AULA | AUTORIA |
---|---|
A presença do ar na água e no solo
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Identificar a presença do ar na água por meio de atividade experimental; Relacionar a presença de ar na água à respiração dos peixes; Identificar a presença do ar no solo por meio de atividade experimental; Relacionar a presença de ar no solo à vida de pequenos animais que viv... 17/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 53815 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
Projeto de Iniciação Científica: Aonde está o ar? UCA/Metodologia Científica
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética · Comprovar a existência do ar; · Identificar a composição e propriedades do ar; · Compreender sobre massa, pressão, temperatura e umidade do ar; · Perceber os problemas que são causados devido à poluição do ar; · Analisar informações c... 19/06/2012 Cinco estrelas 3 comentário(s) 55265 acesso(s) |
MARIANE ELLEN DA SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
Como funcionam os paraquedas:investigando as propriedades do ar
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Reconhecer que o ar exerce pressão e oferece resistência; Relacionar a pressão do ar ao funcionamento dos paraquedas; Valorizar o conhecimento científico e a produção tecnológica. 17/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 41388 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
VIVENCIANDO E APRENDENDO: AS PROPRIEDADES DO AR
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Professor com estas atividades pretendemos que o aluno consiga: -Comprovar, através de experimentações, como o ar exerce pressão. -Conhecer as propriedades do ar. -Vivenciar uma experiência científica. -Estimular a curiosidade e o espírito investigativo. -Coletar, transporta... 02/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 15559 acesso(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
Os primeiros modernos: movimentos de vanguarda cultural na virada do século XIX para o XX
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História Os alunos poderão ter uma compreensão das relações entre a produção cultural e o seu contexto histórico, bem como aprofundar características estéticas de duas correntes de vanguarda: Impressionismo e Expressionismo. 17/07/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 11013 acesso(s) |
joão ricardo ferreira pires Universidade do Estado de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
Pipas no ar
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Explicar como o ar se movimenta; Relacionar empinar pipas às propriedades do ar; Relacionar o movimento do ar às formações das nuvens; Relacionar a temperatura do ar à formação dos ventos. Relacionar a velocidade dos ventos às épocas do ano; Reconhecer o uso das pipas como i... 17/11/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 45294 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
EXPERIMENTANDO E APRENDENDO: COMO PROVAR QUE O AR OCUPA LUGAR NO ESPAÇO.
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Comprovar por meio da realização de atividades, que o ar ocupa lugar no espaço. - Desenvolver a habilidade de observação. - Aguçar a curiosidade e o espírito investigativo. - Propiciar conhecimento científico importante, para inserção ao meio. 28/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5955 acesso(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
A Vanguarda Popular Revolucionária (VPR)
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História - Compreender o papel da resistência das organizações armadas no movimento de luta contra a Ditadura Militar. - Conhecer as características da organização armada Vanguarda Popular Revolucionária (VPR). - Identificar as ideias e mapear a composição social da VPR. - Entender ... 01/12/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 4223 acesso(s) |
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
Prevendo as chuvas: umidade do ar
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Associar as chuvas à presença de umidade no ar. Identificar como se faz a previsão de chuvas através da umidade do ar. Construir e entender o funcionamento de um higrômetro. Compreender como o ar acumula umidade. Desenvolver a leitura de textos científicos relacionados com o a... 22/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 28197 acesso(s) |
Marina Silva Rocha ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
Poluição do Ar: como combater? - UCA
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Identificar as causas da poluição do ar; Conhecer algumas consequências provocadas pela poluição do ar; Compreender a relação existente entre homem e a poluição; 24/10/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 11049 acesso(s) |
Lindomar de Oliveira Untaler ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
Desvendando a composição e a qualidade do ar - UCA
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Compreender os fatores associados à qualidade do ar. Identificar diferentes maneiras de contribuir para a preservação e manutenção da qualidade do ar. Vislumbrar a importância do ar para a vida na Terra. 30/08/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 12881 acesso(s) |
Delma Faria Shimamoto ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
COMO TRABALHAR COM AS PROPRIEDADES DO AR POR MEIO DE VIVENCIAS EM SALA DE AULA? (UCA)
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática - Comprovar como o ar exerce pressão. - Conhecer a propriedade do ar, pressão. - Vivenciar uma experiência científica. - Estimular a curiosidade e o espírito investigativo. - Trabalhar com dados e tabelas; - Produzir textos. 17/10/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 27051 acesso(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
Ar em nossa vida: brincadeiras e conhecimentos
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Reconhecer que o ar existe e que ocupa lugar; Reconhecer a dependência dos seres vivos em relação ao ar (respiração); Conhecer sobre vida e obra de Cândido Portinari; Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; Desenvolver a capacidade de le... 20/05/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 51610 acesso(s) |
RONES AURELIANO DE SOUSA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Filosofia |
A invenção do avião
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Relacionar a história de vida de Santos Dumont ao invento do avião; Valorizar o conhecimento científico e a produção tecnológica; Relacionar a pressão e a resistência do ar ao vôo dos aviões. 17/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14938 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
Ginástica ao ar livre: saúde ao alcance de todos?
Ensino Fundamental Final | Educação Física Reconhecer os aspectos sociais que envolvem a ginástica ao ar livre; constatar de que maneira esse tipo de ginástica promoveria a saúde; vivenciar algumas formas de ginástica ao ar livre. 27/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6534 acesso(s) |
FABIOLA PEDROZA VIEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
O que faz o ar movimentar?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais . Perceber que o ar se movimenta; . Compreender a origem dos ventos. 16/12/2009 Três estrelas 1 comentário(s) 31759 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
Poluição do ar
Ensino Médio | Biologia Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana ou medidas de conservação, conforme habilidade H4 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM. Analisar perturbações ambientais do destino dos poluentes ou pr... 17/11/2014 Quatro estrelas 1 comentário(s) 9756 acesso(s) |
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
Como aprender sobre a importância do ar em nossa vida por meio de experiências? (UCA)
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Reconhecer a importância do ar para a vida dos seres vivos; Realizar experiências científicas; Compreender como funciona o sistema respiratório; Produzir textos instrucionais; Realizar leitura e interpretação de texto; Desenvolver habilidades para a produção oral e escrita. 06/11/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 66878 acesso(s) |
Laís de Castro Agranito ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
Desenhando com formas céu e ar
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Matemática o Conhecer parte da produção poética da artista Ligya Clark; o Produzir dobraduras que possam ser sustentadas pelo vento; o Desenhar com as dobraduras produzidas, utilizando como fundo o céu e como suporte o ar. 15/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7676 acesso(s) |
Marileusa de Oliveira Reducino ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
A presença do ar no corpo humano
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Identificar a presença de ar no corpo humano; Relacionar a presença do ar ao processo de respiração e digestão; Identificar a presença do gás carbônico no corpo através de atividade experimental que envolve observação e interpretação de reação química; Relacionar a eliminação ... 17/11/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 23131 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
POLUIÇÃO DO AR: EFEITOS NO AMBIENTE E NA SAÚDE HUMANA
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Ética 1.Compreender o que significa poluição atmosférica no contexto atual. 2.Elencar e discutir sobre os fatores que provocam a crescente poluição do ar. 3.Reconhecer e analisar os efeitos da poluição atmosférica no meio ambiente e na saúde das pessoas. 4.Conhecer e divulgar ações ... 03/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 56789 acesso(s) |
Gláucia Costa Abdala Diniz ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
Relações entre ser humano, ambiente e saúde.
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Saúde Destacar as condições do solo, da água e do ar como sendo necessárias à saúde humana; Analisar situações reais e apontar o problema de contaminação da água e do solo, que podem interferir na saúde da população; Valorizar atitudes de preservação do ambiente e desenvolver hábito... 11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20606 acesso(s) |
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
PRODUÇÃO DE TEXTO A PARTIR DE VIVÊNCIAS CIENTÍFICAS: O AR É IMPORTANTE EM NOSSA VIDA.
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa O que o aluno poderá aprender com esta aula: Ler pequenos textos investigando sobre a importância da pressão do ar. Desenvolver habilidade escrita e oralidade a partir de experimentações e discussão coletiva. Expressar de forma crítica a partir do conhecimento adquirido. El... 28/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9147 acesso(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
Como descobrir algumas das propriedades do ar, por meio da experimentação, sistematização e discussão? (UCA)
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática -Desenvolver a habilidade de registro a partir de experimentações. -Reconhecer a estrutura do gênero “texto instrucional ou injuntivo”. -Relatar oralmente suas observações para o grupo, em discussões coletivas. - Experimentar o ar e suas propriedades. 19/12/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 10660 acesso(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
O Pré-Modernismo
Ensino Médio | Literatura identificar as vanguardas européias: Futurismo, Expressionismo, Cubismo, Dadaísmo, Surrealismo; conhecer e analisar textos de autores modernistas; contextualizar o conhecimento com outras formas de arte produzidas neste período. 14/01/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 68646 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |