Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Folclore Brasileiro

 

05/04/2011

Ficha Técnica
Descrição

Essa coleção é composta por 27 aulas sobre os vários elementos que compõem o folclore brasileiro. A partir dessas aulas, será possível conhecer a cultura do povo brasileiro, constituída pelos costumes e tradições populares transmitidas de geração em geração. As primeiras aulas são de introdução ao tema, apresentando de forma ampla o que é o folclore, seus elementos e características. Em seguida, são apresentados e trabalhados os principais personagens do folclore brasileiro, bem como o conceito e significado de algumas lendas. A coleção segue e finaliza trabalhando de forma mais detalhada os outros elementos do tema como: as parlendas, trava-línguas, adivinhas, cantigas e superstições.

Autoria

Amanda Barros Teixeira - Universidade Federal de Juiz de Fora - MG

Palavras-chave

folclore brasileiro, costumes, tradições populares, lendas, parlendas, trava-língua

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Lista de aulas da coleção (27 aulas)
# Aula Autoria
1 FOLCLORE: Introduzindo o tema

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Realizar uma discussão oral, com desenvoltura, sobre o tema. - Assistir a um filme e reconhecer informações referentes ao tema. - Realizar a leitura de pequenos textos informativos relacionados ao tema. - Ler e interpretar um texto que retrata o folclore em uma região do país.

17/08/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 49340 acesso(s)

ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

2 FOLCLORE: histórias de sua região

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Conhecer as tradições e folclore da região onde vive, através de pesquisa na biblioteca, internet  e com pessoas mais velhas. Sintetizar as informações trazidas a partir da realização da pesquisa. Produzir, coletivamente, histórias e/ou lendas próprias de sua região. Planejar ...

11/08/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 26496 acesso(s)

ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

3 “Corre cotia na sala da tia...”: Comemorando o Dia do Folclore na escola.

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Planejar e realizar festividades pelo Dia do Folclore, envolvendo toda a comunidade escolar, como forma de resgatar, preservar e manter viva a nossa cultura.    Desenvolver a capacidade de escutar, de dialogar e de respeitar os diferentes pontos de vista relativos à preparação...

05/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11188 acesso(s)

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

4 Folclore em quadrinhos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Descobrir as principais manifestações folclóricas do nosso país, conhecer alguns de seus personagens e suas e características através do contato com histórias em quadrinhos. Desenvolver habilidades de leitura, escrita e interpretação. A aula também possibilitará trabalhar sent...

30/09/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 18621 acesso(s)

Amanda Barros Teixeira

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

5 Identificando personagens do folclore brasileiro

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

O objetivo é conceituar e entender o significado do folclore, descobrir as principais manifestações folclóricas do nosso país e conhecer alguns de seus personagens e características por meios de lendas, canções e imagens.

23/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 23513 acesso(s)

Amanda Barros Teixeira

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

6 PERSONAGENS FOLCLÓRICAS: linguagem oral e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Conhecer, através de gravuras e textos diversos, diferentes personagens do folclore brasileiro. - Produzir um texto, em duplas, a partir do desenho de uma personagem do folclore brasileiro. - Apresentar, com desenvoltura, a produção para a turma. - Tecer comentários sobre os...

17/08/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 31668 acesso(s)

ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

7 As lendas e a diversidade cultural brasileira

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

• Reconhecer a diversidade da cultura brasileira; • conhecer algumas lendas do folclore brasileiro; • reconhecer as características desse gênero textual.

21/10/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 13766 acesso(s)

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

8 LENDAS

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Identificar os elementos organizacionais e estruturais das lendas e sua finalidade. - Reconhecer lendas que fazem parte da cultura brasileira. - Reconhecer a diversidade da cultura brasileira.

17/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 55789 acesso(s)

Daniela Amaral Silva Freitas

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

9 Ética e Folclore: “É verdade que existe lobisomem?”

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Compreender o significado do folclore como expressão da herança histórica e cultural de um povo. Conhecer algumas lendas do folclore brasileiro, procurando identificar os valores morais subjacentes a elas. Sensibilizar-se pela necessidade de respeitar a si mesmo e aos colegas ...

25/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 13782 acesso(s)

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

10 Lendas do Folclore e o Bumba-meu-boi

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Diversas manifestações do Folclore Brasileiro; O que são lendas; Sobre a lenda do Bumba-meu-boi (contada de forma teatralizada); Criar um Bumba-meu-boi com dobradura;  

11/02/2011 Quatro estrelas 12 comentário(s) 94817 acesso(s)

Renata Oliveira Caetano

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Artes

11 Quem é o Saci?

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Compreenda  as características do texto descritivo; Aprenda a planejar,  revisar e corrigir a escrita, considerando o tema central e seus desdobramentos.

13/10/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 11122 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

12 Negrinho Pastoreiro, Saci-Pererê e Iara: conhecendo os personagens do folclore brasileiro

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

pesquisar as origens e a história de Negrinho Pastoreiro, Saci-Pererê e Iara, personagens do folclore brasileiro; conhecer os personagens folclóricos da cultura brasileira; produzir uma narrativa ficcional que possua os personagens folclóricos em questão como personagens princ...

13/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 16307 acesso(s)

THYAGO MADEIRA FRANCA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

13 Aprendendo com o Curupira

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Desenvolver habilidades de escrita, valorizar as manifestações populares e compreender significados presentes no folclore brasileiro.  Desenvolver atitude de conscientização, colaboração e respeito à natureza. O aluno também terá a oportunidade de desenvolver a criatividade e ...

07/10/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12983 acesso(s)

Amanda Barros Teixeira

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

14 Cuca: da colonização ao sítio do pica-pau amarelo.

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

- a lenda folclórica da Cuca, compreendendo o sentido da história contada pelo professor.              - brincadeiras lúdicas com a lenda trabalhada na aula.                     - trabalhar a imaginação através da caracterização do personagem.

21/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 27586 acesso(s)

MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

15 Parlendas: texto que diverte

Educação Escolar Indígena | Línguas

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Conhecer a estrutura das parlendas. Ouvir parlendas. Valorizar o folclore brasileiro. Organizar festival de parlendas.

19/10/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 23238 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

16 Aprendendo com parlendas

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Incentivar os alunos à leitura de se  parlendas como recurso lúdico, já que se apresentam como brincadeiras. Distinguir o texto falado do texto escrito durante a leitura; Desenvolver habilidades de expressão escrita e oral e valorizar nosso acervo cultural oral que passa de ge...

30/09/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 32120 acesso(s)

Amanda Barros Teixeira

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

17 Na ponta da língua - Jogo de palavras no folclore brasileiro através de parlendas

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar parlenda como versos infantis com rimas. Estabelecer diferenças entre as finalidades de uma parlenda. Expressar-se com clareza e ritmo.  

12/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 13424 acesso(s)

SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

18 Trabalhando com parlendas

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Reconhecer o gênero textual parlenda, explorando a linguagem oral. Associar a linguagem oral ao código escrito. Identificar palavras que rimam.

19/10/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 13113 acesso(s)

ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

19 Trava-línguas: contribuindo para o aprendizado da leitura e da escrita

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Aprimorar a pronúncia, a entonação e sistematizar a ortografia e a compreensão fonética de algumas letras e sílabas.

30/09/2009 Cinco estrelas 4 comentário(s) 7005 acesso(s)

Amanda Barros Teixeira

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

20 Vamos enrolar a língua com os Trava-Língua

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Com as atividades propostas o aluno poderá explorar a origem dos Trava-Línguas; brincar com Trava-Línguas; desenvolver a leitura e a escrita; trabalhar a linguagem oral; pronunciar com clareza e rapidez as palavras de músicas trabalhadas no dia a dia da sala de aula; estimular...

19/10/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 15735 acesso(s)

LUCIANA SOARES MUNIZ

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

21 Trava-Língua: um jogo de oralidade

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Auxiliar os alunos no aprimoramento de uma correta pronúncia das palavras. Estimular a memória auditiva. Aprimorar as habilidades de entonação e de fluência na leitura de textos. Expandir o conhecimento a respeito da própria leitura. Melhorar a comunicação e a expressão oral.

19/04/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 17184 acesso(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

22 ADIVINHAS: como trabalhar

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ler, com desenvoltura, diferentes adivinhas. Participar de uma discussão sobre o tema demonstrando conhecimentos variados. Envolver-se, ativamente, em uma brincadeira de adivinhação. Confeccionar, em pequenos grupos, cartazes sobre adivinhas. Expressar-se, através de desenhos,...

18/10/2010 Quatro estrelas 9 comentário(s) 120533 acesso(s)

ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

23 Aprendendo com adivinhas - Manos Malucos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Incentivar, através de um processo lúdico, o interesse pelos homônimos, bem como pelas rimas. (Homônimos são palavras que tem a mesma grafia e pronúncia, porém, possuem diferentes significados). Ex: MANGA - pode ser a manga de uma camisa ou a fruta Resgatar os valores culturai...

23/11/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 15902 acesso(s)

Amanda Barros Teixeira

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

24 As rimas infantis no folclore

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

◦ Identificar parlendas como “versos para brincar”. ◦ Identificar as diferenças entre parlendas, canções de ninar e brinquedos cantados. ◦ Criar rimas.  

07/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8134 acesso(s)

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

25 As cantigas de roda na escola: uma forma de aproximação das crianças com a cultura popular oral

Educação Escolar Indígena | Línguas

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Conhecer e valorizar a cultura popular, em especial, o folclore brasileiro. Ampliar o repertório de cantigas de roda. Identificar as cantigas como brincadeiras.  

14/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12494 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

26 Intencionalidade textual presente nas cantigas de roda

Educação Escolar Indígena | Línguas

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Conhecer e valorizar as possibilidades expressivas das cantigas de roda mais conhecidas. Identificar o sentido das palavras empregadas nas cantigas de roda e relacioná-lo com o contexto sóciocultural do povo. Elaborar histórias a partir das cantigas de roda. Desenvolver habili...

25/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 22099 acesso(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

27 CRENDICES E SUPERSTIÇÕES DO FOLCLORE BRASILEIRO.

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Conhecer algumas crendices e superstições do folclore brasileiro.           Reconhecer a importância da leitura como fonte de informação.          Desenvolver a reflexão da escrita por meio de ditado do professor. Pesquisar sobre a cultura brasileira.

07/12/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 34106 acesso(s)

Simone de Alencastre Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Alfabetização

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 17605 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.