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 11112 acesso(s)

ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

6 Produzindo textos narrativos em pequenos grupos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Produzir textos narrativos, em pequenos grupos, dando sequência à ideia e à escrita dos colegas.  Observar as características de um texto narrativo.

07/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 6874 acesso(s)

ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

7 Oficina de produção de textos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Utilizar diferentes registros, inclusive os mais formais da variedade linguística valorizada socialmente, sabendo adequá-los às circunstâncias da situação comunicativa de que participam; ·          Ler autonomamente diferentes textos dos gêneros previstos para o ciclo, sabendo...

23/02/2011 Quatro estrelas 19 comentário(s) 146386 acesso(s)

Grace Luciana Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Informação e Comunicação

8 Linguagem escrita através da produção de textos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

O aluno poderá: planejar estratégias para resolução de situações-problema; reconhecer que temos maneiras diferentes de pensar e de aprender; expressar através da escrita diferentes canais sensoriais; produzir texto coletivo trabalhando os aspectos gramaticais e ortográficos.

28/05/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 16061 acesso(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

9 PRODUÇÃO DE TEXTOS

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Aprender a transcrever relatos orais.            Aprender a fazer  revisão ortográfica e gramatical.            Desenvolver a noção de respeito às experiências dos avós.   Escrever textos que tenham significado para o aluno.

12/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 16936 acesso(s)

Simone de Alencastre Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Alfabetização

10 REVISÃO DE TEXTOS - UM TRABALHO ALÉM DA CORREÇÃO

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Estabelecer com os alunos a importância da revisão dos textos.            Compreender a importância  de algumas regras ortográficas e gramaticais dentro do sentido do texto.          Desenvolver a  importância de refletir sobre o sentido do texto quando se faz a revisão. Inves...

14/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 26411 acesso(s)

Simone de Alencastre Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Alfabetização

11 Reescrita – um trabalho de produção de textos.

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

 Construir  a escrita, buscando aprimoramento através da prática.            Construir o repertório linguístico.           Escrever textos com propósitos definidos, pensando no gênero e no leitor. Reescrever textos partindo de uma história conhecida.

25/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 48684 acesso(s)

Simone de Alencastre Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Alfabetização

12 HISTÓRIAS DO MUNDO TODO: REESCRITA E FICHA TÉCNICA

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Produzir textos a partir de outros conhecidos;  Revisar seu próprio texto;  Buscar informações em diferentes tipos de fontes( livros, revistas, web e etc), aprendendo  a valorizar a leitura como fonte de informação;  Reconhecer as características textuais  do gênero" conto";

13/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20585 acesso(s)

Soymara Vieira Emiliao

E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS

MESQUITA RJ

Alfabetização

13 REESCRITAS DE HISTÓRIAS CONHECIDAS - FORMANDO ESCRITORES

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Estimular a produção de textos em linguagem escrita por meio do ditado ao professor.          Produzir  textos orais com base na linguagem escrita de contos.           Recuperar os principais elementos da narrativa com base na linguagem. Observar algumas regras gramaticais e o...

02/02/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 19552 acesso(s)

Simone de Alencastre Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Alfabetização

14 Texto descritivo: compreensão e produção

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

O aluno entrará em contato com o tipo textual descrição, conhecendo suas especificidades. Desenvolverá a linguagem oral ao descrever um colega.

01/12/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 25669 acesso(s)

Livia Fagundes Neves

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

15 PRODUÇÃO DE TEXTOS DESCRITIVOS

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Construir a leitura e escrita.            Conhecer a cultura Grega.            Aprender a escrever um texto descritivo. Pesquisar personagens da mitologia grega.

31/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 16562 acesso(s)

Simone de Alencastre Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Alfabetização

16 É melhor falar do que calar

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Desenvolver textos observando a coerência e a coesão; Utilizar as regras de acentuação gráfica; Aplicar a pontuação.

09/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 3597 acesso(s)

Soymara Vieira Emiliao

E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS

MESQUITA RJ

Alfabetização

17 Estudando a sequência de textos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Refletir sobre a sequência de textos; Utilizar elementos de coesão; ordenar excertos.

21/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 8729 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

18 sobre coesão e coerência textuais

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

reconhecer e analisar elementos linguísticos responsáveis pelo estabelecimento da coesão textual; identificar a interdependência semântica entre os elementos constituintes de um texto reponsáveis pelo estabelecimento da coerência.

21/11/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 137004 acesso(s)

LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 7470 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.