19/10/2011
Esta coleção reúne 17 aulas elaboradas a partir dos fundamentos do Teorema de Tales. A coleção desenvolve, inicialmente com as aulas 1 a 4, os conceitos de razão e proporção, em problemas práticos que auxiliarão a identificação de segmentos proporcionais - base do Teorema de Tales. Nas próximas aulas, 5 a 7, são apresentadas as divisões proporcionais de segmentos. As aulas de 8 a 13 abordam várias aplicações e demonstrações do Teorema de Tales. Ao final, as aulas 14 a 17 apresentam figuras semelhantes e homotéticas, avançando na compreensão da relação entre paralelismo e proporcionalidade a partir da semelhança de figuras e de triângulos.
Vania Maria Rocha Gomes - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ
teorema de tales, razão, proporção, semelhança, homotéticas , isometrias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Título: Proporcionalidade no CAp UFRJ – Proporções
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Matemática Reconhecer a proporção como a igualdade de duas razões. Aplicar a propriedade fundamental das proporções em situações-problema. 04/12/2009 Cinco estrelas 4 comentário(s) 10902 acesso(s) |
RITA MARIA CARDOSO MEIRELLES COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
2 |
Vivenciando o conceito de razão
Ensino Fundamental Final | Matemática Introduzir noções de razão, proporção e o uso de escalas. Identificar razões presentes no cotidiano. Reconhecer o uso de escalas e proporçõe. 22/01/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5632 acesso(s) |
Equipe MATEMÁTICA ESEBA |
3 |
Aferição de Distâncias Inacessíveis
Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Matemática Usar conceitos como proporções, semelhança de triângulos e trigonometria para aferir distâncias inacessíveis; Trabalhar conceitos de grandezas e medidas; Experimentar de maneira prática os conteúdos citados. 04/10/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 19844 acesso(s) |
GUILHERME ERWIN HARTUNG CE EMBAIXADOR JOSE BONIFACIO PETROPOLIS RJ Matemática |
4 |
Razão, Proporção e Semelhança
Ensino Fundamental Final | Matemática •O conceito de razão, proporção e semelhança •Comparar e estabelecer relações entre as grandezas •Realizar ampliações e reduções de figuras em geral •Determinar a semelhança entre duas figuras. 03/01/2012 Sem estrelas 1 comentário(s) 17125 acesso(s) |
CLAUDIA RENATA PAULETO DO PRADO COL MADRE CARMEN SALLES BRASILIA DF Matemática |
5 |
Proporcionalidade no CAp UFRJ: Reconhecendo grandezas proporcionais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Matemática Reconhecer, em uma determinada situação, grandezas diretamente e inversamente proporcionais. Resolver problemas que envolvam grandezas proporcionais. 01/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 18632 acesso(s) |
RITA MARIA CARDOSO MEIRELLES COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
6 |
Tratamento de dados, porcentagem e proporções: de olho nos valores nutricionais
Ensino Fundamental Final | Matemática A partir dessa sequencia de aprendizagem os alunos poderão adquirir maior familiaridade com a interpretação de gráficos e tabelas, bem como aplicar os seus conhecimentos sobre porcentagem e proporções 23/11/2009 Três estrelas 1 comentário(s) 6357 acesso(s) |
FLAVIA APARECIDA BRITTO COLTEC - COLEGIO TECNICO DA UFMG BELO HORIZONTE MG Matemática |
7 |
Proporcionalidade no CAp UFRJ: Teorema de Tales
Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Matemática Apresentar o Teorema de Tales e utilizá-lo na resolução de problemas. 01/12/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 17546 acesso(s) |
RITA MARIA CARDOSO MEIRELLES COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
8 |
APLICAÇÃO DOS CASOS DE CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS E PARALELAS CORTADAS POR UMA TRANSVERSAL NO ESTUDO DOS QUADRILÁTEROS
Ensino Fundamental Final | Matemática Estudar as propriedades dos quadriláteros. Construir quadriláteros a partir de suas propriedades. 02/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8192 acesso(s) |
PAULO MARCELO CRAVO GALVAO COLEGIO PEDRO II - UNID REALENGO RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
9 |
RETAS PARALELAS CORTADAS POR UMA TRANSVERSAL
Ensino Fundamental Final | Matemática · Reconhecer os ângulos correspondentes determinados por duas retas paralelas e uma transversal. · Verificar através de construções geométricas que, se duas retas paralelas interceptam uma transversal, então os ângulos correspondentes são congruentes. · ... 02/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12477 acesso(s) |
PAULO MARCELO CRAVO GALVAO COLEGIO PEDRO II - UNID REALENGO RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
10 |
As demonstrações de Tales
Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Matemática - Apreciar e conhecer fatos históricos da educação matemática. - Conhecer sobre parte da vida e pesquisas matemáticas desenvolvidas por Tales de Mileto. - Ter nas demonstrações matemáticas formas de desenvolvimento dos raciocínios lógico, matemático e verbal. 24/06/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20908 acesso(s) |
Gílian Cristina Barros SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Física |
11 |
Circunferência de Tales
Ensino Fundamental Final | Matemática O teorema da circunferência de Tales. 19/12/2008 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5701 acesso(s) |
Enio Freire de Paula PLACIDIO BRAGA NOGUEIRA PROF PRESIDENTE PRUDENTE SP Matemática |
12 |
Proporcionalidade no CAp UFRJ: Razões – uma abordagem a partir de situações do dia-a-dia
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Matemática Resolver situações-problema que envolvam razões entre duas grandezas. Aplicar o conceito de razão em diversas situações do cotidiano. 04/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 11973 acesso(s) |
RITA MARIA CARDOSO MEIRELLES COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
13 |
Terceira Proporcional
Ensino Fundamental Final | Matemática Objetivos: Diferenciar quarta e terceira proporcional; Identificar questões que envolvam a aplicação de terceira proporcional; Resolver problemas gráficos utilizando a terceira proporcional. 02/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8869 acesso(s) |
Priscila Marquezine Gomes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
14 |
A Semelhança através de Ampliações e Reduções de Figuras
Ensino Fundamental Final | Matemática Compreender o conceito de figuras semelhantes. 19/03/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 19304 acesso(s) |
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA CEM PAULO FREIRE BRASILIA DF Matemática |
15 |
Proporcionalidade no CAp UFRJ: Polígonos semelhantes
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Matemática Identificar polígonos semelhantes. 01/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 17427 acesso(s) |
RITA MARIA CARDOSO MEIRELLES COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
16 |
Semelhança de Triângulos em três casos
Ensino Fundamental Final | Matemática Reconhecer o conceito de semelhança de polígonos, para entender semelhança de triângulos; Identificar o 1°caso AA ângulo-ângulo, o 2°caso LAL lado- ângulo-lado e 3°caso LLL lado-lado-lado; Resolver questões de semelhança de triângulos em três casos. 16/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 13518 acesso(s) |
Priscila Marquezine Gomes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
17 |
Métodos de Ampliação de Imagens
Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Matemática Razões e Proporções; Métodos de ampliação de Imagens. 07/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 26629 acesso(s) |
GUILHERME ERWIN HARTUNG CE EMBAIXADOR JOSE BONIFACIO PETROPOLIS RJ Matemática |
Sem estrelas 0 classificações - 7969 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!