Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
SUGESTÕES DE AULA
Professor(a), conheça as sugestões de aulas elaboradas por professores de todo o país e colabore com opiniões e novas ideias. As aulas poderão ser acessadas por palavras-chave ou pela busca avançada.
Estas mesmas aulas estão também organizadas em coleções para os diferentes níveis de ensino. Participe dessa rede colaborativa! Nesse momento, há 15172 sugestões de aulas e 840 coleções disponíveis.

RESULTADOS DA BUSCA

Sua busca retornou 265 aulas para Vanguardas ar (1.306 segundos) Ver mais
AULA AUTORIA
A presença do ar na água e no solo

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Identificar a presença do ar na água por meio de atividade experimental; Relacionar a presença de ar na água à respiração dos peixes; Identificar a presença do ar no solo por meio de atividade experimental; Relacionar a presença de ar no solo à vida de pequenos animais que viv...

17/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 53815 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

Projeto de Iniciação Científica: Aonde está o ar? UCA/Metodologia Científica

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

·        Comprovar a existência do ar; ·        Identificar a composição e propriedades do ar; ·        Compreender sobre massa, pressão, temperatura e umidade do ar;       ·        Perceber os problemas que são causados devido à poluição do ar; ·        Analisar informações c...

19/06/2012 Cinco estrelas 3 comentário(s) 55265 acesso(s)

MARIANE ELLEN DA SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

Como funcionam os paraquedas:investigando as propriedades do ar

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Reconhecer que o ar exerce pressão e oferece resistência; Relacionar a pressão do ar ao funcionamento dos paraquedas; Valorizar o conhecimento científico e a produção tecnológica.

17/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 41388 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

VIVENCIANDO E APRENDENDO: AS PROPRIEDADES DO AR

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Professor com estas atividades pretendemos que o aluno consiga:   -Comprovar, através de experimentações, como o ar exerce pressão. -Conhecer as propriedades do ar. -Vivenciar uma experiência científica. -Estimular a curiosidade e o espírito investigativo. -Coletar, transporta...

02/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 15559 acesso(s)

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

Os primeiros modernos: movimentos de vanguarda cultural na virada do século XIX para o XX

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

Os alunos poderão ter uma compreensão das relações entre a produção cultural e o seu contexto histórico, bem como aprofundar características estéticas de duas correntes de vanguarda: Impressionismo e Expressionismo.

17/07/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 11013 acesso(s)

joão ricardo ferreira pires

Universidade do Estado de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

Pipas no ar

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Explicar como o ar se movimenta; Relacionar empinar pipas às propriedades do ar; Relacionar o movimento do ar às formações das nuvens; Relacionar a temperatura do ar à formação dos ventos.   Relacionar a velocidade dos ventos às épocas do ano; Reconhecer o uso das pipas como i...

17/11/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 45294 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

EXPERIMENTANDO E APRENDENDO: COMO PROVAR QUE O AR OCUPA LUGAR NO ESPAÇO.

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Comprovar por meio da realização de atividades, que o ar ocupa lugar no espaço. - Desenvolver a habilidade de observação. - Aguçar a curiosidade e o espírito investigativo. - Propiciar conhecimento científico importante, para inserção ao meio.

28/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5955 acesso(s)

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

A Vanguarda Popular Revolucionária (VPR)

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

  - Compreender o papel da resistência das organizações armadas no movimento de luta contra a Ditadura Militar. - Conhecer as características da organização armada Vanguarda Popular Revolucionária (VPR). - Identificar as ideias e mapear a composição social da VPR.  - Entender ...

01/12/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 4223 acesso(s)

LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

Prevendo as chuvas: umidade do ar

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Associar as chuvas à presença de umidade no ar. Identificar como se faz a previsão de chuvas através da umidade do ar. Construir e entender o funcionamento de um higrômetro. Compreender como o ar acumula umidade. Desenvolver a leitura de textos científicos relacionados com o a...

22/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 28197 acesso(s)

Marina Silva Rocha

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

Poluição do Ar: como combater? - UCA

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Identificar as causas da poluição do ar; Conhecer algumas consequências provocadas pela poluição do ar; Compreender a relação existente entre homem e a poluição;

24/10/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 11049 acesso(s)

Lindomar de Oliveira Untaler

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

Desvendando a composição e a qualidade do ar - UCA

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Compreender os fatores associados à qualidade do ar. Identificar diferentes maneiras de contribuir para a preservação e manutenção da qualidade do ar. Vislumbrar a importância do ar para a vida na Terra.

30/08/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 12881 acesso(s)

Delma Faria Shimamoto

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

COMO TRABALHAR COM AS PROPRIEDADES DO AR POR MEIO DE VIVENCIAS EM SALA DE AULA? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

- Comprovar como o ar exerce pressão. - Conhecer a propriedade do ar, pressão. - Vivenciar uma experiência científica. - Estimular a curiosidade e o espírito investigativo. - Trabalhar com dados e tabelas; - Produzir textos.

17/10/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 27051 acesso(s)

ALINE RODRIGUES CANTALOGO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

Ar em nossa vida: brincadeiras e conhecimentos

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Reconhecer que o ar existe e que ocupa lugar; Reconhecer a dependência dos seres vivos em relação ao ar (respiração); Conhecer sobre vida e obra de Cândido Portinari; Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; Desenvolver a capacidade de le...

20/05/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 51610 acesso(s)

RONES AURELIANO DE SOUSA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Filosofia

A invenção do avião

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Relacionar a história de vida de Santos Dumont ao invento do avião; Valorizar o conhecimento científico e a produção tecnológica; Relacionar a pressão e a resistência do ar ao vôo dos aviões.

17/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14938 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

Ginástica ao ar livre: saúde ao alcance de todos?

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Reconhecer os aspectos sociais que envolvem a ginástica ao ar livre; constatar de que maneira esse tipo de ginástica promoveria a saúde; vivenciar algumas formas de ginástica ao ar livre.

27/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6534 acesso(s)

FABIOLA PEDROZA VIEIRA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

O que faz o ar movimentar?

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

. Perceber que o ar se movimenta; . Compreender a origem dos ventos.

16/12/2009 Três estrelas 1 comentário(s) 31759 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

Poluição do ar

Ensino Médio | Biologia

Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana ou medidas de conservação, conforme habilidade H4 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.   Analisar perturbações ambientais do destino dos poluentes ou pr...

17/11/2014 Quatro estrelas 1 comentário(s) 9756 acesso(s)

CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

Como aprender sobre a importância do ar em nossa vida por meio de experiências? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

  Reconhecer a importância do ar para a vida dos seres vivos; Realizar experiências científicas; Compreender como funciona o sistema respiratório; Produzir textos instrucionais; Realizar leitura e interpretação de texto; Desenvolver habilidades para a produção oral e escrita.

06/11/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 66878 acesso(s)

Laís de Castro Agranito

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

Desenhando com formas céu e ar

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Matemática

o   Conhecer parte da produção poética da artista Ligya Clark; o   Produzir dobraduras que possam ser sustentadas pelo vento; o   Desenhar com as dobraduras produzidas, utilizando como fundo o céu e como suporte o ar.

15/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7676 acesso(s)

Marileusa de Oliveira Reducino

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

A presença do ar no corpo humano

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Identificar a presença de ar no corpo humano; Relacionar a presença do ar ao processo de respiração e digestão; Identificar a presença do gás carbônico no corpo através de atividade experimental que envolve observação e interpretação de reação química; Relacionar a eliminação ...

17/11/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 23131 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

POLUIÇÃO DO AR: EFEITOS NO AMBIENTE E NA SAÚDE HUMANA

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1.Compreender o que significa poluição atmosférica no contexto atual. 2.Elencar e discutir sobre os fatores que provocam a crescente poluição do ar. 3.Reconhecer e analisar os efeitos da poluição atmosférica no meio ambiente e na saúde das pessoas. 4.Conhecer e divulgar ações ...

03/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 56789 acesso(s)

Gláucia Costa Abdala Diniz

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

Relações entre ser humano, ambiente e saúde.

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Destacar as condições do solo, da água e do ar como sendo necessárias à saúde humana; Analisar situações reais e apontar o problema de contaminação da água e do solo, que podem interferir na saúde da população; Valorizar atitudes de preservação do ambiente e desenvolver hábito...

11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20606 acesso(s)

PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

PRODUÇÃO DE TEXTO A PARTIR DE VIVÊNCIAS CIENTÍFICAS: O AR É IMPORTANTE EM NOSSA VIDA.

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

O que o aluno poderá aprender com esta aula:    Ler pequenos textos investigando sobre a importância da pressão do ar. Desenvolver habilidade escrita e oralidade a partir de experimentações e discussão coletiva. Expressar de forma crítica a partir do conhecimento adquirido. El...

28/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9147 acesso(s)

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

Como descobrir algumas das propriedades do ar, por meio da experimentação, sistematização e discussão? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

-Desenvolver a habilidade de registro a partir de experimentações. -Reconhecer a estrutura do gênero “texto instrucional ou injuntivo”. -Relatar oralmente suas observações para o grupo, em discussões coletivas. - Experimentar o ar e suas propriedades.  

19/12/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 10660 acesso(s)

ALINE RODRIGUES CANTALOGO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

O Pré-Modernismo

Ensino Médio | Literatura

identificar as vanguardas européias: Futurismo, Expressionismo, Cubismo, Dadaísmo, Surrealismo; conhecer e analisar textos de autores modernistas; contextualizar o conhecimento com outras formas de arte produzidas neste período.

14/01/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 68646 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.