Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Quais os aspectos da Cultura Indígena que estão presentes nas práticas culturais do povo brasileiro?

 

01/12/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção apresenta uma sequência de aulas que aborda aspectos da cultura indígena presentes nas práticas culturais do povo brasileiro, como: a arte, alguns vocábulos/léxicos na língua portuguesa do Brasil e as práticas corporais (danças, lutas e brincadeiras) e destaca a cultura indígena como fundamental na constituição de uma população brasileira multicultural. As aulas 1 e 2 disponibilizam orientações didáticas para desenvolver o conhecimento das crianças no que se refere a cultura indígena antes da colonização portuguesa. Na aula 3 as crianças podem aprender acerca dos jogos indígenas e quais aspectos estão presentes nas práticas esportivas do povo brasileiro. Nas aulas 4 e 5 apresentam-se possibilidades de trabalho com a arte indígena, conhecendo-a e experimentando-a. Da aula 6 a 10 as crianças podem aprender acerca das influências da língua indígena na constituição da língua portuguesa, com destaque para as lendas e contos indígenas, presentes no cotidiano do povo brasileiro. Na aula 11 o professor tem a possibilidade de organizar atividades em que as crianças experimentam as influências da cultura indígena na língua oral e escrita (contos, causos e músicas). Na aula 12 as crianças podem aprender acerca dos elementos matemáticos da geometria (ponto, reta, polígonos, simetria, ângulos, vértices) a partir da arte indígena (cestaria e pintura). Na aula 13 o professor tem a oportunidade de organizar momentos para que seus alunos aprendam sobre as lutas indígenas. Da aula 14 a aula 18 apresenta-se sugestões de atividades em que o professor pode ensinar a respeito da cultura indígena como um todo, possibilitando vivências práticas. As aulas 19 a 21 abordam as influências da cultura indígena na constituição do povo brasileiro. A aula 21 permite que as crianças conheçam o ponto de vista da população indígena na organização atual do Estado brasileiro.

Autoria

EDNA MARIA DA SILVA - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN

Palavras-chave

cultura indígena, práticas culturais, povo brasileiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Comunicação indígena
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil
Lista de aulas da coleção (22 aulas)
# Aula Autoria
1 MODO DE VIDA DOS NATIVOS BRASILEIROS ANTES DA OCUPAÇÃO PORTUGUESA

Ensino Fundamental Inicial | História

Analisar obras de artes e descrevê-las para compreender como os índios vestiam-se, quais atividades desenvolvidas e como eles moravam;     Analisar a formação e organização do povo indígena Analisar em textos a relação política entre as diferentes tribos.

01/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 14662 acesso(s)

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

2 ATIVIDADE PRIMITIVA DOS POVOS INDIGENAS NAS TERRAS BRASILEIRAS

Ensino Fundamental Inicial | História

Identificar as principais atividades dos índios antes e depois da ocupação da terra pelos portugueses; Relacionar as atividades indígenas com o seu modo de migração para o interior da terra.  

01/10/2010 Uma estrela 1 comentário(s) 13053 acesso(s)

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

3 Jogos dos Povos Indígenas

Educação Escolar Indígena | Educação Física

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | História

Identificar a historia dos Jogos dos Povos Indígenas. Conhecer a cultura dos jogos e brincadeiras indígenas, como também os jogos dos não-índios. Conhecer as modalidades dos Jogos dos Povos Indígenas.

21/09/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 42259 acesso(s)

MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Educação Física

4 ARTE INDÍGENA

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | História

Valorizar os rituais indígenas. Contextualizar a história das máscaras na cultura indígena. Confeccionar máscaras. Desenvolver a sensibilidade artística.

02/06/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 20746 acesso(s)

Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

5 Grafismos indígenas: trabalhando com texturas

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Conhecer melhor os grafismos produzidos pelos índios brasileiros nas pinturas corporais, vasos cerâmicos e outros objetos.  Distinguir o conceito de textura visual de textura tátil na arte Criar padrões gráficos com texturas visuais inspiradas na produção indígena.

15/12/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 79048 acesso(s)

Andréa Senra Coutinho

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Artes

6 A LÍNGUA INDÍGENA: SUA INFLUÊNCIA NO PORTUGUÊS DO BRASIL - UCA

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Conhecer um pouco do contexto linguístico do Brasil quando de seu descobrimento. Conhecer a influência do tupi na constituição do português do Brasil. Identificar, no português atual, palavras de origem tupi guarani. Relacionar o significado de palavras do português brasileiro...

23/03/2011 Quatro estrelas 6 comentário(s) 27681 acesso(s)

MARCIO ISSAMU YAMAMOTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

7 O Tupi-Guarani na Língua Portuguesa

Educação Escolar Indígena | Línguas

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

A partir das aulas que serão propostas, espera-se que os alunos sejam capazes de: Desenvolver uma interpretação de textos diversos e relacioná-los entre si. Empreender pesquisa sobre a presença de vocábulos de origem indígena na Língua Portuguesa. Reconhecer os vocábulos indíg...

29/11/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 11777 acesso(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

8 LENDAS INDÍGENAS

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão: Conhecer as lendas dos povos indígenas.

13/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 22959 acesso(s)

ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

9 REESCRITAS DE LENDAS INDÍGENAS

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

 Reconhecer a diversidade de grupos indígenas da América Latina;   Comparar o próprio modo de vida com o de crianças indígenas; Expandir a competência de produzir textos em função do objetivo e do leitor a que se destina, considerando as características específicas do gênero. ...

17/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 28755 acesso(s)

Soymara Vieira Emiliao

E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS

MESQUITA RJ

Alfabetização

10 CONTOS INDÍGENAS

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Relacionar textos a um dado contexto (histórico, social, político, cultural etc.). - Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos indígenas e suas especificidades.

13/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 34976 acesso(s)

Daniela Amaral Silva Freitas

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

11 Coisas da nossa terra: rodas de cantos, contos e causos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Valorizar a oralidade e a corporeidade como marcas da cultura negra e indígena brasileira ao lado da escrita e da leitura *         Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos Trabalhar em grupos produtivamente (*Objetivo...

28/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4826 acesso(s)

Eliane Candida Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Outros

12 Elementos matemáticos por trás da arte guarani

Educação Escolar Indígena | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

-  Reconhecer os elementos da geometria e do cálculo utilizados na elaboração da cestaria e das pinturas na arte guarani.

07/12/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 14953 acesso(s)

Eguimara Selma Branco

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Matemática

13 Lutas Indígenas

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

- Aprender sobre a história e as peculiaridades culturais de algumas etnias indígenas brasileiras. - Aprender sobre os sentidos e significados da lutas corporais de algumas etnias indígenas. - Aprender os movimentos básicos das lutas corporais indígenas de maneira lúdica.  

26/08/2010 Três estrelas 4 comentário(s) 92492 acesso(s)

Luciano Silveira Coelho

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

14 Trabalhando a Cultura Indígena

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

O aluno poderá com essa aula: Conhecer a história e a cultura do povo indígena brasileiro, através da leitura de obra Literária, de texto informativo e de figuras que ilustrem tal cultura. Desenvolver a linguagem oral a partir de conversas informais a respeito da cultura indíg...

08/06/2010 Quatro estrelas 13 comentário(s) 223743 acesso(s)

Livia Fagundes Neves

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

15 ÍNDIO – UM DIA NA TRIBO

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

§ Valorizar a cultura indígena; § Respeitar a diversidade cultural; § Conhecer o cotidiano de uma tribo indígena; § Identificar semelhanças e diferenças entre o nosso cotidiano com o de uma tribo.

02/12/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 38065 acesso(s)

Glória Maria de Oliveira

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

16 Brincando de Índio II

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

- Ampliar os conhecimentos trabalhados na primeira aula sobre jogos e brincadeiras indígenas. - Aprender as regras e a dinâmica dos jogos e brincadeiras indígenas que não foram completados na primeira aula. - Aprender a contextualizar as práticas desses jogos com suas etnias i...

27/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 37681 acesso(s)

Luciano Silveira Coelho

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

17 Brincando de índio

Educação Infantil | Movimento

 - Conhecer as diversas práticas lúdicas e as peculiaridades de diversas etnias indígenas do Brasil. - Promover um olhar crítico das crianças desconstruindo o estereótipo sobre os indígenas brasileiros.   - Coordenar diferentes movimentos com o espaço, os objetos e os colegas....

17/12/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 42558 acesso(s)

Luciano Silveira Coelho

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

18 REGIÃO BRASILEIRA OCUPADA PELOS POVOS INDIGENAS

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Localizar em mapas do Brasil as regiões ocupadas pelos índios;  Relacionar as localidades com as diferentes tribos.  

01/10/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 32037 acesso(s)

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

19 As origens étnicas da dança nacional: as danças de origem ameríndia, o cateretê e o caiapó.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Geografia

Ensino Fundamental Final | História

Identificar algumas danças de origem indígena que foram incorporadas à cultura brasileira; investigar as regiões brasileiras que mais receberam influência dos povos indígenas; identificar a sua importância na nossa cultura; reconhecer a sua influência no nosso dia a dia; verif...

01/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21220 acesso(s)

FABIOLA PEDROZA VIEIRA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

20 A DIVERSIDADE CULTURAL INFLUENCIAM NA FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

 Identificar costumes ou tradições que fazem compreender a nossa formação cultural;

13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 20518 acesso(s)

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

21 Brasil: meu Brasil brasileiro: multiculturalismo – UCA

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Objetivos:   Conhecer um pouco da história da formação do povo brasileiro;   Identificar diferenças culturais, raciais, religiosas e atributos físicos comuns às pessoas;   Compreender e respeitar as diferenças;   Pesquisar dados familiares e montar a árvore genealógica;   Comp...

06/06/2011 Quatro estrelas 19 comentário(s) 153625 acesso(s)

ALINE RODRIGUES CANTALOGO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

22 Brasil, ano 2000: a visão dos povos indígenas sobre as “comemorações dos 500 anos”

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Compreender os elementos que fundamentaram a organização de eventos, no ano 2000, para a “comemoração dos 500 anos” do Brasil. Interpretar fontes iconográficas e escritas relacionadas a ações e reações de representantes dos povos indígenas aos eventos comemorativos dos “500 an...

21/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8489 acesso(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 17084 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.