09/04/2012
Novas modalidades esportivas estão sendo praticadas na sociedade atual, a escola é um local reprodutor de novas culturas, neste caso, de culturas corporais. A organização desta coleção tem como objetivo relacionar um conjunto de aulas sobre esportes radicais e de como desenvolver um novo conteúdo nas aulas de educação física escolar. A aula 1 introduz o tema e suas possibilidades de inserção na escola. As aulas de 2 a 7 abordam a escalada e as técnicas verticais e de que forma podem ser introduzidas nas aulas de educação física da escola. Uma nova modalidade de prática esportiva associada a boa integração com o meio ambiente é apresentada na aula 8 – a corrida de orientação. As aulas 9 e 10 abordam o trecking ou caminhada ecológica como uma boa possibilidade de integração das atividades físicas com o meio ambiente. As aulas 11 e 12 fazem uma análise do esporte de aventura com a preservação do meio ambiente. As aulas 13 e 14 apresentam uma nova prática esportiva - o Slackline. O Skate, uma das práticas esportiva mais praticada pelos jovens é o tema abordado nas aulas 15 e 16. Alguns dos fatores de adesão à prática de esportes radicais são apresentados na aula 17, enquanto a aula 18 faz uma relação entre esportes radicais ou de natureza com suas proximidades e diferenças. Para finalizar a coleção as aulas 19 e 20 tratam dos esportes radicais e suas práticas nos centros urbanos, em especial a técnica do Le Parkour. Sugiro o acesso ao recurso - Trabalhar os conceitos básicos da educação ambiental de maneira interdisciplinar com o esporte - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18410 Educação física e educação ambiental [Esporte na escola]
MARCOS VINICIOS PIMENTEL DE ANDRADE - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ
Esportes, esportes radicais, EFE, meio ambiente
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
Esportes radicais e educação física escolar: encontros possíveis
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Identificar diferentes práticas e modalidades de esportes radicais praticados nos espaços urbanos ou rurais. Comparar diferentes práticas esportivas e identificar a prática de esportes radicais. Comparar os diferentes equipamentos necessários para a prática de diferentes modal... 19/01/2011 Quatro estrelas 2 comentario(s) 26140 visita(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
2 |
Esportes Radicais: praticando a escalada na escola
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Praticar algumas técnicas relacionadas à escalada na escola. Identificar as principais dificuldades envolvidas no ato de escalar. Identificar locais na escola ou no seu entorno que possibilitem a prática de técnicas de escalada. 10/12/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 13246 visita(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
3 |
Esportes Radicais: conhecendo a escalada (aula teórica)
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Pesquisar e debater a história e a evolução da escalada esportiva no Brasil e no mundo. Identificar os principais materiais/equipamentos utilizados na prática da escalada esportiva. 27/12/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 7340 visita(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
4 |
A Escada "Indoor"
Ensino Médio | Educação Física Conhecer a origem da Escalada e uma das suas modalidades, a Escalada Indoor; Vivenciar a Escalada Indoor dentro do espaço escolar; Relacionar aspectos de tensão, adrenalina, medo e prazer com a prática da Escalada Indoor assim como a segurança para sua execução. 21/06/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 3537 visita(s) |
Rodrigo Barros Rispoli COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
5 |
Esportes de Aventura: Técnicas verticais.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física - Conhecer algumas práticas de aventura que utilizam-se de técnicas verticais como: escalada, rapel e ascensão em corda. - Conhecer os principais equipamentos de segurança para essas atividades como: mosquetões, corda, cadeirinhas, freios dentre outros. - Aprender algumas prát... 10/12/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 4913 visita(s) |
Tiago Felipe da Silva COL SANTO AGOSTINHO UNIDADE NOVA LIMA NOVA LIMA MG Educação Física |
6 |
Esportes Radicais - Escalada
Ensino Médio | Educação Física Aprender uma modalidade de esporte pouco praticada na Escola; A história da Escalada e o que é Escalada; Vivenciar a Escalada na Escola. 03/08/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 9486 visita(s) |
RICARDO LUCAS DA ROCHA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
7 |
Escalada.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física - Aprender técnicas básicas de escalada. - Aprender procedimentos básicos de segurança para desenvolver a escalada. - Experimentar a escalada interagindo com os equipamentos e com os colegas. 10/12/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 5648 visita(s) |
Tiago Felipe da Silva COL SANTO AGOSTINHO UNIDADE NOVA LIMA NOVA LIMA MG Educação Física |
8 |
Esportes de Aventura: compreendendo as modalidades de orientação.
Ensino Médio | Educação Física - Conhecer os tipos de corridas desenvolvidas: norueguesa; permanente; percurso em linha; múltipla escolha; vai e volta; pontuação; formal e estafeta. - Identificar as principais características que diferenciam uma das outras. - Experimentar o tipo de corrida norueguês, descob... 31/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 11875 visita(s) |
Tiago Felipe da Silva COL SANTO AGOSTINHO UNIDADE NOVA LIMA NOVA LIMA MG Educação Física |
9 |
Esportes Radicais: conhecendo o trekking (aula teórica)
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Identificar a origem da palavra trekking e compreender a história e a evolução da modalidade no mundo e no Brasil. Identificar os principais riscos envolvidos na prática do trekking. Identificar os materiais necessários para a prática do trekking. 26/11/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 4509 visita(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
10 |
Esportes Radicais: praticando o trekking ou caminhada ecológica na escola
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Organizar uma caminhada ecológica em algum parque ou área preservada da sua cidade. Mapear o entorno da escola ou da cidade para possíveis locais para a prática da caminhada ecológica. Identificar ao longo da caminhada áreas de desmatamento ou má conservação do parque. Destaca... 19/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 9750 visita(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
11 |
Esporte, Natureza e Preservação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física - Relacionar esporte com a natureza, - Conhecer alguns esportes radicais. - Vivenciar um esporte de aventura. 14/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 36335 visita(s) |
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Educação Física |
12 |
Esporte de Aventura e o Meio Ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente Ensino Médio | Educação Física Entender como a prática de esportes de aventura pode colaborar para a preservação do meio ambiente. 23/11/2009 Cinco estrelas 3 comentario(s) 18333 visita(s) |
Equipe Maura Barros |
13 |
Esportes Radicais: praticando a Slackline
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Identificar as principais dificuldades envolvidas no ato de se equilibrar na corda. Caminhar na Slackline com auxílio do professor e outros colegas. 12/10/2010 Cinco estrelas 4 comentario(s) 21468 visita(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
14 |
Esportes Radicais: conhecendo a Slackline
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Pesquisar e debater a a história da modalidade esportiva Slackline. Identificar os materiais utilizados na prática da atividade. Identificar na escola ou no seu entorno locais apropriados para a prática do Slackline. 04/11/2010 Quatro estrelas 3 comentario(s) 11427 visita(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
15 |
Esportes Radicais - Skate
Ensino Médio | Educação Física Democratizar o aprendizado de uma modalidade esportiva pouco praticada na Escola; Adaptar os espaços e novas formas de andrar de Skate; A história do Skate; Vivenciar algumas modalidades do Skate; Recohecer a importância dos equipamentos para segurança do esporte. Identificar ... 21/06/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 29728 visita(s) |
RICARDO LUCAS DA ROCHA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
16 |
O Skate
Ensino Médio | Educação Física Conhecer a origem e as modalidades atuais do Skate; Vivenciar as técnicas e manobras desta prática dentro do espaço escolar; Discutir os aspectos de segurança na prática do Skate. 16/12/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 4147 visita(s) |
Rodrigo Barros Rispoli COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
17 |
A história dos Esportes Radicais – fatores de adesão entre os praticantes
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Identificar ao longo da história elementos que fomentaram o crescimento dos esportes radicais ou de aventura. Identificar diferentes práticas e modalidades existentes dos esportes radicais. Comparar as principais diferenças entre os fatores de adesão dos praticantes de esporte... 11/01/2011 Quatro estrelas 1 comentario(s) 10207 visita(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
18 |
Esportes Radicais ou de aventura na Natureza
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Identificar diferentes práticas e modalidades de esportes radicais praticados na natureza Identificar possíveis riscos para o meio ambiente de práticas de esportes radicais na natureza mal planejados. Compreender a importância da preservação das áreas naturais durante a prátic... 26/11/2010 Cinco estrelas 4 comentario(s) 67088 visita(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
19 |
Esportes Radicais nos grandes centros urbanos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Identificar diferentes práticas e modalidades de esportes radicais praticados nos espaços urbanos. Relacionar essas práticas corporais com outras práticas da cultura jovem. Identificar os principais argumentos atrelados a adesão a essas práticas. 26/11/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 6166 visita(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
20 |
Jogos urbanos atuais: Le parkour
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Geografia Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Geografia Aprender a história e vivenciar técnicas básicas do Le Parkour. Criar um circuito seu próprio circuito de Parkour e através dele ressignificar os espaços da escola. 28/05/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 10919 visita(s) |
GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
Sem estrelas 0 calificaciones - 5373 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!