AULA | AUTORIA |
---|---|
MPB, ontem, hoje e sempre
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Matemática - Escrever, mesmo sem saber ler, através da memorização. - Obter informações sobre o autor e a época em que a música foi composta, pois elas exprimem os valores e a riqueza dos vários grupos sociais. - Utilizar os recursos existentes no laptop, visando construir conhecimentos... 20/10/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 3046 acesso(s) |
Alexandra de Cassia Rampazo Leonardi AIRTON POLICARPO DOUTOR EMEF PEDREIRA SP Alfabetização |
Música – Introdução ao repertório de música popular brasileira – MPB: “Leãozinho” de Caetano Veloso
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Inicial | Artes Conhecer o conceito de música popular brasileira – MPB. Conhecer o compositor Caetano Veloso e a canção “Leãozinho”. Cantar a música de várias maneiras, através de jogos e brincadeiras, desenvolvendo habilidades rítmicas e melódicas. Compor uma música escolhendo um animal como... 19/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 20009 acesso(s) |
Leonardo Stefano Masquio COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
Música – Introdução ao repertório de música popular brasileira – MPB: “Aquarela” de Toquinho
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Inicial | Artes Conhecer o conceito de música popular brasileira – MPB. Conhecer o compositor Toquinho e a canção “Aquarela”: história, contexto, instrumentação e estilo. Cantar a música de várias maneiras, através de jogos e brincadeiras, desenvolvendo habilidades rítmicas e melódicas. Criar... 07/12/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 41814 acesso(s) |
Leonardo Stefano Masquio COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
Música – Introdução ao repertório de música popular brasileira – MPB: “Maria, Maria” de Milton Nascimento
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Inicial | Artes Conhecer o conceito de música popular brasileira – MPB. Conhecer o compositor Milton Nascimento e a canção “Maria, Maria”. Cantar a música de várias maneiras, através de jogos e brincadeiras, desenvolvendo habilidades rítmicas e melódicas. Criar um perfil da personagem Maria h... 22/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 19127 acesso(s) |
Leonardo Stefano Masquio COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
Música – Introdução ao repertório de música popular brasileira – MPB: “O pato” interpretado por João Gilberto
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Inicial | Artes Conhecer o conceito de música popular brasileira – MPB. Conhecer a canção “O pato”, de autoria de Jayme Silva e Neuza Teixeira e o intérprete João Gilberto: história, contexto, instrumentação e estilo. Cantar a música de várias maneiras, através de jogos e brincadeiras, desenv... 01/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 10718 acesso(s) |
Leonardo Stefano Masquio COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
Música – Introdução ao repertório de música popular brasileira – MPB: “Sítio do Pica-Pau Amarelo” de Gilberto Gil
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Conhecer o conceito de música popular brasileira – MPB. Conhecer o autor Monteiro Lobato, o compositor Gilberto Gil e a canção “Sítio do Pica-Pau Amarelo”. Cantar a música de várias maneiras, através de jogos e brincadeiras, desenvolvendo habilidades rítmicas e melódicas. Apre... 19/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 48073 acesso(s) |
Leonardo Stefano Masquio COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
Música – Introdução ao repertório de música popular brasileira – MPB: “A banda” de Chico Buarque
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Conhecer o conceito de música popular brasileira – MPB. Conhecer o compositor Chico Buarque e a canção “A Banda”: história, contexto, instrumentação e estilo. Cantar a música de várias maneiras, através de jogos e brincadeiras, desenvolvendo habilidades rítmicas e melódicas. D... 22/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 34821 acesso(s) |
Leonardo Stefano Masquio COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
Vozes do discurso: o eu-lírico feminino em canções populares
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Literatura Ensino Médio | Língua Portuguesa Interpretar efeitos de sentido decorrentes da representação do eu-lírico feminino em canções da MPB; reconhecer e usar focos enunciativos (pontos de vista) adequados aos efeitos de sentido pretendidos; reconhecer posicionamentos enunciativos presentes nos textos e suas vozes r... 19/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12057 acesso(s) |
wendell de freitas amaral COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
Cultura popular e resistência: o engajamento da MPB durante a ditadura militar
Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Conhecer os festivais da canção dos anos 1960 e 1970, o conceito de engajamento nas artes e identificar a MPB como trilha sonora da ditadura militar. 01/08/2012 Quatro estrelas 4 comentário(s) 26420 acesso(s) |
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA NTE - CURITIBA - (CETEPAR) CURITIBA PR História |
MÚSICA PARA TODOS. APRENDENDO COM A MÚSICA BRASILEIRA.
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Inicial | Ética Reconhecer a diversidade da música brasileira. Identificar diferentes ritmos e gêneros da música brasileira. Conhecer importantes representantes do samba, da bossa nova e da música popular brasileira. Desenvolver linguagem oral e escrita. 20/08/2014 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9776 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ética |
Produzindo textos: visitando o Modernismo brasileiro
Ensino Médio | Literatura Ensino Médio | Língua Portuguesa Compreender as características e parte da produção cultural relativa ao Modernismo brasileiro; produzir textos orais e escritos a partir de textos selecionados de autores modernistas; participar de uma adaptação e encenação de um texto moderno. 17/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 25639 acesso(s) |
THYAGO MADEIRA FRANCA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
O “Pessoal do Ceará” e a nova cara da canção popular brasileira da década de 1970
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | Artes Ensino Médio | História Os alunos irão aprender sobre a trajetória musical de um grupo de jovens compositores originários do Nordeste, na década de 1970, que passou a ser conhecido como o “Pessoal do Ceará”. A obra criada por esses artistas evidenciou o surgimento de uma nova geração de compositores ... 29/08/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 3562 acesso(s) |
Bruno Viveiros Martins Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
Recursos retóricos na música
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa reconhecer e usar, de forma produtiva e autônoma, figuras de linguagem, tais como metáfora e metonímia; estabelecer relações entre os temas abordados nos textos lidos e questões da realidade; analisar letras de música, de acordo com o contexto histórico em que foram produzidas. 21/10/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 32026 acesso(s) |
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
LENDO COM QUEM AINDA NÃO SABE LER: LEITURA COLETIVA DE UMA MÚSICA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização As crianças na faixa etária de 6 anos de idade com esta aula terão a possibilidade de: - Desenvolver a linguagem escrita; - Descobrir o que está escrito e onde; - Refletir sobre as características do sistema alfabético; - Valorizar o trabalho em parceria. 01/09/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 16158 acesso(s) |
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Linguagem oral e escrita |
Alfabeto cantado de A à Z
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita ● Conhecer o alfabeto através da música; ● Reconhecer as letras do alfabeto na letra da música; ● Construir a representação a partir do elemento musical; ● Conhecer músicas da “música popular brasileira”; ● Relacionar a oralidade da música com a sua escrita com base nas letras... 22/12/2009 Quatro estrelas 12 comentário(s) 18119 acesso(s) |
Vanessa Salum Cabral Galvão Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |