Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Adolescência, preconceito e discriminação

 

30/11/2011

Ficha Técnica
Descrição

Em uma sociedade onde a desigualdade se apresenta das mais diversas formas, é fundamental que se tenha clareza da necessidade de valorização da diversidade humana presente no contexto escolar e em outros espaços sociais. Nesse sentido, um dos principais propósitos dessa coleção é incentivar os/as alunos/as a conviver com as diferenças, rompendo com atitudes de preconceito e discriminação. Para introduzir a temática, as aulas 1 e 2 propõem a diferenciação entre diversidade e desigualdade, homogeneidade e igualdade para, então, levar os alunos a identificar situações na sala de aula ou mesmo na comunidade em que a diversidade das pessoas não é respeitada, promovendo a desigualdade. A aula 3 discute o conceito de sociedade inclusiva e as atitudes necessárias para sua consolidação, alertando para o fato de que, muitas vezes, o preconceito presente na sociedade é velado. As aulas 4 a 8 apresentam as deficiências em suas especificidades: física, mental, visual e auditiva. Pretendem promover a conscientização sobre a realidade de outros adolescentes com deficiência, as diferentes linguagens para aprender, a partir de relatos de experiência e projetos de vida. As aulas 9 e 10 trabalham as várias formas de preconceito: racial, social, cultural, contra as mulheres e os idosos e os condicionantes sociológicos que determinam situações aterrorizantes como meninos e meninas morando nas ruas. Dando continuidade, as aulas 11 e 12 aprofundam as discussões em torno do preconceito racial, buscando conscientizar os alunos da importância de lutar contra as várias formas de desigualdade e de criar estratégias favoráveis à promoção da igualdade étnico-racial. Nas aulas seguintes (13 a 16), são abordadas questões relacionadas à diversidade sexual, como a importância do respeito e do reconhecimento das diversas formas de expressão da sexualidade humana. Assim, propõe-se discutir com os jovens temas como a homofobia, a discriminação social e o preconceito em relação aos portadores do HIV e aos doentes da AIDS. Para finalizar, as aulas 17 a 19 apresentam o conceito de bullying, atitudes que o caracterizam e possíveis consequências, em termos físicos e psicológicos, para as vítimas dessa forma de violência. Sugerimos ao professor que conclua as discussões do tema através do debate regrado proposto na última aula da coleção.

Autoria

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG

Palavras-chave

adolescência, desigualdade, diversidade, preconceito, discriminação

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Médio Sociologia Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil
Ensino Fundamental Final Saúde Negociação de comportamentos para o convívio social
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Final Saúde Valorização dos vínculos afetivos
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Lista de aulas da coleção (19 aulas)
# Aula Autoria
1 DESIGUALDADE X DIVERSIDADE: O OUTRO LADO DA MOEDA

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1) Perceber que a comunidade escolar tem uma população formada por grupos com características físicas e psicológicas diversas, os quais devem ser respeitados. 2) Identificar situações na sala de aula ou mesmo na comunidade em que não é considerada a diversidade das pessoas, pr...

17/09/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 38387 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

2 Entendendo a diversidade em sala de aula

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Sociologia

Nesta aula será trabalhado o conceito da diversidade (cultural, étnica, social e religiosa), e discutida a inclusão de alunos com necessidades especiais no contexto de sala de aula. Além disso, esta aula tem como objetivo favorecer que os alunos percebam que, mesmo sendo difer...

03/07/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 139666 acesso(s)

Bruno Pagliarani Mattiazzo

FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Física

3 O que seria uma sociedade para todos?

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Aprender sobre o conceito de sociedade igualitária: o que é, suas características e importância; Aprender sobre o que é uma sociedade inclusiva; Aprender sobre o que é necessário fazer para construirmos uma sociedade inclusiva.

17/11/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 63272 acesso(s)

Bruno Pagliarani Mattiazzo

FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Física

4 Adolescência e a deficiência

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Ensino Médio | Sociologia

Discutir e refletir sobre a fase evolutiva da adolescência: os aspectos fisiológicos, psicológicos, e sociais. Discutir a adolescência perpassada pela deficiência; Abordar relatos de pessoas com deficiência que já vivenciaram esta fase da vida e como foi tal experiência. Discu...

15/09/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12843 acesso(s)

Bruno Pagliarani Mattiazzo

FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Física

5 A Deficiência Física na escola

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Será trabalhado nesta aula o conceito de Deficiência Física no contexto escolar, de forma a proporcionar a reflexão dos alunos sobre a importância da inclusão de pessoas com este tipo de deficiência na escola. Além disso, será abordado os benefícios, para todos, de se conviver...

19/05/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 34973 acesso(s)

Bruno Pagliarani Mattiazzo

FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Física

6 A Deficiência Mental na escola

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Será trabalhado nesta aula o conceito de Deficiência Mental no contexto escolar, bem como a importância de se conviver com as diferenças, visto que a pluralidade favorece que aprendamos uns com os outros, independentemente das nossas características peculiares. Ainda, esta aul...

19/05/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 19661 acesso(s)

Bruno Pagliarani Mattiazzo

FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Física

7 A Deficiência Visual na escola

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Nesta aula será trabalhado o conceito de Deficiência Visual no contexto escolar, visando proporcionar a compreensão, por parte do aluno, da necessidade da  inclusão escolar e social de alunos com Deficiência Visual (DV). Também será abordada a utilização do Braille pelo aluno ...

28/05/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 23349 acesso(s)

Bruno Pagliarani Mattiazzo

FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Física

8 A Deficiência Auditiva na escola

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Nesta aula será trabalhado o conceito de Deficiência Auditiva (DA) no contexto escolar, de forma a proporcionar a compreensão da importância de se conviver com as diferenças, sendo que a pluralidade favorece que aprendamos uns com os outros, independentemente das nossas caract...

28/04/2015 Quatro estrelas 1 comentário(s) 21591 acesso(s)

Bruno Pagliarani Mattiazzo

FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Física

9 As várias formas de preconceito- UCA

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Aprenderá sobre as várias formas de preconceito e que o mesmo é nocivo para a sociedade. Além disso, pensar em meios de diminuir as diferenças e incentivar a convivência e o respeito entre as pessoas. Divulgar as conclusões advindas das reflexões no site da escola e compartilh...

12/07/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7648 acesso(s)

Luciana Xavier de Castro

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Filosofia

10 Crianças na rua- cidadania roubada

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Sociologia

Debater quais são os condicionantes sociológicos que determinam situações aterorrizantes como meninos e meninas morando nas ruas. Despertar o senso crítico e atuante dos jovens em não se acomodarem diante das injustiças da sociedade.

21/01/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 19064 acesso(s)

Grace Luciana Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Informação e Comunicação

11 Educar para a igualdade racial: rompendo preconceitos, estereótipos e ações discriminatórias

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

• Conscientizar que a luta contra o preconceito racial é responsabilidade de todos; • Identificar alguns instrumentos de desnaturalização das desigualdades raciais; • Reduzir as desigualdades e promover a igualdade étnico-racial.

02/12/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 53211 acesso(s)

SANDRO PRADO SANTOS

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

12 Diálogos contra o racismo: o valor da diferença

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Biologia

Ensino Médio | História

• Desmistificar o mito de democracia racial; • Identificar a importância da discussão e da necessidade de combate do racismo; • Compreender, respeitar e valorizar a diversidade sociocultural e a convivência solidária em uma sociedade democrática; • Desenvolver valores básicos ...

10/12/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 32627 acesso(s)

SANDRO PRADO SANTOS

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

13 Discutindo a diversidade sexual da escola para a vida

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Biologia

Ter compreensão e o respeito pelo diferente e pela diversidade sexual e entendê-las como dimensões fundamentais no processo educativo; Compreender que os espaços sociais, e assim a escola, são importantes para o reconhecimento da diversidade sexual e para a desestabilização da...

29/03/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 10635 acesso(s)

SANDRO PRADO SANTOS

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

14 Diga não à homofobia: Igualdade para viver e diversidade para conviver

Educação Escolar Indígena | História

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual

Ensino Médio | Biologia

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

• Problematizar a instituição escolar como um suposto ambiente de tolerância à diversidade sexual, trazendo à tona a realidade de discriminação e violência presente nesse ambiente; • Compreensão da sexualidade como um constructo, influenciado por uma diversidade de elementos, ...

23/03/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10631 acesso(s)

SANDRO PRADO SANTOS

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

15 Cidadania, respeito e solidariedade com pessoas vivendo com HIV

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros

Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual

Ensino Médio | Biologia

Desmistificar os valores e crenças, da questão do HIV, que estão embutidas no grupo.    Compreender que existe um leque mais amplo possível de informações a respeito de possibilidades, direitos, pressões, preconceitos e discriminações que pessoas vivendo com HIV possuem.    Di...

31/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5240 acesso(s)

SANDRO PRADO SANTOS

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

16 AIDS e preconceito! Aprendendo com o Dia Mundial de Luta contra a AIDS

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Estas aulas procuram oferecer uma reflexão sobre a relação entre a AIDS, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, e o preconceitoque a sociedade tem com relação às pessoas com estas. Refletir sobre as matérias jornalísticas que tratam do tema e apresentam a campanha do Dia Mund...

17/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 6056 acesso(s)

katia Zanvettor Ferreira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Informação e Comunicação

17 Bullying: o que é e quais as formas existentes.

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Médio | Biologia

Ensino Médio | Sociologia

O que é Bullying,  formas existentes e como identificar; As consequências psíquicas e físicas que o Bullying pode causar na vítima; Como ocorre o Bullying em função da orientação sexual, motivações e o que fazer contra isso.

22/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 43525 acesso(s)

Estela Calderaro Pontinha Leite

Universidade de Mogi das Cruzes

MOGI DAS CRUZES SP

Saúde

18 Bulliyng: o mal que está na sala de aula

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Ensino Médio | Biologia

Conhecer o conceito de bullying Explicar as possíveis conseqüências, em termos físicos e psicológicos, do bullying Estimular a cordialidade e o respeito entre os alunos em sala de aula

15/10/2010 Quatro estrelas 9 comentário(s) 52873 acesso(s)

Lindomar de Oliveira Untaler

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

19 O debate regrado e o bullying

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Discutir o conceito de bullying e sua existência na escola; levantar argumentos para a realização de um debate; organizar e participar de um debate regrado cujo tema seja o bullying.

04/09/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 55730 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 7005 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.