11/04/2011
Essa coleção reúne aulas referentes ao tema sexualidade e questões de gênero. O professor poderá trabalhar as dúvidas e curiosidades iniciais dos alunos quanto ao tema, os cuidados com o corpo e ainda explorar as relações de gênero, refletindo sobre as desigualdades construídas socialmente em torno dessa questão. Nesse sentido, as aulas de 1 a 4 abordam as dúvidas iniciais das crianças referentes ao nascimento dos bebês, masturbação, brincadeiras sexuais entre crianças. As aulas de 5 a 9 viabilizam ao professor trabalhar os cuidados e respeito com próprio corpo; as aulas de 10 a 15 exploram as relações de gênero e as aulas de 16 a 18 abordam a influência da mídia nas questões relacionadas à sexualidade.
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG
sexualidade infantil, cuidados com corpo, relações de gênero
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
SEXUALIDADE: DE ONDE VIEMOS?
Ensino Fundamental Inicial | Ética a) Expressar suas curiosidades e dúvidas relacionadas ao tema “de onde viemos”. b) Identificar dúvidas semelhantes vividas por colegas de mesma faixa etária. c) Esclarecer mitos e fantasias que envolvem o tema “de onde viemos”. 17/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8979 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
2 |
QUANDO AS CRIANÇAS QUEREM FALAR DE SEXO
Ensino Fundamental Inicial | Ética a) Expressar suas dúvidas sobre sexualidade, sem receio de ser discriminado, julgado, criticado. b) Reconhecer emoções e sensações envolvidas na sexualidade. c) Refletir sobre a necessidade de respeitar o seu próprio corpo e tudo que envolve a sua sexualidade, bem como a de se... 18/01/2016 Cinco estrelas 1 comentário(s) 65057 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
3 |
COMO O BEBÊ VAI PARAR NA BARRIGA DA MAMÃE?!
Ensino Fundamental Inicial | Ética a) Expressar seus pensamentos, questionamentos, fantasias e medos relacionados à origem dos bebês. b) Entender as informações corretas sobre como os bebês são gerados. c) Respeitar a manifestação de sua própria sexualidade, bem como a de seus pares e demais pessoas. 17/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4882 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
4 |
Como nascem os bebês
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Reconhecer a forma de reprodução humana como uma das características dos mamíferos; Identificar etapas do desenvolvimento pré-natal ao nascimento de um bebê. 12/07/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 8815 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
5 |
SEXUALIDADE E O CUIDADO COM O CORPO
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1) Compreender a sexualidade humana para além dos aspectos físicos e biológicos. 2) Refletir sobre a importância dos cuidados e respeito com o próprio corpo para o exercício pleno e saudável da sexualidade. 3) Identificar as possíveis conseqüências da vivência de uma sexualida... 12/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 53215 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
6 |
Inscrevendo a sexualidade, de maneira responsável, em nosso corpo
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual Compreender que o corpo não aprende somente conteúdos, atitudes e habilidades de todas as áreas de conhecimento, mas que em interação com outros corpos aprendem manifestações da sexualidade. Reconhecer que as concepções e o entendimento de sexualidade inscrevem marcas em nosso... 08/06/2010 Duas estrelas 2 comentário(s) 6227 acesso(s) |
SANDRO PRADO SANTOS ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
7 |
Auto-Conhecimento e Sexualidade: O que uma coisa tem a ver com a outra?
Ensino Fundamental Final | Saúde Esta aula abordará o auto-conhecimento e sua relação com a sexualidade, e em específico sobre a necessidade de se conhecer antes de tomar decisões de iniciar uma vida sexualmente ativa. 30/04/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 9215 acesso(s) |
Estela Calderaro Pontinha Leite Universidade de Mogi das Cruzes MOGI DAS CRUZES SP Saúde |
8 |
Os sentimentos e as relações entre as pessoas
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Ensino Fundamental Inicial | Ética Comparar ideias relacionadas a sexo e sexualidade identificando semelhanças e diferenças entre elas; Identificar valores presentes na nossa vida e refletir sobre esses valores nas relações interpessoais; Relacionar comportamentos característicos do sexo feminino ou masculino à... 25/08/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 14603 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
9 |
Descobrir o corpo como uma construção biológica e cultural
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual • Conhecer que o corpo não é simplesmente um dado da natureza, pronto e acabado. • Refletir que o conceito de corpo inclui, além das potencialidades biológicas, as dimensões sociais, culturais e históricas das nossas vivências. • Compreender que os corpos são marcados por expe... 06/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5775 acesso(s) |
SANDRO PRADO SANTOS ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
10 |
Relações de Gênero na escola: uma discussão necessária?
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual Ensino Médio | Biologia Compreender a dimensão história e cultural dos "papéis" atribuídos ao feminino e ao masculino; Relativizar e questionar a rigidez dos padrões de conduta estabelecidos para homens e mulheres e para a transformação desses padrões; Promover o respeito mútuo e a equidade de dev... 13/05/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 7378 acesso(s) |
SANDRO PRADO SANTOS ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
11 |
Explorando o filme Shrek 1: representações do masculino e do feminino
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual Os alunos aprenderão que os “atributos” masculinos e femininos são socialmente construídos, compreenderão formas para se tornarem pessoas mais conscientes das discriminações que sofrem e, dessa forma, poderem buscar caminhos novos e próprios neste sentido. Além disso, esta aul... 02/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 33737 acesso(s) |
SANDRO PRADO SANTOS ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
12 |
SER MENINA, SER MENINO, SER HUMANO
Ensino Fundamental Inicial | Ética Durante a aula os/as alunos/as perceberão que suas concepções sobre o que é próprio de menino ou menina, de homem ou de mulher, podem ser revistas e modificadas. A partir das reflexões, poderão concluir que muitas de nossas crenças não representam uma verdade imutável e que al... 02/09/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 6149 acesso(s) |
Marta Regina Alves Pereira ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Apoio Escolar |
13 |
NEM MELHOR NEM PIOR: SOMOS IGUAIS E DIFERENTES
Ensino Fundamental Inicial | Ética - As diferenças entre meninos e meninas, homens e mulheres não podem ser usadas para menosprezá-los. - A diferença entre as pessoas é algo valioso, necessário e deve ser estimulado. 21/08/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 3220 acesso(s) |
Marta Regina Alves Pereira ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Apoio Escolar |
14 |
Rompendo as fronteiras das desigualdades de gênero construídas socialmente
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual Ensino Médio | Biologia Debater acerca de comportamentos atribuídos a homens e mulheres e mostrar que eles podem ser alterados, dependendo da situação. Identificar as representações de gênero estabelecidas e/ou presentes no campo musical Refletir sobre como as relações de gênero, instituídas de poder... 15/05/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 15149 acesso(s) |
SANDRO PRADO SANTOS ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
15 |
Feminino? Masculino? Que pergunta é essa?
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual As discussões ao longo das atividades propostas visam levar os/as alunos/as a tomarem consciência que os papéis de gênero não são determinações biológicas, mas sim, construções sociais, e visam favorecer o desenvolvimento de uma postura crítica com relação a esses papéis, poss... 09/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 10080 acesso(s) |
SANDRO PRADO SANTOS ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
16 |
A INFLUÊNCIA DA MÍDIA E DA SOCIEDADE NO DESENVOLVIMENTO SEXUAL DAS CRIANÇAS
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1) Refletir sobre a influência da mídia na escolha das crianças pelas roupas e objetos do universo adolescente e adulto. 2) Identificar propagandas, músicas e programas de TV da atualidade que exercem influência no desenvolvimento sexual precoce das crianças. 3) Respeitar cole... 08/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 14736 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
17 |
Como a noção de corpo é construída?
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual Ensino Fundamental Final | Saúde Pensar que o corpo é algo produzido na e pela cultura, desnaturalizando e entendendo que o corpo é histórico; Refletir que o corpo é mais do que um conjunto de músculos, ossos, vísceras, reflexos e sensações, é também a roupa e os acessórios que o adornam, as intervenções que ... 27/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5358 acesso(s) |
SANDRO PRADO SANTOS ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
18 |
Este é o meu corpo: Cuidados e influências midiáticas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | História Explicitar a originalidade de cada sexo, evitando comparações que enfatizem a supremacia, depreciação ou inferioridade de um sobre o outro e que reforcem a rigidez das estereotipias de gênero. Contribuir para a adoção de hábitos de auto cuidado e higiênicos, favorecendo assim ... 31/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 14541 acesso(s) |
SANDRO PRADO SANTOS ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
Sem estrelas 0 classificações - 4685 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!