Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Como investigar algumas festas populares como carnaval, festa junina e congada com alunos do ensino fundamental inicial?

 

23/04/2012

Ficha Técnica
Descrição

A cultura popular no Brasil é extremamente rica, tendo sido influenciada por diferentes povos. Podemos encontrar no país uma diversidade de costumes, tradições e festas populares que merecem ser pesquisadas e estudadas. Nesse sentido, esta coleção reúne aulas que viabilizam a investigação sobre algumas festas populares brasileiras como carnaval, festa junina e congada com alunos do ensino fundamental inicial. O carnaval é uma das festas mais conhecidas no mundo, sendo que no Brasil é comemorado em diversas regiões. Com o intuito de pesquisar tal festa, e sua manifestação em outros países, selecionamos as aulas 1 e 2. Na sequência, as aulas de 3 a 7 viabilizam a investigação sobre as diferentes formas de se realizar o carnaval no Brasil. Já nas aulas de 8 a 10 o professor poderá utilizar o tema carnaval para trabalhar com os alunos, de forma lúdica e interessante, aspectos relacionados à alfabetização. Para ampliar o conhecimento sobre aspectos históricos do carnaval, bem como reforçar a importância de tal festa enquanto pertencente à cultura brasileira foi selecionada a aula 11. Dando continuidade, as aulas 12 a 18 permitirão ao professor investigar com as crianças sobre a festa junina. A aula 19 incentiva a pesquisa sobre pratos típicos das festas juninas, e para finalizar o estudo sobre o carnaval e a festa junina, indicamos a aula 20 que promove a reflexão sobre a relação entre a religião e a comemoração de tais festas populares no interior das escolas. Para a investigação sobre a congada selecionamos as aulas de 21 a 25, que abordam: a congada como folclore (aula 21); os diferentes grupos de congada como catupés, marinheiros, congo e moçambiques (aula 22); a importância da participação das crianças em tal festa (aula 23); a preparação e realização da festa da congada (aula 24); a festa da congada como tradição cultural afro-brasileira (aula 25). Por fim, para enriquecer o trabalho de pesquisa sobre as festas populares com os alunos, acesse também sugestões de recursos que tratam do tema dessa coleção e que estão disponíveis no Portal do Professor: Vídeo: Professor gente brasileira: parte 5: folguedos, danças e músicas bumba-meu-boi e festa de São João, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18074 Vídeo: Carnaval [Brasilidade], http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=29047 Vídeo: Olinda http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=510 Vídeo: Recife [Momento Brasil] http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=417 Fogo no céu http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18606

Autoria

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG

Palavras-chave

festas populares, carnaval, festa junina, congada, patrimônio sociocultural brasileiro, pluralidade cultural, manifestação cultural

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Espaço e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Saúde Valorização dos vínculos afetivos
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Lista de aulas da coleção (25 aulas)
# Aula Autoria
1 O carnaval em outros países

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

O aluno poderá desenvolver: - a compreensão sobre a importância do carnaval brasileiro enquanto uma grande festa popular e folclórica; - a leitura a partir de textos informativos sobre o carnaval em outros países; - a interpretação, através da escrita de respostas, sobre o car...

15/05/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 19409 acesso(s)

Livia Fagundes Neves

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

2 CARNAVAL ITALIANO: VENEZA.

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Movimento

Educação Infantil | Natureza e sociedade

O aluno, na faixa etária de cinco anos, poderá aprender a: Localizar geograficamente a itália no mapa mundi; Conhecer a cultura do povo italiano; Conhecer a origem do carnaval italiano; Conhecer diferentes máscaras utilizadas no carnaval italiano; Diferenciar o carnaval da Itá...

14/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 50958 acesso(s)

Luzia Luzinete Pereira

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

3 CARNAVAL CARIOCA: SAMBA ENREDO.

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Movimento

Educação Infantil | Natureza e sociedade

O aluno, na faixa etária dos cinco anos, poderá aprender com esta aula a: Localizar o Rio de Janeiro no mapa do Brasil; Conhecer a origem do carnaval carioca; Conhecer algumas fantasias do carnaval carioca; Identificar as principais características do carnaval carioca; Diferen...

12/10/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 22941 acesso(s)

Luzia Luzinete Pereira

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

4 CARNAVAL MARANHENSE: TAMBOR DE CRIOULA.

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Movimento

Educação Infantil | Natureza e sociedade

O aluno, na faixa etária de cinco anos, poderá aprender a: Localizar o Maranhão na região nordeste; Conhecer a origem do carnaval maranhense; Identificar as principais características do carnaval maranhense; Comparar e diferenciar a dança "Tambor de crioula" com o "Boi bumbá";...

14/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 33585 acesso(s)

Luzia Luzinete Pereira

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

5 CARNAVAL PERNAMBUCANO: FREVO.

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Movimento

Educação Infantil | Natureza e sociedade

O aluno, na faixa etária de cinco anos, poderá aprender com esta aula a: Localizar o estado de Pernambuco no mapa; Conhecer a origem do carnaval pernambucano; Conhecer alguns passos do frevo; Identificar as principais características do carnaval pernambucano; Diferenciar o fre...

13/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 37910 acesso(s)

Luzia Luzinete Pereira

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

6 Dia 14 de setembro, dia do frevo!

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

  Aprender o conceito do frevo, saber quem o criou e em quais regiões brasileiras ele é mais conhecido;  Discutir os aspectos sociais e culturais do frevo e sua importância para a identidade do povo brasileiro que pratica o frevo;  Desenvolver leitura e interpretação de textos...

15/09/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 33745 acesso(s)

Silvia Maria Raposo Bardy

Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Outros

7 CARNAVAL BAIANO: AXÉ E TRIO ELÉTRICO.

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Movimento

Educação Infantil | Natureza e sociedade

O aluno, na faixa etária dos cinco anos, poderá aprender a: Localizar a Bahia no mapa do Brasil; Conhecer a origem do carnaval baiano; Identificar as principais características do carnaval baiano; Diferenciar o carnaval da Bahia do carnaval de Olinda; Comparar o Axé com o Afox...

14/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 37759 acesso(s)

Luzia Luzinete Pereira

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

8 Lendo e escrevendo narrativas de carnaval

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

O aluno desenvolverá a leitura a partir de um texto narrativo a respeito do carnaval. Trabalhará a interpretação do texto narrativo e os elementos da narrativa, tais como narrador, enredo e partes da narrativa (início, meio e fim). Realizará uma produção de texto tendo como ba...

21/05/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 34396 acesso(s)

Livia Fagundes Neves

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

9 Trabalhando o carnaval na alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Nesta aula o aluno terá a oportunidade de: trabalhar o código escrito a partir da escrita e apresentação de palavras relacionadas ao carnaval; aperfeiçoar a oralidade através de conversas informais em sala de aula a respeito do carnaval; desenvolver a escrita a partir da elabo...

17/05/2010 Quatro estrelas 10 comentário(s) 51824 acesso(s)

Livia Fagundes Neves

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

10 Espaço entre palavras e reconhecimento de palavras com _Marchinhas de Carnaval

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

A criança será desafiada a observar e compreender espaçamento entre palavras, além da identificação e reconhecimento de palavra em frases e textos.

27/01/2010 Cinco estrelas 8 comentário(s) 27403 acesso(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

11 Carnaval: uma grande festa cultural!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Com estas aulas os alunos poderão aprender os aspectos históricos do carnaval, em especial, sobre sua “invenção”. Em termos cognitivos serão trabalhados conteúdos de História e Língua Portuguesa, por meio de: - Leitura, interpretação de textos (livros, jornais, revistas e site...

10/12/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 158786 acesso(s)

Lívia Raposo Bardy

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Outros

12 A Festa Junina no meio de nós_UCA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Caracterizar a festa junina enquanto manifestação cultural; Pesquisar os pratos típicos desta festa em nossa região; Organizar os resultados da pesquisa por meio de uma produção textual; Comparar a Festa Junina com outra manifestação cultural do município; Compreender e contex...

13/07/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 11355 acesso(s)

Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

13 FESTA JUNINA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | História

 Conhecer alguns aspectos que deram origem as festividades juninas;   Identificar os elementos que caracterizam essa festividade (músicas, danças, enfeites, comidas típicas, lendas);  Representar essa festividade por meio da arte visual.

07/12/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 72727 acesso(s)

RUTH REGINA MELO DE LIMA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

14 As Festas Juninas

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Compreender a origem das tradições juninas no Brasil. Desenvolver o interesse e o gosto pela tradição. Promover a integração da família com a escola. Valorizar a cultura brasileira. Conhecer a história das festas juninas e os elementos que as compõem.

10/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 58965 acesso(s)

Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

História

15 Festas juninas: seu significado e seus símbolos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

               Objetivos:                * Entender a importância das festas folclóricas para a cultura de um povo.                * Conhecer a origem das festas juninas, a partir de textos expositivos.                * Reconhecer os símbolos das festas juninas, a partir de re...

27/09/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 270597 acesso(s)

Josina Augusta Tavares Teixeira

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

16 Aprendendo e se divertindo com a quadrilha, Dança típica das festas juninas.

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

- A origem e o histórico da quadrilha que é uma dança típica das festas juninas. - Os passos das quadrilhas através de brincadeiras lúdicas. - Dançar com o colega do sexo oposto, respeitando suas características e suas dificuldades.

02/12/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 52661 acesso(s)

MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

17 Festa Junina - danças

Ensino Fundamental Final | Artes

Apresentar aos alunos algumas danças típicas presente nas festas juninas, conhecer a origem dessas danças e a influência na cultura brasileira, verificar as diferentes manifestações artísticas existentes no Brasil relacionadas às festas juninas.

09/07/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 82224 acesso(s)

Juliana Gomes de Souza Dias

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Artes

18 LEITURA E PESQUISA: FESTAS JUNINAS

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Utilizar métodos de pesquisa e de produção de textos de conteúdo histórico; Reconhecer e valorizar o patrimônio sociocultural brasileiro; Reconhecer a construção histórica e cultural  realizada pelos sujeitos; Compreender a leitura como fonte de informação,

30/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8502 acesso(s)

Soymara Vieira Emiliao

E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS

MESQUITA RJ

Alfabetização

19 Textos Instrucionais: Livro de Receitas da Festa Junina

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

·  Ler  textos instrucionais; ·          Estabelecer relação  entre as partes lidas nos textos instrucionais; ·       Desenvolver o uso das estratégias de leitura  (seleção ,  antecipação, inferência e verificação); ·    Verificar o textos, em  atividade de revisão,   na persp...

01/09/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 36039 acesso(s)

Soymara Vieira Emiliao

E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS

MESQUITA RJ

Alfabetização

20 COMEMORAÇÕES DE FESTAS POPULARES NA ESCOLA: O QUE ISSO TEM A VER COM RELIGIÃO?

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1) Perceber que a expressão da religiosidade sempre esteve presente em diferentes povos e culturas. 2) Compreender que algumas festas populares comemoradas na escola são manifestações culturais e não culto a uma religião específica. 3) Pesquisar sobre a origem do carnaval e da...

11/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 39075 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

21 A Congada é folclore?

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Inicial | História

Diferenciar folclore e tradição cultural Compreender a Congada não como algo exótico ou como folclore, mas sim como uma manifestação cultural dos afro-descendentes. Respeitar e valorizar a diversidade cultural.

01/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 34826 acesso(s)

ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

22 Os diferentes grupos de Congada: Catupés, Marinheiros, Congo e Moçambiques.

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Inicial | História

- Compreender que existem diferentes grupos de Congada. - Entender que cada grupo possui suas músicas, vestimentas, coreografias. - Entender como as crianças escolhem os seus grupos ou se elas mantêm uma tradição familiar.

01/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 10175 acesso(s)

ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

23 A participação das crianças na festa da Congada.

Ensino Fundamental Inicial | História

- Entender quem são as crianças que participam da festa da Congada e quais os motivos que as levam a participar desta manifestação cultural. - Compreender a importância da participação das crianças na festa. - Investigar de que maneira as crianças participam da festa.

01/12/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 9828 acesso(s)

ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

24 A Festa da Congada: diferentes momentos e espaços.

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Inicial | História

- Conhecer os diferentes momentos e espaços de preparação e realização da festa da Congada. - Compreender o processo de preparação da festa da Congada,  que se  inicia meses antes do grande dia das apresentações. - Conhecer os diferentes rituais da festa. - Investigar a recept...

01/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9345 acesso(s)

ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

25 A Congada: tradição cultural afro-brasileira e patrimônio cultural imaterial.

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Inicial | História

Construir o conceito de patrimônio cultural imaterial. Entender a Congada enquanto uma manifestação histórica e cultural e patrimônio cultural imaterial. Compreender que a Congada tem suas origens no contexto da escravidão no Brasil. Analisar o papel da religião na festa da Co...

07/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12765 acesso(s)

ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 6283 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.