11/04/2011
A presente coleção contém uma sequência de aulas que abordam os elementos caracterizadores, constituintes do texto descritivo, bem como propostas de produção textual explorando os recursos da caracterização. A coleção foi composta associando a estrutura (abordagem dos adjetivos e orações subordinadas adjetivas) a textos de gêneros diversificados, ressaltando a importância da caracterização na composição dos gêneros discursivos, o hibridismo presente na constituição dos gêneros textuais.
Liliane Gomes Falcão - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG
descrição, texto descritivo, produção textual, gênero textual
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Adjetivo: estudo introdutório
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Identificar o adjetivo em diferentes gêneros textuais; - Elaborar o conceito de adjetivo; - Saber que o adjetivo flexiona em gênero e número de acordo com o substantivo a que se refere; - Empregar adequadamente o adjetivo. - Conhecer o contexto de uso do adjetivo... 27/05/2010 Quatro estrelas 12 comentário(s) 170961 acesso(s) |
Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
2 |
Os adjetivos e a emoção
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Levar os alunos a desenvolverem a percepção dos estados, qualidades e características das pessoas e objetos (de todo substantivo, enfim), e, principalmente, a capacidade de expressá-los por meio dos adjetivos. 30/11/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 13687 acesso(s) |
Júlia Maria Cerqueira Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Línguas |
3 |
Adjetivo: sua função na descrição
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa a entender a impotância do adjetivo como caracterizador; a relacionar substantivo e adjetivo na construção do texto; a ampliar a diversidade vocabular; a reescrever textos substituindo ou acrescentando adjetivos. 22/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 44550 acesso(s) |
Caroline Souza Ferreira Filgueiras ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
4 |
As orações subordinadas adjetivas na construção do texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa conhecer e identificar os valores sintáticos e semânticos dos pronomes relativos; reconhecer, em diferentes textos, a função do pronome relativo e das orações subordinadas adjetivas na construção do texto; analisar o efeito de sentido produzido pelo emprego de orações subord... 14/06/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 87235 acesso(s) |
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
5 |
Texto descritivo: descrições técnicas e literárias
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Nesta aula, pretendemos levar os alunos à compreensão das funções e características de fragmentos descritivos, aprimorando a sua habilidade de leitura e de produção de textos desse tipo. 30/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 16192 acesso(s) |
Priscila Brasil Gonçalves Lacerda ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
6 |
Caracterizar é, antes de tudo, construir a imagem.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa - perceber a importância da caracterização buscando representar uma realidade; - identificar os elems constituintes do texto descritivo, tanto na construção da imagem espacial, quanto na construção de personagens; - produzir textos descritivos. 28/08/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 9507 acesso(s) |
Liliane Gomes Falcão ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
7 |
Classificados de Jornal: introdução ao gênero
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Reconhecer a utilidade dos Classificados de Jornal, através de discussão oral. Exercitar a leitura e a interpretação através de atividades sobre Classificados de Jornal. Produzir anúncios de jornal demonstrando conhecimentos sobre o gênero. 28/10/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 40113 acesso(s) |
Livia Fagundes Neves COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
8 |
Classificados: um estudo do gênero
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Conhecer a constituição e funcionamento do gênero. Identificar tipos de classificados. Produzir classificados. 18/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 10289 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
9 |
Analisando a construção semântica em Adivinhas do tipo ‘O que é, o que é’
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Com essa aula, o aluno poderá aprender a: refletir sobre as charadas e desafios propostos em adivinhas e ‘O que é, o que é’. analisar o nível de dificuldade e as habilidades exigidas pra a construção de sentidos. reconhecer, analisar e avaliar as ligações externas que extrapol... 28/06/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 19933 acesso(s) |
ANA GRAZIELA CABRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
10 |
O verbete
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Reconhecer as características desse gênero; compreender as informações contidas no verbete de dicionário; criar um verbete. 05/05/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 11422 acesso(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
11 |
Entendendo e criando um glossário
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Conhecer o funcionamento e constituição do gênero glossário; reconhecer a finalidade de um glossário; analisar glossários diversos; escolher uma área de saber para a elaboração de um glossário; fazer levantamento de palavras para a composição do glossário. 14/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6153 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
12 |
Neologismos
Educação Escolar Indígena | Línguas Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Aprender o conceito de neologismo. Identificar neologismos. Criar neologismos. 20/01/2011 Quatro estrelas 5 comentário(s) 34715 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
13 |
Uma proposta de produção de texto: explorando o gênero cardápio
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Com essa sequência de aulas, o aluno deverá se tornar capaz de: Refletir sobre a forma textual, reconhecendo características do gênero ‘cardápio’. Produzir textos a partir do gênero em estudo. Pensar criticamente sobre textos informativos e técnicos, relacionados à alimenta... 18/05/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 87772 acesso(s) |
ANA GRAZIELA CABRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
14 |
Interseções de leitura e de escrita: a elaboração textual e a imagem fotográfica
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Identificar, problematizar e analisar mostras de diferentes formas de expressão artísticas: pintura, desenhos, grafites, fotografia. Perceber-se como sujeito de saber, reconhecendo-se a partir do próprio conhecimento de mundo. Identificar, analisar e compreender as diferentes ... 21/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6167 acesso(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
15 |
Musical: a elaboração do enredo da história
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Promover situações de leitura e de escrita de enredos de histórias. Desenvolver habilidades de inferências, extrapolação a partir do uso do musical “O Fantasma da Ópera”. Perceber a importância de se estar atento à situação comunicativa, que envolve: interlocutores, contexto, ... 16/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11052 acesso(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
16 |
Construção de um metatexto: a elaboração de um Guia Turístico
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Empreender pesquisa sobre a cidade onde vive para a elaboração de um Guia Turístico. Analisar, selecionar e sintetizar os dados coletados na pesquisa. Elaborar textos para compor um Guia Turístico, estabelecendo uma relação de persuasão entre o enunciador e o enunciatário. Des... 03/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12206 acesso(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
17 |
Quando descrever é também persuadir: uma abordagem retórica da descrição e outros modos de ver
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa . Identificar os processos de leitura e de produção de texto, através dos tipos textuais, como modos de organização do texto. . Identificar nos gêneros, especialmente os midiáticos, formas discursivas e estruturais da descrição e da argumentação. . Analisar e comparar as categ... 08/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5811 acesso(s) |
Fabiane de OLiveira Braga Felício ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
18 |
A carta de Pero Vaz de Caminha: literatura do descobrimento
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Literatura conhecer e interpretar (por meio de fragmentos) a Carta a El Rei D. Manuel, de Pero Vaz de Caminha, quando do descobrimento do Brasil; identificar alguns elementos literários e históricos presentes na carta; analisar, criticamente, elementos ideológicos e linguísticos presente... 26/11/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 59090 acesso(s) |
THYAGO MADEIRA FRANCA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Sem estrelas 0 classificações - 7898 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!