22/08/2011
Este conjunto de aulas apresentará algumas manifestações artístico-culturais brasileiras com o objetivo de problematizar os conceitos de identidade e pluralidade cultural. Nas três primeiras aulas, os estudantes aprenderão a importância da população indígena na nação brasileira, sua diversidade cultural e refletirão sobre a importância da preservação das histórias e culturas dos indígenas no Brasil. As aulas 4 a 6 permitirão aos estudantes perceber certos elementos africanos na constituição da cultura brasileira. Nestas três aulas, os estudantes poderão desconstruir ideias preconceituosas sobre os negros e posicionar-se contra atos racistas e preconceituosos. A aula 7 visa aproximar o estudante da contribuição do imigrante europeu na constituição da diversidade cultural do Brasil. Na aula 8, espera-se que os estudantes sejam capazes de verificar a contribuição de cada etnia para a formação do povo brasileiro. As aulas 9 a 12 demonstrarão a construção da identidade brasileira composta por elementos externos. A aula 13 apresentará os principais aspectos do pensamento do antropólogo Darcy Ribeiro. Depois dessas aulas, que analisaram as diversas formas de ver o Brasil, os estudantes observarão nas aulas 14 a 18 a articulação entre a pluralidade da cultura brasileira e os elementos que compõem a identidade brasileira. Por fim, a aula 19 apresentará a diversidade cultural brasileira por meio dos festejos populares.
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA - NTE - CURITIBA - (CETEPAR) - PR
Brasil, cultura, identidade, pluralidade cultural
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
População indígena brasileira
Ensino Médio | Geografia O aluno poderá aprender a importância da população indígena na nação brasileira, o reconhecimento desse povo no cenário nacional, analisar povos indígenas, entender essa realidade complexa. 14/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 12337 acesso(s) |
DANILO PACHECO CAZELLI JUNIOR COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Geografia |
2 |
Os índios no Brasil ou do Brasil?
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Nessa aula os alunos poderão conhecer a diversidade cultural dos grupos indígenas do Brasil, analisar o pensamento mítico indígena e problematizar a noção de pertencimento dos grupos indígenas que habitam o território brasileiro. 31/07/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 41125 acesso(s) |
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA NTE - CURITIBA - (CETEPAR) CURITIBA PR História |
3 |
Estratégias indígenas para a preservação de suas histórias e de suas culturas no Brasil atual
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Conhecer estratégias utilizadas por povos indígenas da atualidade, no Brasil, no processo de preservação de suas histórias e de suas culturas. Identificar dificuldades enfrentadas pelos povos indígenas na preservação de suas histórias e culturas na sociedade brasileira atual. ... 07/10/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 21417 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
4 |
As marcas da escravidão africana no Brasil
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Relacionar o racismo do presente ao passado escravista do Brasil. Analisar exemplos da desigualdade racial visíveis na atualidade. Debater as chamadas “ações afirmativas”, pensando a igualdade racial no Brasil. 07/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 27600 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
5 |
Senzala e a formação da cultura afro-brasileira: o exemplo da capoeira
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia O conceito de cultura popular, a senzala como dimensão preferencial da composição de manifestações culturais brasileira e a capacidade performática da capoeira. 01/08/2012 Cinco estrelas 2 comentário(s) 25329 acesso(s) |
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA NTE - CURITIBA - (CETEPAR) CURITIBA PR História |
6 |
Vivendo e convivendo com as contribuições da cultura negra
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Geografia Ensino Médio | História Ensino Médio | Língua Portuguesa Valorizar a cultura negra Valorizar as lutas e as resistências históricas dos negros Descobrir os valores que os africanos trouxeram para o Brasil Identificar palavras de origem africana no português do Brasil Conviver com pessoas de pele negra sem preconceito Aceitar ne... 10/05/2011 Quatro estrelas 8 comentário(s) 13038 acesso(s) |
FRANCISCO FERREIRA DE DEUS HENRIQUE CE GOVERNADOR ARCHER IMPERATRIZ MA Língua Portuguesa |
7 |
Contribuições e preservações culturais da imigração europeia no Brasil
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Conhecer aspectos da contribuição cultural do imigrante europeu na diversidade que caracteriza o Brasil. Valorizar a cultura do imigrante que chegou ao Brasil ainda no século XIX. Entender a necessidade de preservação por parte do imigrante de sua cultura. 07/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 23784 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
8 |
Como se deu a formação do povo brasileiro – UCA.
Ensino Fundamental Final | Geografia Identificar as principais matrizes formadoras do povo brasileiro; Analisar a diversidade étnica e cultural existente entre os povos do Brasil; Verificar a contribuição de cada etnia para a formação do povo brasileiro. 10/06/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 72165 acesso(s) |
Rosilene Tomaz Silva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Geografia |
9 |
Conhecendo a População do Brasil
Ensino Fundamental Final | Geografia • Identificar os lugares de origem da população brasileira • Identificar os locais de maior concentração populacional no Brasil • Relacionar o lugar de vivência dos alunos com o contexto populacional nacional. 24/11/2008 Quatro estrelas 3 comentário(s) 6435 acesso(s) |
Nilton Goulart de Sousa Universidade de Brasília BRASILIA DF Geografia |
10 |
Miscigenação: a formação da cultura brasileira
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Geografia Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Conhecer as diferenças entre as culturas que formam a identidade brasileira Identificar a influência dessas curlturas na formação da identidade brasileira Avaliar as semelhanças e diferenças entre essas culturas 02/06/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 22335 acesso(s) |
Juliana Gomes de Souza Dias SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Artes |
11 |
Os viajantes estrangeiros no Brasil da primeira metade do século XIX
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História O aluno deverá compreender quem foram os viajantes que contribuíram para constituir uma imagem de Brasil no início do século XIX que perdura até hoje. Além disso, compreender como a iconografia e os textos de viajantes estrangeiros moldaram algumas concepções nacionais sobre a... 09/06/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 6942 acesso(s) |
joão ricardo ferreira pires Universidade do Estado de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
12 |
Modernismo brasileiro e identidade nacional
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História Os alunos irão aprender com esta aula as diferentes visões acerca da identidade nacional brasileira, a partir das experiências modernistas do início do século XX. Perceberão como vários temas ligados às imagens e definições da identidade brasileira são construídos em momentos ... 08/07/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 32564 acesso(s) |
Bruno Viveiros Martins Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
13 |
Animação e Política: Zé Carioca e a Política da Boa Vizinhança (1940-1950)
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História O aluno irá aprender sobre as relações políticas e culturais entre Brasil e Estados Unidos da América nos anos 1940 e 1950. Irá trabalhar os significados históricos a partir dos elementos políticos e culturais que caracterizam as animações criadas em torno das aventuras do per... 14/07/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12779 acesso(s) |
Bruno Viveiros Martins Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
14 |
O Brasil no pensamento de Darcy Ribeiro
Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Os principais aspectos que permearam o pensamento de Darcy Ribeiro sobre o Brasil, sobretudo as três matrizes culturaisétnicas que constituíram o povo brasileiro: lusitanos, africanos e indígenas. 08/07/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 11352 acesso(s) |
joão ricardo ferreira pires Universidade do Estado de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
15 |
Somos todos iguais... será? – A desigualdade social na nossa realidade brasileira - UCA
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia - Trabalhar a questão das desigualdades sociais; - Promover a construção de diálogos sobre a sociedade atual brasileira e a construção do espaço crítico em fóruns postados em forma de blogs; - Comparar grupos sociais, classes sociais e as relações entre estes elaborando materi... 20/06/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 74603 acesso(s) |
KLENIO ANTONIO SOUSA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Outros |
16 |
UCA - Diversidade da população brasileira
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ao final desta aula, o aluno deverá ser capaz de: Primeiro Objetivo Identificar a diversidade da população brasileira nas características físicas, na cultura e na linguística. Segundo Objetivo Entender que no Brasil há uma diversidade de pessoas de outros países que vem se un... 30/03/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 6704 acesso(s) |
JULIANO VARELLA DE CARVALHO Centro Universitário Feevale NOVO HAMBURGO RS Informação e Comunicação |
17 |
Qual é a sua cor?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | Artes Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Articular a pluralidade da cultura brasileira e as diversas matrizes culturais que a compõem com a cor da sua pele. Produzir cores com tinta guache a partir da variação cromática de valor e de matiz. 11/11/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 7977 acesso(s) |
LUIS FELIPE DE SOUZA CARBOGIM COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Arte Visual |
18 |
Sou brasileiro, sou índio, sou negro: vivendo a pluralidade no Brasil – UCA
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Despertar o interesse pelo conhecimento e importância da diversidade do povo brasileiro, Construir com o aluno material de divulgação de campanhas sobre a pluralidade da população brasileira, Realizar entrevistas com descendentes diretos de quilombolas, índios e escravos sobre... 08/07/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 6622 acesso(s) |
KLENIO ANTONIO SOUSA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Outros |
19 |
Festas Populares Brasileiras
Ensino Fundamental Final | Geografia Conhecer a diversidade cultural brasileira através de elementos populares como festejos, danças, pratos e trajes típicos; Perceber que o Brasil é composto de diferentes matrizes étnicas e que o folclore é um patrimônio desses grupos; 18/02/2009 Quatro estrelas 22 comentário(s) 120954 acesso(s) |
Nilton Goulart de Sousa Universidade de Brasília BRASILIA DF Geografia |
Sem estrelas 0 classificações - 7184 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!