01/12/2011
Esta coleção apresenta uma sequência de aulas que aborda aspectos da cultura indígena presentes nas práticas culturais do povo brasileiro, como: a arte, alguns vocábulos/léxicos na língua portuguesa do Brasil e as práticas corporais (danças, lutas e brincadeiras) e destaca a cultura indígena como fundamental na constituição de uma população brasileira multicultural. As aulas 1 e 2 disponibilizam orientações didáticas para desenvolver o conhecimento das crianças no que se refere a cultura indígena antes da colonização portuguesa. Na aula 3 as crianças podem aprender acerca dos jogos indígenas e quais aspectos estão presentes nas práticas esportivas do povo brasileiro. Nas aulas 4 e 5 apresentam-se possibilidades de trabalho com a arte indígena, conhecendo-a e experimentando-a. Da aula 6 a 10 as crianças podem aprender acerca das influências da língua indígena na constituição da língua portuguesa, com destaque para as lendas e contos indígenas, presentes no cotidiano do povo brasileiro. Na aula 11 o professor tem a possibilidade de organizar atividades em que as crianças experimentam as influências da cultura indígena na língua oral e escrita (contos, causos e músicas). Na aula 12 as crianças podem aprender acerca dos elementos matemáticos da geometria (ponto, reta, polígonos, simetria, ângulos, vértices) a partir da arte indígena (cestaria e pintura). Na aula 13 o professor tem a oportunidade de organizar momentos para que seus alunos aprendam sobre as lutas indígenas. Da aula 14 a aula 18 apresenta-se sugestões de atividades em que o professor pode ensinar a respeito da cultura indígena como um todo, possibilitando vivências práticas. As aulas 19 a 21 abordam as influências da cultura indígena na constituição do povo brasileiro. A aula 21 permite que as crianças conheçam o ponto de vista da população indígena na organização atual do Estado brasileiro.
EDNA MARIA DA SILVA - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN
cultura indígena, práticas culturais, povo brasileiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Comunicação indígena |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
MODO DE VIDA DOS NATIVOS BRASILEIROS ANTES DA OCUPAÇÃO PORTUGUESA
Ensino Fundamental Inicial | História Analisar obras de artes e descrevê-las para compreender como os índios vestiam-se, quais atividades desenvolvidas e como eles moravam; Analisar a formação e organização do povo indígena Analisar em textos a relação política entre as diferentes tribos. 01/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 14662 acesso(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
2 |
ATIVIDADE PRIMITIVA DOS POVOS INDIGENAS NAS TERRAS BRASILEIRAS
Ensino Fundamental Inicial | História Identificar as principais atividades dos índios antes e depois da ocupação da terra pelos portugueses; Relacionar as atividades indígenas com o seu modo de migração para o interior da terra. 01/10/2010 Uma estrela 1 comentário(s) 13053 acesso(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
3 |
Jogos dos Povos Indígenas
Educação Escolar Indígena | Educação Física Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | História Identificar a historia dos Jogos dos Povos Indígenas. Conhecer a cultura dos jogos e brincadeiras indígenas, como também os jogos dos não-índios. Conhecer as modalidades dos Jogos dos Povos Indígenas. 21/09/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 42259 acesso(s) |
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Educação Física |
4 |
ARTE INDÍGENA
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | História Valorizar os rituais indígenas. Contextualizar a história das máscaras na cultura indígena. Confeccionar máscaras. Desenvolver a sensibilidade artística. 02/06/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 20746 acesso(s) |
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
5 |
Grafismos indígenas: trabalhando com texturas
Ensino Fundamental Inicial | Artes Conhecer melhor os grafismos produzidos pelos índios brasileiros nas pinturas corporais, vasos cerâmicos e outros objetos. Distinguir o conceito de textura visual de textura tátil na arte Criar padrões gráficos com texturas visuais inspiradas na produção indígena. 15/12/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 79048 acesso(s) |
Andréa Senra Coutinho Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Artes |
6 |
A LÍNGUA INDÍGENA: SUA INFLUÊNCIA NO PORTUGUÊS DO BRASIL - UCA
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Conhecer um pouco do contexto linguístico do Brasil quando de seu descobrimento. Conhecer a influência do tupi na constituição do português do Brasil. Identificar, no português atual, palavras de origem tupi guarani. Relacionar o significado de palavras do português brasileiro... 23/03/2011 Quatro estrelas 6 comentário(s) 27681 acesso(s) |
MARCIO ISSAMU YAMAMOTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
7 |
O Tupi-Guarani na Língua Portuguesa
Educação Escolar Indígena | Línguas Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa A partir das aulas que serão propostas, espera-se que os alunos sejam capazes de: Desenvolver uma interpretação de textos diversos e relacioná-los entre si. Empreender pesquisa sobre a presença de vocábulos de origem indígena na Língua Portuguesa. Reconhecer os vocábulos indíg... 29/11/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 11777 acesso(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
8 |
LENDAS INDÍGENAS
Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão: Conhecer as lendas dos povos indígenas. 13/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 22959 acesso(s) |
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
9 |
REESCRITAS DE LENDAS INDÍGENAS
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Reconhecer a diversidade de grupos indígenas da América Latina; Comparar o próprio modo de vida com o de crianças indígenas; Expandir a competência de produzir textos em função do objetivo e do leitor a que se destina, considerando as características específicas do gênero. ... 17/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 28755 acesso(s) |
Soymara Vieira Emiliao E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS MESQUITA RJ Alfabetização |
10 |
CONTOS INDÍGENAS
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Relacionar textos a um dado contexto (histórico, social, político, cultural etc.). - Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos indígenas e suas especificidades. 13/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 34976 acesso(s) |
Daniela Amaral Silva Freitas Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
11 |
Coisas da nossa terra: rodas de cantos, contos e causos
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Valorizar a oralidade e a corporeidade como marcas da cultura negra e indígena brasileira ao lado da escrita e da leitura * Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos Trabalhar em grupos produtivamente (*Objetivo... 28/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4826 acesso(s) |
Eliane Candida Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Outros |
12 |
Elementos matemáticos por trás da arte guarani
Educação Escolar Indígena | Artes Ensino Fundamental Inicial | Matemática - Reconhecer os elementos da geometria e do cálculo utilizados na elaboração da cestaria e das pinturas na arte guarani. 07/12/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 14953 acesso(s) |
Eguimara Selma Branco SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Matemática |
13 |
Lutas Indígenas
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Educação Física - Aprender sobre a história e as peculiaridades culturais de algumas etnias indígenas brasileiras. - Aprender sobre os sentidos e significados da lutas corporais de algumas etnias indígenas. - Aprender os movimentos básicos das lutas corporais indígenas de maneira lúdica. 26/08/2010 Três estrelas 4 comentário(s) 92492 acesso(s) |
Luciano Silveira Coelho ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
14 |
Trabalhando a Cultura Indígena
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa O aluno poderá com essa aula: Conhecer a história e a cultura do povo indígena brasileiro, através da leitura de obra Literária, de texto informativo e de figuras que ilustrem tal cultura. Desenvolver a linguagem oral a partir de conversas informais a respeito da cultura indíg... 08/06/2010 Quatro estrelas 13 comentário(s) 223743 acesso(s) |
Livia Fagundes Neves COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
15 |
ÍNDIO – UM DIA NA TRIBO
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização § Valorizar a cultura indígena; § Respeitar a diversidade cultural; § Conhecer o cotidiano de uma tribo indígena; § Identificar semelhanças e diferenças entre o nosso cotidiano com o de uma tribo. 02/12/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 38065 acesso(s) |
Glória Maria de Oliveira COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
16 |
Brincando de Índio II
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Educação Física - Ampliar os conhecimentos trabalhados na primeira aula sobre jogos e brincadeiras indígenas. - Aprender as regras e a dinâmica dos jogos e brincadeiras indígenas que não foram completados na primeira aula. - Aprender a contextualizar as práticas desses jogos com suas etnias i... 27/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 37681 acesso(s) |
Luciano Silveira Coelho ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
17 |
Brincando de índio
Educação Infantil | Movimento - Conhecer as diversas práticas lúdicas e as peculiaridades de diversas etnias indígenas do Brasil. - Promover um olhar crítico das crianças desconstruindo o estereótipo sobre os indígenas brasileiros. - Coordenar diferentes movimentos com o espaço, os objetos e os colegas.... 17/12/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 42558 acesso(s) |
Luciano Silveira Coelho ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
18 |
REGIÃO BRASILEIRA OCUPADA PELOS POVOS INDIGENAS
Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Localizar em mapas do Brasil as regiões ocupadas pelos índios; Relacionar as localidades com as diferentes tribos. 01/10/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 32037 acesso(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
19 |
As origens étnicas da dança nacional: as danças de origem ameríndia, o cateretê e o caiapó.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Geografia Ensino Fundamental Final | História Identificar algumas danças de origem indígena que foram incorporadas à cultura brasileira; investigar as regiões brasileiras que mais receberam influência dos povos indígenas; identificar a sua importância na nossa cultura; reconhecer a sua influência no nosso dia a dia; verif... 01/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21220 acesso(s) |
FABIOLA PEDROZA VIEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
20 |
A DIVERSIDADE CULTURAL INFLUENCIAM NA FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO
Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar costumes ou tradições que fazem compreender a nossa formação cultural; 13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 20518 acesso(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
21 |
Brasil: meu Brasil brasileiro: multiculturalismo – UCA
Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Objetivos: Conhecer um pouco da história da formação do povo brasileiro; Identificar diferenças culturais, raciais, religiosas e atributos físicos comuns às pessoas; Compreender e respeitar as diferenças; Pesquisar dados familiares e montar a árvore genealógica; Comp... 06/06/2011 Quatro estrelas 19 comentário(s) 153625 acesso(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
22 |
Brasil, ano 2000: a visão dos povos indígenas sobre as “comemorações dos 500 anos”
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Compreender os elementos que fundamentaram a organização de eventos, no ano 2000, para a “comemoração dos 500 anos” do Brasil. Interpretar fontes iconográficas e escritas relacionadas a ações e reações de representantes dos povos indígenas aos eventos comemorativos dos “500 an... 21/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8489 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
Sem estrelas 0 classificações - 17084 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!