Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLECCIONES DE CLASES
 


O esporte como fenômeno social: refletindo e contextualizando o esporte na escola

 

22/09/2011

Ficha Técnica
Descripción

Nesta coleção o tema “esporte” será tratado de forma que os alunos reconheçam nele um importante instrumento para sua formação. As aulas que compõem a coleção possibilitam uma análise que desconstrói a validade do modelo da esportivização como orientador do trabalho pedagógico. Este modelo esteve fortemente arraigado na escola em décadas passadas e transformou grande parte das práticas culturais em esporte/competição. As aulas de 1 a 4, fazem parte da introdução do tema. Nas aulas de 5 a 8, são feitas discussões teóricas sobre a questão do esporte na escola. Nas aulas 9 a 13, são tratados temas que relacionam a atividade esportiva com a saúde, a cultura, a mídia e etc. Nas aulas 14 a 16, buscam-se mecanismos para atender a necessidade de avaliar a competição esportiva na escola.

Autoría

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho - Universidade Federal de Juiz de Fora - MG

Palabras clave

esporte, prática esportiva escolar, fenômeno social, valores

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Lista de clases de la colección (16 clases)
# Clase Autoría
1 Para que existe esporte no mundo?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

O aluno será capaz de identificar a importância das práticas desportivas na sociedade, bem como o processo de criação de algumas modalidades.

21/06/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 4993 visita(s)

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

2 Eu uso o esporte ou o esporte me usa?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Relacionar a influência dos esportes na sociedade atual.

19/08/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 8839 visita(s)

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

3 Inventando o “esporte” da turma

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Identificar as características dos esportes e criar uma prática desportiva que atenda aos interesses da educação física na escola e aos interesses dos alunos.

01/07/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 5384 visita(s)

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

4 Valores para o esporte e para o trabalho: Qual a relação?

Ensino Médio | Educação Física

Identificar os comportamentos e valores inerentes ao esporte; Identificar atuais demandas comportamentais exigidas para os trabalhadores na atualidade; Refletir sobre as possíveis relações existentes entre os comportamentos e os valores para o esporte e para o mundo do trabalho.

15/12/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 4323 visita(s)

Adriane Silva Tomaz

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

5 Esporte na Escola: construindo vencedores

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Compreender que a prática de esportes na escola, ajuda a construir valores e a trocar experiências.

23/11/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 13728 visita(s)

Maura Gislaine Barros

JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

TELEMACO BORBA PR

Educação Física

6 Esporte Escolar e Esporte de Rendimento

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Compreender a diferença do esporte realizado na escola e do esporte de competição exibido pela mídia.

02/12/2009 Quatro estrelas 1 comentario(s) 25275 visita(s)

Equipe

Maura Barros

7 Competir ou Cooperar: Eis a Questão!

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Compreender que para cooperar é preciso aproximar-se, principalmente uns dos outros e da gente mesmo. Analisar a importância da cooperação para o desenvolvimento da cidadania.

20/10/2009 Quatro estrelas 1 comentario(s) 22514 visita(s)

Equipe

Maura Barros

8 Ética e responsabilidade na sua prática - o esporte como exemplo.

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Sociologia

Participar de jogos respeitando as regras e discutindo sobre ética na sociedade e nos esportes; Refletir sobre “vencer a qualquer custo” e sua repercussão no seu grupo, na sua turma e na escola; Propor idéias para serem apresentados nos jogos onde a ética e o respeito ao próxi...

27/12/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 23462 visita(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

9 Esporte é cultura

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Pesquisar  jogos e práticas esportivas  como formas de expressão de grupos sociais Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos Trabalhar em grupos interagindo para atingir um objetivo comum

18/10/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 10408 visita(s)

Eliane Candida Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Outros

10 Refletindo sobre esporte e saúde

Ensino Médio | Educação Física

§  Discutir a relação existente entre esporte e saúde; §  Identificar as implicações do esporte de alto rendimento na saúde; §  Construir referências teóricas acerca dos binômios: esporte/saúde e atividade física/qualidade de vida para aplicabilidade na sua vida cotidiana.

01/12/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 4062 visita(s)

Adriane Silva Tomaz

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

11 A exclusividade no esporte

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Discutir a questão da exclusão existente nos esportes, bem como alternativas para a superação desta.

19/08/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 3320 visita(s)

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

12 Esporte e violência: Qual a relação?

Ensino Médio | Educação Física

§  Discutir as possíveis relações existentes entre esporte e violência; §  Identificar diferentes situações de violência em manifestações esportivas; §  Construir referências que objetivem a superação de atitudes violentas nas manifestações esportivas.  

15/12/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 8454 visita(s)

Adriane Silva Tomaz

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

13 A mídia influenciando nas regras do esporte – Voleibol.

Ensino Médio | Educação Física

Identificar as regras do Voleibol na década de 80 e associá-la com as regras atuais; Vivenciar o jogo de voleibol com regras diferentes (década de 80 e atual); Analisar em que áreas esportivas a mídia modificou regras esportivas; Compreender e analisar em que situações a mídia...

17/12/2009 Quatro estrelas 2 comentario(s) 31163 visita(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

14 Criação de Fóruns de Deliberação para construção da Competição Esportiva na escola.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

O que é um Fórum de Deliberações, sua finalidade e funcionamento para  organizar a competição esportiva da escola; Participar e acompanhar as discussões, os encaminhamentos e definições de propostas construídas nas Reuniões do Fórum de Deliberações que acontecem antes e durant...

09/07/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 2965 visita(s)

LEANDRO REZENDE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

15 Avaliando a competição esportiva na escola

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Avaliar a competição esportiva realizada na escola, onde aluno participa ativamente da sua construção, numa perspectiva progressista, bem como o impacto da vivencia deste processo, junto aos/às alunos/as de cada ano de ensino; Divulgar o resultado da avaliação, bem como as sug...

20/11/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 3129 visita(s)

LEANDRO REZENDE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

16 Como organizar um campeonato?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Identificar as várias formas institucionalizadas de disputa desportiva, assim como as adaptações que possam atender aos interesses das aulas de educação física na escola.

07/07/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 21837 visita(s)

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones - 6663 visita(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.