Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Manifestações de violência, indisciplina e bullying na escola

 

15/04/2011

Ficha Técnica
Descrição

Essa coleção reúne aulas referentes a manifestações de violência, indisciplina e bullying na escola. O professor poderá trabalhar a conscientização dos alunos para a necessidade de se combater a violência e de se cultivar a paz em diferentes contextos, inclusive na escola. Além disso, as aulas selecionadas nessa coleção permitem uma discussão ampliada sobre o bullying, fenômeno que têm crescido consideravelmente no meio educacional e que requer um trabalho específico de reflexão e mudança de comportamento por parte dos alunos. Assim, as aulas de 1 a 7 abordam as questões referentes à violência de uma maneira geral e na escola. As aulas de 8 a 13 auxiliam na discussão sobre relações interpessoais na escola, questões ligadas à indisciplina e a importância do cultivo da paz no meio educacional. Por fim, as aulas de 14 a 22 trabalham o tema bullying.

Autoria

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG

Palavras-chave

violência, indisciplina, bullying, escola, paz

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Lista de aulas da coleção (22 aulas)
# Aula Autoria
1 Violência urbana: Ao invés de construir porque destruir?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros

Ensino Fundamental Final | Geografia

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Médio | Biologia

Ensino Médio | Sociologia

O conceito de violência urbana;    As diferentes formas de violência urbana, como, por exemplo, a depredação de patrimônios públicos (telefones públicos, carteiras escolares etc.), brigas no trânsito e em estacionamentos por vagas para estacionar os veículos; O que fazer para ...

19/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 13722 acesso(s)

Estela Calderaro Pontinha Leite

Universidade de Mogi das Cruzes

MOGI DAS CRUZES SP

Saúde

2 DEPREDAÇÃO DA ESCOLA E O RESPEITO AO PATRIMÔNIO PÚBLICO

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1) Identificar na escola situações de depredação e desrespeito ao patrimônio. 2) Reconhecer a importância da escola como um espaço de formação humana. 3) Elaborar estratégias de conscientização e enfrentamento às atitudes de depredação. 4) Conhecer e compreender as punições pr...

17/01/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 29755 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

3 Violência na escola! Diga não!

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Nesta aula será discutido e refletido com os alunos sobre a violência no contexto escolar, bem como sobre a violência contra o professor e com os colegas em sala de aula. Além disso, esta aula pode contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos...

12/07/2010 Quatro estrelas 13 comentário(s) 77041 acesso(s)

Bruno Pagliarani Mattiazzo

FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Física

4 Violência

Ensino Médio | Sociologia

Sejam capazes de analisar criticamente os processos que estabelecem as relações de poder presentes nas sociedades, compreendendo os diversos mecanismos de dominação existentes nas diferentes sociedades para compreender a violência instalada na sociedade contemporânea. Percebam...

18/12/2008 Cinco estrelas 1 comentário(s) 41109 acesso(s)

ROSANGELA MENTA MELLO

WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

TELEMACO BORBA PR

Outros

5 VIOLÊNCIA SIMBÓLICA: O QUE É? ONDE ESTÁ?

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1) Compreender o significado do termo violência simbólica. 2) Perceber o papel da violência simbólica na dominação das pessoas. 3) Identificar situações de violência simbólica na escola.  

28/05/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 44708 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

6 APRENDENDO A LIDAR COM A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1) Refletir criticamente sobre as diversas formas de violência simbólica presentes nas relações estabelecidas dentro da escola. 2) Proteger-se de situações de violência simbólica presentes nas escolas e em outros espaços. 3) Romper com a violência simbólica presente na relação...

28/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 14798 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

7 NEM VIOLÊNCIA SIMBÓLICA, NEM VIOLÊNCIA ALGUMA: EU QUERO É PAZ

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1) Planejar ações que rompam com a violência simbólica na sua escola e na sua comunidade. 2) Sensibilizar-se com toda forma de violência e humilhação, opondo-se à ela. 3) Cultivar  a paz na escola.

28/05/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 16025 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

8 BATEU LEVOU?! RESOLVENDO CONFLITOS INTERPESSOAIS NA ESCOLA

Ensino Fundamental Inicial | Ética

- Exercitar a tolerância nas relações com colegas na escola. - Lidar com conflitos interpessoais. - Buscar estratégias pacíficas para resolução de conflitos.

17/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9300 acesso(s)

Marta Regina Alves Pereira

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Apoio Escolar

9 APELIDOS EM SALA DE AULA: INTERFEREM NAS RELAÇÕES?

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1. Compreender que determinados apelidos podem prejudicar o aprendizado e o convívio grupal. 2. Conhecer e analisar depoimentos de crianças e jovens que receberam apelidos pejorativos, identificando os sentimentos e reações destas pessoas. 3. Listar e compartilhar apelidos que...

09/12/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 69478 acesso(s)

Gláucia Costa Abdala Diniz

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

10 INDISCIPLINA NA SALA DE AULA.

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1. Comparar as opiniões de professores e alunos em relação ao que entendem por indisciplina. 2. Reconhecer que atitudes de indisciplina interferem no processo ensino-aprendizagem. 3. Identificar e avaliar situações de indisciplina na sala de aula. 4. Propor alternativas de açã...

14/11/2010 Quatro estrelas 14 comentário(s) 113686 acesso(s)

Gláucia Costa Abdala Diniz

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

11 ESCOLA ATUAL: COMO LIDA COM A INDISCIPLINA?

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1. Conhecer e analisar o regimento da escola em relação a atitudes de indisciplina por parte de alunos. 2. Investigar como alunos e professores se posicionam em relação às regras e sanções utilizadas pela escola quanto à indisciplina. 3. Analisar depoimentos de alunos quanto à...

09/12/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 33098 acesso(s)

Gláucia Costa Abdala Diniz

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

12 EXERCITANDO A PAZ NA ESCOLA

Ensino Fundamental Inicial | Ética

a) Identificar situações de violência (como xingamentos, desrespeitos, agressões físicas, dentre outras) contra os/as colegas em sala de aula e impedir a continuidade das mesmas. b) Exercitar a convivência harmoniosa, o respeito ao outro, a justiça e a paz. c) Compreender que ...

01/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 23046 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

13 PAZ: A GENTE QUE FAZ

Ensino Fundamental Inicial | Ética

a) Exercitar a paz nas relações com colegas na escola e em outras situações cotidianas. b) Valorizar ambientes harmoniosos em que imperam o respeito e a justiça. c) Perceber a própria responsabilidade e o dever de romper com atos violentos iniciados por si mesmo/a na escola e/...

01/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 62163 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

14 Bullying: o que é e quais as formas existentes.

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Médio | Biologia

Ensino Médio | Sociologia

O que é Bullying,  formas existentes e como identificar; As consequências psíquicas e físicas que o Bullying pode causar na vítima; Como ocorre o Bullying em função da orientação sexual, motivações e o que fazer contra isso.

22/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 44431 acesso(s)

Estela Calderaro Pontinha Leite

Universidade de Mogi das Cruzes

MOGI DAS CRUZES SP

Saúde

15 Bullying não é brincadeira!

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Adotar atitudes de respeito com o próximo. Perceber a importância de ter um bom convívio social, de conhecer valores e regras. A aula pretende esclarecer: O que significa bullying. De que maneiras o bullying pode acontecer na escola. Quais são as conseqüências de quem pratica ...

06/08/2009 Quatro estrelas 57 comentário(s) 332613 acesso(s)

Suelen Fernanda Machado

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Outros

16 Bullying- Caminhos e alternativas possíveis

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Conhecer o conceito “bullying” e suas conseqüências no dia a dia escolar; Fazer levantamento do perfil da escola em relação ao “bullying”; Criar mecanismos na escola para combate ao “bullying”; Debater sobre a diversidade e o direito de expressão.

23/02/2011 Cinco estrelas 4 comentário(s) 103473 acesso(s)

Grace Luciana Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Informação e Comunicação

17 O debate regrado e o bullying

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Discutir o conceito de bullying e sua existência na escola; levantar argumentos para a realização de um debate; organizar e participar de um debate regrado cujo tema seja o bullying.

04/09/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 56034 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

18 Cyberbullying (violência Virtual): o que é?

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Médio | Sociologia

Conceituar Cyberbullying, violência virtual: o que é, os tipos mais frequentes, como prevenir e o que fazer. Aprender sobre os sentimentos de quem agride e de quem é agredido – sobre o que leva a agressão, e sobre as possíveis repercussões sociais e psicológicas à vítima deste...

18/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 64206 acesso(s)

Maria Hilda Ruas de Andrade

ZULENKA RAPCHAN PROFA

MIRANTE DO PARANAPANEMA SP

Língua Portuguesa

19 Tema: Bullying: a violência nas escolas.

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Objetivos: a) Refletir sobre Bullying e suas consequências na vida dos estudantes b) Sistematizar as características do gênero reportagem

27/10/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 93246 acesso(s)

Júlia Maria Cerqueira

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Línguas

20 Bullying na escola:o que pensam os jovens que praticam o bullying

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Refletir sobre as diferenças entre as pessoas;    Debater o tema proposto;  Desenvolver habilidade de expressar opinião; Ampliar a discussão para toda a escola;  Realizar com as outras disciplinas uma campanha contra o bullying na escola.

22/11/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 18892 acesso(s)

Joseli Rezende Thomaz

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

21 Bulliyng: o mal que está na sala de aula

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Ensino Médio | Biologia

Conhecer o conceito de bullying Explicar as possíveis conseqüências, em termos físicos e psicológicos, do bullying Estimular a cordialidade e o respeito entre os alunos em sala de aula

15/10/2010 Quatro estrelas 9 comentário(s) 53055 acesso(s)

Lindomar de Oliveira Untaler

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

22 Bullying e a violência contra a pessoa com deficiência

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Ensino Médio | Sociologia

Conceituar o Bullying: o que é, suas causas e consequências, como ocorrem e o que fazer frente a isso; Abordar o Bullying contra a pessoa com deficiência; Discutir sobre a importância de respeitar e valorizar as diferenças uns dos outros, de forma que ninguém seja vítima de Bu...

17/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 103965 acesso(s)

Bruno Pagliarani Mattiazzo

FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Física

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 10622 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.