18/08/2011
Caro professor, nesta coleção de aulas o nosso objetivo é trabalhar com instrumentos musicais como veículo de uma série de conhecimentos que vão desde o trabalho manual com materiais simples até a utilização de computadores, passando pelo conhecimento musical formal. A primeira parte da coleção (aulas 1 e 2) é uma introdução importante ao trabalho, quando tentamos despertar a curiosidade e damos um embasamento teórico geral a respeito do objeto de nosso estudo. Na segunda parte (da aula de 3 à aula 11), os alunos irão construir instrumentos feitos com material de sucata. Aqui é importante a observação do professor quanto a adequabilidade do conteúdo a seu grupo de alunos. É fortemente recomendável que os objetos construídos sejam utilizados na prática, no fazer musical, caso contrário, há o risco de tudo não passar por um trabalho de simples artesanato. Outro aspecto a ser averiguado é a possibilidade de excluir algumas aulas dessa parte, caso o grupo pareça estar cansado com a recorrência da atividade por muito tempo. Na terceira parte (da aula 12 à 16) a utilização de objetos cotidianos irá aprofundar o conhecimento musical com a utilização de objetos cotidianos como garrafas pet e mesmo o ambiente em que o grupo se encontra. Por fim, (da aula 17 à aula 20) a utilização do computador concluirá a coleção dando um toque de modernidade ao processo, ainda que esta seja uma atividade que remonte à metade do século XX entre os compositores. Embora a coleção tenha sido concebida originalmente na ordem em que aqui se encontra, o professor poderá nela intervir se julgar necessário para atingir especificidades do seu grupo e de seu trabalho.
RODRIGO RUSSANO - COLEGIO PALAS - ENSINO MEDIO - UNIDADE TIJUCA - RJ
música, instrumento, luthier, lutier, luteria, organologia
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
MÚSICA - Oficina 1 - Instrumento musical humano: um exercício de criatividade e composição.
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes O aluno deverá desenvolver habilidades na utilização de elementos sonoros na composição musical. O aluno deverá também exercitar sua capacidade criativa e expressiva, além de desenvolver-se na integração com o grupo e no trabalho em conjunto. 20/11/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 41496 acesso(s) |
RODRIGO RUSSANO 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES RIO DE JANEIRO RJ Artes |
2 |
MÚSICA – Instrumentos musicais 1 – classificação teórica
Ensino Fundamental Inicial | Artes O aluno compreenderá e ampliará o conceito de instrumento musical. O aluno conhecerá a classificação dos instrumentos musicais. 29/11/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 20083 acesso(s) |
RODRIGO RUSSANO 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES RIO DE JANEIRO RJ Artes |
3 |
MÚSICA: Construção de instrumento musical - berimbau de caniço
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Artes - Construir um berimbau de caniço. - Conhecer o contexto musical em que o instrumento é utilizado. - Fazer uma atividade de prática de conjunto utilizando o instrumento musical construído. 28/07/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 16389 acesso(s) |
RODRIGO RUSSANO 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES RIO DE JANEIRO RJ Artes |
4 |
MÚSICA: Construção de instrumento musical - reco-reco
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente Ensino Médio | Artes - Construir o reco-reco; - Aprender a manusear o instrumento; - Fazer uma atividade de prática de conjunto utilizando o instrumento musical construído. 19/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 20734 acesso(s) |
RODRIGO RUSSANO 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES RIO DE JANEIRO RJ Artes |
5 |
MÚSICA: Construção de instrumento musical – garrafa de vidro ("garrafone").
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente Ensino Médio | Artes - Construir o "garrafone"; - Aprender a tocar o instrumento; - Fazer uma atividade de prática de conjunto utilizando o instrumento musical construído. 28/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 15690 acesso(s) |
RODRIGO RUSSANO 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES RIO DE JANEIRO RJ Artes |
6 |
MÚSICA: Construção de instrumento musical - tambor de balão de aniversário
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente - Construir o tambor de balão de aniversário; - Aprender a tocar o instrumento; - Fazer uma atividade de prática de conjunto utilizando o instrumento musical construído. 03/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11274 acesso(s) |
RODRIGO RUSSANO 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES RIO DE JANEIRO RJ Artes |
7 |
MÚSICA – Instrumentos musicais 2: construção de instrumentos com sucata - chocalho
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente O aluno aprenderá a construir um instrumento musical - o chocalho. O aluno aprofundará seu conhecimento a respeito da classificação dos instrumentos musicais. 29/11/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 8719 acesso(s) |
RODRIGO RUSSANO 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES RIO DE JANEIRO RJ Artes |
8 |
MÚSICA – Instrumentos musicais 3: construção de instrumentos com sucata – trompete de papel
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente O aluno aprenderá a construir um instrumento musical - o trompete de papel. O aluno aprofundará seu conhecimento a respeito da classificação dos instrumentos musicais. 29/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 8972 acesso(s) |
RODRIGO RUSSANO 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES RIO DE JANEIRO RJ Artes |
9 |
MÚSICA - Instrumentos musicais 4: construção de instrumentos com sucata - violão de lata
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente O aluno aprenderá a construir um instrumento musical - o “violão de lata”. O aluno aprofundará o seu conhecimento a respeito da classificação dos instrumentos musicais. 29/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10708 acesso(s) |
RODRIGO RUSSANO 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES RIO DE JANEIRO RJ Artes |
10 |
MÚSICA: Construção de instrumento musical- clava
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Artes - Construir as clavas; - Aprender a manusear o instrumento; - Fazer uma atividade de prática de conjunto utilizando o instrumento musical construído. 28/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7495 acesso(s) |
RODRIGO RUSSANO 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES RIO DE JANEIRO RJ Artes |
11 |
MÚSICA: Construção de instrumento musical – violão de caixa de sapato
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Artes - Construir o violão de caixa de sapato; - Aprender a manusear o instrumento; - Fazer uma atividade de prática de conjunto utilizando o instrumento musical construído. 19/07/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12110 acesso(s) |
RODRIGO RUSSANO 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES RIO DE JANEIRO RJ Artes |
12 |
Música - Batidinhas: música com objetos cotidianos
Educação Escolar Indígena | Artes Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes Desenvolver a prática da música em conjunto e da improvisação, a escuta através da pesquisa sonora com sons obtidos de objetos de uso diário, a execução de diferentes intensidades na música em conjunto, a leitura e a precisão rítmicas, bem como a precisão de timbre na execução... 30/11/2009 Três estrelas 1 comentário(s) 15405 acesso(s) |
Daniel Fils Puig COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
13 |
Música - Batidinhas 2: música que anda pelas paredes
Educação Escolar Indígena | Artes Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes - Desenvolver a prática da música em conjunto e da improvisação. - Desenvolver a escuta através da pesquisa sonora com sons obtidos nas paredes. - Desenvolver a execução de diferentes intensidades na música em conjunto, a leitura e a precisão rítmicas, bem como a precisão de t... 03/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4426 acesso(s) |
Equipe CApUFRJ Música LeoDaniel |
14 |
Música - Garrafas PET como percussão afinada - aula 01
Educação Escolar Indígena | Artes Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente Ensino Médio | Artes Ensino Médio | Matemática Desenvolver o ouvido melódico e harmônico. Ampliar os conhecimentos acerca das relações matemáticas existentes entre as alturas dos graus da escala diatônica. Reutilizar garrafas PET como instrumentos musicais e discutir o impacto ambiental de sua utilização em embalagens, bem... 21/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 17892 acesso(s) |
Daniel Fils Puig COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
15 |
Música - Garrafas PET como percussão afinada - aula 02
Educação Escolar Indígena | Artes Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente Ensino Médio | Artes Ensino Médio | Matemática Desenvolver o ouvido melódico e harmônico. Ampliar os conhecimentos acerca das relações matemáticas existentes entre as alturas dos graus da escala diatônica. Reutilizar garrafas PET como instrumentos musicais e discutir o impacto ambiental de sua utilização em embalagens, bem... 30/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6839 acesso(s) |
Daniel Fils Puig COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
16 |
Música – Garrafas PET como percussão afinada – aula 03
Educação Escolar Indígena | Artes Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente Ensino Médio | Artes Ensino Médio | Matemática Desenvolver o ouvido melódico e harmônico. Ampliar os conhecimentos acerca das relações matemáticas existentes entre as alturas dos graus da escala diatônica. Reutilizar garrafas PET como instrumentos musicais e discutir o impacto ambiental de sua utilização em embalagens, bem... 30/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6029 acesso(s) |
Daniel Fils Puig COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
17 |
Música - O computador como instrumento musical (aula 1): conceitos e utilização
Educação Escolar Indígena | Artes Educação Profissional | Produção Cultural e Design Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Médio | Artes - Compreender os principais conceitos a respeito do uso de meios eletrônicos na produção musical. - Analisar a utilização de meios eletrônicos na produção musical e sua abrangência. - Discutir o impacto e possíveis desdobramentos dessa utilização na nossa cultura. - Discutir e... 03/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4046 acesso(s) |
Equipe CApUFRJ Música LeoDaniel |
18 |
Música - O computador como instrumento musical (aula 2): Audacity, o início
Educação Escolar Indígena | Artes Educação Profissional | Produção Cultural e Design Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Médio | Artes - Compreender os principais conceitos a respeito do uso de meios eletrônicos na produção musical. - Analisar a utilização de meios eletrônicos na produção musical e sua abrangência. - Experimentar o software Audacity, conhecendo seu funcionamento básico e recursos disponíveis.... 03/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4876 acesso(s) |
Equipe CApUFRJ Música LeoDaniel |
19 |
Música - O computador como instrumento musical (aula 3): Audacity, composição
Educação Escolar Indígena | Artes Educação Profissional | Produção Cultural e Design Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Médio | Artes - Compreender os principais conceitos a respeito do uso de meios eletrônicos na produção musical. - Analisar a utilização de meios eletrônicos na produção musical e sua abrangência. - Experimentar o software Audacity como ferramenta de composição, conhecendo mais de seus recur... 03/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4120 acesso(s) |
Equipe CApUFRJ Música LeoDaniel |
20 |
Música - O computador como instrumento musical (aula 4): "sample"
Educação Escolar Indígena | Artes Educação Profissional | Produção Cultural e Design Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Médio | Artes - Compreender os principais conceitos a respeito do uso de meios eletrônicos na produção musical. - Analisar a utilização de meios eletrônicos na produção musical e sua abrangência. - Experimentar "samplear" sons utilizando o software Audacity. - Organizar os "samples" constru... 03/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4047 acesso(s) |
Equipe CApUFRJ Música LeoDaniel |
Sem estrelas 0 classificações - 3373 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!