25/10/2011
Tendo em vista os problemas ambientais atuais e seus impactos na saúde e bem-estar da população, faz-se necessário repensar uma nova forma de desenvolvimento, que preserve o meio ambiente, rompa com a acumulação e concentração de capital para poucos e se baseie na cooperação, na solidariedade, beneficiando a todos. Nessa perspectiva, organizamos uma coleção que trabalhe com os alunos a conscientização sobre os problemas ambientais criados pelo homem, as conseqüências para sua saúde e a importância da comunidade se organizar para viver segundo os princípios do desenvolvimento sustentável. Assim, a primeira aula introduzirá o tema, conduzindo os alunos a refletirem sobre a relação dos seres humanos com o meio ambiente. Na sequência, as aulas 2 a 6 foram escolhidas com o intuito de alertar os alunos sobre alguns problemas ambientais (construção de hidrelétricas, desmatamentos e queimadas, poluição do ar, enchentes) causados pelo homem. Para favorecer que os alunos consigam relacionar meio ambiente e saúde, selecionamos a aula 7 que irá trabalhar os conceitos de saúde e ambiente, previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Além disso, essa aula apresentará algumas possíveis doenças decorrentes da má higiene ambiental. Dando continuidade, o professor poderá explorar os problemas gerados pelo lixo produzido e acumulado pelo homem, como mais um fator de agressão ao meio ambiente. Assim, as aulas 8, 9, 10 e 11 abordarão essa questão e ajudarão os alunos a compreenderem a importância da coleta seletiva de lixo e os benefícios da reciclagem para a preservação do ambiente e para a saúde da população. Para introduzir a discussão sobre desenvolvimento sustentável, sugerimos a aula 12 que viabilizará a compreensão inicial do conceito sustentabilidade. As aulas seguintes, de 13 a 19, darão continuidade à exploração do tema, abordando: práticas de sustentabilidade cotidianas; a relação entre consumo e sustentabilidade; o desperdício de alimentos; a agricultura orgânica, como forma de sustentabilidade. As próximas aulas trabalharão a relação entre sustentabilidade e felicidade (aula 20) e sustentabilidade e solidariedade (aula 21). Por fim, as aulas 22 e 23 auxiliarão no fechamento do tema, propondo ações de mudança de postura e atitudes para a preservação do meio ambiente.
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG
meio ambiente, saúde, desenvolvimento sustentável, criança, sociedade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Correlações entre meio ambiente e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Relações sociais, acordos e limites |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Valorização dos vínculos afetivos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Como ilustrar para os alunos a relação existente entre o Meio Ambiente e a qualidade de vida? (UCA)
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Reconhecer que os seres humanos fazem parte do Meio Ambiente; Compreender que as ações dos seres humanos provocam impactos no Meio Ambiente; Conhecer a relação existente entre Meio Ambiente e qualidade de vida; Conscientizar-se da importância de atitudes positivas para a melho... 23/09/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 8917 acesso(s) |
INIA FRANCO DE NOVAES ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Geografia |
2 |
INTERFERÊNCIA DO HOMEM NA NATUREZA E OS PREJUÍZOS PARA AS COMUNIDADES LOCAIS
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Ética 1) Conhecer os problemas ambientais causados por hidrelétricas e outras indústrias construídas pelo homem. 2) Discutir propostas para lidar com os problemas ambientais e sociais decorrentes da interferência do homem na natureza. 3) Conscientizar-se da importância da preservaçã... 05/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 22480 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
3 |
DESMATAMENTO E QUEIMADAS: ONDE VAMOS PARAR?
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Ética 1. Entender que o desmatamento e as queimadas aceleram a degradação do meio ambiente e prejudicam a saúde das pessoas. 2. Analisar os impactos que o desmatamento e as queimadas vêm causando na Amazônia e em outras partes do país. 3. Conhecer e participar de ações de prevenção ... 03/02/2011 Três estrelas 2 comentário(s) 98253 acesso(s) |
Gláucia Costa Abdala Diniz ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
4 |
POLUIÇÃO DO AR: EFEITOS NO AMBIENTE E NA SAÚDE HUMANA
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Ética 1.Compreender o que significa poluição atmosférica no contexto atual. 2.Elencar e discutir sobre os fatores que provocam a crescente poluição do ar. 3.Reconhecer e analisar os efeitos da poluição atmosférica no meio ambiente e na saúde das pessoas. 4.Conhecer e divulgar ações ... 03/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 56484 acesso(s) |
Gláucia Costa Abdala Diniz ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
5 |
INUNDAÇÕES: PROBLEMA VIVIDO PELA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Listar as cidades e regiões brasileiras que sofreram inundações durante o ano de 2010. Discutir sobre as causas das enchentes em cada região, localidade e cidade; Supor quais são as medidas necessárias para evitar que as forças da água tragam prejuízo à saúde humana, risco... 07/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3549 acesso(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
6 |
Enchentes
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais 1 Provocar um debate a respeito das enchentes que ocorreram no país nos últimos tempos, 2 Identificar as causas das enchentes no nosso país e possíveis problemas ocasionados, 3 Identificar possíveis contribuições do homem para minimizar os impactos das enchentes nos ambientes,... 09/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6467 acesso(s) |
Zaida Barros Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências Naturais |
7 |
Higiene ambiental e saúde
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Saúde Identificar as condições do ambiente que favorecem a saúde e aquelas que comprometem uma vida saudável; Investigar doenças que estejam relacionadas a uma má higiene ambiental. Valorizar e adotar hábitos saudáveis agindo com responsabilidade em relação a sua saúde e a saúde col... 21/09/2010 Cinco estrelas 6 comentário(s) 65535 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
8 |
Lixo: Desenvolvendo atitudes responsáveis- UCA
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Com as aulas propostas o aluno poderá descobrir o que é lixo; observar os diferentes tipos de lixo; realizar campanhas de conscientização; compreender e conhecer o destino do lixo; bem como construir cartazes com sugestões de como cuidar do lixo. 30/05/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 5135 acesso(s) |
LUCIANA SOARES MUNIZ ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
9 |
Lixo e Natureza não combinam!
Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Nos dias atuais é de extrema importância que conheçamos as consequências das atitudes que tomamos em relação ao meio ambiente, sendo que estas devem ser espelho daquilo que já foi aprendido e refletido. Para tanto, é muito válido que se saiba quanto tempo cada tipo de componen... 16/02/2009 Quatro estrelas 56 comentário(s) 114664 acesso(s) |
Lívia Raposo Bardy Universidade Federal de São Carlos SAO CARLOS SP Outros |
10 |
Coleta seletiva do lixo: importância e desafio
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia 1.Identificar os problemas que podem ser gerados pelo lixo. 2.A elaborar e implantar um projeto de coleta seletiva na escola. 3.Possibilitar mudanças de atitudes que transformem suas interações com a sociedade. 13/01/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 72612 acesso(s) |
SANDRO PRADO SANTOS ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
11 |
O LIXO QUE VIRA LUXO: APRENDENDO A RECICLAR
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Ética 1) Conhecer maneiras diferentes de coletar o lixo. 2) Conscientizar-se da importância da coleta seletiva do lixo para o reaproveitamento dos resíduos. 3) Conhecer o trabalho de indústrias de reciclagem de lixo. 4) Experimentar a prática de reciclagem na escola. 03/02/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 40055 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
12 |
O QUE É SUSTENTABILIDADE?
Ensino Fundamental Inicial | Ética - Compreender o conceito de sustentabilidade e a importância dele na vida de todos/as nós. - Identificar ações sustentáveis que podem ser realizadas no dia a dia. - Desenvolver valores e atitudes que contribuam para a preservação do Planeta Terra. 16/12/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 53527 acesso(s) |
Marta Regina Alves Pereira ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Apoio Escolar |
13 |
Sustentabilidade hoje!
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente Conscientizar-se sobre a preservação do meio ambiente. Conhecer práticas simples de sustentabilidade no dia-a-dia. 10/06/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 12836 acesso(s) |
Equipe LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS MEIO AMBIENTE |
14 |
Sustentabilidade no nosso cotidiano
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Ensino Médio | Biologia O aluno poderá aproximar e transpor os grandes temas de Meio Ambiente e Sustentabilidade para o seu próprio cotidiano, tornando possível uma maior inclusão e responsabilidade dos mesmos, com situações básicas do dia-a dia como consumo de água, emissão de CO2 e geração de lixo ... 19/06/2009 Quatro estrelas 11 comentário(s) 52779 acesso(s) |
Deborah Santos Prado Universidade Federal de São Carlos SAO CARLOS SP Biologia |
15 |
Por um mundo sustentável
Ensino Fundamental Final | Geografia · Aprofundar a temática do desenvolvimento sustentável; · Analisar e debater os sete pontos da sustentabilidade de acordo com relatório da Comissão Europeia: A Lei do Desenvolvimento Sustentável – Princípios Gerais, 1992; · Desenvolver a criatividade através da elaboração de m... 07/12/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 20000 acesso(s) |
Leandro Faber Lopes COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Geografia |
16 |
Consumo e sustentabilidade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Geografia Pesquisar e conhecer os diversos modos de consumismo, e como isto interfere no equilíbrio ambiental. Analisar o comportamento humano frente ao consumo. Promover ações que gerem a responsabilidade ambiental, para refrear o consumismo desenfreado e permitir o equilíbrio ambie... 13/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 42770 acesso(s) |
ANDREA DA SILVA CASTAGINI SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Biologia |
17 |
CONSUMO SUSTENTÁVEL DE ALIMENTOS
Ensino Fundamental Inicial | Ética - Rever hábitos alimentares. - Contribuir com a redução de desperdício da matéria orgânica. - Defender o aproveitamento dos alimentos antes de irem para o lixo. - Considerar as possibilidades pessoais de enfrentamento das questões sócio-ambientais. 01/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 6399 acesso(s) |
Marta Regina Alves Pereira ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Apoio Escolar |
18 |
DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1) Considerar o desperdício de alimentos como uma responsabilidade social que deve ser assumida pela população. 2) Entender o compromisso de todos, inclusive das crianças na luta contra o desperdício de alimentos. 3) Perceber ações inadequadas da população no que se refere ao ... 03/02/2011 Quatro estrelas 6 comentário(s) 47401 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
19 |
Agricultura orgânica: uma alternativa viável de sustentabilidade
Ensino Médio | Geografia Deverá ser retomado o conceito de sustentabilidade. O professor deverá trabalhar com os alunos o conceito de agricultura orgânica. Os alunos deverão ao final do trabalho proposto, conhecer formas similares de agricultuta alternativa; relacionar a agricultura orgânica à sustent... 22/02/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11550 acesso(s) |
Rosângela Nasser Ganimi COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Geografia |
20 |
SUSTENTABILIDADE RIMA COM FELICIDADE
Ensino Fundamental Inicial | Ética - Valorizar as questões ambientais acima dos interesses econômicos. - Perceber que a felicidade que todos almejam pode estar vinculada a uma vida simples. - Implementar mudanças de atitude no cotidiano visando à sustentabilidade ambiental. 01/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 9745 acesso(s) |
Marta Regina Alves Pereira ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Apoio Escolar |
21 |
SOLIDARIEDADE E SUSTENTABILIDADE CAMINHAM DE MÃOS DADAS.
Ensino Fundamental Inicial | Ética - Compreender o conceito de solidariedade. - Reconhecer a inter-relação entre solidariedade e sustentabilidade. - Identificar a solidariedade presente nos pequenos gestos.- Desenvolver valores solidários. 16/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 11250 acesso(s) |
Marta Regina Alves Pereira ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Apoio Escolar |
22 |
Ambiente: Salvar o planeta depende de nós
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar a situação ambiental da sua localidade ; Construir a consciência de proteção e preservação do ambiente e a relação dessas atitudes com a qualidade de vida e de saúde; Produzir textos em função do objetivo e do leitor a que se destina, considerando as caracter... 18/10/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 40009 acesso(s) |
Soymara Vieira Emiliao E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS MESQUITA RJ Alfabetização |
23 |
Educação Ambiental para o ambiente ou para o ser humano?
Educação Escolar Indígena | Ciências Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Promover um ambiente de aprendizagem e de mudanças de comportamentos. Fortalecer discussões a respeito do meio ambiente. Articular possíveis soluções para a preservação do meio ambiente. 31/05/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 31656 acesso(s) |
Lindomar de Oliveira Untaler ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
Sem estrelas 0 classificações - 3494 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!