Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Sexualidade Infantil e relações de gênero

 

11/04/2011

Ficha Técnica
Descrição

Essa coleção reúne aulas referentes ao tema sexualidade e questões de gênero. O professor poderá trabalhar as dúvidas e curiosidades iniciais dos alunos quanto ao tema, os cuidados com o corpo e ainda explorar as relações de gênero, refletindo sobre as desigualdades construídas socialmente em torno dessa questão. Nesse sentido, as aulas de 1 a 4 abordam as dúvidas iniciais das crianças referentes ao nascimento dos bebês, masturbação, brincadeiras sexuais entre crianças. As aulas de 5 a 9 viabilizam ao professor trabalhar os cuidados e respeito com próprio corpo; as aulas de 10 a 15 exploram as relações de gênero e as aulas de 16 a 18 abordam a influência da mídia nas questões relacionadas à sexualidade.

Autoria

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG

Palavras-chave

sexualidade infantil, cuidados com corpo, relações de gênero

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Lista de aulas da coleção (18 aulas)
# Aula Autoria
1 SEXUALIDADE: DE ONDE VIEMOS?

Ensino Fundamental Inicial | Ética

a) Expressar suas curiosidades e dúvidas relacionadas ao tema “de onde viemos”. b) Identificar dúvidas semelhantes vividas por colegas de mesma faixa etária. c) Esclarecer mitos e fantasias que envolvem o tema “de onde viemos”.

17/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8979 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

2 QUANDO AS CRIANÇAS QUEREM FALAR DE SEXO

Ensino Fundamental Inicial | Ética

a) Expressar suas dúvidas sobre sexualidade, sem receio de ser discriminado, julgado, criticado. b) Reconhecer emoções e sensações envolvidas na sexualidade. c) Refletir sobre a necessidade de respeitar o seu próprio corpo e tudo que envolve a sua sexualidade, bem como a de se...

18/01/2016 Cinco estrelas 1 comentário(s) 65057 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

3 COMO O BEBÊ VAI PARAR NA BARRIGA DA MAMÃE?!

Ensino Fundamental Inicial | Ética

a) Expressar seus pensamentos, questionamentos, fantasias e medos relacionados à origem dos bebês. b) Entender as informações corretas sobre como os bebês são gerados. c) Respeitar a manifestação de sua própria sexualidade, bem como a de seus pares e demais pessoas.

17/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4882 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

4 Como nascem os bebês

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual

Reconhecer a forma de reprodução humana como uma das características dos mamíferos; Identificar etapas do desenvolvimento pré-natal ao nascimento de um bebê.

12/07/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 8815 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

5 SEXUALIDADE E O CUIDADO COM O CORPO

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1) Compreender a sexualidade humana para além dos aspectos físicos e biológicos. 2) Refletir sobre a importância dos cuidados e respeito com o próprio corpo para o exercício pleno e saudável da sexualidade. 3) Identificar as possíveis conseqüências da vivência de uma sexualida...

12/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 53215 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

6 Inscrevendo a sexualidade, de maneira responsável, em nosso corpo

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual

Compreender que o corpo não aprende somente conteúdos, atitudes e habilidades de todas as áreas de conhecimento, mas que em interação com outros corpos aprendem manifestações da sexualidade. Reconhecer que as concepções e o entendimento de sexualidade inscrevem marcas em nosso...

08/06/2010 Duas estrelas 2 comentário(s) 6227 acesso(s)

SANDRO PRADO SANTOS

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

7 Auto-Conhecimento e Sexualidade: O que uma coisa tem a ver com a outra?

Ensino Fundamental Final | Saúde

Esta aula abordará o auto-conhecimento e sua relação com a sexualidade, e em específico sobre a necessidade de se conhecer antes de tomar decisões de iniciar uma vida sexualmente ativa. 

30/04/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 9215 acesso(s)

Estela Calderaro Pontinha Leite

Universidade de Mogi das Cruzes

MOGI DAS CRUZES SP

Saúde

8 Os sentimentos e as relações entre as pessoas

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Comparar ideias relacionadas a sexo e sexualidade identificando semelhanças e diferenças entre elas; Identificar valores presentes na nossa vida e refletir sobre esses valores nas relações interpessoais; Relacionar comportamentos característicos do sexo feminino ou masculino à...

25/08/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 14603 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

9 Descobrir o corpo como uma construção biológica e cultural

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual

• Conhecer que o corpo não é simplesmente um dado da natureza, pronto e acabado. • Refletir que o conceito de corpo inclui, além das potencialidades biológicas, as dimensões sociais, culturais e históricas das nossas vivências. • Compreender que os corpos são marcados por expe...

06/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5775 acesso(s)

SANDRO PRADO SANTOS

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

10 Relações de Gênero na escola: uma discussão necessária?

Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente

Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual

Ensino Médio | Biologia

 Compreender a dimensão história e cultural dos "papéis" atribuídos ao feminino e ao masculino;  Relativizar e questionar a rigidez dos padrões de conduta estabelecidos para homens e mulheres e para a transformação desses padrões;  Promover o respeito mútuo e a equidade de dev...

13/05/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 7378 acesso(s)

SANDRO PRADO SANTOS

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

11 Explorando o filme Shrek 1: representações do masculino e do feminino

Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual

Os alunos aprenderão que os “atributos” masculinos e femininos são socialmente construídos, compreenderão formas para se tornarem pessoas mais conscientes das discriminações que sofrem e, dessa forma, poderem buscar caminhos novos e próprios neste sentido. Além disso, esta aul...

02/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 33737 acesso(s)

SANDRO PRADO SANTOS

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

12 SER MENINA, SER MENINO, SER HUMANO

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Durante a aula os/as alunos/as perceberão que suas concepções sobre o que é próprio de menino ou menina, de homem ou de mulher, podem ser revistas e modificadas. A partir das reflexões, poderão concluir que muitas de nossas crenças não representam uma verdade imutável e que al...

02/09/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 6149 acesso(s)

Marta Regina Alves Pereira

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Apoio Escolar

13 NEM MELHOR NEM PIOR: SOMOS IGUAIS E DIFERENTES

Ensino Fundamental Inicial | Ética

- As diferenças entre meninos e meninas, homens e mulheres não podem ser usadas para menosprezá-los. - A diferença entre as pessoas é algo valioso, necessário e deve ser estimulado.

21/08/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 3220 acesso(s)

Marta Regina Alves Pereira

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Apoio Escolar

14 Rompendo as fronteiras das desigualdades de gênero construídas socialmente

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual

Ensino Médio | Biologia

Debater acerca de comportamentos atribuídos a homens e mulheres e mostrar que eles podem ser alterados, dependendo da situação. Identificar as representações de gênero estabelecidas e/ou presentes no campo musical Refletir sobre como as relações de gênero, instituídas de poder...

15/05/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 15149 acesso(s)

SANDRO PRADO SANTOS

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

15 Feminino? Masculino? Que pergunta é essa?

Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual

As discussões ao longo das atividades propostas visam levar os/as alunos/as a tomarem consciência que os papéis de gênero não são determinações biológicas, mas sim, construções sociais, e visam favorecer o desenvolvimento de uma postura crítica com relação a esses papéis, poss...

09/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 10080 acesso(s)

SANDRO PRADO SANTOS

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

16 A INFLUÊNCIA DA MÍDIA E DA SOCIEDADE NO DESENVOLVIMENTO SEXUAL DAS CRIANÇAS

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1) Refletir sobre a influência da mídia na escolha das crianças pelas roupas e objetos do universo adolescente e adulto. 2) Identificar propagandas, músicas e programas de TV da atualidade que exercem influência no desenvolvimento sexual precoce das crianças. 3) Respeitar cole...

08/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 14736 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

17 Como a noção de corpo é construída?

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual

Ensino Fundamental Final | Saúde

Pensar que o corpo é algo produzido na e pela cultura, desnaturalizando e entendendo que o corpo é histórico; Refletir que o corpo é mais do que um conjunto de músculos, ossos, vísceras, reflexos e sensações, é também a roupa e os acessórios que o adornam, as intervenções que ...

27/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5358 acesso(s)

SANDRO PRADO SANTOS

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

18 Este é o meu corpo: Cuidados e influências midiáticas

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros

Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual

Ensino Médio | Biologia

Ensino Médio | História

Explicitar a originalidade de cada sexo, evitando comparações que enfatizem a supremacia, depreciação ou inferioridade de um sobre o outro e que reforcem a rigidez das estereotipias de gênero. Contribuir para a adoção de hábitos de auto cuidado e higiênicos, favorecendo assim ...

31/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 14541 acesso(s)

SANDRO PRADO SANTOS

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 4685 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.