11/04/2011
Esta coleção contém uma sequência de aulas que aborda a estrutura do texto narrativo, os elementos composicionais, bem como propostas de produção textual sob a perspectiva do narrador em primeira e terceira pessoas. A coleção está organizada obedecendo a exploração gradativa da narrativa e está assim subdividida: aspectos estruturais, elementos essenciais da narrativa: (construção de imagens das personagens e do narrador), localização espaço-temporal, enredo; aspectos discursivos: textos construídos em primeira pessoa e em terceira pessoa e, por fim, propostas de transposição de discurso do narrador em primeira para terceira pessoa.
Liliane Gomes Falcão - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG
narração, produção textual, gênero textual
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Produção de texto: noções de herói medieval e herói moderno
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Diferenciar o herói moderno do herói medieval; Pensar implicações contextuais que podem influenciar essas definições; Produzir um texto inserindo o herói medieval no contexto moderno; Diferenciar diferentes textos literários; Ampliar o universo literário e relacioná-lo ao cont... 04/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 19189 acesso(s) |
ANA GRAZIELA CABRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
2 |
Pontos de vista: o narrador em primeira e terceira pessoas
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Diferenciar narrativa em primeira e terceira pessoas; analisar textos com diferentes tipos de narradores; analisar a diferença estabelecida quando há a mudança do foco narrativo. 07/12/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 18909 acesso(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
3 |
Narrar... uma tradição humana.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa - reconhecer a tradição narrativa na formação humana (trabalhar a tradição oral, os ensinamentos baseados em parábolas... ); - identificar as características que constituem o texto narrativo (comparar textos diversos para esse fim); - identificar a diferença entre discurso dir... 14/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 19978 acesso(s) |
Liliane Gomes Falcão ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
4 |
Elaboração da história e o processo de interlocução
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar as características da focalização (ponto de vista do narrador) e da modalização (voz narrativa). Desenvolver uma interpretação dos textos, a partir dos variados pontos de vista dos narradores e relacioná-los entre si. Construir inferências a partir das redes de sen... 26/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8068 acesso(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
5 |
Narrativa da própria experiência: a elaboração de um Memorial
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Estabelecer a diferença entre a técnica de escrita de um Memorial e uma narrativa histórica. Interpretar, analisar e relacionar os elementos que caracterizam um memorial. Produzir um registro de memórias, utilizando o foco narrativo em primeira pessoa. Produzir textos, explora... 16/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 13628 acesso(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
6 |
O gênero autobiografia: primeiras noções
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa O aluno poderá aprender quem pode escrever uma autobiografia; onde circulam as autobiografias; características da autobiografia; quem lê ou se interessa por autobiografias; produzir uma autobiografia. 20/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 25359 acesso(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
7 |
Diário
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Identificar os elementos organizacionais e estruturais do diário. Identificar a finalidade do gênero textual diário. Entender o diário como um gênero textual da ordem relatar. Conhecer as práticas sociais de produção e circulação do diário. Construir textos adequados ao gênero... 17/01/2011 Três estrelas 2 comentário(s) 39438 acesso(s) |
Maria Carolina da Silva Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
8 |
Estudo do gênero: carta pessoal
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa • Reconhecer as características desse gênero textual; • conhecer modelos de cartas; • produzir cartas; • usar a linguagem formal/informal. 21/10/2009 Quatro estrelas 19 comentário(s) 139687 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
9 |
Incentivando o registro de informações: criação de um diário de classe
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Professor, os objetivos a serem atingidos com essa proposta são de que o aluno consiga: Problematizar e analisar as características e funções do diário de classe. Praticar o registro escrito de acontecimentos rotineiros da sala de aula, incentivando uma cultura da memória do e... 16/05/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 20509 acesso(s) |
ANA GRAZIELA CABRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
10 |
Biografia
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Identificar os elementos organizacionais e estruturais da biografia. Identificar a finalidade do gênero textual biografia. Ler e interpretar biografias de pessoas conhecidas. Construir biografias a partir de pesquisas e informações já conhecidas. 17/01/2011 Quatro estrelas 7 comentário(s) 126923 acesso(s) |
Maria Carolina da Silva Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
11 |
Associação de imagens ao texto: trabalhando com gibis
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ler balões e expressões faciais dos personagens dos gibis; Fazer leituras que resultarão em uma produção escrita final; Analisar e avaliar a sua produção textual e a de seus colegas; Ter um olhar analítico e crítico sobre os textos lidos e os produzidos durante as aulas; Ter a... 23/11/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 13104 acesso(s) |
ANA GRAZIELA CABRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
12 |
Gênero: Fotonovela
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Reconhecer e identificar as características desse gênero praticamente extinto; pesquisar a respeito da popularidade das fotonovelas; criar uma fotonovela que apresente as características estudadas. 14/01/2011 Quatro estrelas 6 comentário(s) 26190 acesso(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
13 |
Construindo narrativas visuais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Produzir textos narrativos visuais resultantes da observação detida do contexto; estabelecer sequenciação, encadeamento de ideias para a produção dos textos; produzir textos narrativos escritos, explorando a caracterização e o detalhamento de informações. 19/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 30816 acesso(s) |
Caroline Souza Ferreira Filgueiras ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
14 |
Lendo imagens, narrando a vida
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa produzir sequenciação textual com base na observação de fotografias antigas de família; elaborar texto narrativo tomando por base as fotografias analisadas; ler e identificar nas imagens os recursos de convencimento e da narração textual. 18/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 6424 acesso(s) |
Caroline Souza Ferreira Filgueiras ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
15 |
O texto narrativo - O percurso do povo brasileiro
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Elaborar textos verbais a partir de imagens. Produzir textos narrativos a partir de estruturas já conhecidas. Selecionar novas fontes e empreender pesquisa. Ler mapas de itinerário de transporte público. Elaborar registros sistematizados a partir da leitura desses mapas. 21/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8824 acesso(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
16 |
Da autobiografia para a biografia - textos em primeira e terceira pessoas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa A partir dos conceitos e conteúdos trabalhados nesta aula, o aluno poderá: 1) reconhecer os gêneros autobiografia e biografia; 2) identificar escritas em primeira e terceira pessoas; 3) produzir textos assumindo o papel de narrador-onisciente e narrador-personagem; 4) trabalha... 06/12/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 39075 acesso(s) |
Liliane Gomes Falcão ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
17 |
Foco Narrativo: A história é de cada um
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Espera-se no decorrer e ao fim das aulas propostas que o aluno possa: . construir inferências a partir das redes de sentido estabelecidas num texto e desse com outro(s) texto(s). . ser capaz de interpretar, analisar e relacionar os elementos que caracterizam um narrador person... 19/10/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 7274 acesso(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
Cinco estrelas 1 classificações - 12511 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/10/2013
Cinco estrelasa aula foi ótima me ajudou 100°/° na matéria de português ☺