O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Produção de texto - Descrição

 

11/04/2011

Ficha Técnica
Descrição

A presente coleção contém uma sequência de aulas que abordam os elementos caracterizadores, constituintes do texto descritivo, bem como propostas de produção textual explorando os recursos da caracterização. A coleção foi composta associando a estrutura (abordagem dos adjetivos e orações subordinadas adjetivas) a textos de gêneros diversificados, ressaltando a importância da caracterização na composição dos gêneros discursivos, o hibridismo presente na constituição dos gêneros textuais.

Autoria

Liliane Gomes Falcão - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG

Palavras-chave

descrição, texto descritivo, produção textual, gênero textual

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Lista de aulas da coleção (18 aulas)
# Aula Autoria
1 Adjetivo: estudo introdutório

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Identificar o adjetivo em diferentes gêneros textuais;    - Elaborar o conceito de adjetivo;     - Saber que o adjetivo flexiona em gênero e número de acordo com o substantivo a que se refere;     - Empregar adequadamente o adjetivo.  - Conhecer o contexto de uso do adjetivo...

27/05/2010 Quatro estrelas 12 comentário(s) 170961 acesso(s)

Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

2 Os adjetivos e a emoção

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Levar os alunos a desenvolverem a percepção dos estados, qualidades e características das pessoas e objetos (de todo substantivo, enfim), e, principalmente, a capacidade de expressá-los por meio dos adjetivos.

30/11/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 13687 acesso(s)

Júlia Maria Cerqueira

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Línguas

3 Adjetivo: sua função na descrição

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

          a entender a impotância do adjetivo como caracterizador; a relacionar substantivo e adjetivo na construção do texto; a ampliar a diversidade vocabular; a reescrever textos substituindo ou acrescentando adjetivos.

22/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 44550 acesso(s)

Caroline Souza Ferreira Filgueiras

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

4 As orações subordinadas adjetivas na construção do texto

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

conhecer e identificar os valores sintáticos e semânticos dos pronomes relativos; reconhecer, em diferentes textos, a função do  pronome relativo e das orações subordinadas adjetivas na construção do texto; analisar  o efeito de sentido produzido pelo emprego de orações subord...

14/06/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 87235 acesso(s)

LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

5 Texto descritivo: descrições técnicas e literárias

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Nesta aula, pretendemos levar os alunos à compreensão das funções e características de fragmentos descritivos, aprimorando a sua habilidade de leitura e de produção de textos desse tipo.

30/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 16192 acesso(s)

Priscila Brasil Gonçalves Lacerda

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

6 Caracterizar é, antes de tudo, construir a imagem.

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

- perceber a importância da caracterização buscando representar uma realidade; - identificar os elems constituintes do texto descritivo, tanto na construção da imagem espacial, quanto na construção de personagens; - produzir textos descritivos.

28/08/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 9507 acesso(s)

Liliane Gomes Falcão

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

7 Classificados de Jornal: introdução ao gênero

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Reconhecer  a utilidade dos Classificados de Jornal, através de discussão oral. Exercitar a leitura e a interpretação através de atividades sobre Classificados de Jornal.   Produzir anúncios de jornal demonstrando conhecimentos sobre o gênero.

28/10/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 40113 acesso(s)

Livia Fagundes Neves

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

8 Classificados: um estudo do gênero

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Conhecer a constituição e funcionamento do gênero. Identificar tipos de classificados. Produzir classificados.

18/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 10289 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

9 Analisando a construção semântica em Adivinhas do tipo ‘O que é, o que é’

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Com essa aula, o aluno poderá aprender a: refletir sobre as charadas e desafios propostos em adivinhas e ‘O que é, o que é’. analisar o nível de dificuldade e as habilidades exigidas pra a construção de sentidos. reconhecer, analisar e avaliar as ligações externas que extrapol...

28/06/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 19933 acesso(s)

ANA GRAZIELA CABRAL

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

10 O verbete

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Reconhecer as características desse gênero; compreender as informações contidas no verbete de dicionário; criar um verbete.

05/05/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 11422 acesso(s)

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

11 Entendendo e criando um glossário

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

 Conhecer o funcionamento e constituição do gênero glossário; reconhecer a finalidade de um glossário; analisar glossários diversos; escolher uma área de saber para a elaboração de um glossário; fazer levantamento de palavras para a composição do glossário.

14/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6153 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

12 Neologismos

Educação Escolar Indígena | Línguas

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Aprender o conceito de neologismo. Identificar neologismos. Criar neologismos.

20/01/2011 Quatro estrelas 5 comentário(s) 34715 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

13 Uma proposta de produção de texto: explorando o gênero cardápio

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Com essa sequência de aulas, o aluno deverá se tornar capaz de:  Refletir sobre a forma textual, reconhecendo características do gênero ‘cardápio’.  Produzir textos a partir do gênero em estudo.  Pensar criticamente sobre textos informativos e técnicos, relacionados à alimenta...

18/05/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 87772 acesso(s)

ANA GRAZIELA CABRAL

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

14 Interseções de leitura e de escrita: a elaboração textual e a imagem fotográfica

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Identificar, problematizar e analisar mostras de diferentes formas de expressão artísticas: pintura, desenhos, grafites, fotografia. Perceber-se como sujeito de saber, reconhecendo-se a partir do próprio conhecimento de mundo. Identificar, analisar e compreender as diferentes ...

21/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6167 acesso(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

15 Musical: a elaboração do enredo da história

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Promover situações de leitura e de escrita de enredos de histórias. Desenvolver habilidades de inferências, extrapolação a partir do uso do musical “O Fantasma da Ópera”. Perceber a importância de se estar atento à situação comunicativa, que envolve: interlocutores, contexto, ...

16/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11052 acesso(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

16 Construção de um metatexto: a elaboração de um Guia Turístico

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Empreender pesquisa sobre a cidade onde vive para a elaboração de um Guia Turístico. Analisar, selecionar e sintetizar os dados coletados na pesquisa. Elaborar textos para compor um Guia Turístico, estabelecendo uma relação de persuasão entre o enunciador e o enunciatário. Des...

03/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12206 acesso(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

17 Quando descrever é também persuadir: uma abordagem retórica da descrição e outros modos de ver

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

. Identificar os processos de leitura e de produção de texto, através dos tipos textuais, como modos de organização do texto. . Identificar nos gêneros, especialmente os midiáticos, formas discursivas e estruturais da descrição e da argumentação. . Analisar e comparar as categ...

08/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5811 acesso(s)

Fabiane de OLiveira Braga Felício

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

18 A carta de Pero Vaz de Caminha: literatura do descobrimento

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Literatura

conhecer e interpretar (por meio de fragmentos) a Carta a El Rei D. Manuel, de Pero Vaz de Caminha, quando do descobrimento do Brasil; identificar alguns elementos literários e históricos presentes na carta; analisar, criticamente, elementos ideológicos e linguísticos presente...

26/11/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 59090 acesso(s)

THYAGO MADEIRA FRANCA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 7898 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.