22/08/2011
Com base na pergunta “Se não tem rima, não é poema?”, a coleção pretende trabalhar diferentes tipos de poema, possibilitando a compreensão do que caracteriza esse gênero textual, bem como envolver os alunos em práticas de escuta, leitura e produção desses textos. A coleção inicia-se com uma sensibilização quanto a esse gênero textual, objetivando mostrar uma das características dos poemas: a expressão subjetiva. Assim, as aulas 1, 2 e 3 procuram mostrar, respectivamente, a poesia presente nas cores, nas palavras e nos objetos do cotidiano. Em seguida, são apresentadas características do gênero textual poema, a partir da comparação com outros gêneros textuais. Poemas que tem o mesmo tema que reportagens, manuais de instrução e histórias em quadrinhos são analisados nas aulas 4, 5 e 6, mostrando o que caracteriza um poema. As rimas e metáforas, entendidas como importantes elementos de alguns tipos de poemas, são o objeto das aulas 7 a 11. As três aulas seguintes têm como objetivo trabalhar a oralidade por meio da declamação de poemas. As narrativas em verso, os poemas concretos, os hai-kai e a literatura de cordel são os temas das aulas 15 a 18. Por meio delas, espera-se que os alunos entendam que nem tudo que tem rima é poema e nem todos os poemas precisam ser rimados. Para finalizar, são apresentadas aulas nas quais a produção de poemas é estimulada. A última aula da coleção sistematiza os conhecimentos construídos, tornando possível aos alunos responder a questão que deu início à coleção.
Maria Carolina da Silva - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG
poemas, poesia, metáforas, rimas, cordel
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
A Poesia e as Cores
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Conferir significados poéticos as cores - Conhecer a deusa íris da mitologia grega. - Ler, criar, escutar poesias cuja inspiração seja o tema cores 03/12/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 17113 visita(s) |
Denise Leipziger COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
2 |
Poesia : Convite - José Paulo Paes - Criação de uma poesia a partir de outra poesia
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa -reconhecer a estrutura textual de uma poesia -utilizar concordância verbal e nominal -construir um texto poético 02/12/2010 Quatro estrelas 7 comentario(s) 38892 visita(s) |
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
3 |
A Poesia do Cotidiano: meu material escolar
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa -Ressignificar o material escolar , a partir da criação de um elo afetivo -Perceber como a poesia está em tudo, dependendo da forma como se olha -Observar e comentar como a nossa produção poética se enriquece a partir do contato com o trabalho do outro -Ler, ouvir, brincar, c... 12/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 41685 visita(s) |
Denise Leipziger COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
4 |
Análise de dois gêneros de texto: notícia e poema
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades esperamos que o aluno: Identifique as características principais que compõem os gêneros textuais: poemas e notícias. Compare diferentes gêneros e perceba as características específicas de cada um. Apreenda estratégias de leitura que visam ampliar as ... 17/08/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 21368 visita(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
5 |
Trabalhando com poemas e manual de instruções
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ler um poema com expressividade. Exercitar a oralidade a partir da declamação de um poema. Reconhecer as especificidades do gênero manual de instrução, através de atividades relacionadas. Produzir um poema a partir de um manual de instruções 24/11/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 19108 visita(s) |
Livia Fagundes Neves COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
6 |
Interligando textos: poema x história em quadrinhos x texto instrucional
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ampliar seu conhecimento sobre o gênero, realizando a leitura dos textos propostos: poema, história em quadrinhos e texto instrucional. Identificar as características dos gêneros. Interpretar o poema lido. Realizar a comparação entre dois gêneros que versam sobre o mesmo tema.... 11/01/2011 Quatro estrelas 2 comentario(s) 17163 visita(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
7 |
Trabalho com consciência sonora de rimas através da música
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ampliar a consciência de rimas e terminações de palavras através da música. 30/11/2009 Quatro estrelas 3 comentario(s) 4583 visita(s) |
Mariane Patrícia Madeira Lopes ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
8 |
TRABALHANDO COM RIMAS
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Reconhecer nos textos palavras que rimam. Desenvolver a consciência fonológica por parte das crianças. Comparar a grafia de palavras que se repetem. Identificar as rimas nas palavras. 31/01/2011 Quatro estrelas 6 comentario(s) 117469 visita(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
9 |
Expressões metafóricas: como trabalhar
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar expressões que possuem mais de um significado. Reconhecer o significado das expressões em diferentes contextos. Escrever, de forma coerente e clara, um texto usando expressões com duplo sentido. 28/10/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 10265 visita(s) |
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
10 |
Explicando os sentimentos por meio do livro “Mania de Explicação”.
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa • Sensibilizar-se com a linguagem literária; • criar metáforas e comparações que expliquem determinados sentimentos; • ilustrar trechos do livro “Mania de explicação” de Adriana Falcão. 21/11/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 7655 visita(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
11 |
Trabalhando delicadezas: vida e obra de Roseana Murray e seus poemas.
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Interpretar poemas de Roseana Murray; pesquisar a respeito da vida e obra da autora; analisar poemas; observar a presença das figuras de linguagem: comparação e metáfora nos poemas de Roseana Murray. 27/10/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 17037 visita(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
12 |
Poesia: um gênero que encanta
Educação Escolar Indígena | Línguas Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ampliar o repertório de poesias; refletir sobre poesias declamadas em vídeo ou áudio; preparar-se para a declamação de poesias. 19/10/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 28064 visita(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
13 |
Lendo poemas na escola: a arte de interpretar
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Espera-se com as aulas que aqui serão propostas: 1) Propiciar aos alunos uma aproximação com a linguagem poética fortalecendo o hábito de leitura e despertando-os para o universo mágico dos poemas; 2) Ampliar o repertório linguístico através da leitura e da análise dos poemas;... 17/11/2009 Quatro estrelas 4 comentario(s) 13849 visita(s) |
Fabiane de OLiveira Braga Felício ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
14 |
Trabalhando a oralidade: Recitando poemas
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Reconhecer a linguagem poética como uma das formas de significar o mundo. Descobrir a sonoridade existente na linguagem poética, através da leitura oral. Recitar um poema valorizando o seu ritmo e rimas. Interpretar ... 02/06/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 19582 visita(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
15 |
NARRATIVAS EM VERSO
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Identificar os elementos organizacionais e estruturais das narrativas em versos e sua finalidade. - Explorar o ritmo e a rima nos textos poéticos. 14/10/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 11207 visita(s) |
Daniela Amaral Silva Freitas Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
16 |
Alfabetizando por meio de ”Hai –Kais” (poesia japonesa)
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Compreenda o modo de organização e a função social do gênero textual: “Hai-Kais”. Compreenda a natureza alfabética do sistema de escrita (para cada “letra”, um “som”). Leia, compreendendo globalmente as palavras. Elabor... 18/10/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 4973 visita(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
17 |
Poemas Concretos
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa -Comparar um poema concreto original com a sua adaptação para poesia digital. -Reconhecer quais os recursos que foram incluídos na adaptação para a forma digital. -Tentar conceituar a poesia digital. 21/02/2011 Quatro estrelas 7 comentario(s) 102059 visita(s) |
Denise Leipziger COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
18 |
Cordel
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar os elementos organizacionais e estruturais do cordel. Identificar a finalidade do gênero textual cordel. Identificar a estrutura do cordel. Conhecer as práticas sociais de produção e circulação desse gênero textual. 05/01/2011 Três estrelas 5 comentario(s) 50916 visita(s) |
Maria Carolina da Silva Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
19 |
PRODUÇÃO DE TEXTO: RELEITURA DE POESIAS
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Esta atividade possibilitará ao/a aluno/a a descoberta da linguagem poética e lúdica, através das rimas, da sonoridade, do formato da poesia em estrofes e versos, o enriquecimento do seu vocabulário por meio da linguagem oral, além de trabalhar a escrita das palavras utilizand... 24/09/2009 Quatro estrelas 12 comentario(s) 43185 visita(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
20 |
Produzindo um texto poético a partir de um texto
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Observar a estrutura e as características de um texto poético. Produzir, em duplas, um texto poético com base em outro. Realizar a apresentação das poesias produzidas na "Roda da Poesia". 26/05/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 12742 visita(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
21 |
Leitura e criação de textos poéticos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa ler, compreender e interpretar textos poéticos; distinguir o ritmo das palavras nos versos; criar textos poéticos e organizá-los em forma de poema. 16/09/2009 Cinco estrelas 4 comentario(s) 16680 visita(s) |
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
22 |
Poema
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar os elementos organizacionais e estruturais do poema. Identificar a finalidade do gênero textual poema. Compreender a os elementos que compõem um poema (versos, estrofes, rimas, disposição gráfica). Conhecer as práticas sociais de produção e circulação do poema. Env... 05/01/2011 Quatro estrelas 8 comentario(s) 95417 visita(s) |
Maria Carolina da Silva Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
Sem estrelas 0 calificaciones - 22192 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!