Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Como trabalhar as zonas urbana e rural estabelecendo relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente?

 

31/10/2011

Ficha Técnica
Descrição

Essa coleção é composta de 20 aulas que têm por objetivo trabalhar os vários conceitos de paisagem apresentando aos alunos as principais diferenças entre o meio urbano e rural, as atividades realizadas em cada um, bem como a interdependência entre essas zonas, identificando a diversidade dos biomas brasileiros. A aula 1 apresenta o tema meio ambiente, sua importância e as ações humanas (boas ou ruins) que geram consequências nesse meio. As aulas 2 a 5 introduzem o conceito de paisagem natural e construída e as diferenças entre elas. A aula 6 trabalha a relação entre matéria prima e produto industrializado seguida de 2 aulas que tratam especificamente da paisagem rural e da população que vive no campo. As aulas 9 e 10 já tratam também de forma específica da paisagem urbana e da população que habita nas cidades. A aula 11 trata da migração da população brasileira apresentando os motivos políticos e econômicos que geram esse deslocamento. As aulas 12 e 13 falam um pouco dos diversos tipos de moradia existentes no ambiente urbano e no ambiente rural, bem como a tecnologia presente e o aperfeiçoamento delas. As aulas 14 a 16 tratam um pouco da região sudeste, apresentando sua indústria, população e seus desafios. A coleção é finalizada com um grupo de aulas (17 a 20) que tratam de questões ambientais, dos problemas que as cidades enfrentam e da criação de tecnologia para melhoria da higiene ambiental e preservação da saúde humana.

Autoria

Amanda Barros Teixeira - COL DE APLICACAO JOAO XXIII - MG

Palavras-chave

paisagem, urbana, rural, moradia, região, ambiente

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Distâncias e velocidades no mundo urbano e no mundo rural
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Geografia Papel das tecnologias na construção de paisagens urbanas e rurais
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Lista de Aulas da Coleção (20 aulas)
# Aula Autoria
1 Ambiente e suas paisagens

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Com as atividades realizadas, o aluno terá a oportunidade de conhecer a necessidade de respeitar e valorizar o meio ambiente, compreender a relação entre os seres vivos e o ambiente, reconhecer a relação entre os seres vivos e o ambiente, reconhecer a interdependência entre o ...

20/10/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 1705 acessos

Íris Maria Simões Barbosa

GR ESC SAO JOAO

CAMALAU PB

Alfabetização

2 Paisagens urbanas e rurais

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Identificar e comparar diferentes paisagens.

16/06/2008 Quatro estrelas 18 comentário(s) 44036 acessos

Sandro Nunes de Oliveira

Universidade de Brasília

BRASILIA DF

Geografia

3 De que forma podemos ensinar o conceito de paisagem natural e construída? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Representar por meio de desenhos os elementos das paisagens: natural e construída. Diferenciar paisagem natural de paisagem construída. Elaborar o conceito de paisagem a partir de observações e discussões.

21/09/2011 Três estrelas 2 comentário(s) 7798 acessos

Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

4 CONSTRUINDO O CONCEITO DE PAISAGEM NATURAL E CONSTRUÍDA

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Representar por meio de desenhos os elementos das paisagens natural e construída. Diferenciar paisagem natural de paisagem construída. Elaborar o conceito de paisagem a partir de observações e discussões.

03/08/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 13275 acessos

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

5 A PAISAGEM RURAL E A PAISAGEM URBANA: VAMOS PERCEBER AS SUAS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:    Identificas as modificações ocorridas nas paisagens, causa e consequências; Perceber qual paisagem é a escola e a residência do aluno; Perceber as diferenças e semelhanças das paisa...

01/10/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 59455 acessos

ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

6 A PRODUÇÃO DE TEXTO ENQUANTO RECURSO INTERDISCIPLINAR - INTRODUZINDO CONCEITOS: MATÉRIA PRIMA, PRODUTO INDUSTRIALIZADO, ZONA RURAL E URBANA.

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

-Identificar as diferenças entre a realidade urbana e a realidade rural, por intermédio da leitura da paisagem; -Perceber que as diferenças entre as paisagens rural e urbana, são relativas à  realidades sociais que comportam modos de vida, relativamente diferentes; -Distinguir...

10/05/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 4980 acessos

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

7 A paisagem rural do município - UCA

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Identificar, por meio das paisagens, as características do espaço rural do município.  Observar as paisagens rurais e verificar os contrastes existentes. Reconhecer a interferência da tecnologia na configuração das diferentes paisagens rurais do município. Conhecer e analisar ...

25/05/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9926 acessos

INIA FRANCO DE NOVAES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Geografia

8 POPULAÇÕES QUE HABITAM NO CAMPO

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Entender a origem do vocabulário homem do campo; Estudar os aspectos culturais que geram o modo de vida das populações que habitam no campo; Discutir as condições de vida no campo vinculada ao trabalho assalariado e a agricultura de subsistência.

12/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4408 acessos

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

9 A paisagem urbana do município - UCA

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Identificar, por meio das paisagens, as características do espaço urbano do município. Observar as paisagens urbanas e verificar os contrastes existentes. Reconhecer a interferência socioeconômica na configuração da paisagem urbana. Conhecer e analisar algumas paisagens urbana...

25/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 3833 acessos

INIA FRANCO DE NOVAES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Geografia

10 POPULAÇÕES QUE HABITAM AS CIDADES

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Discutir as condições de vida da população urbana, tendo como elementos de análise; saúde, atividade, alimentação, educação e moradia.

24/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 2036 acessos

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

11 MIGRAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA..

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Tomar conhecimento de que uma grande população da zona rural busca as cidades para fixar sua moradia; Entender que há um movimento de pessoas que se mudam de uma região para outra;  Refletir sobre a mudança da população de uma cidade para outra relacionando com situações natur...

13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 20875 acessos

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

12 INTRODUZINDO O CONCEITO DE MORADIA A PARTIR DA LEITURA DO COTIDIANO

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Reconhecer a moradia como espaço de convivência familiar; Selecionar textos jornalísticos relativos ao tema trabalhado. Identificar os diferentes tipos de moradias a partir de imagens e fatos do cotidiano; Analisar e relacionar as diferentes moradias com as condições de vida d...

06/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8602 acessos

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

13 Tecnologia: construção e aperfeiçoamento da moradia.

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

- Entender que o desenvolvimento de tecnologia na humanidade possibilita a criação e a arte de construir.

07/02/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 3789 acessos

PATRÍCIA LÚCIA GALVÃO DA COSTA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

14 Região Sudeste - O berço da indústria Brasileira - UCA

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Compreender como se deu a evolução do processo de industrialização na região sudeste. Comparar diferentes períodos da industrialização na região sudeste com o cenário atual. Identificar as principais indústrias localizadas na região sudeste e sua relevância para a economia loc...

19/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5501 acessos

Mauricio Andrea Andrioli

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Meio Ambiente

15 Região Sudeste e seu povo

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Compreender os principais fatores que contribuíram para que a região sudeste fosse a mais urbanizada e populosa. Analisar dados específicos a respeito das características das pessoas que vivem na região sudeste.

07/10/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 4758 acessos

Mauricio Andrea Andrioli

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Meio Ambiente

16 Desafios da região Sudeste (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Conhecer alguns dos principais desafios presentes na região sudeste Analisar dados estatísticos sobre as condições de vida das pessoas que vivem na região sudeste  Analisar algumas alternativas para a superação dos desafios

06/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 3015 acessos

Mauricio Andrea Andrioli

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Meio Ambiente

17 As paisagens e as questões ambientais - UCA

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Observar as paisagens e analisar as questões ambientais do município.  Identificar a existência de ações sucedidas e de problemas ambientais nas paisagens do município. Reconhecer os principais problemas ambientais que afetam a paisagem urbana e rural do município.  Realizar a...

25/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5422 acessos

INIA FRANCO DE NOVAES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Geografia

18 Conhecendo os problemas que as cidades enfrentam...

Educação Escolar Indígena | Línguas

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Com estas aulas os alunos poderão aprender alguns problemas que as cidades enfrentam, como, por exemplo, falta de infraestrutura e problemas relacionados ao trânsito e à poluição do ar, visual e sonora, bem como as formas de resolução para tais problemas. Os alunos aprenderão ...

30/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5856 acessos

Silvia Maria Raposo Bardy

Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Outros

19 CIDADE MASSA - MODELAGEM DE CENAS URBANAS COM MASSA PLÁSTICA E CONSTRUÇÃO DE MAQUETE

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ø  Aprofundar o conhecimento no gênero artístico paisagem tendo como enfoque o cenário urbano; Ø Vivenciar a apreciação/leitura/recepção da obra Paisagem de Tarsila do Amaral;  Ø  Refletir sobre espaço, lugar e paisagem com integração ao conteúdo  de geografia; Ø  Experimentar...

27/07/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6416 acessos

Soraia Cristina Cardoso Lelis

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

20 A tecnologia para melhoria da higiene ambiental: preservação da saúde humana.

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Discutir sobre o saneamento básico para compreender a importância do uso de tecnologia para manutenção da saúde; Apropriar-se das novas técnicas de reciclagem e destino do lixo para evitar a proliferação de seres que transmitem doenças às pessoas; Investigar no seu entorno o d...

08/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6624 acessos

PATRÍCIA LÚCIA GALVÃO DA COSTA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 3315 acessos

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.