15/04/2011
Essa coleção reúne aulas referentes a manifestações de violência, indisciplina e bullying na escola. O professor poderá trabalhar a conscientização dos alunos para a necessidade de se combater a violência e de se cultivar a paz em diferentes contextos, inclusive na escola. Além disso, as aulas selecionadas nessa coleção permitem uma discussão ampliada sobre o bullying, fenômeno que têm crescido consideravelmente no meio educacional e que requer um trabalho específico de reflexão e mudança de comportamento por parte dos alunos. Assim, as aulas de 1 a 7 abordam as questões referentes à violência de uma maneira geral e na escola. As aulas de 8 a 13 auxiliam na discussão sobre relações interpessoais na escola, questões ligadas à indisciplina e a importância do cultivo da paz no meio educacional. Por fim, as aulas de 14 a 22 trabalham o tema bullying.
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG
violência, indisciplina, bullying, escola, paz
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Violência urbana: Ao invés de construir porque destruir?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros Ensino Fundamental Final | Geografia Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Sociologia O conceito de violência urbana; As diferentes formas de violência urbana, como, por exemplo, a depredação de patrimônios públicos (telefones públicos, carteiras escolares etc.), brigas no trânsito e em estacionamentos por vagas para estacionar os veículos; O que fazer para ... 19/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 13722 acesso(s) |
Estela Calderaro Pontinha Leite Universidade de Mogi das Cruzes MOGI DAS CRUZES SP Saúde |
2 |
DEPREDAÇÃO DA ESCOLA E O RESPEITO AO PATRIMÔNIO PÚBLICO
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1) Identificar na escola situações de depredação e desrespeito ao patrimônio. 2) Reconhecer a importância da escola como um espaço de formação humana. 3) Elaborar estratégias de conscientização e enfrentamento às atitudes de depredação. 4) Conhecer e compreender as punições pr... 17/01/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 29755 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
3 |
Violência na escola! Diga não!
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Inicial | Ética Nesta aula será discutido e refletido com os alunos sobre a violência no contexto escolar, bem como sobre a violência contra o professor e com os colegas em sala de aula. Além disso, esta aula pode contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos... 12/07/2010 Quatro estrelas 13 comentário(s) 77041 acesso(s) |
Bruno Pagliarani Mattiazzo FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA PRESIDENTE PRUDENTE SP Física |
4 |
Violência
Ensino Médio | Sociologia Sejam capazes de analisar criticamente os processos que estabelecem as relações de poder presentes nas sociedades, compreendendo os diversos mecanismos de dominação existentes nas diferentes sociedades para compreender a violência instalada na sociedade contemporânea. Percebam... 18/12/2008 Cinco estrelas 1 comentário(s) 41109 acesso(s) |
ROSANGELA MENTA MELLO WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF TELEMACO BORBA PR Outros |
5 |
VIOLÊNCIA SIMBÓLICA: O QUE É? ONDE ESTÁ?
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1) Compreender o significado do termo violência simbólica. 2) Perceber o papel da violência simbólica na dominação das pessoas. 3) Identificar situações de violência simbólica na escola. 28/05/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 44708 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
6 |
APRENDENDO A LIDAR COM A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1) Refletir criticamente sobre as diversas formas de violência simbólica presentes nas relações estabelecidas dentro da escola. 2) Proteger-se de situações de violência simbólica presentes nas escolas e em outros espaços. 3) Romper com a violência simbólica presente na relação... 28/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 14798 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
7 |
NEM VIOLÊNCIA SIMBÓLICA, NEM VIOLÊNCIA ALGUMA: EU QUERO É PAZ
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1) Planejar ações que rompam com a violência simbólica na sua escola e na sua comunidade. 2) Sensibilizar-se com toda forma de violência e humilhação, opondo-se à ela. 3) Cultivar a paz na escola. 28/05/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 16025 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
8 |
BATEU LEVOU?! RESOLVENDO CONFLITOS INTERPESSOAIS NA ESCOLA
Ensino Fundamental Inicial | Ética - Exercitar a tolerância nas relações com colegas na escola. - Lidar com conflitos interpessoais. - Buscar estratégias pacíficas para resolução de conflitos. 17/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9300 acesso(s) |
Marta Regina Alves Pereira ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Apoio Escolar |
9 |
APELIDOS EM SALA DE AULA: INTERFEREM NAS RELAÇÕES?
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1. Compreender que determinados apelidos podem prejudicar o aprendizado e o convívio grupal. 2. Conhecer e analisar depoimentos de crianças e jovens que receberam apelidos pejorativos, identificando os sentimentos e reações destas pessoas. 3. Listar e compartilhar apelidos que... 09/12/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 69478 acesso(s) |
Gláucia Costa Abdala Diniz ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
10 |
INDISCIPLINA NA SALA DE AULA.
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1. Comparar as opiniões de professores e alunos em relação ao que entendem por indisciplina. 2. Reconhecer que atitudes de indisciplina interferem no processo ensino-aprendizagem. 3. Identificar e avaliar situações de indisciplina na sala de aula. 4. Propor alternativas de açã... 14/11/2010 Quatro estrelas 14 comentário(s) 113686 acesso(s) |
Gláucia Costa Abdala Diniz ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
11 |
ESCOLA ATUAL: COMO LIDA COM A INDISCIPLINA?
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1. Conhecer e analisar o regimento da escola em relação a atitudes de indisciplina por parte de alunos. 2. Investigar como alunos e professores se posicionam em relação às regras e sanções utilizadas pela escola quanto à indisciplina. 3. Analisar depoimentos de alunos quanto à... 09/12/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 33098 acesso(s) |
Gláucia Costa Abdala Diniz ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
12 |
EXERCITANDO A PAZ NA ESCOLA
Ensino Fundamental Inicial | Ética a) Identificar situações de violência (como xingamentos, desrespeitos, agressões físicas, dentre outras) contra os/as colegas em sala de aula e impedir a continuidade das mesmas. b) Exercitar a convivência harmoniosa, o respeito ao outro, a justiça e a paz. c) Compreender que ... 01/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 23046 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
13 |
PAZ: A GENTE QUE FAZ
Ensino Fundamental Inicial | Ética a) Exercitar a paz nas relações com colegas na escola e em outras situações cotidianas. b) Valorizar ambientes harmoniosos em que imperam o respeito e a justiça. c) Perceber a própria responsabilidade e o dever de romper com atos violentos iniciados por si mesmo/a na escola e/... 01/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 62163 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
14 |
Bullying: o que é e quais as formas existentes.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Sociologia O que é Bullying, formas existentes e como identificar; As consequências psíquicas e físicas que o Bullying pode causar na vítima; Como ocorre o Bullying em função da orientação sexual, motivações e o que fazer contra isso. 22/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 44431 acesso(s) |
Estela Calderaro Pontinha Leite Universidade de Mogi das Cruzes MOGI DAS CRUZES SP Saúde |
15 |
Bullying não é brincadeira!
Ensino Fundamental Inicial | Ética Adotar atitudes de respeito com o próximo. Perceber a importância de ter um bom convívio social, de conhecer valores e regras. A aula pretende esclarecer: O que significa bullying. De que maneiras o bullying pode acontecer na escola. Quais são as conseqüências de quem pratica ... 06/08/2009 Quatro estrelas 57 comentário(s) 332613 acesso(s) |
Suelen Fernanda Machado SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Outros |
16 |
Bullying- Caminhos e alternativas possíveis
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Conhecer o conceito “bullying” e suas conseqüências no dia a dia escolar; Fazer levantamento do perfil da escola em relação ao “bullying”; Criar mecanismos na escola para combate ao “bullying”; Debater sobre a diversidade e o direito de expressão. 23/02/2011 Cinco estrelas 4 comentário(s) 103473 acesso(s) |
Grace Luciana Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
17 |
O debate regrado e o bullying
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Discutir o conceito de bullying e sua existência na escola; levantar argumentos para a realização de um debate; organizar e participar de um debate regrado cujo tema seja o bullying. 04/09/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 56034 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
18 |
Cyberbullying (violência Virtual): o que é?
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Sociologia Conceituar Cyberbullying, violência virtual: o que é, os tipos mais frequentes, como prevenir e o que fazer. Aprender sobre os sentimentos de quem agride e de quem é agredido – sobre o que leva a agressão, e sobre as possíveis repercussões sociais e psicológicas à vítima deste... 18/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 64206 acesso(s) |
Maria Hilda Ruas de Andrade ZULENKA RAPCHAN PROFA MIRANTE DO PARANAPANEMA SP Língua Portuguesa |
19 |
Tema: Bullying: a violência nas escolas.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Objetivos: a) Refletir sobre Bullying e suas consequências na vida dos estudantes b) Sistematizar as características do gênero reportagem 27/10/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 93246 acesso(s) |
Júlia Maria Cerqueira Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Línguas |
20 |
Bullying na escola:o que pensam os jovens que praticam o bullying
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Refletir sobre as diferenças entre as pessoas; Debater o tema proposto; Desenvolver habilidade de expressar opinião; Ampliar a discussão para toda a escola; Realizar com as outras disciplinas uma campanha contra o bullying na escola. 22/11/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 18892 acesso(s) |
Joseli Rezende Thomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
21 |
Bulliyng: o mal que está na sala de aula
Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Fundamental Inicial | Saúde Ensino Fundamental Inicial | Ética Ensino Médio | Biologia Conhecer o conceito de bullying Explicar as possíveis conseqüências, em termos físicos e psicológicos, do bullying Estimular a cordialidade e o respeito entre os alunos em sala de aula 15/10/2010 Quatro estrelas 9 comentário(s) 53055 acesso(s) |
Lindomar de Oliveira Untaler ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
22 |
Bullying e a violência contra a pessoa com deficiência
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Inicial | Ética Ensino Médio | Sociologia Conceituar o Bullying: o que é, suas causas e consequências, como ocorrem e o que fazer frente a isso; Abordar o Bullying contra a pessoa com deficiência; Discutir sobre a importância de respeitar e valorizar as diferenças uns dos outros, de forma que ninguém seja vítima de Bu... 17/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 103965 acesso(s) |
Bruno Pagliarani Mattiazzo FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA PRESIDENTE PRUDENTE SP Física |
Sem estrelas 0 classificações - 10622 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!