23/07/2014
Esta coleção, contendo 25 sugestões de aulas, contempla atividades e conteúdos que abordam a temática Identidade dos seres vivos. As aulas 01 e 02 se propõem a trabalhar a diversidade e a organização/classificação dos seres vivos; na aula 03 o aluno aprenderá a distinguir o que são os vírus, suas estruturas, como se reproduzem, características do genoma, interação com os seres vivos, e no caso do homem, as principais patologias de origem viral; na aula 04 poderá diferenciar uma célula procarionte da uma eucarionte, entender a hipótese da origem do núcleo e, principalmente, compreender qual a importância evolutiva do surgimento da membrana nuclear. Nas aulas 05 a 08 o aluno poderá diferenciar os órgãos homólogos dos órgãos análogos, reconhecer os órgãos homólogos como evidência evolutiva e compreender como ocorre o processo de evolução a luz das diferentes teorias evolucionistas. Padrões anatômicos e fisiológicos observados nos seres vivos, funções vitais dos seres vivos e sua relação com a adaptação desses organismos a diferentes ambientes são temas trabalhados nas aulas 09 a 20. Para finalizar, embriologia, anatomia e fisiologia humana, evolução humana biotecnologia e sistemática são assuntos contemplados nas aulas 21 a 25. Além das aulas, há também materiais de apoio que poderão ser utilizados pelos professores e alunos para enriquecimento curricular: Vírus (http://migre.me/kj5He), Fisiologia - sistema circulatório (http://www.planetabio.com/transporte.html), Fisiologia - sistema respiratório (http://www.planetabio.com/respiracao.html), Fisiologia - sistema digestivo (http://www.planetabio.com/digestao.html), Taxonomia ou sistemática? (http://migre.me/kj5ZA), Identidade dos seres vivos: a organização celular da vida (http://migre.me/kj65C), Identidade dos seres vivos: as funções vitais básicas (http://migre.me/kj69Q), Identidade dos seres vivos: DNA - a receita da vida e o seu código (http://migre.me/kj6cd), Órgãos dos sentidos (http://migre.me/kj6mJ), Sistema endócrino (http://migre.me/kj6nR).
CRISTIANE HENRIQUE SANTOS - Ministério da Educação - DF
identidade dos seres vivos, classificação dos seres vivos, vírus, organização dos seres vivos, evolução humana, teorias evolucionistas, biotecnologia, embriologia, bioética.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Transmissão da vida, ética e manipulação genética |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Moléculas, células e tecidos |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Médio | Biologia | Origem e evolução da vida |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Corpo humano e suas necessidades |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
A classificação e diversidade dos seres vivos
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia 1. Reconhecer a diversidade de seres vivos que temos em nosso planeta. 2. Identificar as diferenças e semelhanças existentes entre os seres vivos, enumerar critérios para a classificação nos diferentes reinos. 3. Caracterizar os cinco reinos: Protista, Monera, Fungi, Plantas, ... 30/10/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 99454 acesso(s) |
SANDRO PRADO SANTOS ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
2 |
Classificação dos Seres Vivos / Que ordem é essa?
Ensino Médio | Biologia Compreender como os sistemas de classificação permitem uma compreensão mais clara do objeto de estudo; Perceber a relação entre a evolução (grau de parentesco) e a classificação dos seres vivos. 16/09/2008 Cinco estrelas 5 comentário(s) 35804 acesso(s) |
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED TELEMACO BORBA PR Biologia |
3 |
Vírus - seres vivos ou não?
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia O aluno aprenderá a distinguir o que são os vírus, suas estruturas, como se reproduzem, características do genoma, interação com os seres vivos, e no caso do homem, as principais patologias de origem viral. Na aula também deverá ser abordado a discussão sobre a controvérsia de... 25/03/2009 Quatro estrelas 16 comentário(s) 126688 acesso(s) |
Luciana Cristine de Azevedo Ribeiro Universidade Federal de São Carlos SAO CARLOS SP Biologia |
4 |
A ORIGEM DA CÉLULA EUCARIÓTICA
Ensino Médio | Biologia Conceituar a célula e entender esse conceito; diferenciar uma célula procarionte de uma eucarionte; entender a hipótese da origem do núcleo e, principalmente, compreender qual a importância evolutiva do surgimento da membrana nuclear. 13/03/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 62008 acesso(s) |
Alline Braga Silva Universidade Federal de São Carlos SAO CARLOS SP Biologia |
5 |
Evolução: homólogos ou análogos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Apresentar os órgãos homólogos como evidência evolutiva Diferenciar os órgãos homólogos dos órgãos análogos Discutir sobre as evidências evolutivas 13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 19785 acesso(s) |
Ana Cláudia Bastian Machado SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Biologia |
6 |
A Evolução dos Seres Vivos – 2 / Teorias Evolucionistas
Ensino Médio | Biologia Compreender como ocorre o processo de evolução através da luz das diferentes teorias evolucionistas. 26/09/2008 Quatro estrelas 6 comentário(s) 36951 acesso(s) |
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED TELEMACO BORBA PR Biologia |
7 |
Pesquisando as Teorias Evolutivas: A origem das espécies
Ensino Médio | Biologia Conhecer as teorias evolutivas. Identificar o mecanismo de evolução das espécies. Explorar os métodos de estudo da evolução dos seres vivos. 03/07/2012 Quatro estrelas 11 comentário(s) 152861 acesso(s) |
Lindomar de Oliveira Untaler ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
8 |
Pesquisando a evolução dos vertebrados
Ensino Médio | Biologia Conhecer o possível processo de evolução dos vertebrados. Identificar as características que permitiram a ocorrência da evolução. Verificar a ocorrência da evolução como um processo contínuo. 03/07/2012 Três estrelas 2 comentário(s) 42263 acesso(s) |
Lindomar de Oliveira Untaler ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
9 |
Conhecendo o embrião por meio do método científico: da fecundação ao nascimento
Ensino Médio | Biologia Compreender o processo de fecundação; Identificar as etapas do processo de desenvolvimento do embrião; Dimensionar a importância do planejamento familiar e Reconhecer a multiplicidade de aspectos envolvidos na problemática do aborto. 24/05/2012 Quatro estrelas 5 comentário(s) 12152 acesso(s) |
Lérida de Oliveira ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
10 |
Os sentidos do corpo humano
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Conhecimento dos cinco sentidos. Reconhecer a importância dos sentidos no dia-a-dia. 23/09/2008 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21288 acesso(s) |
ANDREA DA SILVA CASTAGINI SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Biologia |
11 |
Conhecendo o sistema hormonal - UCA
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Saúde Conhecer a função de alguns hormônios humanos. Compreender a função dos órgãos do sistema hormonal. Conhecer as diferenças entre alimentos convencionais e diet. 20/10/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 24830 acesso(s) |
Lérida de Oliveira ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
12 |
A porta de entrada do mundo dos Sons / Sistema Auditivo - Audição
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Física Conhecer o funcionamento do sistema auditivo na recepção e reconhecimento de sons. 25/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 11204 acesso(s) |
Equipe Alfredo |
13 |
Tecido Epitelial - Cuidados com a pele.
Ensino Médio | Biologia Conhecer o tecido formador da pele. Diferenciar os diferentes tipos de tecido epitelial. Conhecer as especializações das células epiteliais. 30/04/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 34065 acesso(s) |
ANDREA DA SILVA CASTAGINI SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Biologia |
14 |
Adaptações dos seres vivos
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Identificar as adaptações dos seres vivos no ambiente. Analisar as adaptações dos seres vivos ao ambiente do ponto de vista ecológico e evolutivo. 26/07/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 32757 acesso(s) |
ANDREA DA SILVA CASTAGINI SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Biologia |
15 |
Diversidade da vida animal – Os “conquistadores”
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia 1- Identificar as características principais dos seres vivos pertencentes ao grupo dos artrópodes; 2- Reconhecer aspectos relacionados à morfologia, alimentação, locomoção, defesa e reprodução nesse grupo de seres vivos. 3- Explicar as origens e a evolução dos artrópodes numa ... 17/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10622 acesso(s) |
SELMA GONZAGA SILVA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Ciências Naturais |
16 |
ELIMINANDO IMPUREZAS / Sistema Excretor
Educação Escolar Indígena | Ciências Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Conhecer a estrutura e funcionamento do sistema excretor humano. 25/11/2009 Quatro estrelas 15 comentário(s) 83436 acesso(s) |
Equipe Alfredo |
17 |
Vacinas gênicas e terapia genética: saúde, biotecnologia e sociedade
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança Ensino Médio | Biologia Associar a solução de problemas de saúde com o desenvolvimento científico e tecnológico. Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências biológicas. Avaliar os avanço e obstáculos no desenvolvimento de terapias gênicas.... 22/04/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 8489 acesso(s) |
SELMA GONZAGA SILVA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Ciências Naturais |
18 |
Diversidade do reino animal: uma abordagem filogenética
Ensino Médio | Biologia Reconhecer a diversidade de animais; Identificar as principais características dos filos mais conhecidos do reino animal; Identificar as principais características das classes mais conhecidas do filo Chordata; Reconhecer relações de parentesco entre os diferentes grupos de ani... 12/11/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 27482 acesso(s) |
CAIO SAMUEL FRANCISCATI DA SILVA AURORA FERRAZ VIANNA DOS SANTOS PROFA DONA JABOTICABAL SP Biologia |
19 |
Venenos: importância na biologia e na evolução das espécies.
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança Ensino Médio | Biologia Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa e relações com o ambiente. Compreender a importância dos venenos na biologia e na evolução das espécies animais. Associar cada tipo principal de veneno ao animal q... 18/08/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 10135 acesso(s) |
SELMA GONZAGA SILVA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Ciências Naturais |
20 |
Microrganismos que salvam vidas
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Compreender a biotecnologia como como construção humana, percebendo seu papel nos processos de produção de medicamentos e sua relevância no desenvolvimento da saúde humana. Associar a solução de problemas de saúde com o correspondente desenvolvimento científico e tecnológico. ... 24/05/2013 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12673 acesso(s) |
SELMA GONZAGA SILVA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Ciências Naturais |
21 |
Reprodução dos seres vivos
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Identificar os diferentes modos de reprodução nos animais. Refletir sobre os aspectos evolutivos nos modos de reprodução dos animais e suas vantagens. 26/06/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 38357 acesso(s) |
ANDREA DA SILVA CASTAGINI SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Biologia |
22 |
Embriologia: o início da vida
Ensino Médio | Biologia O interesse principal é proporcionar ao aluno conhecimentos básicos sobre a embriologia animal, demonstrando de forma ilustrada os processos da reprodução animal, os tipos de ovos, fases do embrião entre outros assuntos que estão inseridos na embriologia; envolvendo o aluno no... 05/03/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 8094 acesso(s) |
DINA MARA PINHEIRO DANTAS Faculdade Sete de Setembro FORTALEZA CE Outros |
23 |
Pesquisando sobre a evolução do ser humano
Ensino Médio | Biologia Desmistificar a ideia que o homem descende dos macacos. Conhecer a historicidade da evolução humana. Compreender a importância dos vestígios para a teorização da evolução humana. 03/07/2012 Quatro estrelas 4 comentário(s) 58956 acesso(s) |
Lindomar de Oliveira Untaler ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
24 |
Bioética e reprodução humana
Ensino Médio | Biologia Identificar as formas de reprodução humana assistida. Refletir sobre os impactos bioéticos de determinadas formas de reprodução assistida 04/05/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 14408 acesso(s) |
ANDREA DA SILVA CASTAGINI SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Biologia |
25 |
Biotecnologia e produção de alimentos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Compreender a biotecnologia como construção humana, percebendo seu papel nos processos de produção de alimentos e sua relevância no desenvolvimento da saúde humana. Identificar etapas em processos de obtenção de alimentos considerando os aspectos biotecnológicos neles envolvid... 24/05/2013 Quatro estrelas 1 comentário(s) 33655 acesso(s) |
SELMA GONZAGA SILVA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Ciências Naturais |
Sem estrelas 0 classificações - 19423 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!