15/09/2011
Para esta coleção foram selecionadas 23 aulas que abordam o funcionamento do corpo humano de forma integrada, obedecendo a uma gradação de dificuldades inerentes aos conceitos abordados nos diferentes sistemas. A aula 1 trabalha o conceito inicial de estrutura corporal. As aulas 2, 3, 4, 5 e 6 trabalham com o sistema esquelético e muscular, suas funções de sustentação e movimentação corporal. A aula 7 trabalha noções iniciais de funcionamento dos diferentes sistemas que integram as funções vitais do organismo humano. A aula 8 trabalha os conceitos relativos à pele, maior órgão do corpo humano, sua constituição e funções. As aulas 9,10 e 11 trabalham com o sistema digestório, órgãos que o compõem e suas funções, o caminho percorrido pelo alimento em nosso corpo, a importância de uma alimentação saudável e o processo de absorção dos nutrientes pelo intestino. As aulas 12 e 13 trabalham com o sistema respiratório, órgãos que o compõem e suas funções, o caminho percorrido pelo ar em nosso corpo, e a integração entre o sistema digestório, respiratório e circulatório. As aulas 14, 15 e 16 trabalham o sistema circulatório, órgãos que o compõem e suas funções, o papel das hemácias nas trocas gasosas, ampliando as noções de integração entre o sistema circulatório e o sistema respiratório. A aula 17 trabalha a anatomia e fisiologia do sistema urinário e a eliminação de excretos pelo organismo. As aulas 18 e 19 trabalham os conceitos envolvidos na compreensão do funcionamento do sistema nervoso, sistema nervoso central e periférico, nossas ações e reações. As aulas 20 e 21 trabalham o sistema genital masculino e feminino, sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis, anticoncepção e reprodução humana. Para finalizar, as aulas 22, 23 e 24 trabalham com o sistema linfático e imune, responsáveis pelas defesas do nosso corpo, as funções do fígado e do pâncreas. Os conteúdos e as atividades propostos são mais adequados aos alunos do final do primeiro ciclo e para todo segundo ciclo. Dentre as atividades propostas encontram-se construção de tabelas e gráficos, exibição de vídeos, atividades práticas envolvendo experimentação e observação, leitura e interpretação de textos informativos, numa perspectiva interdisciplinar.
LIZIA MARIA PORTO RAMOS - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG
corpo humano, órgãos, sistemas, anatomia, fisiologia
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Correlações entre meio ambiente e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Cuidados do corpo |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Máquina Humana: descobrindo o seu corpo - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar as partes do corpo humano, nomeando-as. Observar semelhanças e diferenças no corpo dos colegas. Montar um boneco articulado formado pelas partes do corpo humano (membros superiores e inferiores), colocadas nos devidos lugares. Cuidar da higiene corporal/pessoal. Ut... 20/06/2011 Cinco estrelas 4 comentário(s) 19995 acesso(s) |
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
2 |
O Corpo em Movimento: Ossos e Músculos em Ação...
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais 1) Identificar as estruturas e funções dos órgãos do sistema locomotor 2) Analisar a importância deste sistema para processo de movimentação e locomoção 3) Diferenciar movimentação de locomoção 4) Discutir a importância da alimentação e da prática de exercícios físicos para u... 11/01/2011 Quatro estrelas 10 comentário(s) 189756 acesso(s) |
Zaida Barros Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências Naturais |
3 |
Esqueleto humano
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Observar o corpo e perceber que o mesmo é formado por diversas partes, com diferentes funções; compreender a função do esqueleto; identificar por meio da interpretação de imagens o esqueleto humano; construir um esqueleto. 16/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 47145 acesso(s) |
EDNA MARIA DA SILVA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
4 |
O nosso esqueleto
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Reconhecer a importância do esqueleto para a sustentação do corpo humano. Conhecer a constituição dos ossos. Conhecer algumas doenças ósseas. Comparar o esqueleto humano com o de outros animais. Desenvolver a leitura de textos científicos relacionados com o assunto e sua inter... 22/11/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 75198 acesso(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
5 |
Para que servem os músculos?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Conhecer as funções dos músculos em nosso corpo. Diferenciar contração voluntária de involuntária. Relacionar os diferentes tipos de músculos às suas funções. Conhecer células musculares. Desenvolver a leitura de textos científicos relacionados com o assunto e sua interpretação. 22/11/2010 Três estrelas 3 comentário(s) 34208 acesso(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
6 |
Articulações e movimento
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Conhecer como as articulações de nosso corpo ajudam em nossos movimentos; Entender o que são articulações; Relacionar as articulações ao trabalho conjunto de ossos e músculos. Relacionar as articulações com a exploração de diferentes ambientes. Desenvolver a leitura de textos ... 22/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 40235 acesso(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
7 |
O CORPO HUMANO E SAÚDE: INTEGRAÇÃO ENTRE OS ÓRGÃOS E SISTEMAS
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais 1) Identificar os diferentes órgãos do corpo humano e suas respectivas funções 2) Discutir o funcionamento do corpo humano como um todo 3) Estabelecer correlações entre os diferentes órgãos e sistemas para o funcionamento do corpo 4) Reconhecer a importância de cuidados ligado... 01/12/2010 Três estrelas 5 comentário(s) 68801 acesso(s) |
Zaida Barros Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências Naturais |
8 |
O maior órgão de nosso corpo: a pele
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Reconhecer a importância da pele para os seres humanos; Explicar as principais funções da pele. Identificar os principais tipos de célula da pele. Comparar a pele humana com a de outros seres vivos. Desenvolver a leitura de textos científicos relacionados com o assunto e sua i... 22/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 34519 acesso(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
9 |
Qual o caminho do alimento no corpo?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais - identificar o caminho do alimento no organismo - nomear os órgãos do sistema digestivo. - relacionar os órgãos às suas funções. 16/11/2009 Quatro estrelas 21 comentário(s) 124439 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
10 |
Aprendendo sobre a alimentação saudável e sistema digestório
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Desenvolver o senso de responsabilidade; Conhecer os hábitos de uma alimentação saudável; Conscientizar da importância de se alimentar corretamente; Compreender a importância da mastigação, na digestão dos alimentos; Reconhecer alguns órgãos do sistema digestório; Elaborar tex... 30/08/2010 Quatro estrelas 9 comentário(s) 84017 acesso(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
11 |
Nosso intestino: absorção de nutrientes
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Reconhecer a função das microvilosidades intestinais no processo de absorção de nutrientes; Diferenciar intestino delgado de intestino grosso; Relacionar a absorção dos nutrientes com a transformação de energia no organismo humano. Relacionar a alimentação com o bom funcioname... 17/11/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 29524 acesso(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
12 |
A presença do ar no corpo humano
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Identificar a presença de ar no corpo humano; Relacionar a presença do ar ao processo de respiração e digestão; Identificar a presença do gás carbônico no corpo através de atividade experimental que envolve observação e interpretação de reação química; Relacionar a eliminação ... 17/11/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 22994 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
13 |
Conhecendo nossa respiração
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Saúde Reconhecer como acontece a respiração pulmonar. Comparar o sistema respiratório humano com o de outros seres vivos. Conhecer a anatomia do sistema respiratório. Realizar atividade prática para facilitar a compreensão do assunto. Conhecer as principais doenças respiratórias hum... 17/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 19017 acesso(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
14 |
Ouvindo as batidas do coração
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais .Reconhecer os movimentos rítmicos do coração; . Reconhecer que o sangue é transportado pelo corpo, passando pelos pulmões; .Compreender a relação que existe entre a freqüência cardíaca e a respiratória. 16/12/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 21215 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
15 |
Conhecendo nossa Circulação
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Reconhecer como acontece a circulação sanguínea humana; Relacionar a circulação sanguínea com outras funções vitais. Reconhecer a importância da circulação para o transporte de líquidos, nutrientes, dentre outros. Diferenciar veias e artérias. Desenvolver a leitura de textos c... 17/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 40809 acesso(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
16 |
Trocas gasosas: as hemácias
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Saúde Reconhecer a importância das hemácias para as trocas gasosas. Relacionar o formato da célula (hemácia) com a sua função de transporte de gases. Reconhecer doenças relacionadas às hemácias (anemias). Identificar as características das hemácias. Desenvolver a leitura de textos c... 17/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 24575 acesso(s) |
Marina Silva Rocha ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
17 |
Conhecendo nossa Excreção
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Saúde Identificar a urina como excreta e sua função na excreção humana. Diferenciar excreta de resíduos da digestão não absorvidos pelo corpo (fezes). Reconhecer órgãos importantes do Sistema Excretor. Identificar o tipo de excreta com o ambiente e anatomia do ser humano. Desenvolve... 17/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 35342 acesso(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
18 |
Conhecendo nosso Sistema Nervoso
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa § Reconhecer células importantes do sistema nervoso. § Explicar as principais funções do sistema nervoso. § Diferenciar Sistema Nervoso Central de Sistema Nervoso Periférico. § Explicar o funcionamento básico do sistema nervoso. § Desenvolver a leitura de textos científic... 11/01/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 71172 acesso(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
19 |
Reflexos: nossas ações e reações
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa § Identificar os mecanismos envolvidos em nossos reflexos. § Entender o que é um ato reflexo. § Relacionar o reflexo com o sistema nervoso. § Compreender o que é a coordenação motora. § Identificar a importância dos reflexos para a sobrevivência dos seres vivos. Desenvolv... 11/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 27252 acesso(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
20 |
Sistema reprodutor feminino
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Identificar os órgãos do sistema reprodutor feminino e suas funções; Usar a terminologia científica relacionada aos órgãos do sistema reprodutor feminino; Relacionar ovulação, período fértil, menstruação e gravidez; Interpretar gráficos sobre os índices de gravidez na adolescê... 25/08/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 86778 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
21 |
Sistema Reprodutor Masculino
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Identificar os órgãos do sistema reprodutor masculino e suas funções; Usar a terminologia científica relacionada aos órgãos de sistema reprodutor masculino; Conhecer alguns métodos contraceptivos e sua eficácia; Respeitar colegas que apresentam desenvolvimento físico e emocion... 25/08/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 83965 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
22 |
Defesas de nosso organismo: Sistema Linfático e Imune
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Saúde Identificar como o nosso corpo se defende de agentes externos. Relacionar estas defesas ao Sistema Imune e Linfático. Identificar a localização anatômica dos órgãos do Sistema Linfático. Identificar onde são produzidas algumas células do sistema imune. Desenvolver a leitura de... 17/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 45555 acesso(s) |
Marina Silva Rocha ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
23 |
Quais as funções de nosso fígado?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Saúde Identificar as funções de nosso fígado. Reconhecer a importância desse órgão para o funcionamento integrado do corpo. Reconhecer doenças relacionadas ao fígado. Relacionar a bile com a degradação de gorduras pelo nosso corpo. Desenvolver a leitura... 17/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 12856 acesso(s) |
Marina Silva Rocha ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
24 |
A importância do pâncreas
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa § Identificar a localização do pâncreas em nosso corpo. § Explicar as principais funções do pâncreas ligadas à digestão. § Relacionar este órgão à produção de insulina. § Identificar os problemas que a falta ou excesso da insulina podem causar em nosso corpo. § Conhecer u... 22/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 19441 acesso(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
Sem estrelas 0 classificações - 10422 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!