31/10/2011
Essa coleção é composta de 20 aulas que têm por objetivo trabalhar os vários conceitos de paisagem apresentando aos alunos as principais diferenças entre o meio urbano e rural, as atividades realizadas em cada um, bem como a interdependência entre essas zonas, identificando a diversidade dos biomas brasileiros. A aula 1 apresenta o tema meio ambiente, sua importância e as ações humanas (boas ou ruins) que geram consequências nesse meio. As aulas 2 a 5 introduzem o conceito de paisagem natural e construída e as diferenças entre elas. A aula 6 trabalha a relação entre matéria prima e produto industrializado seguida de 2 aulas que tratam especificamente da paisagem rural e da população que vive no campo. As aulas 9 e 10 já tratam também de forma específica da paisagem urbana e da população que habita nas cidades. A aula 11 trata da migração da população brasileira apresentando os motivos políticos e econômicos que geram esse deslocamento. As aulas 12 e 13 falam um pouco dos diversos tipos de moradia existentes no ambiente urbano e no ambiente rural, bem como a tecnologia presente e o aperfeiçoamento delas. As aulas 14 a 16 tratam um pouco da região sudeste, apresentando sua indústria, população e seus desafios. A coleção é finalizada com um grupo de aulas (17 a 20) que tratam de questões ambientais, dos problemas que as cidades enfrentam e da criação de tecnologia para melhoria da higiene ambiental e preservação da saúde humana.
Amanda Barros Teixeira - COL DE APLICACAO JOAO XXIII - MG
paisagem, urbana, rural, moradia, região, ambiente
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Distâncias e velocidades no mundo urbano e no mundo rural |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Papel das tecnologias na construção de paisagens urbanas e rurais |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Ambiente e suas paisagens
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Com as atividades realizadas, o aluno terá a oportunidade de conhecer a necessidade de respeitar e valorizar o meio ambiente, compreender a relação entre os seres vivos e o ambiente, reconhecer a relação entre os seres vivos e o ambiente, reconhecer a interdependência entre o ... 20/10/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 4023 acesso(s) |
Íris Maria Simões Barbosa GR ESC SAO JOAO CAMALAU PB Alfabetização |
2 |
Paisagens urbanas e rurais
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Identificar e comparar diferentes paisagens. 16/06/2008 Quatro estrelas 18 comentário(s) 86902 acesso(s) |
Sandro Nunes de Oliveira Universidade de Brasília BRASILIA DF Geografia |
3 |
De que forma podemos ensinar o conceito de paisagem natural e construída? (UCA)
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Representar por meio de desenhos os elementos das paisagens: natural e construída. Diferenciar paisagem natural de paisagem construída. Elaborar o conceito de paisagem a partir de observações e discussões. 21/09/2011 Três estrelas 3 comentário(s) 31176 acesso(s) |
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
4 |
CONSTRUINDO O CONCEITO DE PAISAGEM NATURAL E CONSTRUÍDA
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Representar por meio de desenhos os elementos das paisagens natural e construída. Diferenciar paisagem natural de paisagem construída. Elaborar o conceito de paisagem a partir de observações e discussões. 03/08/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 31783 acesso(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
5 |
A PAISAGEM RURAL E A PAISAGEM URBANA: VAMOS PERCEBER AS SUAS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão: Identificas as modificações ocorridas nas paisagens, causa e consequências; Perceber qual paisagem é a escola e a residência do aluno; Perceber as diferenças e semelhanças das paisa... 01/10/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 140223 acesso(s) |
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
6 |
A PRODUÇÃO DE TEXTO ENQUANTO RECURSO INTERDISCIPLINAR - INTRODUZINDO CONCEITOS: MATÉRIA PRIMA, PRODUTO INDUSTRIALIZADO, ZONA RURAL E URBANA.
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia -Identificar as diferenças entre a realidade urbana e a realidade rural, por intermédio da leitura da paisagem; -Perceber que as diferenças entre as paisagens rural e urbana, são relativas à realidades sociais que comportam modos de vida, relativamente diferentes; -Distinguir... 10/05/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 9694 acesso(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
7 |
A paisagem rural do município - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Identificar, por meio das paisagens, as características do espaço rural do município. Observar as paisagens rurais e verificar os contrastes existentes. Reconhecer a interferência da tecnologia na configuração das diferentes paisagens rurais do município. Conhecer e analisar ... 25/05/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 23479 acesso(s) |
INIA FRANCO DE NOVAES ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Geografia |
8 |
POPULAÇÕES QUE HABITAM NO CAMPO
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Entender a origem do vocabulário homem do campo; Estudar os aspectos culturais que geram o modo de vida das populações que habitam no campo; Discutir as condições de vida no campo vinculada ao trabalho assalariado e a agricultura de subsistência. 12/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10987 acesso(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
9 |
A paisagem urbana do município - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Identificar, por meio das paisagens, as características do espaço urbano do município. Observar as paisagens urbanas e verificar os contrastes existentes. Reconhecer a interferência socioeconômica na configuração da paisagem urbana. Conhecer e analisar algumas paisagens urbana... 25/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 8983 acesso(s) |
INIA FRANCO DE NOVAES ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Geografia |
10 |
POPULAÇÕES QUE HABITAM AS CIDADES
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Discutir as condições de vida da população urbana, tendo como elementos de análise; saúde, atividade, alimentação, educação e moradia. 24/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5085 acesso(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
11 |
MIGRAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA..
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Tomar conhecimento de que uma grande população da zona rural busca as cidades para fixar sua moradia; Entender que há um movimento de pessoas que se mudam de uma região para outra; Refletir sobre a mudança da população de uma cidade para outra relacionando com situações natur... 13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 31708 acesso(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
12 |
INTRODUZINDO O CONCEITO DE MORADIA A PARTIR DA LEITURA DO COTIDIANO
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Reconhecer a moradia como espaço de convivência familiar; Selecionar textos jornalísticos relativos ao tema trabalhado. Identificar os diferentes tipos de moradias a partir de imagens e fatos do cotidiano; Analisar e relacionar as diferentes moradias com as condições de vida d... 06/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 35845 acesso(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
13 |
Tecnologia: construção e aperfeiçoamento da moradia.
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente - Entender que o desenvolvimento de tecnologia na humanidade possibilita a criação e a arte de construir. 07/02/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 10012 acesso(s) |
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
14 |
Região Sudeste - O berço da indústria Brasileira - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Compreender como se deu a evolução do processo de industrialização na região sudeste. Comparar diferentes períodos da industrialização na região sudeste com o cenário atual. Identificar as principais indústrias localizadas na região sudeste e sua relevância para a economia loc... 19/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 14159 acesso(s) |
Mauricio Andrea Andrioli Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Meio Ambiente |
15 |
Região Sudeste e seu povo
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Compreender os principais fatores que contribuíram para que a região sudeste fosse a mais urbanizada e populosa. Analisar dados específicos a respeito das características das pessoas que vivem na região sudeste. 07/10/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 16688 acesso(s) |
Mauricio Andrea Andrioli Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Meio Ambiente |
16 |
Desafios da região Sudeste (UCA)
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Conhecer alguns dos principais desafios presentes na região sudeste Analisar dados estatísticos sobre as condições de vida das pessoas que vivem na região sudeste Analisar algumas alternativas para a superação dos desafios 06/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7233 acesso(s) |
Mauricio Andrea Andrioli Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Meio Ambiente |
17 |
As paisagens e as questões ambientais - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Observar as paisagens e analisar as questões ambientais do município. Identificar a existência de ações sucedidas e de problemas ambientais nas paisagens do município. Reconhecer os principais problemas ambientais que afetam a paisagem urbana e rural do município. Realizar a... 25/05/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12882 acesso(s) |
INIA FRANCO DE NOVAES ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Geografia |
18 |
Conhecendo os problemas que as cidades enfrentam...
Educação Escolar Indígena | Línguas Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Com estas aulas os alunos poderão aprender alguns problemas que as cidades enfrentam, como, por exemplo, falta de infraestrutura e problemas relacionados ao trânsito e à poluição do ar, visual e sonora, bem como as formas de resolução para tais problemas. Os alunos aprenderão ... 30/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 13312 acesso(s) |
Silvia Maria Raposo Bardy Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE PRESIDENTE PRUDENTE SP Outros |
19 |
CIDADE MASSA - MODELAGEM DE CENAS URBANAS COM MASSA PLÁSTICA E CONSTRUÇÃO DE MAQUETE
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ø Aprofundar o conhecimento no gênero artístico paisagem tendo como enfoque o cenário urbano; Ø Vivenciar a apreciação/leitura/recepção da obra Paisagem de Tarsila do Amaral; Ø Refletir sobre espaço, lugar e paisagem com integração ao conteúdo de geografia; Ø Experimentar... 27/07/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 16485 acesso(s) |
Soraia Cristina Cardoso Lelis ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
20 |
A tecnologia para melhoria da higiene ambiental: preservação da saúde humana.
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Saúde Discutir sobre o saneamento básico para compreender a importância do uso de tecnologia para manutenção da saúde; Apropriar-se das novas técnicas de reciclagem e destino do lixo para evitar a proliferação de seres que transmitem doenças às pessoas; Investigar no seu entorno o d... 08/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 16736 acesso(s) |
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
Sem estrelas 0 classificações - 9879 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!