19/12/2011
Esta coleção tem como objetivo tratar do tema lutas, selecionando aulas que privilegiam as atividades na forma dos jogos, garantindo o enfoque na ludicidade. A coleção é composta de 22 aulas. As aulas 01 e 02 abordam a questão da violência, utilizando jogos de lutas como meio de promover a discussão e reflexão dos alunos. As aulas de 03 a 07 tratam de jogos e fundamentos técnicos das lutas. As aulas de 08 a 10 têm como conteúdos variedades de jogos de lutas não institucionalizadas. As aulas de 11 a 21 finalizam a coleção com foco em jogos de lutas institucionalizadas e reconhecidas na cultura do brasileiro.
JOSÉ LUIZ LACERDA - COL DE APLICACAO JOAO XXIII - MG
lutas, artes marciais, jogos de lutas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Luta: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Luta: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Luta: Valores históricos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Jogos de luta e violência.
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Compreender o conceito de violência e sua relação com as práticas corporais, em particular as lutas; Entender a diferença entre luta, um fenômeno cultural, e a briga, uma expressão de violência; Experimentar os movimentos (empurrar, puxar, prender e etc) bem como as situações ... 14/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10687 acesso(s) |
Adriane Silva Tomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
2 |
Lutas, Jogos de Oposição e a Violência
Ensino Fundamental Final | Educação Física Perceber, desenvolver e aprofundar os conhecimentos sobre as práticas de oposição, como esquiva, ataque, defesa e pegada. Entender diferentes formas de violência; identificar nas lutas o que fazem parte das regras (golpes) e o que se caracteriza como formas de violência nos es... 01/10/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 14403 acesso(s) |
OSWALDO PEREIRA TORREZIO JÚNIOR COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
3 |
O uso de estratégias nas lutas.
Ensino Fundamental Final | Educação Física · Conceituar estratégia e discutir suas relações com os objetivos nas lutas; · Experimentar diferentes possibilidades para se chegar a objetivos diversos; · Vivenciar jogos de luta onde estratégias diversas serão traçadas. 07/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6384 acesso(s) |
WILSON VASSALLO FAGUNDES COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
4 |
Empurra e puxa: lutando pelos espaços
Ensino Fundamental Final | Educação Física O aluno com essa aula poderá experienciar algumas dinâmicas de lutas que tem como objetivo a exclusão de seu oponente de um determinado espaço. Alem disso irá praticar atividades que desenvolvem as capacidade de força e de equilíbrio. 17/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 11207 acesso(s) |
GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
5 |
Eu defendo você ataca: Brincando de lutas combinadas.
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Compreender a modalidade esportiva das lutas combinadas e suas aplicações em filmes e encenações. Experimentar a construção de uma seqüência de movimentos coreográficos de lutas. 17/05/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 7078 acesso(s) |
GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
6 |
Desequilibrando o oponente: o uso das alavancas e da força nas lutas
Ensino Fundamental Final | Educação Física · Experimentar diferentes formas de desequilibrar e reequilibrar o corpo; · Identificar as circunstâncias na qual o desequilíbrio se apresenta nas lutas; · Identificar os movimentos (golpes) em que foram utilizados a força e as alavancas; · Vivencia... 24/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 12018 acesso(s) |
WILSON VASSALLO FAGUNDES COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
7 |
A esquiva no combate corporal
Ensino Fundamental Final | Educação Física · Enfatizar a importância da proteção do corpo nas lutas; · Experimentar algumas possibilidades de esquiva em diferentes situações de ataque e defesa; · Adaptar e vivenciar jogos de luta onde a esquiva está presente. 07/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5991 acesso(s) |
WILSON VASSALLO FAGUNDES COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
8 |
Lutas Indígenas
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Educação Física - Aprender sobre a história e as peculiaridades culturais de algumas etnias indígenas brasileiras. - Aprender sobre os sentidos e significados da lutas corporais de algumas etnias indígenas. - Aprender os movimentos básicos das lutas corporais indígenas de maneira lúdica. 26/08/2010 Três estrelas 4 comentário(s) 93266 acesso(s) |
Luciano Silveira Coelho ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
9 |
A cultura das lutas na Idade Média.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Pesquisar o contexto social, cultural, político e tecnológico existente na Idade Média; Identificar os tipos de lutas existentes na Idade Média, bem como, seus valores; Comparar as lutas praticadas na Idade Média com as lutas praticadas na atualidade. 14/01/2011 Três estrelas 2 comentário(s) 24007 acesso(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
10 |
Lutas com Bastão: “cotonetão”
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Conhecer e experimentar a luta com o bastão, que será confeccionado por eles próprios, descobrindo novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro. Coordenar diferentes movimentos, utilizando o tronco, os pés, os braços, de ac... 02/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11879 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
11 |
O Judô Dentro da Escola
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Compreender os princípios elementares das regras e o histórico da manifestação de lutas denominada Judô; Vivenciar jogos reconhecendo as principais ações exigidas na prática do Judô. 25/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5250 acesso(s) |
Rodrigo Barros Rispoli COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
12 |
O agarrar enquanto técnica nas lutas: o judô e o sumô.
Ensino Fundamental Final | Educação Física · Conceituar o agarrar estabelecendo relações com o desequilibrar e o esquivar; · Listar as lutas onde o agarrar é fundamental para o combate; · Vivenciar jogos como: o judô e o sumô adaptados à realidade da escola. 07/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8455 acesso(s) |
WILSON VASSALLO FAGUNDES COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
13 |
Sumô-colchão
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Conhecer golpes de lutas da modalidade Sumô. Inventar e reinventar golpes da luta. Descobrir, por meio da luta, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro. Coordenar diferentes movimentos, utilizando o tronco, os pés, os ... 08/10/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 7562 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
14 |
Lutas com instrumentos: do bastão à esgrima.
Ensino Fundamental Final | Educação Física · Listar e analisar as lutas que utilizam objetos para a sua prática; · Vivenciar situações de desequilíbrio e de esquiva aliados ao manuseio de objetos; · Criar e adaptar jogos de luta com objetos diversos. 26/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10518 acesso(s) |
WILSON VASSALLO FAGUNDES COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
15 |
Aprendendo os Golpes da Esgrima
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Aprender os golpes de esgrima. Confeccionar as armas com material alternativo. Aprender a inventar e reinventar os golpes da luta, descobrindo, por meio da luta, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro. Coordenar difer... 10/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 19819 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
16 |
Aprendendo o Jiu-Jitsu
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Conhecer golpes de lutas da modalidade Jiu-Jitsu. Inventar e reinventar golpes da luta. Descobrir, por meio da luta, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro. Coordenar diferentes movimentos com os braços e com as perna... 04/05/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 12943 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
17 |
Brincadeiras com o Taekwon-do
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Através de conversas e de experimentações dos movimentos do Taekwon-do, os alunos poderão, entre outras coisas: conhecer os princípios filosóficos adotados por essa luta como norteadores de suas práticas; aprender sobre suas origens; refletir sobre as diferenças entre “o briga... 19/10/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 40248 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
18 |
Aprendendo os Golpes do Taekwondo
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Os golpes de luta da modalidade Taekwondo. Aprender a inventar e reinventar golpes da luta, descobrindo, por meio desta, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro. Aprender a coordenar diferentes movimentos com os braços... 22/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 41863 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
19 |
A capoeira de Geração em Geração
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Compreender a capoeira enquanto herança e manifestação social, histórica e cultural. Aprender o vocabulário do jogo e os movimentos da capoeira, tais como a ginga, esquivas(defesa) e a meia lua de frente(golpe de ataque). 14/09/2009 Cinco estrelas 4 comentário(s) 9131 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
20 |
“Maculelêlutando”
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Aprender e experimentar os movimentos do maculelê. Experimentar músicas e ritmos do maculelê. Criar, junto com os colegas, novos movimentos do maculelê utilizando o bastão, tais como a ginga, as batidas no ritmo, esquivas (defesa). Ampliar as experiências de movimentos, coorde... 04/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7238 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
21 |
Aprendendo os movimentos da Luta Livre
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Conhecer os golpes de luta da modalidade “luta livre”. Descobrir, por meio da luta, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro. Aprender a coordenar diferentes movimentos com os braços e com as pernas – amortecimento de q... 31/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 16163 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
22 |
Lutas: Aprendendo sobre o Boxe
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física § Conhecer as principais características do boxe; § Conhecer os fundamentos básicos de técnicas do boxe; § Vivenciar jogos de luta baseados no boxe; § Vivenciar algumas técnicas corporais do boxe. 18/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 18202 acesso(s) |
Adriane Silva Tomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
Sem estrelas 0 classificações - 29776 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!