Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Produção de texto - Narração

 

11/04/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção contém uma sequência de aulas que aborda a estrutura do texto narrativo, os elementos composicionais, bem como propostas de produção textual sob a perspectiva do narrador em primeira e terceira pessoas. A coleção está organizada obedecendo a exploração gradativa da narrativa e está assim subdividida: aspectos estruturais, elementos essenciais da narrativa: (construção de imagens das personagens e do narrador), localização espaço-temporal, enredo; aspectos discursivos: textos construídos em primeira pessoa e em terceira pessoa e, por fim, propostas de transposição de discurso do narrador em primeira para terceira pessoa.

Autoria

Liliane Gomes Falcão - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG

Palavras-chave

narração, produção textual, gênero textual

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Lista de Aulas da Coleção (17 aulas)
# Aula Autoria
1 Produção de texto: noções de herói medieval e herói moderno

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Diferenciar o herói moderno do herói medieval; Pensar implicações contextuais que podem influenciar essas definições; Produzir um texto inserindo o herói medieval no contexto moderno; Diferenciar diferentes textos literários; Ampliar o universo literário e relacioná-lo ao cont...

04/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 6903 acessos

Ana Graziela Cabral

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

2 Pontos de vista: o narrador em primeira e terceira pessoas

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Diferenciar narrativa em primeira e terceira pessoas; analisar textos com diferentes tipos de narradores; analisar a diferença estabelecida quando há a mudança do foco narrativo.

07/12/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 6872 acessos

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

3 Narrar... uma tradição humana.

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

- reconhecer a tradição narrativa na formação humana (trabalhar a tradição oral, os ensinamentos baseados em parábolas... ); - identificar as características que constituem o texto narrativo (comparar textos diversos para esse fim); - identificar a diferença entre discurso dir...

14/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 4346 acessos

Liliane Gomes Falcão

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

4 Elaboração da história e o processo de interlocução

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar as características da focalização (ponto de vista do narrador) e da modalização (voz narrativa). Desenvolver uma interpretação dos textos, a partir dos variados pontos de vista dos narradores e relacioná-los entre si. Construir inferências a partir das redes de sen...

26/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2804 acessos

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

5 Narrativa da própria experiência: a elaboração de um Memorial

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Estabelecer a diferença entre a técnica de escrita de um Memorial e uma narrativa histórica. Interpretar, analisar e relacionar os elementos que caracterizam um memorial. Produzir um registro de memórias, utilizando o foco narrativo em primeira pessoa. Produzir textos, explora...

16/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4275 acessos

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

6 O gênero autobiografia: primeiras noções

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

O aluno poderá aprender quem pode escrever uma autobiografia; onde circulam as autobiografias; características da autobiografia; quem lê ou se interessa por autobiografias; produzir uma autobiografia.

20/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 8667 acessos

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

7 Diário

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Identificar os elementos organizacionais e estruturais do diário. Identificar a finalidade do gênero textual diário. Entender o diário como um gênero textual da ordem relatar. Conhecer as práticas sociais de produção e circulação do diário. Construir textos adequados ao gênero...

17/01/2011 Três estrelas 2 comentário(s) 11247 acessos

Maria Carolina da Silva

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

8 Estudo do gênero: carta pessoal

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

• Reconhecer as características desse gênero textual; • conhecer modelos de cartas; • produzir cartas; • usar a linguagem formal/informal.

21/10/2009 Quatro estrelas 17 comentário(s) 50902 acessos

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

9 Incentivando o registro de informações: criação de um diário de classe

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Professor, os objetivos a serem atingidos com essa proposta são de que o aluno consiga: Problematizar e analisar as características e funções do diário de classe. Praticar o registro escrito de acontecimentos rotineiros da sala de aula, incentivando uma cultura da memória do e...

16/05/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 6975 acessos

Ana Graziela Cabral

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

10 Biografia

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Identificar os elementos organizacionais e estruturais da biografia. Identificar a finalidade do gênero textual biografia. Ler e interpretar biografias de pessoas conhecidas. Construir biografias a partir de pesquisas e informações já conhecidas.

17/01/2011 Quatro estrelas 6 comentário(s) 24100 acessos

Maria Carolina da Silva

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

11 Associação de imagens ao texto: trabalhando com gibis

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ler balões e expressões faciais dos personagens dos gibis; Fazer leituras que resultarão em uma produção escrita final; Analisar e avaliar a sua produção textual e a de seus colegas; Ter um olhar analítico e crítico sobre os textos lidos e os produzidos durante as aulas; Ter a...

23/11/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 3553 acessos

Ana Graziela Cabral

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

12 Gênero: Fotonovela

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Reconhecer e identificar as características desse gênero praticamente extinto; pesquisar a respeito da popularidade das fotonovelas; criar uma fotonovela que apresente as características estudadas.

14/01/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 8157 acessos

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

13 Construindo narrativas visuais

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Produzir textos narrativos visuais resultantes da observação detida do contexto; estabelecer sequenciação, encadeamento de ideias para a produção dos textos; produzir textos narrativos escritos, explorando a caracterização e o detalhamento de informações.

19/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 7255 acessos

Caroline Souza Ferreira Filgueiras

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

14 Lendo imagens, narrando a vida

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

produzir sequenciação textual com base na observação de fotografias antigas de família; elaborar texto narrativo tomando por base as fotografias analisadas; ler e  identificar nas imagens os recursos de convencimento e da narração textual.    

18/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 2658 acessos

Caroline Souza Ferreira Filgueiras

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

15 O texto narrativo - O percurso do povo brasileiro

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Elaborar textos verbais a partir de imagens. Produzir textos narrativos a partir de estruturas já conhecidas. Selecionar novas fontes e empreender pesquisa. Ler mapas de itinerário de transporte público. Elaborar registros sistematizados a partir da leitura desses mapas.

21/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4371 acessos

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

16 Da autobiografia para a biografia - textos em primeira e terceira pessoas

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

A partir dos conceitos e conteúdos trabalhados nesta aula, o aluno poderá: 1) reconhecer os gêneros autobiografia e biografia; 2) identificar escritas em primeira e terceira pessoas; 3) produzir textos assumindo o papel de narrador-onisciente e narrador-personagem; 4) trabalha...

06/12/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 16782 acessos

Liliane Gomes Falcão

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

17 Foco Narrativo: A história é de cada um

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Espera-se no decorrer e ao fim das aulas propostas que o aluno possa: . construir inferências a partir das redes de sentido estabelecidas num texto e desse com outro(s) texto(s). . ser capaz de interpretar, analisar e relacionar os elementos que caracterizam um narrador person...

19/10/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 3153 acessos

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações - 4738 acessos

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • lais oliveira, escola municipal padre gilamar , Rio de Janeiro - disse:
    lais_mata@hotmail.com

    28/10/2013

    Cinco estrelas

    a aula foi ótima me ajudou 100°/° na matéria de português ☺


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.