23/04/2012
A cultura popular no Brasil é extremamente rica, tendo sido influenciada por diferentes povos. Podemos encontrar no país uma diversidade de costumes, tradições e festas populares que merecem ser pesquisadas e estudadas. Nesse sentido, esta coleção reúne aulas que viabilizam a investigação sobre algumas festas populares brasileiras como carnaval, festa junina e congada com alunos do ensino fundamental inicial. O carnaval é uma das festas mais conhecidas no mundo, sendo que no Brasil é comemorado em diversas regiões. Com o intuito de pesquisar tal festa, e sua manifestação em outros países, selecionamos as aulas 1 e 2. Na sequência, as aulas de 3 a 7 viabilizam a investigação sobre as diferentes formas de se realizar o carnaval no Brasil. Já nas aulas de 8 a 10 o professor poderá utilizar o tema carnaval para trabalhar com os alunos, de forma lúdica e interessante, aspectos relacionados à alfabetização. Para ampliar o conhecimento sobre aspectos históricos do carnaval, bem como reforçar a importância de tal festa enquanto pertencente à cultura brasileira foi selecionada a aula 11. Dando continuidade, as aulas 12 a 18 permitirão ao professor investigar com as crianças sobre a festa junina. A aula 19 incentiva a pesquisa sobre pratos típicos das festas juninas, e para finalizar o estudo sobre o carnaval e a festa junina, indicamos a aula 20 que promove a reflexão sobre a relação entre a religião e a comemoração de tais festas populares no interior das escolas. Para a investigação sobre a congada selecionamos as aulas de 21 a 25, que abordam: a congada como folclore (aula 21); os diferentes grupos de congada como catupés, marinheiros, congo e moçambiques (aula 22); a importância da participação das crianças em tal festa (aula 23); a preparação e realização da festa da congada (aula 24); a festa da congada como tradição cultural afro-brasileira (aula 25). Por fim, para enriquecer o trabalho de pesquisa sobre as festas populares com os alunos, acesse também sugestões de recursos que tratam do tema dessa coleção e que estão disponíveis no Portal do Professor: Vídeo: Professor gente brasileira: parte 5: folguedos, danças e músicas bumba-meu-boi e festa de São João, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18074 Vídeo: Carnaval [Brasilidade], http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=29047 Vídeo: Olinda http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=510 Vídeo: Recife [Momento Brasil] http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=417 Fogo no céu http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18606
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG
festas populares, carnaval, festa junina, congada, patrimônio sociocultural brasileiro, pluralidade cultural, manifestação cultural
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e educação |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Espaço e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Valorização dos vínculos afetivos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
O carnaval em outros países
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa O aluno poderá desenvolver: - a compreensão sobre a importância do carnaval brasileiro enquanto uma grande festa popular e folclórica; - a leitura a partir de textos informativos sobre o carnaval em outros países; - a interpretação, através da escrita de respostas, sobre o car... 15/05/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 19409 acesso(s) |
Livia Fagundes Neves COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
2 |
CARNAVAL ITALIANO: VENEZA.
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Movimento Educação Infantil | Natureza e sociedade O aluno, na faixa etária de cinco anos, poderá aprender a: Localizar geograficamente a itália no mapa mundi; Conhecer a cultura do povo italiano; Conhecer a origem do carnaval italiano; Conhecer diferentes máscaras utilizadas no carnaval italiano; Diferenciar o carnaval da Itá... 14/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 50958 acesso(s) |
Luzia Luzinete Pereira NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
3 |
CARNAVAL CARIOCA: SAMBA ENREDO.
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Movimento Educação Infantil | Natureza e sociedade O aluno, na faixa etária dos cinco anos, poderá aprender com esta aula a: Localizar o Rio de Janeiro no mapa do Brasil; Conhecer a origem do carnaval carioca; Conhecer algumas fantasias do carnaval carioca; Identificar as principais características do carnaval carioca; Diferen... 12/10/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 22941 acesso(s) |
Luzia Luzinete Pereira NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
4 |
CARNAVAL MARANHENSE: TAMBOR DE CRIOULA.
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Movimento Educação Infantil | Natureza e sociedade O aluno, na faixa etária de cinco anos, poderá aprender a: Localizar o Maranhão na região nordeste; Conhecer a origem do carnaval maranhense; Identificar as principais características do carnaval maranhense; Comparar e diferenciar a dança "Tambor de crioula" com o "Boi bumbá";... 14/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 33585 acesso(s) |
Luzia Luzinete Pereira NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
5 |
CARNAVAL PERNAMBUCANO: FREVO.
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Movimento Educação Infantil | Natureza e sociedade O aluno, na faixa etária de cinco anos, poderá aprender com esta aula a: Localizar o estado de Pernambuco no mapa; Conhecer a origem do carnaval pernambucano; Conhecer alguns passos do frevo; Identificar as principais características do carnaval pernambucano; Diferenciar o fre... 13/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 37910 acesso(s) |
Luzia Luzinete Pereira NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
6 |
Dia 14 de setembro, dia do frevo!
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Aprender o conceito do frevo, saber quem o criou e em quais regiões brasileiras ele é mais conhecido; Discutir os aspectos sociais e culturais do frevo e sua importância para a identidade do povo brasileiro que pratica o frevo; Desenvolver leitura e interpretação de textos... 15/09/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 33745 acesso(s) |
Silvia Maria Raposo Bardy Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE PRESIDENTE PRUDENTE SP Outros |
7 |
CARNAVAL BAIANO: AXÉ E TRIO ELÉTRICO.
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Movimento Educação Infantil | Natureza e sociedade O aluno, na faixa etária dos cinco anos, poderá aprender a: Localizar a Bahia no mapa do Brasil; Conhecer a origem do carnaval baiano; Identificar as principais características do carnaval baiano; Diferenciar o carnaval da Bahia do carnaval de Olinda; Comparar o Axé com o Afox... 14/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 37759 acesso(s) |
Luzia Luzinete Pereira NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
8 |
Lendo e escrevendo narrativas de carnaval
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa O aluno desenvolverá a leitura a partir de um texto narrativo a respeito do carnaval. Trabalhará a interpretação do texto narrativo e os elementos da narrativa, tais como narrador, enredo e partes da narrativa (início, meio e fim). Realizará uma produção de texto tendo como ba... 21/05/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 34396 acesso(s) |
Livia Fagundes Neves COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
9 |
Trabalhando o carnaval na alfabetização
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Nesta aula o aluno terá a oportunidade de: trabalhar o código escrito a partir da escrita e apresentação de palavras relacionadas ao carnaval; aperfeiçoar a oralidade através de conversas informais em sala de aula a respeito do carnaval; desenvolver a escrita a partir da elabo... 17/05/2010 Quatro estrelas 10 comentário(s) 51824 acesso(s) |
Livia Fagundes Neves COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
10 |
Espaço entre palavras e reconhecimento de palavras com _Marchinhas de Carnaval
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização A criança será desafiada a observar e compreender espaçamento entre palavras, além da identificação e reconhecimento de palavra em frases e textos. 27/01/2010 Cinco estrelas 8 comentário(s) 27403 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
11 |
Carnaval: uma grande festa cultural!
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Com estas aulas os alunos poderão aprender os aspectos históricos do carnaval, em especial, sobre sua “invenção”. Em termos cognitivos serão trabalhados conteúdos de História e Língua Portuguesa, por meio de: - Leitura, interpretação de textos (livros, jornais, revistas e site... 10/12/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 158786 acesso(s) |
Lívia Raposo Bardy Universidade Federal de São Carlos SAO CARLOS SP Outros |
12 |
A Festa Junina no meio de nós_UCA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Caracterizar a festa junina enquanto manifestação cultural; Pesquisar os pratos típicos desta festa em nossa região; Organizar os resultados da pesquisa por meio de uma produção textual; Comparar a Festa Junina com outra manifestação cultural do município; Compreender e contex... 13/07/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 11355 acesso(s) |
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
13 |
FESTA JUNINA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | História Conhecer alguns aspectos que deram origem as festividades juninas; Identificar os elementos que caracterizam essa festividade (músicas, danças, enfeites, comidas típicas, lendas); Representar essa festividade por meio da arte visual. 07/12/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 72727 acesso(s) |
RUTH REGINA MELO DE LIMA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
14 |
As Festas Juninas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Compreender a origem das tradições juninas no Brasil. Desenvolver o interesse e o gosto pela tradição. Promover a integração da família com a escola. Valorizar a cultura brasileira. Conhecer a história das festas juninas e os elementos que as compõem. 10/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 58965 acesso(s) |
Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG História |
15 |
Festas juninas: seu significado e seus símbolos
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Objetivos: * Entender a importância das festas folclóricas para a cultura de um povo. * Conhecer a origem das festas juninas, a partir de textos expositivos. * Reconhecer os símbolos das festas juninas, a partir de re... 27/09/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 270597 acesso(s) |
Josina Augusta Tavares Teixeira COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
16 |
Aprendendo e se divertindo com a quadrilha, Dança típica das festas juninas.
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física - A origem e o histórico da quadrilha que é uma dança típica das festas juninas. - Os passos das quadrilhas através de brincadeiras lúdicas. - Dançar com o colega do sexo oposto, respeitando suas características e suas dificuldades. 02/12/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 52661 acesso(s) |
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
17 |
Festa Junina - danças
Ensino Fundamental Final | Artes Apresentar aos alunos algumas danças típicas presente nas festas juninas, conhecer a origem dessas danças e a influência na cultura brasileira, verificar as diferentes manifestações artísticas existentes no Brasil relacionadas às festas juninas. 09/07/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 82224 acesso(s) |
Juliana Gomes de Souza Dias SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Artes |
18 |
LEITURA E PESQUISA: FESTAS JUNINAS
Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Utilizar métodos de pesquisa e de produção de textos de conteúdo histórico; Reconhecer e valorizar o patrimônio sociocultural brasileiro; Reconhecer a construção histórica e cultural realizada pelos sujeitos; Compreender a leitura como fonte de informação, 30/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8502 acesso(s) |
Soymara Vieira Emiliao E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS MESQUITA RJ Alfabetização |
19 |
Textos Instrucionais: Livro de Receitas da Festa Junina
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural · Ler textos instrucionais; · Estabelecer relação entre as partes lidas nos textos instrucionais; · Desenvolver o uso das estratégias de leitura (seleção , antecipação, inferência e verificação); · Verificar o textos, em atividade de revisão, na persp... 01/09/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 36039 acesso(s) |
Soymara Vieira Emiliao E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS MESQUITA RJ Alfabetização |
20 |
COMEMORAÇÕES DE FESTAS POPULARES NA ESCOLA: O QUE ISSO TEM A VER COM RELIGIÃO?
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1) Perceber que a expressão da religiosidade sempre esteve presente em diferentes povos e culturas. 2) Compreender que algumas festas populares comemoradas na escola são manifestações culturais e não culto a uma religião específica. 3) Pesquisar sobre a origem do carnaval e da... 11/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 39075 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
21 |
A Congada é folclore?
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Inicial | História Diferenciar folclore e tradição cultural Compreender a Congada não como algo exótico ou como folclore, mas sim como uma manifestação cultural dos afro-descendentes. Respeitar e valorizar a diversidade cultural. 01/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 34826 acesso(s) |
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
22 |
Os diferentes grupos de Congada: Catupés, Marinheiros, Congo e Moçambiques.
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Inicial | História - Compreender que existem diferentes grupos de Congada. - Entender que cada grupo possui suas músicas, vestimentas, coreografias. - Entender como as crianças escolhem os seus grupos ou se elas mantêm uma tradição familiar. 01/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 10175 acesso(s) |
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
23 |
A participação das crianças na festa da Congada.
Ensino Fundamental Inicial | História - Entender quem são as crianças que participam da festa da Congada e quais os motivos que as levam a participar desta manifestação cultural. - Compreender a importância da participação das crianças na festa. - Investigar de que maneira as crianças participam da festa. 01/12/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 9828 acesso(s) |
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
24 |
A Festa da Congada: diferentes momentos e espaços.
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Inicial | História - Conhecer os diferentes momentos e espaços de preparação e realização da festa da Congada. - Compreender o processo de preparação da festa da Congada, que se inicia meses antes do grande dia das apresentações. - Conhecer os diferentes rituais da festa. - Investigar a recept... 01/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9345 acesso(s) |
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
25 |
A Congada: tradição cultural afro-brasileira e patrimônio cultural imaterial.
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Inicial | História Construir o conceito de patrimônio cultural imaterial. Entender a Congada enquanto uma manifestação histórica e cultural e patrimônio cultural imaterial. Compreender que a Congada tem suas origens no contexto da escravidão no Brasil. Analisar o papel da religião na festa da Co... 07/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12765 acesso(s) |
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
Sem estrelas 0 classificações - 6283 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!