Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


“Música – o contexto da obra artística, o contexto da comunidade e as fontes de criação - Instrumentos musicais: organologia, construção e utilização”

 

18/08/2011

Ficha Técnica
Descrição

Caro professor, nesta coleção de aulas o nosso objetivo é trabalhar com instrumentos musicais como veículo de uma série de conhecimentos que vão desde o trabalho manual com materiais simples até a utilização de computadores, passando pelo conhecimento musical formal. A primeira parte da coleção (aulas 1 e 2) é uma introdução importante ao trabalho, quando tentamos despertar a curiosidade e damos um embasamento teórico geral a respeito do objeto de nosso estudo. Na segunda parte (da aula de 3 à aula 11), os alunos irão construir instrumentos feitos com material de sucata. Aqui é importante a observação do professor quanto a adequabilidade do conteúdo a seu grupo de alunos. É fortemente recomendável que os objetos construídos sejam utilizados na prática, no fazer musical, caso contrário, há o risco de tudo não passar por um trabalho de simples artesanato. Outro aspecto a ser averiguado é a possibilidade de excluir algumas aulas dessa parte, caso o grupo pareça estar cansado com a recorrência da atividade por muito tempo. Na terceira parte (da aula 12 à 16) a utilização de objetos cotidianos irá aprofundar o conhecimento musical com a utilização de objetos cotidianos como garrafas pet e mesmo o ambiente em que o grupo se encontra. Por fim, (da aula 17 à aula 20) a utilização do computador concluirá a coleção dando um toque de modernidade ao processo, ainda que esta seja uma atividade que remonte à metade do século XX entre os compositores. Embora a coleção tenha sido concebida originalmente na ordem em que aqui se encontra, o professor poderá nela intervir se julgar necessário para atingir especificidades do seu grupo e de seu trabalho.

Autoria

RODRIGO RUSSANO - COLEGIO PALAS - ENSINO MEDIO - UNIDADE TIJUCA - RJ

Palavras-chave

música, instrumento, luthier, lutier, luteria, organologia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Música: Canal
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Lista de aulas da coleção (20 aulas)
# Aula Autoria
1 MÚSICA - Oficina 1 - Instrumento musical humano: um exercício de criatividade e composição.

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Médio | Artes

O aluno deverá desenvolver habilidades na utilização de elementos sonoros na composição musical. O aluno deverá também exercitar sua capacidade criativa e expressiva, além de desenvolver-se na integração com o grupo e no trabalho em conjunto.

20/11/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 41496 acesso(s)

RODRIGO RUSSANO

0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

2 MÚSICA – Instrumentos musicais 1 – classificação teórica

Ensino Fundamental Inicial | Artes

O aluno compreenderá e ampliará o conceito de instrumento musical. O aluno conhecerá a classificação dos instrumentos musicais.

29/11/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 20083 acesso(s)

RODRIGO RUSSANO

0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

3 MÚSICA: Construção de instrumento musical - berimbau de caniço

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Artes

- Construir um berimbau de caniço. - Conhecer o contexto musical em que o instrumento é utilizado. - Fazer uma atividade de prática de conjunto utilizando o instrumento musical construído.

28/07/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 16389 acesso(s)

RODRIGO RUSSANO

0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

4 MÚSICA: Construção de instrumento musical - reco-reco

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente

Ensino Médio | Artes

- Construir o reco-reco; - Aprender a manusear o instrumento; - Fazer uma atividade de prática de conjunto utilizando o instrumento musical construído.

19/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 20734 acesso(s)

RODRIGO RUSSANO

0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

5 MÚSICA: Construção de instrumento musical – garrafa de vidro ("garrafone").

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente

Ensino Médio | Artes

- Construir o "garrafone"; - Aprender a tocar o instrumento; - Fazer uma atividade de prática de conjunto utilizando o instrumento musical construído.

28/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 15690 acesso(s)

RODRIGO RUSSANO

0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

6 MÚSICA: Construção de instrumento musical - tambor de balão de aniversário

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente

- Construir o tambor de balão de aniversário; - Aprender a tocar o instrumento; - Fazer uma atividade de prática de conjunto utilizando o instrumento musical construído.

03/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11274 acesso(s)

RODRIGO RUSSANO

0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

7 MÚSICA – Instrumentos musicais 2: construção de instrumentos com sucata - chocalho

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

O aluno aprenderá a construir um instrumento musical - o chocalho. O aluno aprofundará seu conhecimento a respeito da classificação dos instrumentos musicais.

29/11/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 8719 acesso(s)

RODRIGO RUSSANO

0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

8 MÚSICA – Instrumentos musicais 3: construção de instrumentos com sucata – trompete de papel

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

O aluno aprenderá a construir um instrumento musical - o trompete de papel. O aluno aprofundará seu conhecimento a respeito da classificação dos instrumentos musicais.

29/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 8972 acesso(s)

RODRIGO RUSSANO

0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

9 MÚSICA - Instrumentos musicais 4: construção de instrumentos com sucata - violão de lata

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

O aluno aprenderá a construir um instrumento musical - o “violão de lata”. O aluno aprofundará o seu conhecimento a respeito da classificação dos instrumentos musicais.

29/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10708 acesso(s)

RODRIGO RUSSANO

0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

10 MÚSICA: Construção de instrumento musical- clava

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Médio | Artes

- Construir as clavas; - Aprender a manusear o instrumento; - Fazer uma atividade de prática de conjunto utilizando o instrumento musical construído.

28/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7495 acesso(s)

RODRIGO RUSSANO

0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

11 MÚSICA: Construção de instrumento musical – violão de caixa de sapato

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Médio | Artes

- Construir o violão de caixa de sapato; - Aprender a manusear o instrumento; - Fazer uma atividade de prática de conjunto utilizando o instrumento musical construído.

19/07/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12110 acesso(s)

RODRIGO RUSSANO

0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

12 Música - Batidinhas: música com objetos cotidianos

Educação Escolar Indígena | Artes

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Médio | Artes

Desenvolver a prática da música em conjunto e da improvisação, a escuta através da pesquisa sonora com sons obtidos de objetos de uso diário, a execução de diferentes intensidades na música em conjunto, a leitura e a precisão rítmicas, bem como a precisão de timbre na execução...

30/11/2009 Três estrelas 1 comentário(s) 15405 acesso(s)

Daniel Fils Puig

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

13 Música - Batidinhas 2: música que anda pelas paredes

Educação Escolar Indígena | Artes

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Médio | Artes

- Desenvolver a prática da música em conjunto e da improvisação. - Desenvolver a escuta através da pesquisa sonora com sons obtidos nas paredes. - Desenvolver a execução de diferentes intensidades na música em conjunto, a leitura e a precisão rítmicas, bem como a precisão de t...

03/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4426 acesso(s)

Equipe

CApUFRJ Música LeoDaniel

14 Música - Garrafas PET como percussão afinada - aula 01

Educação Escolar Indígena | Artes

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente

Ensino Médio | Artes

Ensino Médio | Matemática

Desenvolver o ouvido melódico e harmônico. Ampliar os conhecimentos acerca das relações matemáticas existentes entre as alturas dos graus da escala diatônica. Reutilizar garrafas PET como instrumentos musicais e discutir o impacto ambiental de sua utilização em embalagens, bem...

21/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 17892 acesso(s)

Daniel Fils Puig

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

15 Música - Garrafas PET como percussão afinada - aula 02

Educação Escolar Indígena | Artes

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente

Ensino Médio | Artes

Ensino Médio | Matemática

Desenvolver o ouvido melódico e harmônico. Ampliar os conhecimentos acerca das relações matemáticas existentes entre as alturas dos graus da escala diatônica. Reutilizar garrafas PET como instrumentos musicais e discutir o impacto ambiental de sua utilização em embalagens, bem...

30/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6839 acesso(s)

Daniel Fils Puig

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

16 Música – Garrafas PET como percussão afinada – aula 03

Educação Escolar Indígena | Artes

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente

Ensino Médio | Artes

Ensino Médio | Matemática

Desenvolver o ouvido melódico e harmônico. Ampliar os conhecimentos acerca das relações matemáticas existentes entre as alturas dos graus da escala diatônica. Reutilizar garrafas PET como instrumentos musicais e discutir o impacto ambiental de sua utilização em embalagens, bem...

30/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6029 acesso(s)

Daniel Fils Puig

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

17 Música - O computador como instrumento musical (aula 1): conceitos e utilização

Educação Escolar Indígena | Artes

Educação Profissional | Produção Cultural e Design

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Ensino Médio | Artes

- Compreender os principais conceitos a respeito do uso de meios eletrônicos na produção musical. - Analisar a utilização de meios eletrônicos na produção musical e sua abrangência. - Discutir o impacto e possíveis desdobramentos dessa utilização na nossa cultura. - Discutir e...

03/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4046 acesso(s)

Equipe

CApUFRJ Música LeoDaniel

18 Música - O computador como instrumento musical (aula 2): Audacity, o início

Educação Escolar Indígena | Artes

Educação Profissional | Produção Cultural e Design

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Ensino Médio | Artes

- Compreender os principais conceitos a respeito do uso de meios eletrônicos na produção musical. - Analisar a utilização de meios eletrônicos na produção musical e sua abrangência. - Experimentar o software Audacity, conhecendo seu funcionamento básico e recursos disponíveis....

03/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4876 acesso(s)

Equipe

CApUFRJ Música LeoDaniel

19 Música - O computador como instrumento musical (aula 3): Audacity, composição

Educação Escolar Indígena | Artes

Educação Profissional | Produção Cultural e Design

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Ensino Médio | Artes

- Compreender os principais conceitos a respeito do uso de meios eletrônicos na produção musical. - Analisar a utilização de meios eletrônicos na produção musical e sua abrangência. - Experimentar o software Audacity como ferramenta de composição, conhecendo mais de seus recur...

03/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4120 acesso(s)

Equipe

CApUFRJ Música LeoDaniel

20 Música - O computador como instrumento musical (aula 4): "sample"

Educação Escolar Indígena | Artes

Educação Profissional | Produção Cultural e Design

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Ensino Médio | Artes

- Compreender os principais conceitos a respeito do uso de meios eletrônicos na produção musical. - Analisar a utilização de meios eletrônicos na produção musical e sua abrangência. - Experimentar "samplear" sons utilizando o software Audacity. - Organizar os "samples" constru...

03/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4047 acesso(s)

Equipe

CApUFRJ Música LeoDaniel

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 3373 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.