08/06/2011
Nesta coleção apresentamos um conjunto de aulas que trata do tema cooperação. Tema tratado recentemente pela educação física escolar, mas já difundido e praticado há milhares de anos, ainda carece de um maior aprofundamento de um referencial teórico que possa dar embasamento à prática escolar. No entanto, encontramos um grupo de aulas que faz referência à cooperação e à solidariedade, que nos ajuda a refletir sobre a possibilidade de trabalhar os jogos, as brincadeiras e os esportes a partir de bases cooperativas. Podemos inferir que o propósito destas atividades são levar o praticante a uma relação de cooperação e concordância em relação ao outro, evitando, assim, processos de exclusão, eliminação e supressão, ressaltando a importância da participação.
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho - Universidade Federal de Juiz de Fora - MG
educação física, cooperação, solidariedade, participação
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Jogo cooperativo! Que jogo é este?
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Ética Identificar o que é e quais são as características de um jogo cooperativo; Compreender a diferença entre jogar cooperando e jogar competindo; Vivenciar jogos cooperativos; Modificar as regras de um jogo como forma de garantir a participação prazerosa de todos. 12/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 17520 acesso(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
2 |
Jogos e brincadeiras populares: encontro de duas gerações (Aula 2)
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Selecionar jogos e brincadeiras populares para a prática nas aulas de educação física; Identificar diferenças entre os jogos cooperativos e os jogos competitivos; Compreender os conceitos de cooperação e competição, a partir da experimentação dos jogos; Propor mudanças nas reg... 16/12/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 77587 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
3 |
Jogos cooperativos
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Desenvolver a criatividade e permitir uma maior socialização, por meio da integração entre competição e cooperação; Compreender como vencer ou perder fazem parte do cotidiano. 19/10/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 22994 acesso(s) |
RICARDO LUCAS DA ROCHA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
4 |
pique ameba e suas variações
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Vivenciar o pique ameba enquanto categoria de jogos e brincadeiras populares. Através das regras e da criação de estratégias do jogo, reconhecê-lo como meio de transmissão de valores sociais, como: respeito, amizade,companheirismo e cooperação. Conhecer novas possibilidades de... 01/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 19032 acesso(s) |
OSWALDO PEREIRA TORREZIO JÚNIOR COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
5 |
Competir ou Cooperar: Eis a Questão!
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Compreender que para cooperar é preciso aproximar-se, principalmente uns dos outros e da gente mesmo. Analisar a importância da cooperação para o desenvolvimento da cidadania. 20/10/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 22511 acesso(s) |
Equipe Maura Barros |
6 |
Boliche divertido.
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Essa aula tem por objetivos: estimular a reutilização de materiais, que geralmente vão direto para o lixo, para construir brinquedos; refletir sobre o consumo excessivo de brinquedos que nem sempre são interessantes, divertidos e mais duráveis; experimentar o prazer em constru... 24/08/2009 Quatro estrelas 15 comentário(s) 49995 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
7 |
Brincadeira de criança como é bom!
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Resgate dos jogos e brincadeiras populares; Vivenciar as brincadeiras utilizadas em gincanas; Perceber as atividades dos jogos e brincadeiras como meio para o desenvolvimento da cooperação; Vivenciar habilidades encontradas nas manifestações dos jogos e brincadeiras e de forma... 14/12/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 57238 acesso(s) |
RICARDO LUCAS DA ROCHA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
8 |
Brincadeiras populares: transformando o jogo de Queimado
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Listar as principais regras do jogo Queimado. Propor mudanças nas regras do jogo visando mais dinamicidade e a inclusão de todos os alunos. Participar dos jogos cooperando com o desenvolvimento da atividade, ajudando os colegas e o professor. 12/10/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 14476 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
9 |
Brincadeiras sem limites I
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Compreender as limitações reais dos colegas e as próprias; adaptar formas de brincar para quem possui dificuldades, principalmente visuais; aprender a lidar com as diferenças motoras, cognitivas e comportamentais de cada colega; exercitar tolerância, paciência, compreensão; fo... 19/01/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8712 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
10 |
Brincadeiras sem limites II
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Compreender as limitações reais dos colegas e as próprias; adaptar formas de brincar para quem possui dificuldades, principalmente físicas; aprender a lidar com as diferenças motoras, cognitivas e comportamentais de cada colega; exercitar tolerância, paciência, compreensão; fo... 19/01/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9276 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
11 |
Brincadeiras: sinônimo de diversão
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Jogos recreativos. Estabelecer relações entre o brincar, o competir e o cooperar. 20/11/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 47992 acesso(s) |
RICARDO LUCAS DA ROCHA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
12 |
Brincando com giz, letras, números e folha de papel
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física O aluno aprenderá diferentes tipos de jogos e brincadeiras com giz, letras, números e folha de papel; Conhecerá novas formas de jogar e brincar, buscando uma melhor socialização da turma; Atividades que o ajude a despertar a imaginação e a criatividade por meio dos jogos propo... 25/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 10595 acesso(s) |
RICARDO LUCAS DA ROCHA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
13 |
Brincando com latas e copos
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Brincar com diferentes tipos de jogos e brincadeiras com latas e copos; Ensinar a construção e a modificação das formas de jogar e brincar, buscando uma melhor participação de todos; Valorizar a cooperação e a ludicidade. 12/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 33504 acesso(s) |
RICARDO LUCAS DA ROCHA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
14 |
Compartilhando Brincadeiras
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física A compartilhar com outras crianças brincadeiras pesquisadas na internet. Possibilidades de se ensinar uma brincadeira. A explorar diferentes formas de brincar no espaço com outras crianças. 18/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8685 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
15 |
Ganhar ou ajudar?
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Ética Identificar os pontos positivos e negativos de cada um. Reconhecer Padrões de Percepção diferentes entre os jogos. Relacionar esporte e solidariedade. 05/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 15632 acesso(s) |
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Educação Física |
16 |
Iniciação ao Tchouckbol.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ampliar o acervo de jogos esportivos. Desenvolver diversas formas de arremessar a bola. Criar estratégias em grupo para a participação de todos no jogo. Conhecer um esporte coletivo com uma lógica diferenciada de participação dos jogadores. 13/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3950 acesso(s) |
Camilo Araujo Máximo de Souza COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
17 |
Jogando voleibol de forma diferente
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Adaptação ao jogo e as diferentes formas de jogar Voleibol; Reconhecer as regras de um jogo como meio de interação das relações sociais; Sugerir e adaptar as regras para uma maior participação coletiva. 19/11/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 74076 acesso(s) |
RICARDO LUCAS DA ROCHA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
18 |
Quer Brincar?
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física - Aprender a ter senso de unidade e solidariedade - Cooperar com os outros para alcançar a meta 19/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 19033 acesso(s) |
Maura Gislaine Barros JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF TELEMACO BORBA PR Educação Física |
19 |
Jogando e cooperando...
Ensino Fundamental Final | Educação Física Identificar a cooperação em alguns jogos; compreender que para alcançar determinados objetivos é preciso que todos se ajudem. 18/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 6684 acesso(s) |
FABIOLA PEDROZA VIEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
Sem estrelas 0 classificações - 60139 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!