Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Comunicação oral em Língua Inglesa

 

11/05/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção tem como objetivo organizar aulas que enfocam o desenvolvimento da compreensão e da produção oral em Língua Inglesa. As aulas de número 1 a 6 propõem a prática da oralidade em situações em que o aluno deve utilizar-se de expressões relacionadas a situações específicas, como, por exemplo, apresentar-se , fazer compras e falar ao telefone ao se comunicar. As aulas seguintes, de número 7 a 21, contém atividades que envolvem debates em Língua Inglesa sobre os seguintes temas: superstições, família, moda, animais de estimação, alimentação saudável, vida rural ou urbana, economia de água, twitter, infância ao redor do mundo, videogames, diferenças, tabagismo, transportes, e artes. Nestas aulas, para o desenvolvimento da comunicação oral em Língua Inglesa os alunos devem, sob a supervisão e orientação do professor, elaborar apresentações orais a serem feitas em sala de aula ou gravadas para publicação na Internet na forma de podcast (arquivo de áudio) ou de arquivo de vídeo.

Autoria

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP

Palavras-chave

leitura, inglês, estratégias, compreensão leitora, língua estrangeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Lista de aulas da coleção (21 aulas)
# Aula Autoria
1 Introduce Yourself: Como se apresentar em Inglês!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Com estas aulas o aluno poderá desenvolver vocabulário para apresentar-se, desenvolvendo a capacidade crítica e analítica para reconhecer as diferentes situações em que uma apresentação pessoal pode ocorrer.

24/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 27097 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

2 Where are you from? trabalhando nacionalidades e países.

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

O aluno desenvolverá habilidades orais (a produção oral e a compreensão oral serão feitas em inglês) usando o tema nacionalidades bem como o uso da WH- question “Where” para perguntas que falam sobre origem, procedência.

10/10/2009 Cinco estrelas 4 comentário(s) 32596 acesso(s)

Luana Vieira de Assis

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

3 Hello! – a linguagem usada para falar ao telefone em inglês

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Estas aulas objetivam desenvolver a competência do aluno para a produção e interpretação de diálogos orais ao telefone.

18/05/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 5980 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

4 Welcome! – como falar em Inglês nas viagens?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Nestas aulas o aluno poderá desenvolver a competência para a produção e interpretação de textos curtos escritos e orais, em Língua Inglesa, relacionados a situações de viagem. Além disso, esta aula pode contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativ...

17/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9132 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

5 "In the clothing store"

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Analisar as expressões usadas em situações vividas em lojas. Conhecer como melhor proceder em situações de compra, troca de roupas entre outras. Identificar as expressões mais usadas em lojas do comércio. Analisar e entender as características de uma “conversa” como gênero tex...

01/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11142 acesso(s)

Luana Vieira de Assis

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

6 Jogando e utilizando os termos de línguas estrangeiras.

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Organizar a equipe utilizando termos esportivos em inglês; Identificar os locais da quadra, posições, momentos do jogo utilizando-se de termos em línguas estrangeiras; Participar do desporto selecionado utilizando-se de termos em línguas estrangeiras. Participar do evento espo...

07/12/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 8518 acesso(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

7 Superstitions – você é supersticioso?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Com estas aulas o aluno poderá desenvolver a habilidade de produção de textos orais e escritos em Língua Inglesa.

17/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 10651 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

8 Little Miss Sunshine: Você já assistiu este filme? – Descrevendo pessoas!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

- Reconhecer e usar vocabulário em Língua Inglesa relacionado à descrição de pessoas (ex: tall – alto; shy – tímido) e à membros da família (ex: father, mother – pai, mãe) em textos simples. - Evidenciar as estratégias para compreensão auditiva adequada em Língua Inglesa.

13/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 10189 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

9 Fashion Trends: você segue as tendências da moda?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

1.      Debater sobre a influência das tendências da moda na cultura   2.      Conscientizar-se quanto à própria forma de apresentar e vestir em diferentes locais e ocasiões sociais    3.      Ampliar vocabulário e expressões relacionados ao tema (ex: vocabulário referente a i...

14/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 8920 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

10 Do you have a pet? Falando sobre animais!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Nestas aulas o aluno poderá aprender expressões e vocabulário em Língua Inglesa relacionados ao tema animais.

03/07/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14423 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

11 Healthy food! – aprendendo sobre alimentação saudável em Inglês!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Médio | Biologia

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Com estas aulas o aluno poderá desenvolver vocabulário em Inglês referente aos alimentos, ao refletir sobre o que é considerada uma alimentação saudável.

25/09/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 47274 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

12 Rural vs. Urban Living – É melhor morar no interior ou em uma metrópole?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

1. Avaliar os pontos positivos e negativos da vida no interior de um estado e nas grandes metrópoles    2. Desenvolver vocabulário relacionado a descrição de localidades (ex: traffic, pollution, houses, buildings)  através da leitura e produção de textos

23/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4615 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

13 Save Water! – dando conselhos sobre a economia de água em Inglês!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Avaliar as causas da falta da água no mundo (localmente e internacionalmente)    Reconhecer e utilizar expressões de aconselhamento - If I were you (se eu fosse você), why don’t you (por que você não....) – em textos simples.    Reconhecer a forma e o uso dos verbos modais: co...

18/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 21129 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

14 What is happening? - O Twitter é uma perda de tempo ou pode ser útil?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Debater sobre o tema: “uso (in)adequado das ferramentas de interação e comunicação tais como o Twitter”. Reconhecer e utiilizar conectivos e marcadores discursivos que expressam finalidade: for (para) to (para), so as to (para), in order to (para) em textos simples.    Desenvo...

13/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5870 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

15 Children’s Day – como o dia das crianças é celebrado ao redor do mundo!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

- Debater sobre o tema: “situação das crianças nas diferentes regiões do mundo”     - Aprender e ampliar vocabulário relacionado à infância     - Produzir textos escritos e orais sobre o tema em Inglês

28/09/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8899 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

16 What is your favorite game? - Conversando sobre videogames e usando as question words em Inglês!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Reconhecer e utilizar as question words (when, why, how, what, where, who, whose) em textos simples Produzir e interpretar textos orais e escritos – Desenvolver a comunicação oral e escrita em Inglês

17/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11749 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

17 Lefties or Righties: canhotos e destros são muito diferentes?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Debater sobre o tema: "To what extent are left-handed people placed at a disadvantage in today's world? / Quanto as pessoas canhotas têm sido colocadas em desvantagem no mundo atual? – (as diferenças entre as pessoas nos separam ou unem?). Pesquisar e debater sobre os vários s...

13/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5350 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

18 Effects of smoking: porque as pessoas fumam?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Com estas aulas o aluno poderá desenvolver o conhecimento sobre o tema tabagismo e suas conseqüências para a vida humana, a partir da leitura de textos em Inglês.

25/09/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 7633 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

19 Going Around! – Quais os meios de transporte você usa?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

1.Conhecer as opções de transporte nas diferentes regiões do Brasil e do mundo.    2. Desenvolver vocabulário relacionado aos meios de transporte (ex: plane – avião, car – carro) pela leitura e produção de textos simples.

30/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7179 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

20 Telling a painting story – qual o significado de um quadro?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

1.      Avaliar e dar significado às diferentes formas de manifestação artística    2.      Explorar o simbolismo da pintura como manifestação artística    3.      Reconhecer e usar vocabulário relacionado a cores e formas em Língua Inglesa (ex: red – vermelho, square – quadra...

11/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5127 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

21 What is your favorite commercial? – Como ficaria seu comercial preferido em Inglês?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Nestas aulas o aluno poderá desenvolver as competências oral e escrita em Língua Inglesa a partir da reflexão crítica sobre os comerciais televisivos brasileiros, bem como aprenderão a elaborar uma versão, destes comerciais, em Língua Inglesa.

26/06/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 7825 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 8489 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.