Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


O que faz Brasil brasileiro? A questão da identidade nacional

 

22/08/2011

Ficha Técnica
Descrição

Este conjunto de aulas apresentará algumas manifestações artístico-culturais brasileiras com o objetivo de problematizar os conceitos de identidade e pluralidade cultural. Nas três primeiras aulas, os estudantes aprenderão a importância da população indígena na nação brasileira, sua diversidade cultural e refletirão sobre a importância da preservação das histórias e culturas dos indígenas no Brasil. As aulas 4 a 6 permitirão aos estudantes perceber certos elementos africanos na constituição da cultura brasileira. Nestas três aulas, os estudantes poderão desconstruir ideias preconceituosas sobre os negros e posicionar-se contra atos racistas e preconceituosos. A aula 7 visa aproximar o estudante da contribuição do imigrante europeu na constituição da diversidade cultural do Brasil. Na aula 8, espera-se que os estudantes sejam capazes de verificar a contribuição de cada etnia para a formação do povo brasileiro. As aulas 9 a 12 demonstrarão a construção da identidade brasileira composta por elementos externos. A aula 13 apresentará os principais aspectos do pensamento do antropólogo Darcy Ribeiro. Depois dessas aulas, que analisaram as diversas formas de ver o Brasil, os estudantes observarão nas aulas 14 a 18 a articulação entre a pluralidade da cultura brasileira e os elementos que compõem a identidade brasileira. Por fim, a aula 19 apresentará a diversidade cultural brasileira por meio dos festejos populares.

Autoria

VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA - NTE - CURITIBA - (CETEPAR) - PR

Palavras-chave

Brasil, cultura, identidade, pluralidade cultural

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Lista de aulas da coleção (19 aulas)
# Aula Autoria
1 População indígena brasileira

Ensino Médio | Geografia

O aluno poderá aprender a importância da população indígena na nação brasileira, o reconhecimento desse povo no cenário nacional, analisar povos indígenas, entender essa realidade complexa.

14/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 12337 acesso(s)

DANILO PACHECO CAZELLI JUNIOR

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Geografia

2 Os índios no Brasil ou do Brasil?

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Nessa aula os alunos poderão conhecer a diversidade cultural dos grupos indígenas do Brasil, analisar o pensamento mítico indígena e problematizar a noção de pertencimento dos grupos indígenas que habitam o território brasileiro.

31/07/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 41125 acesso(s)

VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA

NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

CURITIBA PR

História

3 Estratégias indígenas para a preservação de suas histórias e de suas culturas no Brasil atual

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Conhecer estratégias utilizadas por povos indígenas da atualidade, no Brasil, no processo de preservação de suas histórias e de suas culturas. Identificar dificuldades enfrentadas pelos povos indígenas na preservação de suas histórias e culturas na sociedade brasileira atual. ...

07/10/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 21417 acesso(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

4 As marcas da escravidão africana no Brasil

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Relacionar o racismo do presente ao passado escravista do Brasil. Analisar exemplos da desigualdade racial visíveis na atualidade. Debater as chamadas “ações afirmativas”, pensando a igualdade racial no Brasil.

07/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 27600 acesso(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

5 Senzala e a formação da cultura afro-brasileira: o exemplo da capoeira

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

O conceito de cultura popular, a senzala como dimensão preferencial da composição de manifestações culturais brasileira e a capacidade performática da capoeira.

01/08/2012 Cinco estrelas 2 comentário(s) 25329 acesso(s)

VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA

NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

CURITIBA PR

História

6 Vivendo e convivendo com as contribuições da cultura negra

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Geografia

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Valorizar a cultura negra Valorizar as lutas e as  resistências  históricas dos negros Descobrir os valores que os africanos  trouxeram para o Brasil Identificar  palavras de origem africana no português do Brasil Conviver  com pessoas de pele negra sem preconceito Aceitar  ne...

10/05/2011 Quatro estrelas 8 comentário(s) 13038 acesso(s)

FRANCISCO FERREIRA DE DEUS HENRIQUE

CE GOVERNADOR ARCHER

IMPERATRIZ MA

Língua Portuguesa

7 Contribuições e preservações culturais da imigração europeia no Brasil

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Conhecer aspectos da contribuição cultural do imigrante europeu na diversidade que caracteriza o Brasil.       Valorizar a cultura do imigrante que chegou ao Brasil ainda no século XIX. Entender a necessidade de preservação por parte do imigrante de sua cultura.

07/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 23784 acesso(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

8 Como se deu a formação do povo brasileiro – UCA.

Ensino Fundamental Final | Geografia

Identificar as principais matrizes formadoras do povo brasileiro; Analisar a diversidade étnica e cultural existente entre os povos do Brasil; Verificar a contribuição de cada etnia para a formação do povo brasileiro.

10/06/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 72165 acesso(s)

Rosilene Tomaz Silva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Geografia

9 Conhecendo a População do Brasil

Ensino Fundamental Final | Geografia

• Identificar os lugares de origem da população brasileira • Identificar os locais de maior concentração populacional no Brasil • Relacionar o lugar de vivência dos alunos com o contexto populacional nacional.

24/11/2008 Quatro estrelas 3 comentário(s) 6435 acesso(s)

Nilton Goulart de Sousa

Universidade de Brasília

BRASILIA DF

Geografia

10 Miscigenação: a formação da cultura brasileira

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Geografia

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Conhecer as diferenças entre as culturas que formam a identidade brasileira Identificar a influência dessas curlturas na formação da identidade brasileira Avaliar as semelhanças e diferenças entre essas culturas

02/06/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 22335 acesso(s)

Juliana Gomes de Souza Dias

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Artes

11 Os viajantes estrangeiros no Brasil da primeira metade do século XIX

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

O aluno deverá compreender quem foram os viajantes que contribuíram para constituir uma imagem de Brasil no início do século XIX que perdura até hoje. Além disso, compreender como a iconografia e os textos de viajantes estrangeiros moldaram algumas concepções nacionais sobre a...

09/06/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 6942 acesso(s)

joão ricardo ferreira pires

Universidade do Estado de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

12 Modernismo brasileiro e identidade nacional

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

Os alunos irão aprender com esta aula as diferentes visões acerca da identidade nacional brasileira, a partir das experiências modernistas do início do século XX. Perceberão como vários temas ligados às imagens e definições da identidade brasileira são construídos em momentos ...

08/07/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 32564 acesso(s)

Bruno Viveiros Martins

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

13 Animação e Política: Zé Carioca e a Política da Boa Vizinhança (1940-1950)

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

O aluno irá aprender sobre as relações políticas e culturais entre Brasil e Estados Unidos da América nos anos 1940 e 1950. Irá trabalhar os significados históricos a partir dos elementos políticos e culturais que caracterizam as animações criadas em torno das aventuras do per...

14/07/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12779 acesso(s)

Bruno Viveiros Martins

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

14 O Brasil no pensamento de Darcy Ribeiro

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Os principais aspectos que permearam o pensamento de Darcy Ribeiro sobre o Brasil, sobretudo as três matrizes culturaisétnicas que constituíram o povo brasileiro: lusitanos, africanos e indígenas.

08/07/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 11352 acesso(s)

joão ricardo ferreira pires

Universidade do Estado de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

15 Somos todos iguais... será? – A desigualdade social na nossa realidade brasileira - UCA

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

- Trabalhar a questão das desigualdades sociais; - Promover a construção de diálogos sobre a sociedade atual brasileira e a construção do espaço crítico em fóruns postados em forma de blogs; - Comparar grupos sociais, classes sociais e as relações entre estes elaborando materi...

20/06/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 74603 acesso(s)

KLENIO ANTONIO SOUSA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Outros

16 UCA - Diversidade da população brasileira

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ao final desta aula, o aluno deverá ser capaz de: Primeiro Objetivo Identificar a diversidade da população brasileira nas características físicas,  na cultura e na linguística. Segundo Objetivo Entender que no Brasil há uma diversidade de pessoas de outros países que vem se un...

30/03/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 6704 acesso(s)

JULIANO VARELLA DE CARVALHO

Centro Universitário Feevale

NOVO HAMBURGO RS

Informação e Comunicação

17 Qual é a sua cor?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | Artes

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Articular a pluralidade da cultura brasileira e as diversas matrizes culturais que a compõem com a cor da sua pele. Produzir cores com tinta guache a partir da variação cromática de valor e de matiz.

11/11/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 7977 acesso(s)

LUIS FELIPE DE SOUZA CARBOGIM

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Arte Visual

18 Sou brasileiro, sou índio, sou negro: vivendo a pluralidade no Brasil – UCA

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Despertar o interesse pelo conhecimento e importância da diversidade do povo brasileiro, Construir com o aluno material de divulgação de campanhas sobre a pluralidade da população brasileira, Realizar entrevistas com descendentes diretos de quilombolas, índios e escravos sobre...

08/07/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 6622 acesso(s)

KLENIO ANTONIO SOUSA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Outros

19 Festas Populares Brasileiras

Ensino Fundamental Final | Geografia

Conhecer a diversidade cultural brasileira através de elementos populares como festejos, danças, pratos e trajes típicos; Perceber que o Brasil é composto de diferentes matrizes étnicas e que o folclore é um patrimônio desses grupos;

18/02/2009 Quatro estrelas 22 comentário(s) 120954 acesso(s)

Nilton Goulart de Sousa

Universidade de Brasília

BRASILIA DF

Geografia

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 7184 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.