30/11/2011
Em uma sociedade onde a desigualdade se apresenta das mais diversas formas, é fundamental que se tenha clareza da necessidade de valorização da diversidade humana presente no contexto escolar e em outros espaços sociais. Nesse sentido, um dos principais propósitos dessa coleção é incentivar os/as alunos/as a conviver com as diferenças, rompendo com atitudes de preconceito e discriminação. Para introduzir a temática, as aulas 1 e 2 propõem a diferenciação entre diversidade e desigualdade, homogeneidade e igualdade para, então, levar os alunos a identificar situações na sala de aula ou mesmo na comunidade em que a diversidade das pessoas não é respeitada, promovendo a desigualdade. A aula 3 discute o conceito de sociedade inclusiva e as atitudes necessárias para sua consolidação, alertando para o fato de que, muitas vezes, o preconceito presente na sociedade é velado. As aulas 4 a 8 apresentam as deficiências em suas especificidades: física, mental, visual e auditiva. Pretendem promover a conscientização sobre a realidade de outros adolescentes com deficiência, as diferentes linguagens para aprender, a partir de relatos de experiência e projetos de vida. As aulas 9 e 10 trabalham as várias formas de preconceito: racial, social, cultural, contra as mulheres e os idosos e os condicionantes sociológicos que determinam situações aterrorizantes como meninos e meninas morando nas ruas. Dando continuidade, as aulas 11 e 12 aprofundam as discussões em torno do preconceito racial, buscando conscientizar os alunos da importância de lutar contra as várias formas de desigualdade e de criar estratégias favoráveis à promoção da igualdade étnico-racial. Nas aulas seguintes (13 a 16), são abordadas questões relacionadas à diversidade sexual, como a importância do respeito e do reconhecimento das diversas formas de expressão da sexualidade humana. Assim, propõe-se discutir com os jovens temas como a homofobia, a discriminação social e o preconceito em relação aos portadores do HIV e aos doentes da AIDS. Para finalizar, as aulas 17 a 19 apresentam o conceito de bullying, atitudes que o caracterizam e possíveis consequências, em termos físicos e psicológicos, para as vítimas dessa forma de violência. Sugerimos ao professor que conclua as discussões do tema através do debate regrado proposto na última aula da coleção.
LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG
adolescência, desigualdade, diversidade, preconceito, discriminação
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Médio | Sociologia | Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Negociação de comportamentos para o convívio social |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Valorização dos vínculos afetivos |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
DESIGUALDADE X DIVERSIDADE: O OUTRO LADO DA MOEDA
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1) Perceber que a comunidade escolar tem uma população formada por grupos com características físicas e psicológicas diversas, os quais devem ser respeitados. 2) Identificar situações na sala de aula ou mesmo na comunidade em que não é considerada a diversidade das pessoas, pr... 17/09/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 38387 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
2 |
Entendendo a diversidade em sala de aula
Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Sociologia Nesta aula será trabalhado o conceito da diversidade (cultural, étnica, social e religiosa), e discutida a inclusão de alunos com necessidades especiais no contexto de sala de aula. Além disso, esta aula tem como objetivo favorecer que os alunos percebam que, mesmo sendo difer... 03/07/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 139666 acesso(s) |
Bruno Pagliarani Mattiazzo FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA PRESIDENTE PRUDENTE SP Física |
3 |
O que seria uma sociedade para todos?
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Aprender sobre o conceito de sociedade igualitária: o que é, suas características e importância; Aprender sobre o que é uma sociedade inclusiva; Aprender sobre o que é necessário fazer para construirmos uma sociedade inclusiva. 17/11/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 63272 acesso(s) |
Bruno Pagliarani Mattiazzo FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA PRESIDENTE PRUDENTE SP Física |
4 |
Adolescência e a deficiência
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Inicial | Saúde Ensino Fundamental Inicial | Ética Ensino Médio | Sociologia Discutir e refletir sobre a fase evolutiva da adolescência: os aspectos fisiológicos, psicológicos, e sociais. Discutir a adolescência perpassada pela deficiência; Abordar relatos de pessoas com deficiência que já vivenciaram esta fase da vida e como foi tal experiência. Discu... 15/09/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12843 acesso(s) |
Bruno Pagliarani Mattiazzo FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA PRESIDENTE PRUDENTE SP Física |
5 |
A Deficiência Física na escola
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Fundamental Inicial | Ética Será trabalhado nesta aula o conceito de Deficiência Física no contexto escolar, de forma a proporcionar a reflexão dos alunos sobre a importância da inclusão de pessoas com este tipo de deficiência na escola. Além disso, será abordado os benefícios, para todos, de se conviver... 19/05/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 34973 acesso(s) |
Bruno Pagliarani Mattiazzo FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA PRESIDENTE PRUDENTE SP Física |
6 |
A Deficiência Mental na escola
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Saúde Ensino Fundamental Inicial | Ética Será trabalhado nesta aula o conceito de Deficiência Mental no contexto escolar, bem como a importância de se conviver com as diferenças, visto que a pluralidade favorece que aprendamos uns com os outros, independentemente das nossas características peculiares. Ainda, esta aul... 19/05/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 19661 acesso(s) |
Bruno Pagliarani Mattiazzo FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA PRESIDENTE PRUDENTE SP Física |
7 |
A Deficiência Visual na escola
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Fundamental Inicial | Saúde Ensino Fundamental Inicial | Ética Nesta aula será trabalhado o conceito de Deficiência Visual no contexto escolar, visando proporcionar a compreensão, por parte do aluno, da necessidade da inclusão escolar e social de alunos com Deficiência Visual (DV). Também será abordada a utilização do Braille pelo aluno ... 28/05/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 23349 acesso(s) |
Bruno Pagliarani Mattiazzo FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA PRESIDENTE PRUDENTE SP Física |
8 |
A Deficiência Auditiva na escola
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Inicial | Ética Nesta aula será trabalhado o conceito de Deficiência Auditiva (DA) no contexto escolar, de forma a proporcionar a compreensão da importância de se conviver com as diferenças, sendo que a pluralidade favorece que aprendamos uns com os outros, independentemente das nossas caract... 28/04/2015 Quatro estrelas 1 comentário(s) 21591 acesso(s) |
Bruno Pagliarani Mattiazzo FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA PRESIDENTE PRUDENTE SP Física |
9 |
As várias formas de preconceito- UCA
Ensino Fundamental Inicial | Ética Aprenderá sobre as várias formas de preconceito e que o mesmo é nocivo para a sociedade. Além disso, pensar em meios de diminuir as diferenças e incentivar a convivência e o respeito entre as pessoas. Divulgar as conclusões advindas das reflexões no site da escola e compartilh... 12/07/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7648 acesso(s) |
Luciana Xavier de Castro ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Filosofia |
10 |
Crianças na rua- cidadania roubada
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Sociologia Debater quais são os condicionantes sociológicos que determinam situações aterorrizantes como meninos e meninas morando nas ruas. Despertar o senso crítico e atuante dos jovens em não se acomodarem diante das injustiças da sociedade. 21/01/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 19064 acesso(s) |
Grace Luciana Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
11 |
Educar para a igualdade racial: rompendo preconceitos, estereótipos e ações discriminatórias
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural • Conscientizar que a luta contra o preconceito racial é responsabilidade de todos; • Identificar alguns instrumentos de desnaturalização das desigualdades raciais; • Reduzir as desigualdades e promover a igualdade étnico-racial. 02/12/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 53211 acesso(s) |
SANDRO PRADO SANTOS ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
12 |
Diálogos contra o racismo: o valor da diferença
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | História • Desmistificar o mito de democracia racial; • Identificar a importância da discussão e da necessidade de combate do racismo; • Compreender, respeitar e valorizar a diversidade sociocultural e a convivência solidária em uma sociedade democrática; • Desenvolver valores básicos ... 10/12/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 32627 acesso(s) |
SANDRO PRADO SANTOS ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
13 |
Discutindo a diversidade sexual da escola para a vida
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Biologia Ter compreensão e o respeito pelo diferente e pela diversidade sexual e entendê-las como dimensões fundamentais no processo educativo; Compreender que os espaços sociais, e assim a escola, são importantes para o reconhecimento da diversidade sexual e para a desestabilização da... 29/03/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 10635 acesso(s) |
SANDRO PRADO SANTOS ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
14 |
Diga não à homofobia: Igualdade para viver e diversidade para conviver
Educação Escolar Indígena | História Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia • Problematizar a instituição escolar como um suposto ambiente de tolerância à diversidade sexual, trazendo à tona a realidade de discriminação e violência presente nesse ambiente; • Compreensão da sexualidade como um constructo, influenciado por uma diversidade de elementos, ... 23/03/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10631 acesso(s) |
SANDRO PRADO SANTOS ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
15 |
Cidadania, respeito e solidariedade com pessoas vivendo com HIV
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual Ensino Médio | Biologia Desmistificar os valores e crenças, da questão do HIV, que estão embutidas no grupo. Compreender que existe um leque mais amplo possível de informações a respeito de possibilidades, direitos, pressões, preconceitos e discriminações que pessoas vivendo com HIV possuem. Di... 31/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5240 acesso(s) |
SANDRO PRADO SANTOS ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
16 |
AIDS e preconceito! Aprendendo com o Dia Mundial de Luta contra a AIDS
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Estas aulas procuram oferecer uma reflexão sobre a relação entre a AIDS, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, e o preconceitoque a sociedade tem com relação às pessoas com estas. Refletir sobre as matérias jornalísticas que tratam do tema e apresentam a campanha do Dia Mund... 17/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 6056 acesso(s) |
katia Zanvettor Ferreira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
17 |
Bullying: o que é e quais as formas existentes.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Sociologia O que é Bullying, formas existentes e como identificar; As consequências psíquicas e físicas que o Bullying pode causar na vítima; Como ocorre o Bullying em função da orientação sexual, motivações e o que fazer contra isso. 22/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 43525 acesso(s) |
Estela Calderaro Pontinha Leite Universidade de Mogi das Cruzes MOGI DAS CRUZES SP Saúde |
18 |
Bulliyng: o mal que está na sala de aula
Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Fundamental Inicial | Saúde Ensino Fundamental Inicial | Ética Ensino Médio | Biologia Conhecer o conceito de bullying Explicar as possíveis conseqüências, em termos físicos e psicológicos, do bullying Estimular a cordialidade e o respeito entre os alunos em sala de aula 15/10/2010 Quatro estrelas 9 comentário(s) 52873 acesso(s) |
Lindomar de Oliveira Untaler ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
19 |
O debate regrado e o bullying
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Discutir o conceito de bullying e sua existência na escola; levantar argumentos para a realização de um debate; organizar e participar de um debate regrado cujo tema seja o bullying. 04/09/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 55730 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Sem estrelas 0 classificações - 7005 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!