AULA | AUTORIA |
---|---|
Compreensão de fenômenos climáticos relacionados ao ciclo da água
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Médio | Física Ensino Médio | Geografia A relação entre elementos do clima e o ciclo da água. Determinar e avaliar a umidade relativa do ar. Relacionar a umidade do ar com a formação de nuvens. 19/03/2015 Quatro estrelas 12 comentário(s) 52507 acesso(s) |
JOSE ANGELO DE FARIA COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI VICOSA MG Física |
Uma ameaça contra a terra, três super-heróis, a Matemática e a Física – Parte 2
Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Física Ensino Médio | Matemática A fim de desenvolver a competência da área 5 da Matriz de Referência de Matemática e sua Tecnologias do ENEM: Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas. Mais especificamente, avaliar as habi... 20/10/2014 Três estrelas 1 comentário(s) 2646 acesso(s) |
MARIO LUCIO ALEXANDRE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Matemática |
Uma ameaça contra a terra, três super-heróis, a Matemática e a Física – Parte 1
Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Física Ensino Médio | Matemática A fim de desenvolver a competência da área 5 da Matriz de Referência de Matemática e sua Tecnologias do ENEM: Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas. Mais especificamente, avaliar as habi... 20/10/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 2796 acesso(s) |
MARIO LUCIO ALEXANDRE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Matemática |
Estados físicos da matéria
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Física Ensino Médio | Química Identificar e caracterizar os estados físicos da matéria: sólido, líquido e gasoso. Observar, interpretar, analisar e relacionar as transformações dos estados físicos da matéria. Confrontar interpretações baseadas no senso comum com interpretações científicas. Verificar a infl... 19/07/2014 Quatro estrelas 2 comentário(s) 36722 acesso(s) |
VANESSA FONSECA GONCALVES ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
Água e geração de energia. Quais os desafios do Brasil contemporâneo?
Ensino Médio | Física Ensino Médio | Geografia - Identificar e caracterizar as principais bacias hidrográficas brasileiras. - Identificar a distribuição espacial das usinas hidrelétricas brasileiras. - Identificar os desafios contemporâneos para a geração de energia elétrica no Brasil, a partir das fontes hídricas. - Rec... 20/05/2014 Cinco estrelas 2 comentário(s) 7209 acesso(s) |
IZABEL CASTANHA GIL Faculdades Adamantinenses Integradas ADAMANTINA SP Geografia |
Fluorescência e radiação ultravioleta
Ensino Médio | Física Objetivos da aula · Interpretar a cor de um objeto como o resultado de processos de absorção e reflexão seletiva da luz ou da radiação que incide sobre ele. · Compreender o fenômeno da fluorescência como um processo associado à absorção de fótons de radiação ... 30/01/2014 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20142 acesso(s) |
HELDER DE FIGUEIREDO E PAULA COLTEC - COLEGIO TECNICO DA UFMG BELO HORIZONTE MG Física |
Investigando o funcionamento das lâmpadas fluorescentes
Ensino Médio | Física Objetivos da aula · Investigar a estrutura e o funcionamento das lâmpadas fluorescentes. · Comparar lâmpadas fluorescentes e incandescentes. · Conhecer os processos de emissão de luz que ocorrem nos átomos contidos no interior das lâmpadas fluorescentes... 30/01/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 8074 acesso(s) |
HELDER DE FIGUEIREDO E PAULA COLTEC - COLEGIO TECNICO DA UFMG BELO HORIZONTE MG Física |
Fatores que determinam a resistência elétrica de um fio condutor
Ensino Médio | Física · Utilizar voltímetros e amperímetros para medir a resistência elétrica oferecida por um fio condutor. · Identificar o efeito da variação do comprimento de um fio condutor na resistência elétrica que ele oferece ao circuito. · Identificar o efeito da va... 30/01/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 19555 acesso(s) |
HELDER DE FIGUEIREDO E PAULA COLTEC - COLEGIO TECNICO DA UFMG BELO HORIZONTE MG Física |
Luz, cores e ação
Ensino Médio | Física Objetivos da aula · Interpretar a cor exibida por uma superfície como consequência de um processo de absorção e reflexão seletivas da luz que incide sobre ela. · Identificar as luzes de cor vermelha, verde e azul como primárias e as cores amarela, ciano e mag... 30/01/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 16700 acesso(s) |
HELDER DE FIGUEIREDO E PAULA COLTEC - COLEGIO TECNICO DA UFMG BELO HORIZONTE MG Física |
Reflexão especular, difusa e seletiva
Ensino Médio | Física Caracterizar e diferenciar a reflexão especular da luz da reflexão difusa. Interpretar a cor exibida por uma superfície como consequência de um processo de absorção e reflexão seletivas da luz que incide sobre ela. 30/01/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 5892 acesso(s) |
HELDER DE FIGUEIREDO E PAULA COLTEC - COLEGIO TECNICO DA UFMG BELO HORIZONTE MG Física |
Introdução ao estudo dos movimentos
Ensino Médio | Física Objetivos da aula Aprender a realizar previsões fundamentadas sobre fenômenos físicos e conhecer os critérios utilizados pela Física para produzir esse tipo de previsões. Reconhecer a utilidade das medidas a partir das quais a Física estuda e caracteriza os movimentos. Compree... 16/01/2014 Cinco estrelas 1 comentário(s) 18587 acesso(s) |
HELDER DE FIGUEIREDO E PAULA COLTEC - COLEGIO TECNICO DA UFMG BELO HORIZONTE MG Física |
Processos de transferência de calor
Ensino Médio | Física Objetivos da aula Compreender e relacionar os conceitos de temperatura, calor e equilíbrio térmico. Identificar Calor e Trabalho como medidas da energia transferida ou transformada em determinados processos. Produzir gráficos de “temperatura x tempo” e utilizar esses gráficos ... 16/01/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 9895 acesso(s) |
HELDER DE FIGUEIREDO E PAULA COLTEC - COLEGIO TECNICO DA UFMG BELO HORIZONTE MG Física |
Transformações e transferências de energia mecânica como recursos complementares ao estudo dos movimentos
Ensino Médio | Física Objetivos da aula Compreender os processos de transformação e transferência de energia mecânica como um recurso complementar ao estudo dos movimentos. Distinguir os conceitos de força e energia. Aprender a utilizar os recursos criados pela Física para minimizar e estimar erros... 16/01/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 13910 acesso(s) |
HELDER DE FIGUEIREDO E PAULA COLTEC - COLEGIO TECNICO DA UFMG BELO HORIZONTE MG Física |
Efeito da força gravitacional sobre os movimentos
Ensino Médio | Física Objetivos da aula Aprender a utilizar Tecnologias de Informação e Comunicação para modelagem de fenômenos físicos registrados em vídeo. Aprender a interpretar, diferenciar e relacionar gráficos de posição versus tempo e velocidade versus tempo. Analisar movimentos registrados ... 16/01/2014 Cinco estrelas 1 comentário(s) 3856 acesso(s) |
HELDER DE FIGUEIREDO E PAULA COLTEC - COLEGIO TECNICO DA UFMG BELO HORIZONTE MG Física |
Modelando interações em uma corda
Ensino Médio | Física Objetivos da aula Compreender a possibilidade de criar modelos de situações reais a partir de equipamentos simples. Realizar medidas que permitem responder a questões experimentais. Aplicar as três leis de Newton em uma situação que envolve o estiramento de um fio. Compreender... 16/01/2014 Quatro estrelas 1 comentário(s) 3740 acesso(s) |
HELDER DE FIGUEIREDO E PAULA COLTEC - COLEGIO TECNICO DA UFMG BELO HORIZONTE MG Física |
Força aplicada, força de atrito e força resultante
Ensino Médio | Física Objetivos da aula Aprender a utilizar Tecnologias de Informação e Comunicação para modelagem de fenômenos físicos registrados em vídeo. Identificar o efeito de uma força resultante constante aplicada sobre um corpo de massa constante. Determinar a aceleração de um movimento a ... 16/01/2014 Quatro estrelas 1 comentário(s) 10133 acesso(s) |
HELDER DE FIGUEIREDO E PAULA COLTEC - COLEGIO TECNICO DA UFMG BELO HORIZONTE MG Física |
Usando o voltímetro para investigar circuitos elétricos
Ensino Médio | Física Objetivos da aula · Perceber que a tensão fornecida por uma pilha ou bateria não depende de seu tamanho. · Medir valores de tensão elétrica com um voltímetro. · Entender a diferença entre pilhas novas e velhas. · Montar circuitos em série e ... 16/01/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 4312 acesso(s) |
HELDER DE FIGUEIREDO E PAULA COLTEC - COLEGIO TECNICO DA UFMG BELO HORIZONTE MG Física |
Usando o ohmímetro para investigar circuitos elétricos
Ensino Médio | Física Objetivos da aula Medir, diretamente, valores de resistência elétrica com um ohmímetro. Medir, indiretamente, valores de resistência elétrica a partir de medidas de tensão e corrente. Comparar os processos de medida direta e indireta da resistência elétrica. Comparar o compo... 16/01/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 6061 acesso(s) |
HELDER DE FIGUEIREDO E PAULA COLTEC - COLEGIO TECNICO DA UFMG BELO HORIZONTE MG Física |
Investigando a Fosforescência
Ensino Médio | Física Objetivos da aula · Apresentar fenômenos que podem ser qualitativamente explicados pelo modelo atômico de Bohr. · Utilizar a equação de Planck para estabelecer uma relação entre a cor de um feixe de luz e a quantidade de energia de cada fóton que constitui es... 16/01/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 3451 acesso(s) |
HELDER DE FIGUEIREDO E PAULA COLTEC - COLEGIO TECNICO DA UFMG BELO HORIZONTE MG Física |
Usando o amperímetro para investigar circuitos elétricos
Ensino Médio | Física Montar circuitos em série e em paralelo. Medir valores de corrente elétrica com um amperímetro. Relacionar os valores da corrente elétrica com a resistência elétrica oferecida por um circuito. Compreender uma lâmpada como um artefato que transforma energia elétrica em energ... 16/01/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 4004 acesso(s) |
HELDER DE FIGUEIREDO E PAULA COLTEC - COLEGIO TECNICO DA UFMG BELO HORIZONTE MG Física |
Ciclo da água
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Física O aluno poderá discutir sobre diferentes estados de agregação da matéria, definir os estados de agregação da matéria, apresentar o ciclo da água e comunicar curiosidades sobre o ciclo da água. 16/01/2014 Três estrelas 1 comentário(s) 6646 acesso(s) |
ANDRE ALVES CARVALHO ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
Tempo de reação e medidas de grandezas físicas
Ensino Médio | Física Objetivos da aula: Medir o tempo de reação entre receber um estímulo (visual ou tátil, por exemplo) e realizar uma ação; Estimar como esse tempo de reação pode influenciar na realização de medidas de tempo necessárias ao estudo dos fenômenos naturais; Distinguir processos de m... 15/01/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 9184 acesso(s) |
HELDER DE FIGUEIREDO E PAULA COLTEC - COLEGIO TECNICO DA UFMG BELO HORIZONTE MG Física |
Inércia, referencial e representação vetorial no movimento parabólico
Ensino Médio | Física Objetivos da aula Aprendera utilizar Tecnologias de Informação e Comunicação para modelagem de fenômenos físicos registrados em vídeo. Analisa rmovimentos registrados em um vídeo para compreender que: (i)o estado de repouso ou de movimento dos objetos só pode ser alterado medi... 15/01/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 3973 acesso(s) |
HELDER DE FIGUEIREDO E PAULA COLTEC - COLEGIO TECNICO DA UFMG BELO HORIZONTE MG Física |
Energia
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Física O aluno poderá discutir sobre a natureza da energia, definir energia potencial e cinética, exemplificar transformações de energia e demonstrar a conservação de energia. Além disso poderá acompanhar a evolução da demanda por energia pelos seres humanos, destacar a importância d... 15/01/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 7214 acesso(s) |
ANDRE ALVES CARVALHO ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
A pressão exercida por fluidos
Ensino Médio | Física Objetivos da aula Identificar as características da pressão exercida por gases e líquidos Compreender como ideias abstratas permitem reduzir situações aparentemente muito diferentes a meras variações de um mesmo fenômeno. Identificar a altura de uma coluna de fluido e a densid... 15/01/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 10725 acesso(s) |
HELDER DE FIGUEIREDO E PAULA COLTEC - COLEGIO TECNICO DA UFMG BELO HORIZONTE MG Física |