28/03/2011
O objetivo desta coleção é proporcionar ao aluno o conhecimento do alfabeto, de sua função e de seu uso na formação de palavras. As aulas que compõem a coleção iniciam-se com uma introdução ao alfabeto, por meio de uma brincadeira, passam pela discussão a respeito da consciência fonológica e da relação grafema-fonema, além de introduzir o trabalho com a ordem alfabética. Além disso, procurou-se também incluir aulas que possibilitem aos alunos problematizar suas concepções acerca da língua escrita e formem palavras de acordo com a estrutura formal da Língua Portuguesa. Para esse trabalho, priorizou-se aulas nas quais os alunos tenham papel ativo e possam formular e contestar suas hipóteses sobre a escrita.
Maria Carolina da Silva - Universidade Federal de Minas Gerais - MG
alfabeto, grafema, fonema, formação de palavras
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
RECITANDO O ALFABETO
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização - Conhecer as letras do alfabeto e sua ordem. 15/12/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 14200 visita(s) |
Carla Fernandes Lott Primola ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
2 |
Brincando com o alfabeto.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ampliar/introduzir o conhecimento das letras do alfabeto de forma lúdica; Trabalhar a compreensão da natureza alfabética do sistema de escrita; 14/06/2010 Quatro estrelas 5 comentario(s) 46249 visita(s) |
Mariane Patrícia Madeira Lopes ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
3 |
Construindo um alfabeto em sala de aula
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Construir um alfabeto a partir de rótulos de produtos e de nomes dos colegas da turma, Identificar e saber o nome das letras. 22/10/2009 Quatro estrelas 9 comentario(s) 13950 visita(s) |
PAULA CRISTINA SILVA DE OLIVEIRA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
4 |
Escrevendo letras e palavras com o corpo
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa O aluno poderá aprender: desenhar letras do alfabeto utilizando o próprio corpo; demonstrar agilidade ao utilizar localização espacial em diferentes espaços físicos para construção de palavras; reconhecer a importância das relações interpessoais e integração do grupo; regist... 11/06/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 18720 visita(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
5 |
Caixa Mágica e o alfabeto
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa O/A aluno/a poderá desenvolver a comunicação oral por meio da exposição de ideias, bem como, ampliar a criatividade e a imaginação. 11/12/2009 Quatro estrelas 7 comentario(s) 27977 visita(s) |
PATRICIA CARVALHO PACHECO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
6 |
APRENDENDO O ALFABETO COM OS NOMES DA TURMA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Identificar a letra inicial de seu nome, assim como dos seus colegas; Identificar os nomes dos colegas da classe; Associar o nome dos colegas ao seu retrato; Estabelecer relações entre os diferentes nomes. 02/06/2010 Três estrelas 1 comentario(s) 7329 visita(s) |
Glória Maria de Oliveira COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
7 |
Relações entre unidades fonológicas e unidades gráficas
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Reconhecer e relacionar as unidades fonológicas com as correspondentes unidades gráficas: fonema-grafema, sílaba oral e sílaba escrita, palavra falada e palavra escrita. Ampliar, a partir desse reconhecimento, suas habilidades ortográficas. 17/01/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 21185 visita(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
8 |
Conhecendo os diferentes tipos de letras
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades esperamos que o aluno: ·Identifique as letras do alfabeto em seus diferentes tipos (letra de fôrma minúscula e maiúscula e letra cursiva maiúscula e minúscula); ·Faça a distinção entre letra de fôrma e letra cursiva (maiúsculas e minúsculas); ·Leia p... 15/05/2010 Três estrelas 6 comentario(s) 70401 visita(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
9 |
A COBRA ALFABÉTICA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização • Conhecer / reconhecer as letras do alfabeto. • Identificar as letras e conhecer a ordem alfabética. • Organizar as letras de acordo com a ordem alfabética. • Identificar a letra inicial de seu nome, assim como dos colegas. • Reconhecer que as palavras são formadas por letras... 29/10/2009 Quatro estrelas 2 comentario(s) 8547 visita(s) |
Glória Maria de Oliveira COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
10 |
Ordem alfabética
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Perceber o uso da ordem alfabética no dia a dia. - Utilizar a ordem alfabética na organização de diferentes listas. - Facilitar a busca de palavras ou informações em dicionários, enciclopédias, catálogos, etc. 04/05/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 20815 visita(s) |
Lucia Fernanda da Silva COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
11 |
Alfabeto: vamos brincar com as letras
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Com as atividades propostas o aluno poderá conhecer as letras do alfabeto, trabalhar a construção das letras do alfabeto utilizando diferentes materiais, confeccionar um dicionário com a turma, bem como utilizar jogos e brincadeiras que envolvam as letras do alfabeto. 11/01/2011 Cinco estrelas 2 comentario(s) 17328 visita(s) |
LUCIANA SOARES MUNIZ ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
12 |
Formando palavras a partir de um trabalho lúdico com o alfabeto
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Descobrir palavras através do manuseio do alfabeto individual. Formar palavras usando o alfabeto individual. Escrever palavras, mesmo que de forma não convencional. 08/04/2010 Quatro estrelas 1 comentario(s) 6543 visita(s) |
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
13 |
Formando palavras
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Escrever palavras. Aprender a relação entre fonemas e grafemas em sílabas simples e complexas. Evoluir na apropriação do sistema de escrita alfabético e ortográfico. Desenvolver a consciência fonológica e fonêmica. 28/09/2009 Quatro estrelas 5 comentario(s) 37358 visita(s) |
Flávia Helena Pontes Carneiro ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
14 |
O papel das vogais na apropriação da base alfabética
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Perceber as vogais analisando-as nas palavras. Desenvolver a percepção das unidades fonológicas da nossa escrita. 12/01/2011 Quatro estrelas 2 comentario(s) 14015 visita(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
15 |
Trocando letras, formando palavras
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização A criança poderá ampliar suas capacidades de compreender e pensar sobre a formação, construção de palavras. Desse modo, poderá ampliar também sua compreensão quanto ao uso e função das letras do nosso alfabeto. 27/01/2010 Três estrelas 4 comentario(s) 110996 visita(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
16 |
ALVO DE LETRAS
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Esta é uma aula interdisciplinar, através dela o/a aluno/a poderá reforçar seus conhecimentos sobre ordem alfabética, grafia de palavras, ampliar os conhecimentos linguísticos, sinais de pontuação, formação de frases, diminutivo, classificação de palavras quanto ao número de s... 17/08/2009 Quatro estrelas 6 comentario(s) 10626 visita(s) |
Equipe AlfabetizAÇÃO |
17 |
O alinhamento da escrita e a segmentação dos espaços entre palavras
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Compreender a função dos espaços em branco na segmentação de palavras; Perceber a orientação e alinhamento da escrita. 25/11/2010 Quatro estrelas 5 comentario(s) 38897 visita(s) |
Mariane Patrícia Madeira Lopes ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
18 |
Trabalhando com nomes _ acróstico
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização O aluno será capaz de compreender a organização, estrutura e um possível uso do gênero textual lista, por meio do acróstico. Será desafiado também a registrar palavras a partir de alguns princípios, como a temática e as letras pré-estabelecidas no acróstico, percepção da ordem... 01/09/2009 Quatro estrelas 10 comentario(s) 24788 visita(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
19 |
Construindo cruzadinhas – 2º e 3º ano
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Redigir textos simples como definições e dicas. Reconhecer diferentes funções da escrita. Reconhecer diferentes gêneros textuais (texto instrucional, cruzadinha, dicas e definições). Avançar na escrita alfabética ortográfica. Montar uma cruzadinha. Trabalhar colaborativamente ... 28/09/2009 Quatro estrelas 4 comentario(s) 55175 visita(s) |
Flávia Helena Pontes Carneiro ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
Sem estrelas 0 calificaciones - 8780 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!