05/04/2011
Essa coleção é composta por 27 aulas sobre os vários elementos que compõem o folclore brasileiro. A partir dessas aulas, será possível conhecer a cultura do povo brasileiro, constituída pelos costumes e tradições populares transmitidas de geração em geração. As primeiras aulas são de introdução ao tema, apresentando de forma ampla o que é o folclore, seus elementos e características. Em seguida, são apresentados e trabalhados os principais personagens do folclore brasileiro, bem como o conceito e significado de algumas lendas. A coleção segue e finaliza trabalhando de forma mais detalhada os outros elementos do tema como: as parlendas, trava-línguas, adivinhas, cantigas e superstições.
Amanda Barros Teixeira - Universidade Federal de Juiz de Fora - MG
folclore brasileiro, costumes, tradições populares, lendas, parlendas, trava-língua
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
FOLCLORE: Introduzindo o tema
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Realizar uma discussão oral, com desenvoltura, sobre o tema. - Assistir a um filme e reconhecer informações referentes ao tema. - Realizar a leitura de pequenos textos informativos relacionados ao tema. - Ler e interpretar um texto que retrata o folclore em uma região do país. 17/08/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 52558 acesso(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
2 |
FOLCLORE: histórias de sua região
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Conhecer as tradições e folclore da região onde vive, através de pesquisa na biblioteca, internet e com pessoas mais velhas. Sintetizar as informações trazidas a partir da realização da pesquisa. Produzir, coletivamente, histórias e/ou lendas próprias de sua região. Planejar ... 11/08/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 31935 acesso(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
3 |
“Corre cotia na sala da tia...”: Comemorando o Dia do Folclore na escola.
Ensino Fundamental Inicial | Ética Planejar e realizar festividades pelo Dia do Folclore, envolvendo toda a comunidade escolar, como forma de resgatar, preservar e manter viva a nossa cultura. Desenvolver a capacidade de escutar, de dialogar e de respeitar os diferentes pontos de vista relativos à preparação... 05/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 13267 acesso(s) |
Fátima Rezende Naves Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
4 |
Folclore em quadrinhos
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Descobrir as principais manifestações folclóricas do nosso país, conhecer alguns de seus personagens e suas e características através do contato com histórias em quadrinhos. Desenvolver habilidades de leitura, escrita e interpretação. A aula também possibilitará trabalhar sent... 30/09/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 21337 acesso(s) |
Amanda Barros Teixeira Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
5 |
Identificando personagens do folclore brasileiro
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa O objetivo é conceituar e entender o significado do folclore, descobrir as principais manifestações folclóricas do nosso país e conhecer alguns de seus personagens e características por meios de lendas, canções e imagens. 23/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 25804 acesso(s) |
Amanda Barros Teixeira Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
6 |
PERSONAGENS FOLCLÓRICAS: linguagem oral e escrita
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Conhecer, através de gravuras e textos diversos, diferentes personagens do folclore brasileiro. - Produzir um texto, em duplas, a partir do desenho de uma personagem do folclore brasileiro. - Apresentar, com desenvoltura, a produção para a turma. - Tecer comentários sobre os... 17/08/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 33682 acesso(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
7 |
As lendas e a diversidade cultural brasileira
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa • Reconhecer a diversidade da cultura brasileira; • conhecer algumas lendas do folclore brasileiro; • reconhecer as características desse gênero textual. 21/10/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 15792 acesso(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
8 |
LENDAS
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Identificar os elementos organizacionais e estruturais das lendas e sua finalidade. - Reconhecer lendas que fazem parte da cultura brasileira. - Reconhecer a diversidade da cultura brasileira. 17/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 79194 acesso(s) |
Daniela Amaral Silva Freitas Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
9 |
Ética e Folclore: “É verdade que existe lobisomem?”
Ensino Fundamental Inicial | Ética Compreender o significado do folclore como expressão da herança histórica e cultural de um povo. Conhecer algumas lendas do folclore brasileiro, procurando identificar os valores morais subjacentes a elas. Sensibilizar-se pela necessidade de respeitar a si mesmo e aos colegas ... 25/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 16354 acesso(s) |
Fátima Rezende Naves Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
10 |
Lendas do Folclore e o Bumba-meu-boi
Ensino Fundamental Inicial | Artes Diversas manifestações do Folclore Brasileiro; O que são lendas; Sobre a lenda do Bumba-meu-boi (contada de forma teatralizada); Criar um Bumba-meu-boi com dobradura; 11/02/2011 Quatro estrelas 12 comentário(s) 107783 acesso(s) |
Renata Oliveira Caetano COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Artes |
11 |
Quem é o Saci?
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Compreenda as características do texto descritivo; Aprenda a planejar, revisar e corrigir a escrita, considerando o tema central e seus desdobramentos. 13/10/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 13408 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
12 |
Negrinho Pastoreiro, Saci-Pererê e Iara: conhecendo os personagens do folclore brasileiro
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa pesquisar as origens e a história de Negrinho Pastoreiro, Saci-Pererê e Iara, personagens do folclore brasileiro; conhecer os personagens folclóricos da cultura brasileira; produzir uma narrativa ficcional que possua os personagens folclóricos em questão como personagens princ... 13/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 17791 acesso(s) |
THYAGO MADEIRA FRANCA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
13 |
Aprendendo com o Curupira
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Desenvolver habilidades de escrita, valorizar as manifestações populares e compreender significados presentes no folclore brasileiro. Desenvolver atitude de conscientização, colaboração e respeito à natureza. O aluno também terá a oportunidade de desenvolver a criatividade e ... 07/10/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 16807 acesso(s) |
Amanda Barros Teixeira Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
14 |
Cuca: da colonização ao sítio do pica-pau amarelo.
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Educação Física - a lenda folclórica da Cuca, compreendendo o sentido da história contada pelo professor. - brincadeiras lúdicas com a lenda trabalhada na aula. - trabalhar a imaginação através da caracterização do personagem. 21/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 32162 acesso(s) |
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
15 |
Parlendas: texto que diverte
Educação Escolar Indígena | Línguas Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Conhecer a estrutura das parlendas. Ouvir parlendas. Valorizar o folclore brasileiro. Organizar festival de parlendas. 19/10/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 26177 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
16 |
Aprendendo com parlendas
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Incentivar os alunos à leitura de se parlendas como recurso lúdico, já que se apresentam como brincadeiras. Distinguir o texto falado do texto escrito durante a leitura; Desenvolver habilidades de expressão escrita e oral e valorizar nosso acervo cultural oral que passa de ge... 30/09/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 36146 acesso(s) |
Amanda Barros Teixeira Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
17 |
Na ponta da língua - Jogo de palavras no folclore brasileiro através de parlendas
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar parlenda como versos infantis com rimas. Estabelecer diferenças entre as finalidades de uma parlenda. Expressar-se com clareza e ritmo. 12/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 15515 acesso(s) |
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
18 |
Trabalhando com parlendas
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Reconhecer o gênero textual parlenda, explorando a linguagem oral. Associar a linguagem oral ao código escrito. Identificar palavras que rimam. 19/10/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14445 acesso(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
19 |
Trava-línguas: contribuindo para o aprendizado da leitura e da escrita
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Aprimorar a pronúncia, a entonação e sistematizar a ortografia e a compreensão fonética de algumas letras e sílabas. 30/09/2009 Cinco estrelas 4 comentário(s) 8214 acesso(s) |
Amanda Barros Teixeira Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
20 |
Vamos enrolar a língua com os Trava-Língua
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Com as atividades propostas o aluno poderá explorar a origem dos Trava-Línguas; brincar com Trava-Línguas; desenvolver a leitura e a escrita; trabalhar a linguagem oral; pronunciar com clareza e rapidez as palavras de músicas trabalhadas no dia a dia da sala de aula; estimular... 19/10/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 17874 acesso(s) |
LUCIANA SOARES MUNIZ ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
21 |
Trava-Língua: um jogo de oralidade
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Auxiliar os alunos no aprimoramento de uma correta pronúncia das palavras. Estimular a memória auditiva. Aprimorar as habilidades de entonação e de fluência na leitura de textos. Expandir o conhecimento a respeito da própria leitura. Melhorar a comunicação e a expressão oral. 19/04/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20230 acesso(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
22 |
ADIVINHAS: como trabalhar
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ler, com desenvoltura, diferentes adivinhas. Participar de uma discussão sobre o tema demonstrando conhecimentos variados. Envolver-se, ativamente, em uma brincadeira de adivinhação. Confeccionar, em pequenos grupos, cartazes sobre adivinhas. Expressar-se, através de desenhos,... 18/10/2010 Quatro estrelas 9 comentário(s) 146927 acesso(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
23 |
Aprendendo com adivinhas - Manos Malucos
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Incentivar, através de um processo lúdico, o interesse pelos homônimos, bem como pelas rimas. (Homônimos são palavras que tem a mesma grafia e pronúncia, porém, possuem diferentes significados). Ex: MANGA - pode ser a manga de uma camisa ou a fruta Resgatar os valores culturai... 23/11/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 18593 acesso(s) |
Amanda Barros Teixeira Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
24 |
As rimas infantis no folclore
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa ◦ Identificar parlendas como “versos para brincar”. ◦ Identificar as diferenças entre parlendas, canções de ninar e brinquedos cantados. ◦ Criar rimas. 07/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9735 acesso(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
25 |
As cantigas de roda na escola: uma forma de aproximação das crianças com a cultura popular oral
Educação Escolar Indígena | Línguas Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Conhecer e valorizar a cultura popular, em especial, o folclore brasileiro. Ampliar o repertório de cantigas de roda. Identificar as cantigas como brincadeiras. 14/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14341 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
26 |
Intencionalidade textual presente nas cantigas de roda
Educação Escolar Indígena | Línguas Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Conhecer e valorizar as possibilidades expressivas das cantigas de roda mais conhecidas. Identificar o sentido das palavras empregadas nas cantigas de roda e relacioná-lo com o contexto sóciocultural do povo. Elaborar histórias a partir das cantigas de roda. Desenvolver habili... 25/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 24038 acesso(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
27 |
CRENDICES E SUPERSTIÇÕES DO FOLCLORE BRASILEIRO.
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Conhecer algumas crendices e superstições do folclore brasileiro. Reconhecer a importância da leitura como fonte de informação. Desenvolver a reflexão da escrita por meio de ditado do professor. Pesquisar sobre a cultura brasileira. 07/12/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 38611 acesso(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
Sem estrelas 0 classificações - 20097 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!