Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Organização textual

 

20/09/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção contém aulas que visam o trabalho com a organização de diferentes gêneros textuais em inglês. Assim, na aula 1, o aluno aprende sobre como o uso de diferentes sinais de pontuação pode interferir na organização de um texto, favorecendo diferentes maneiras de expressar e interpretar ideias. A aula 2 propõe a compreensão e produção do gênero "diário", o qual envolve descrição de hábitos e comportamentos. Na sequência, as aulas 3 a 7, enfatizam o aprofundamento do tema (organização de descrição de pessoas e comportamentos). A aula 8, por sua vez, aborda a organização de narrativas trabalhando com contos de fada, sendo que, na aula 9, o aluno poderá contrastar o estilo de narrativas escritas com o de narrativas fílmicas, pelo estudo da obra "Alice no país das maravilhas”, em duas versões. A aula 10 favorece a leitura e produção de textos narrativos, através do estudo das chamadas lendas urbanas, bem como, o reconhecimento e uso de expressões para organização de uma narrativa em uma sequência lógica (por exemplo: first, then, finally – inicialmente, então, finalmente). Na aula 11 é realizado o trabalho com textos jornalísticos, visando que o aluno se torne competente para reconhecer e diferenciar fatos e opiniões em textos argumentativos. A aula 12 enfoca a necessidade de organização das informações, segundo sua relevância, através do trabalho com biografias. Na sequência, a aula 13 está centrada na aquisição da competência para usar e reconhecer os marcadores discursivos (tais como conjunções e preposições), conforme o tipo de relação entre os argumentos apresentados (por exemplo, relação de contraste). Em continuidade a este trabalho, a aula 14, objetiva criar oportunidades para que o aluno possa reconhecer e utilizar, em textos simples, os conectivos e os marcadores discursivos que expressam finalidade, tais como for (para), to (para), so as to (para), in order to (para). Finalizando esta coleção, as aulas 15 a 19 apresentam temas diversos, tais como superstição e legalização das drogas, para que o aluno organize argumentações orais e escritas.

Autoria

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP

Palavras-chave

inglês, língua estrangeira, texto, organização textual

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Lista de aulas da coleção (19 aulas)
# Aula Autoria
1 Pontuação de textos em Língua Inglesa

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

As características das pontuações básicas (vírgula, ponto final, dois pontos,etc) Pontuar corretamente textos de diferentes gêneros em inglês.

30/12/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 11005 acesso(s)

Luana Vieira de Assis

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

2 "Diary"

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

As principais características deste gênero textual. Exercícios de compreensão escrita usando o gênero textual em questão. O processo de produção escrita do gênero diário.

01/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5521 acesso(s)

Luana Vieira de Assis

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

3 Celebrities! – descrevendo pessoas e falando sobre seus comportamentos

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Com esta aula o aluno poderá ampliar seu vocabulário referente a expressões para descrever pessoas a partir do debate sobre a ética do comportamento das celebridades.

10/09/2009 Quatro estrelas 11 comentário(s) 21465 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

4 The Simpsons – Será que os Americanos são muito diferentes dos brasileiros?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

1.      Conscientizar-se quanto aos diferentes estilos de vida como reflexo da cultura    2.      Reconhecer a forma e uso dos verbos TO BE, TO HAVE and TO WEAR no presente simples e no presente contínuo    3.      Desenvolver vocabulário relacionado a atividades diárias, desc...

16/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 56801 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

5 Little Miss Sunshine: Você já assistiu este filme? – Descrevendo pessoas!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

- Reconhecer e usar vocabulário em Língua Inglesa relacionado à descrição de pessoas (ex: tall – alto; shy – tímido) e à membros da família (ex: father, mother – pai, mãe) em textos simples. - Evidenciar as estratégias para compreensão auditiva adequada em Língua Inglesa.

13/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 10189 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

6 Are you pollitically correct? – Como você se relaciona com os seus colegas?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Debater quanto à necessidade do respeito e educação nas relações interpessoais nas mais diferentes situações, como, por exemplo, na relação aluno-professor e na relação aluno-aluno    Reconhecer a forma e utilizar os adjetivos em Inglês para produzir textos simples    Reconhec...

14/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5247 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

7 Cyberbullying: o que é isto?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Com estas aulas o aluno poderá desenvolver o conhecimento sobre o tema cyberbullying a partir da leitura de textos em Inglês e assim refletir sobre este tipo de comportamento.

22/09/2009 Cinco estrelas 4 comentário(s) 10585 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

8 Fairy Tales: contando histórias!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Com estas aulas o aluno poderá desenvolver a habilidade de organizar uma história em uma sequência lógica de eventos

25/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6148 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

9 Alice in Wonderland: Alice no País das Maravilhas

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

1.      Comparar e contrastar as formas de narrativa escrita e fílmica   2.      Ler “Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll (em versão adaptada)    3.      Reconhecer a forma e utilizar adjetivos e advérbios para a descrição de pessoas e lugares    4.      Criar de um...

09/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 22215 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

10 Urban Legends: Você conhece alguma?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

1.      Debater sobre os resultados obtidos ao se contar uma mentira e se falar uma verdade    2.      Ler textos narrativos, as chamadas de lendas urbanas, tais como a história da “loira no banheiro”, visando identificar as intenções do autor, se estas tem base na realidade o...

23/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4904 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

11 Compare and Contrast, Fact versus Opinion: Escrevendo textos em Inglês sobre o Aquecimento Global!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

1) Ler textos diversos sobre o tema “aquecimento global – global climate change” visando desenvolver a habilidade para diferenciar os conceitos de “fato versus opinião” e “comparar e contrastar” assim promovendo o desenvolvimento da compreensão de informações em leituras futur...

16/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6675 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

12 Making the difference: Nelson Mandela’s life

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Reconhecer e usar os tempos verbais: passado simples e passado contínuo em textos simples. Escrever uma biografia que será transformada em uma apresentação oral. Apresentar e praticar estratégias de leitura em Língua Inglesa: seleção de informações relevantes, de acordo com o ...

13/09/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 17682 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

13 The bright and the dark side of things: você é otimista ou pessimista?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

1. Apresentar a forma e praticar o uso dos marcadores do discurso, tais como: if (se), and (e), so (portanto), or (ou), for example (por exemplo), as (como), then (logo, então), but (mas), on the other hand (por outro lado). 2. Organização textual – uso dos marcadores discursi...

13/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7112 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

14 What is happening? - O Twitter é uma perda de tempo ou pode ser útil?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Debater sobre o tema: “uso (in)adequado das ferramentas de interação e comunicação tais como o Twitter”. Reconhecer e utiilizar conectivos e marcadores discursivos que expressam finalidade: for (para) to (para), so as to (para), in order to (para) em textos simples.    Desenvo...

13/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5870 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

15 Rural vs. Urban Living – É melhor morar no interior ou em uma metrópole?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

1. Avaliar os pontos positivos e negativos da vida no interior de um estado e nas grandes metrópoles    2. Desenvolver vocabulário relacionado a descrição de localidades (ex: traffic, pollution, houses, buildings)  através da leitura e produção de textos

23/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4615 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

16 Superstitions – você é supersticioso?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Com estas aulas o aluno poderá desenvolver a habilidade de produção de textos orais e escritos em Língua Inglesa.

17/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 10651 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

17 What is your favorite commercial? – Como ficaria seu comercial preferido em Inglês?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Nestas aulas o aluno poderá desenvolver as competências oral e escrita em Língua Inglesa a partir da reflexão crítica sobre os comerciais televisivos brasileiros, bem como aprenderão a elaborar uma versão, destes comerciais, em Língua Inglesa.

26/06/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 7825 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

18 Should Drugs be Legalized? – o que você pensa sobre a legalização das drogas?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Com estas aulas o aluno poderá desenvolver estratégias de leitura e a oralidade ao elaborarem uma apresentação referente ao tema drogas e seus efeitos no corpo humano.

17/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 10250 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

19 Telling a painting story – qual o significado de um quadro?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

1.      Avaliar e dar significado às diferentes formas de manifestação artística    2.      Explorar o simbolismo da pintura como manifestação artística    3.      Reconhecer e usar vocabulário relacionado a cores e formas em Língua Inglesa (ex: red – vermelho, square – quadra...

11/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5127 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 4483 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.