Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
SUGESTÕES DE AULA
Professor(a), conheça as sugestões de aulas elaboradas por professores de todo o país e colabore com opiniões e novas ideias. As aulas poderão ser acessadas por palavras-chave ou pela busca avançada.
Estas mesmas aulas estão também organizadas em coleções para os diferentes níveis de ensino. Participe dessa rede colaborativa! Nesse momento, há 15172 sugestões de aulas e 840 coleções disponíveis.

RESULTADOS DA BUSCA

Sua busca retornou 15 aulas para mpb (0.696 segundos) Ver mais
AULA AUTORIA
MPB, ontem, hoje e sempre

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

- Escrever, mesmo sem saber ler, através  da memorização. - Obter informações sobre o autor e a época em que a música foi composta, pois elas exprimem os valores e a riqueza dos vários grupos sociais. - Utilizar os recursos existentes no laptop, visando construir conhecimentos...

20/10/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 3046 acesso(s)

Alexandra de Cassia Rampazo Leonardi

AIRTON POLICARPO DOUTOR EMEF

PEDREIRA SP

Alfabetização

Música – Introdução ao repertório de música popular brasileira – MPB: “Leãozinho” de Caetano Veloso

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Conhecer o conceito de música popular brasileira – MPB. Conhecer o compositor Caetano Veloso e a canção “Leãozinho”. Cantar a música de várias maneiras, através de jogos e brincadeiras, desenvolvendo habilidades rítmicas e melódicas. Compor uma música escolhendo um animal como...

19/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 20009 acesso(s)

Leonardo Stefano Masquio

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

Música – Introdução ao repertório de música popular brasileira – MPB: “Aquarela” de Toquinho

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Conhecer o conceito de música popular brasileira – MPB. Conhecer o compositor Toquinho e a canção “Aquarela”: história, contexto, instrumentação e estilo. Cantar a música de várias maneiras, através de jogos e brincadeiras, desenvolvendo habilidades rítmicas e melódicas. Criar...

07/12/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 41814 acesso(s)

Leonardo Stefano Masquio

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

Música – Introdução ao repertório de música popular brasileira – MPB: “Maria, Maria” de Milton Nascimento

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Conhecer o conceito de música popular brasileira – MPB. Conhecer o compositor Milton Nascimento e a canção “Maria, Maria”. Cantar a música de várias maneiras, através de jogos e brincadeiras, desenvolvendo habilidades rítmicas e melódicas. Criar um perfil da personagem Maria h...

22/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 19127 acesso(s)

Leonardo Stefano Masquio

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

Música – Introdução ao repertório de música popular brasileira – MPB: “O pato” interpretado por João Gilberto

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Conhecer o conceito de música popular brasileira – MPB. Conhecer a canção “O pato”, de autoria de Jayme Silva e Neuza Teixeira e o intérprete João Gilberto: história, contexto, instrumentação e estilo. Cantar a música de várias maneiras, através de jogos e brincadeiras, desenv...

01/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 10718 acesso(s)

Leonardo Stefano Masquio

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

Música – Introdução ao repertório de música popular brasileira – MPB: “Sítio do Pica-Pau Amarelo” de Gilberto Gil

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Conhecer o conceito de música popular brasileira – MPB. Conhecer o autor Monteiro Lobato, o compositor Gilberto Gil e a canção “Sítio do Pica-Pau Amarelo”. Cantar a música de várias maneiras, através de jogos e brincadeiras, desenvolvendo habilidades rítmicas e melódicas. Apre...

19/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 48073 acesso(s)

Leonardo Stefano Masquio

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

Música – Introdução ao repertório de música popular brasileira – MPB: “A banda” de Chico Buarque

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Conhecer o conceito de música popular brasileira – MPB. Conhecer o compositor Chico Buarque e a canção “A Banda”: história, contexto, instrumentação e estilo. Cantar a música de várias maneiras, através de jogos e brincadeiras, desenvolvendo habilidades rítmicas e melódicas. D...

22/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 34821 acesso(s)

Leonardo Stefano Masquio

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

Vozes do discurso: o eu-lírico feminino em canções populares

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Literatura

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Interpretar efeitos de sentido decorrentes da representação do eu-lírico feminino em canções da MPB; reconhecer e usar focos enunciativos (pontos de vista) adequados aos efeitos de sentido pretendidos; reconhecer posicionamentos enunciativos presentes nos textos e suas vozes r...

19/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12057 acesso(s)

wendell de freitas amaral

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

Cultura popular e resistência: o engajamento da MPB durante a ditadura militar

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Conhecer os festivais da canção dos anos 1960 e 1970, o conceito de engajamento nas artes e identificar a MPB como trilha sonora da ditadura militar.

01/08/2012 Quatro estrelas 4 comentário(s) 26420 acesso(s)

VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA

NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

CURITIBA PR

História

MÚSICA PARA TODOS. APRENDENDO COM A MÚSICA BRASILEIRA.

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Reconhecer a diversidade da música brasileira. Identificar diferentes ritmos e gêneros da música brasileira. Conhecer importantes representantes do samba, da bossa nova e da música popular brasileira. Desenvolver linguagem oral e escrita.

20/08/2014 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9776 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ética

Produzindo textos: visitando o Modernismo brasileiro

Ensino Médio | Literatura

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Compreender as características e parte da produção cultural relativa ao Modernismo brasileiro; produzir textos orais e escritos a partir de textos selecionados de autores modernistas; participar de uma adaptação e encenação de um texto moderno.

17/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 25639 acesso(s)

THYAGO MADEIRA FRANCA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

O “Pessoal do Ceará” e a nova cara da canção popular brasileira da década de 1970

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | Artes

Ensino Médio | História

Os alunos irão aprender sobre a trajetória musical de um grupo de jovens compositores originários do Nordeste, na década de 1970, que passou a ser conhecido como o “Pessoal do Ceará”. A obra criada por esses artistas evidenciou o surgimento de uma nova geração de compositores ...

29/08/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 3562 acesso(s)

Bruno Viveiros Martins

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

Recursos retóricos na música

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

reconhecer e usar, de forma produtiva e autônoma, figuras de linguagem, tais como metáfora e metonímia; estabelecer relações entre os temas abordados nos textos lidos e questões da realidade;  analisar letras de música, de acordo com o contexto histórico em que foram produzidas.

21/10/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 32026 acesso(s)

LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

LENDO COM QUEM AINDA NÃO SABE LER: LEITURA COLETIVA DE UMA MÚSICA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

As crianças na faixa etária de 6 anos de idade com esta aula terão a possibilidade de: - Desenvolver a linguagem escrita; - Descobrir o que está escrito e onde; - Refletir sobre as características do sistema alfabético; - Valorizar o trabalho em parceria.

01/09/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 16158 acesso(s)

ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Linguagem oral e escrita

Alfabeto cantado de A à Z

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

● Conhecer o alfabeto através da música; ● Reconhecer as letras do alfabeto na letra da música; ● Construir a representação a partir do elemento musical; ● Conhecer músicas da “música popular brasileira”; ● Relacionar a oralidade da música com a sua escrita com base nas letras...

22/12/2009 Quatro estrelas 12 comentário(s) 18119 acesso(s)

Vanessa Salum Cabral Galvão

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.